Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A HISTÓRIA E ORIGEM DA DANÇA PASTORIL.

 

25/08/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária dos cinco anos de idade, poderá aprender a:

  • Conhecer a história e origem da dança do Pastoril;
  • Apreciar a dança que ocorre no nordeste do Brasil;
  • Elaborar uma coreografia e figurino para a dança pastoril;
  • Cantar a música do Pastoril;
  • Explorar os espaços cênicos;
  • Vivenciar a dança Pastoril.
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção do conceito de "dança";
  • Noção de coreografia.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como um elemento de fundamental importância na história da humanidade, a qual integra as pessoas, assim como possibilita conhecermos nossas raízes culturais e nosso corpo. Decidimos oportunizar às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.

Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre o Pastoril.

1º Momento: O/a professor/a deverá dar início ao estudo, questionando a turma:

  • Quem sabe o que significa a palavra Pastoril?
  • Quem assistiu uma apresentação do Pastoril?
  • Quem já dançou o Pastoril?
  • Alguém sabe cantar a música do Pastoril?

2º Momento: O/a professor/a deverá registrar as respostas das crianças e elaborar um cartaz com o seguinte título: O QUE SABEMOS SOBRE O PASTORIL. Depois deverá sugerir que assistam uns vídeos que retratem essa dança. O primeiro vídeo apresenta  um grupo de moças dançando e cantando o pastoril http://www.youtube.com/watch?v=a5cqrlVZ2ps , outro vídeo apresenta um grupo de moças utilizando pernas de pau para dançar  http://www.youtube.com/watch?v=zG9fVbIPIug. Ao final da sessão, o grupo deverá discutir qual a diferença entre as duas apresentações, comparando os figurinos e as músicas utilizadas.

3º Momento: Posteriormente o/a professor/a deverá propor para o grupo realizar uma pesquisa sobre a origem do Pastoril, através de livros, revistas e internet.  O grupo deverá elaborar um texto coletivo, registrando todos os conhecimentos obtidos no estudo. Esse texto deverá ser transcrito e ilustrado pelas crianças, para tanto o professor deverá orientar as crianças a pensarem:

  • Quantas crianças estarão dançando o pastoril?
  • Qual a cor de cada cordão?
  • Qual a cor que vocês irão pintar no fundo da tela?
  • Onde elas estarão dançando? Pátio? Palco? Teatro?

Sugestão: O/a professor/a deverá disponibilizar os seguintes materiais: papel A4, lápis de cor, giz de cera, hidrocor, pincel e tinta guache.

Atividade 2 - Apreciando a dança "Pastoril".

1º Momento: O/a professor/a deverá convidar um grupo para uma apresentação do Pastoril, a qual, as crianças além de apreciar a dança irão entrevistar alguns dos participantes, no entanto precisam organizar algumas perguntas para a entrevista. É importante que as crianças façam perguntas que ajudem na elaboração e montagem da apresentação do Pastoril.

  • Quantos pessoas podem participar do pastoril?
  • Além do cordão azul e vermelho quem são os outros integrantes?
  • Qual o papel da Diana no pastoril?
  • E o da Cigana?
  • E o papel da Borboleta?

Obs: A apresentação e a entrevista deverão ser registradas e fotografadas, para posteriormente montarem uma exposição. Porém, se faz necessário alguns combinados como: se comportar bem, sempre ficar perto do grupo, prestar atenção à apresentação e a entrevista. É importante que o/a professor/a sempre instigue os alunos a prestarem atenção nos mínimos detalhes: nos movimentos, nas músicas, nos figurinos, nos dançarinos, no número de pessoas que participam da apresentação, nos instrumentos que são utilizados.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000505/0000004051.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_5DKUv2cWZL8/Sncn_-wuLLI/AAAAAAAADgg/5Qmww3mNRrA/s400/pastoril.jpg

                      

2º Momento:  O/a professor/a e as crianças montarão um álbum com as fotografias da visita, criando legendas para as fotos.

Atividade 3 - Confeccionando um Pastoril.

1º Momento: O grupo, pautado no que assistiram e na entrevista que realizaram, deverão discutir como será a coreografia, para tanto, o professor deverá ouvir a opinião de todas as crianças. A partir das sugestões das crianças, irão criar a coreografia do pastoril, respeitando as possibilidades corporais de cada um, e o desejo de representar um papel (elemento do cordão, Diana, cigana, borboleta). O figurino também deverá ser discutido com a turma, uma vez que os meninos também serão inseridos na dança, é claro que a própria tradição da dança estipula o cordão azul e o vermelho, porém o figurino dos participantes pode e deve ser discutido pelas crianças. Este momento é de suma importância, pois as crianças estarão participando do processo de construção da dança, deixando de ser meros espectadores e passarão a ser o elaboradores e produtores do "espetáculo".

