Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como realizar uma entrevista?

 

30/04/2010

Autor y Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues,Andréa Marques Leão Doescher,Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o professor poderá trabalhar a leitura e a escrita, a capacidade de interação entre os alunos, planejamento da fala em situações formais, e o conceito de roteiro de entrevista.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Utilização do laboratório de Informática;

•Sala de vídeo.   

 

Motivação:  

      Inicialmente, o professor poderá mostrar para os alunos um recurso educacional, especificamente uma imagem, como demonstra a Figura 1.

                                               

Figura 1: Entrevista

Disponível em http://www.blogdetrabajo.com/wp-content/uploads/entrevista_de_trabajo1.jpg     Acessado em: 03 Abril 2010.

       No momento da visualização da imagem o professor deverá perguntar aos alunos o que eles imaginam que esteja acontecendo nesta, favorecendo que eles concluam ser esta situação a realização de uma entrevista. Em seguida o professor deverá questioná-los sobre o que eles compreendem por “Entrevista”.  

      Após ouvir as respostas dos alunos, o professor poderá pedir para que um aluno, aquele que desejar, consulte no dicionário o significado da palavra Entrevista, lendo-a em voz alta para toda a sala.  É importante que o professor discuta com os alunos o significado do termo, favorecendo com que eles concluam que entrevista é uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) na qual perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado.     

 

Atividade 1  

     Esta atividade possui o objetivo de mostrar aos alunos que existem diferentes tipos de entrevista, como por exemplo, de emprego, jornalística, esportiva, para revistas, entre outras. Para isso, o professor levará os alunos para o laboratório de Informática para que eles possam realizar uma pesquisa sobre esta temática, a qual será descrita a seguir. Primeiramente, o professor deverá pedir que os alunos sentem-se em duplas em um computador. Antes de iniciar a atividade de pesquisa, o professor deverá questionar os alunos sobre os tipos de entrevista que eles conhecem.

    Após ouvir suas opiniões, o conhecimento prévio dos alunos, o professor deverá explicar que existem diferentes tipos de entrevistas e que todas possuem um objetivo. O professor poderá, por exemplo, citar a entrevista de emprego, que é feita em muitas empresas e que possui o objetivo de conhecer o candidato nos aspectos que interessam ao preenchimento da vaga em questão – formação acadêmica, experiência profissional, dentre outros.

    A fim de socializar as informações, bem como corrigir eventuais erros conceituais e de entendimento, ao finalizar a pesquisa os alunos deverão expor os resultados para a sala de aula, isto é, para o professor e os demais colegas.    

    Feito isto, o professor deverá pedir aos alunos que eles façam uma pesquisa em sites jornalísticos, revistas e blogs, buscando encontrar os diferentes tipos de entrevistas existentes, especificando o objetivo de cada uma destas. Abaixo sugerimos alguns links sites  nos quais esta pesquisa poderá ser feita.  

Links de sites que podem ser utilizados na pesquisa:  

http://www.guiarh.com.br/z68.htm    

http://www.novafronteira.com.br/_conteudo/capitulos/53_comentario_caetano_veloso.pdf     

http://www.curricular.com.br/artigos/entrevista-emprego/pergunte.aspx        (Fig. 3)

          

Sugestão: 

     Caso julgue pertinente, o professor poderá, neste momento ou num outro oportuno,  apresentar para os alunos o vídeo “Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego”, com aproximadamente 4min 49seg de duração (Fig. 2),  disponível em http://www.youtube.com/watch?v=9ct7uMcnny0&feature=related . Acessado em: 03 Abril 2010. 

 

Figura 2: Vídeo "Saiba como se comporta numa entrevista de emprego"   

   

 

Figura 3: Imagem do site Curricular           

 

Observação:  

   O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assistí-lo ao mesmo tempo.  

    

Atividade 2  

    Dando prosseguimento a aula, nesta atividade, que tem como objetivos propiciar com que os alunos aprendam a elaborar um roteiro de entrevista e como se comportar diante do entrevistado, os alunos elaborarão um roteiro de entrevista. Para isso, o professor deverá explicar aos alunos, em duplas, que eles deverão elaborar uma entrevista e escolher um colega (na verdade, outra dupla de alunos) da sala para ser entrevistado por eles. É importante que cada dupla entreviste e seja entrevistado!! Sugerimos que a entrevista tenha um título, que pode ser, por exemplo, “Conhecendo o meu colega de classe”.

