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Superclasse Piscis - Os peixes

 

27/03/2009

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Caracterizar a divisão dos peixes. Compreender as características fundamentais dos integrantes deste grupo. Conhecer a importância ecológica e evolutiva da superclasse piscis.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1876/imagens/labinformatica.png

 

Os peixes são um dos alimentos dos seres humanos. Qual a importância econômica que estes animais desempenham? Peça aos alunos para pesquisarem sobre este tema e sobre esta pesquisa desenvolverem uma história em quadrinhos.

Se a cidade contar com um aquário municipal, uma idéia interessante é propor uma excursão com os alunos, preparando um roteiro de observação das principais características dos peixes.

Agora que os alunos já tomaram contato com o assunto da aula, e sua importância econômica, que tal apresentar como é constituído o corpo do peixe? Muitas vezes trabalhar a anatomia dos seres vivos pode parecer monótono, mas usando de criatividade é possível ensinar e aprender estes conteúdos de maneira eficaz e divertida. Por que estudar estes termos? Está no corpo, na anatomia dos peixes as características dos vertebrados mais antigos que hoje vivem em nosso planeta. Também características que mostram o passado evolutivo da nossa espécie, pois no início do desenvolvimento embrionário humano, há o desenvolvimento de fendas faringeais com bolsas faringeais. Esta caracterísitica ocorre em todos os cordatos, sendo que nos peixes elas mais tarde se transformam nas brânquias. No ser humano, elas se transformam nos tubos eustaquianos, nas glândulas paratireóides e no timo.

Para caracterizar o grupo dos peixes leve os alunos ao laboratório de informática.

No Portal do Professor há recursos visuais que ajudam no ensino da anatomia externa e interna dos peixes. Entretanto, para iniciar o tema das características anatômicas dos peixes, sugerimos uma atividade de maior interação. Neste endereço a interação se dá pela animação de uma dissecação de salmão, sendo possível conhecer os órgãos internos deste peixe. O recurso é todo em inglês, e é interessante o professor acessar e jogar antes, para poder orientar adequadamente os alunos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1876/imagens/peixe_dissec.jpg

http://library.thinkquest.org/05aug/00548/DissectionGame.html

 



Lembre os alunos de anotar no caderno as explicações e desenhar as estruturas que você apontar como sendo importantes.
Além desta animação, o professor poderá mostrar outros recursos que evidenciam a fisiologia dos peixes.
Respiração dos peixes http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/3275/1/respiracao_peixe.swf

Reprodução

Os alunos podem conhecer mais sobre a reprodução dos peixes acessando este endereço: http://www.ceip-diputacio.com/MITJA%20I%20SUPERIOR/naturals/mon%20animal/swf/reproduccion[1].swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1876/imagens/atividadecomplementar.gif

PESCARIA

ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA OU PÁTIO.

Agora vamos fazer uma pescaria diferente. Acesse os recursos visuais do Portal do Professor que sugerimos a seguir, imprima-os em folha de maior gramatura, ou sulfite comum e cole em papel (ou papelão) que dê mais firmeza à imagem. É possível também fazer o recorte da imagem, para dar o formato do peixe. No verso de cada figura impressa, coloque uma a três perguntas. Utilize o furador de papel para fazer um furo (que será por onde o peixe será pescado). Outra possibilidade é o professor acessar as imagens do Portal e complementá-las com outras, imprimí-las para os alunos e distribuí-las, instruindo os alunos a pesquisar uma a três perguntas sobre a anatomia dos peixes.

A seguir o professor com a turma vão preparar o local que vai ocorrer a pescaria. Uma sugestão é usar caixas de papelão que tenham baixa altura e enchê-las com serragem ou areia. Use mais de uma caixa se for necessário. As figuras já reforçadas dos peixes (e demais estruturas) devem ser colocadas verticalmente na serragem ou areia, deixando a parte com o furo para cima. Utilize barbantes ou lã para o fio das varinhas de pesca. Para o anzol, pode usar os que são vendidos para este fim ou adaptar clips de papéis ou arames de maneira que consigam "engatar" nos peixes.

O professor poderá fazer a atividade individualmente ou dividir a turma em equipes. A cada rodada, a equipe terá um pescador diferente. Ao pescar a imagem, o aluno a mostra, vê o verso e responde as questões. Ou se a atividade for desenvolvida em grupo, o aluno lê a pergunta para sua equipe e caso acertem ganham o peixe. "Vencerá" a equipe que tiver pescado mais peixes.


 

Peixes ósseos: arcos branquiais ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/15056/carpa_prateada.JPG )  - Pergunta: Qual o nome destas estruturas? Resposta: Arcos Branquiais. Pergunta: Qual a função que esta estrutura desempenha? Resposta: É por estas estruturas que os peixes capturam o oxigênio presente na água.

Peixes ósseos: bexiga natatória (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/5750/bexiga_natatoria.jpg ) - Pergunta: Que estrutura é essa? Resposta: Bexiga Natatória. Pergunta: Há algum grupo de peixes que não possuem esta estrutura? Resposta: Sim, os peixes cartilaginosos. Qual a função que esta estrutura desempenha? Resposta: Uma das adaptações dos peixes para viverem e se locomoverem bem na água é a bexiga natatória. É esta estrutura que faz a flutuabilidade neutra de algumas espécies (densidade igual a da água), facilitando a natação dos peixes.