Observações:

  •  Apesar de costumeiramente apenas meninas participarem do Pastoril, os meninos, desta vez, também serão contemplados, participando da apresentação, como os "pastores".
  •  O importante é que o/a professor/a não passarão uma coreografia pronta para os alunos, mas permitindo que eles elaborem novos passos, novos modos de dançar o Pastoril, tornando-se autores da sua própria dança. É fundamental que as crianças encarem o momento de maneira lúdica, bem humorada e prazerosa, aliás como deve ser toda e qualquer atividade na escola. Todo o processo de montagem do Pastoril deve ser fotografado e filmado.

2º Momento: O/a professor/a, com antecedência, já deverá ter providenciado juntamente com as crianças o material necessário  para a confecção dos figurinos. Também, deverão ser providenciados: as músicas, os elementos cênicos, entre outros, sempre respeitando a opinião das crianças. Este momento é de suma importância, pois através dele os alunos deixarão de ser meros espectadores e passarão a ser o centro do "espetáculo".

3º Momento: Com a determinação do papel de cada um na apresentação, o grupo discutirá os passos da dança, bem como terão que se apropriar da música do pastoril. tornando-se autores da sua própria dança. É fundamental que as crianças encarem o momento de maneira lúdica, bem humorada e prazerosa, aliás como deve ser toda e qualquer atividade na escola.

Letra da música do pastoril

Boa-noite, meus senhores todos

Boa-noite, senhoras também;

Somos pastoras

Pastorinhas belas

Que alegremente

Vamos a Belém.

Sou a Mestra Do Cordão encarnado

O meu cordão

Eu sei dominar

Eu peço palmas

Peço riso e flores

Ao partidário

Eu peço proteção.

Sou a contramestra

Do cordão azul

O meu partido

Eu sei dominar

Com minhas danças

Minhas cantorias

Senhores todos

Queiram desculpar

A Diana, enquanto mediadora, cantava:

Sou a Diana, não tenho partido

O meu partido são os dois cordões,

Eu peço palmas,

Peço riso e flores

Ó meus senhores, sua proteção.

http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/8a.html

Obs.: Todo o processo de montagem do Pastoril deve ser fotografado e filmad

Atividade 4 - Encenando o Pastoril

1º Momento: A apresentação do Pastorial deverá acontecer para algumas turmas da escola, numa tentativa de trazer a alegria da dança e da música para o público presente, além, é claro, de fazer com que eles conheçam melhor as manifestações folclóricas da região onde vivem.

2º Momento: Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a leia algum texto,curto e simples sobre o Pastoril, como forma de informar, demaneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica.

Foto: Crianças do Núcleo de Educação da Infância - UFRN (Nayde Solange Garcia Fonseca)

Obs.: A apresentação deve ser fotografada e filmada.

3º Momento: O/a professor/a com as crianças  organizarão um CD com as fotos dos bastidores do espetáculo até a apresentação. Tal CD será reproduzido e cada aluno deverá presentear seus pais com o mesmo.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por sua dedicação na hora de fazer as atividades;
  • Por sua interação com os colegas de classe;
  • Por sua capacidade de perceber a importância da dança na vida das pessoas;
  • Por sua capacidade de entender as várias finalidades que a dança pode ter;
  • Por sua oralidade nos momentos de fazer perguntas, propor soluções e dar contribuições;
  • Pelo conhecimento angariado sobre o pastoril.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • sandra de matos, sandra de matos , Pernambuco - dijo:
    dinhadematos@hotmail.com

    21/07/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns era o que precisava para dar início ao projeto com meus alunos. Nota 1000. Eu amo o Pastoril.


  • Maria da Guia Querino de Freitas, Educandário N. Sra. Aparecida , Paraíba - dijo:
    daguiaqfreitas@hotmail.com

    10/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito do conteúdo. Pretendo organizar um pastoril com meus alunos e crianças de uma associação.


  • katyene rafaely de lima oliveira, nenhuma , Rio Grande do Norte - dijo:
    kiara-lafaely@hotmail.com

    03/01/2012

    Cinco estrelas

    esta de parabéns eu sou brincante do pastoril dona joaquina e achei muito bom a forma com q você conta a historia do pastoril fazendo com q as crianças q são o nosso futuro se apaixone pelo o nosso folclore resgatando nossa cultura não deixando que ela morra.e vou da ate uma opinião, peça para os alunos pergunta para os seus avos se já brincarão pastoril ou outro tipo de dança q faz parte de nossa cultura isso pode fazer com que estimule ainda mais a vontade dos alunos em aprende.


  • iranete de andrade melo, centro infantil monte belo , Pernambuco - dijo:
    iranete-mello-2011@hotmail.com

    20/08/2011

    Quatro estrelas

    essa sugestão foi otima ,bastante criativa .nota 10


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.