   No primeiro momento, o professor deverá separar as duplas em “A” e “B”, ambas deverão elaborar o roteiro da entrevista. No segundo momento cada dupla terá 15 minutos para fazer a entrevista, iniciando com a turma “A” (entrevistador) e a turma “B”(entrevistado). Para a elaboração da entrevista o professor deverá explicar que uma entrevista, não é uma simples conversa, mas é uma conversa orientada para um objetivo definido. Em seguida, o professor deverá explicar que as perguntas serão abertas,  ou seja, que não são oferecidas alternativas (sim ou não, por exemplo) .Além disso, não poderá ser muito longa para não cansar o entrevistado.Sugerimos que a entrevista tenha entre cinco (5)  e dez (10) perguntas.

Abaixo está disponibilizado o exemplo de um roteiro de entrevista (Fig. 4):                              

 

 Figura 4: Modelo do roteiro de entrevista      

 

Observação:   

    Neste momento o professor deverá retomar o fato de que existem diferentes tipos de entrevistas, como de emprego, revistas, jornais entre outras. Mas, nesta atividade será realizada uma entrevista visando conhecer o colega de classe, utilizando perguntas com uma linguagem simples.   

   O professor deverá acompanhar e supervisionar este momento, de forma a ajudar os alunos a elaborarem seus roteiros, bem como sanar as dúvidas que, por ventura, ocorrerem.  

   

Atividade 3  

   Com os roteiros de entrevistas elaborados, neste momento os alunos farão as entrevistas. Para isso, sugerimos que duas duplas façam as entrevistas e sejam entrevistada uma pela outra. O professor deverá estabelecer um tempo de no máximo 15 minutos para este momento, como citado acima, iniciando com a turma “A” (entrevistador) e a turma “B”(entrevistado) e em seguida inverte-se os papéis “A”(entrevistado) e o “B”(entrevistador).

  Feito isto, as duplas deverão relatar como foi realizar as entrevistas, e o que teria feito diferente se não estivesse em uma sala de aula. Para finalizar a aula, o professor proporá que as duplas elaborem um roteiro de entrevista  a ser realizado com os vizinhos de sua residência,  sobre um tema  escolhido pelos alunos , dentre os quais : Prevenção da Dengue, Lixo e Contaminação Ambiental, Reciclagem, dentre outros que o professor poderá elencar . Os alunos deverão elaborar o roteiro de entrevista nesta aula, sob supervisão do professor, e  realiza-lá  e trazê-la para a próxima aula.               

 

Sugestão:

 Com o auxílio do professor de Matemática, os alunos poderão fazer cálculos estatísticos e gráficos sobre as pesquisas realizadas com seus vizinhos.  

 

 

 

Recursos Complementares

Os links abaixo se referem a textos que abordam o tema Entrevista para que o professor possa visitá-los, caso queira, antes de iniciar o desenvolvimento das aulas:

http://www.universia.com.br/nextwave/ver_materia.jsp?materia=17  

http://www.catho.com.br/dicas/lista.php?qual=1&titt=R3VpYSBkZSBFbnRyZXZpc3Rh 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado de uma entrevista e os tipos e diferença das entrevistas existente. Além disso, o professor deverá avaliar a Linguagem oral dos alunos no momento da exposição dos resultados da pesquisa bem como da entrevista com o colega e com seus vizinhos .

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • edoadu, fbgb , Rio de Janeiro - dijo:
    euuuu_votu@hotmail.com

    27/08/2013

    Cinco estrelas

    muito bommm


  • WILLIMAR DE OLIVEIRA SAMPAIO, Escola Professora Olga Batista-CERMAP , Piauí - dijo:
    uyllyy@gmail.com

    17/02/2011

    Cinco estrelas

    A aula ministrada dessa forma fica perfeita pois, dessa forma, deixa o ambiente bem dinâmico. O uso do laboratório de infomática e da Matemática enriquece todo e qualquer momento de aprendizagem.


  • Cláudio Dualc, Oswaldo Catalano , São Paulo - dijo:
    claudiodualc@yahoo.com.br

    19/11/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessas informações, estou procurando <a href="http://www.catho.com.br/">emprego</a> e achei muito útil. Grato


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.