 

RECURSO - Pergunta: Esta é a linha lateral. Qual sua função no corpo dos peixes?Resposta: É através dela os peixes conseguem sentir oscilações na água e perceber se estão em perigo. Por isso que quando vamos pescar o silêncio e a calma são tão importantes! Pergunta: O peixe elétrico tem na linha lateral uma função especial, você sabe qual é? Resposta: É por esta linha lateral que o peixe elétrico emite seus choques. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/7578/1/Eletroplacas%20poraque.jpg
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1876/imagens/filmes.png

Há diversos sítios na internet que trazem vídeos sobre os peixes. Sugerimos aqui um deles:

Canal Azul - http://canalazultv.ig.com.br/videos.aspx?categoria=133

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1876/imagens/jogo.jpg

 

Os peixes tem formatos corporais diversificados. E existem um motivo para isto. Em geral, a forma do corpo é uma adaptação ao ambiente que eles vivem. Peixes de profundidade vão ser mais esguios e apresentam estruturas que auxiliem a sua sobrevivência neste ambiente. Um jogo interessante é sugerido abaixo, para demonstrar as diferentes formas que certas espécies de peixes podem ter. O aluno monta o peixe, escolhendo a cauda, boca e padrão de cor. Segundo suas escolhas aparece uma espécie de peixe e o aluno escolhe entre três ambientes para jogar. No ambiente ele deverá sobreviver, se alimentando e fugindo dos predadores.

http://www.sheddaquarium.org/sea/buildafish/index.html


Build-a-Fish


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1876/imagens/jogo_peixe.jpg 

Este outro endereço trabalha a forma dos peixes e o ambiente marítimo que ele vive.

http://sv.berkeley.edu/showcase/flash/fish.html

TAXONOMIA

Classe Pisces foi primeiramente designada por Lineu, e agrupa os peixes, vertebrados aquáticos, pecilotérmicos, com brânquias. Mas atualmente os pesquisadores não aceitam o grupo Pisces como sendo uma classe verdadeira. Não existe um táxon "Pisces": são incluídas neste conceito, formas fósseis e atuais, marinhas e de água doce, de animais pertencentes a três grandes grupos: Hyperotreti, Hyperoartia e Gnathostomata. Hyperotreti é o grupo das mixinas e Hyperoartia é o da lampréia. Mas o maior número de espécies atuais encontra-se no último grupo: Gnathostomata. O grupo conhecido dos livros didáticos como Osteicthyes são conhecidos no meio científico como Teleostomi (tem a boca terminal). Chondrichthyes continua com este nome, abrigando peixes cartilaginosos.

Esta página em inglês trabalha a taxonomia dos peixes. http://www.digitalfishlibrary.org/library/

Após visualizar os recursos mencionados, peça aos alunos para escolher um dos peixes da atividade Build a Fish e pesquisar sobre ele. O resultado da pesquisa de todos os alunos poderá ser  reunido na forma de um fichário coletivo por meio de uma página Wiki. Caso o professor deseje contextualizar esta atividade, deverá restringir as espécies que serão pesquisadas às que habitam os mares, rios e lagos de sua região.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Peixes ósseos: arcos branquiais Imagem
Build-a-Fish Animação/simulação
Recursos Complementares
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre palavras e conceitos. Podem representar uma estrutura hierárquica, que vai desde os conceitos mais abrangentes até mais específicos. Lembrando que o mapa conceitual não precisa necessariamente obedecer uma ordem hierárquica, mas deve evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos dentro de um contexto de conhecimentos, de uma disciplina ou de um tema de uma aula. Uma ferramenta muito útil na confecção de mapas conceituais é o CMAP TOOLS. Podemos encontrar o tutorial em português deste software no endereço: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm e também um manual em português, dispinível neste endereço: http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf Para fazer o download, basta acessar: http://cmaptools.softonic.com.br/ Para saber mais: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php Software CMap Tools (construção de mapas conceituais): http://cmap.ihmc.us/ ou: http://cmaptools.pt.malavida.com/d4086-download-gratis-windows Tutorial em português do CMap Tools : http://www.ufpel.edu.br/lpd/ferramentas/cmaptools.pdf Wiki - Acesse o endereço para saber mais: http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialWiki
Avaliação
A avaliação pode ser feita a partir da produção dos alunos. Uma outra possibilidade é pedir para que eles elaborem um mapa conceitual dos conhecimentos adquiridos nesta aula.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • Guido Domingos Bento, Cap UFRJ , Rio de Janeiro - dijo:
    guido_bento@hotmail.com

    08/08/2010

    Cinco estrelas

    Roteiro muito bom! Não dá para aplicar todas as atividades mas com certeza me ajudará a escolher as que se adequarem melhor a minha proposta de aula no Ensino Fundamental.


  • suzana, Esola modelo , Rio de Janeiro - dijo:
    suzanadoprado@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente os recursos explorados.Me ajudou muito a tirar dúvidas e ter novas idéias para minhs aulas


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