09/06/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
A criança, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:
Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como elemento de fundamental importância na história da humanidade (tanto que ela sempre permeou a vida de todos os povos, tendo em cada cultura inúmeras finalidades) por propiciar a integração entre as pessoas, bem como aprofundar o conhecimento das nossas raízes culturais e do nosso corpo, sente-se a necessidade de oportunizar às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.
Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre a Araruna.
1º Momento: O/a professor/a dará início ao estudo, fazendo perguntas para a turma:
2º Momento: Uma vez escutadas as respostas, o/a professor/a deverá registrá-las e sugerir que assistam vídeos que retratem essa dança. O primeiro vídeo apresenta um casal dançando e explicando como se dança a araruna, http://www.youtube.com/watch?v=VQ5FYvPK_hs outro vídeo apresenta um grupo folclórico dançando num ritmo mais acelerado. http://videolog.uol.com.br/video.php?id=200503 Depois de assistirem aos vídeos, deve-se discutir com as crianças sobre os passos apresentados, se elas consideram a dança difícil ou não, o que elas acharam dos figurinos, se acharam a música interessante.
3º Momento:O/aprofessor/a com as crianças construirão um texto coletivo em forma de tópicos registrando as informações mais importantes discutidas, sendo tal texto transcrito em um cartaz e exposto na sala.
Atividade 2 - Recebendo a visita de um grupo de Araruna.
1º Momento: O/a professor/a contará à turma que receberão a visita de um grupo de araruna, uma chance maravilhosa de entrarem em contato com quem conhece bem a dança e perguntarem todas as suas curiosidades. No entanto, para não correrem o risco de esquecerem de perguntar coisas importantes, é bom anotarem as perguntas antecipadamente.
2º Momento: A visitação do grupo poderá ser dividida em três etapas: a primeira, os alunos apreciam a apresentação, a segunda, fazem a entrevista e, na terceira, dançam a araruna junto ao grupo, se integrando a ele e, simultaneamente, aprendendo com os dançarinos.
Obs.: A visita deve ser registrada através de fotos.
3º Momento: O/a professor/a com as crianças montarão um álbum com as fotografias da visita, criando inclusive as legendas das fotos.
Atividade 3 - Produzindo uma apresentação de Araruna.
1º Momento: Desenhando as roupas - O/a professor/a contará aos alunos que irão produzir uma apresentação de araruna, mas para isso acontecer precisam confeccionar as roupas, ensaiar a dança e o canto. O/a professor/a perdirá aos alunos que, baseados no que já puderam observar nos vídeos e na visita do grupo de araruna, façam um auto-retrato, vestidos com a roupa típica dos dançarinos de araruna. Explicará ainda que através destes desenhos é que serão confeccionadas as roupas dos meninos e das meninas para a apresentação.
2º Momento: Ensaiando o canto - O/a professor/a juntamente com as crianças cantarão repetidas vezes a música Araruna de Edinho Paraguassu, depois de escutá-la no CD, a fim de ficarem afiados para a apresentação.
Eu tenho um pássaro preto, Araruna
Que veio lá de Natal, Araruna (2 vezes)
(Refrão)
Xô, xô, xô Araruna (3 vezes)
Não deixa ninguém te pegar, Araruna!
Xô, xô, xô Araruna (3 vezes)
Não deixa ninguém te pegar, Araruna
3º Momento: Ensaiando a dança - O/a professor/a juntamente com as crianças ensaiarão a dança, baseando-se no que assistiram nos vídeos e durante a visita à escola do grupo de araruna, porém se dará liberdade para que as crianças criem novos movimentos, novos passos, sintam-se autoras da dança. Cabe ao/à professor/a dar uma orientação flexível aos "dançarinos", como por exemplo, alertá-los que a araruna é uma dança de pares formando círculos concêntricos e executando passos laterais, sendo que, no estribilho, eles poderão dar meia-volta em torno de si mesmos, batendo os ombros, terminando com forte batida de pé.
Obs.: Todo o processo de montagem da Araruna deve ser fotografado e filmado.
Atividade 4 - Encenando a Araruna.
1º Momento: O/a professor/a deverá convidar algumas turmas da escola e os pais para assistirem à apresentação da turma, como forma de socializar o estudo realizado. Observa-se que a apresentação pode ser acompanhada por violão, viola e pandeiro.Caso isso não seja possível, há a possibilidade das crianças apenas cantarem ou acompanharem a música em um CD..
Apresentação da Araruna
Arquivo pessoal
Apresentação da Araruna
Arquivo pessoal
Apresentação da Araruna
Arquivo pessoal
2º Momento:Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a leia algum texto,curto e simples sobre a Araruna, como modo de informar, de maneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica.
Obs.: A apresentação deve ser fotografada e filmada.
3º Momento: O/a professor/a com as crianças organizarão um CD com as fotos dos bastidores do espetáculo até a apresentação. Tal CD será reproduzido e cada aluno deverá presentear seus pais com uma cópia do mesmo.
Sites para pesquisa:
O aluno será avaliado:
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/10/2013
Cinco estrelasUm excelente projeto de aula. Estou trabalhando este assunto no estágio I. Aprendi bastante sobre a Araruna. Me orientei por este projeto de vocês.
24/06/2012
Quatro estrelasQuando criança aprendi o cantinho da Araruna e nunca esqueci. Agora canto com meus aluninhos. Fiquei curiosa e fui pesquisar. Com esta aula, percebi que na verdade se trata de uma dança típica do Rio Grande do Norte. Muito interessante!
02/04/2012
Cinco estrelaseu acho a dança araruna otima pra o Rio Grande do Norte, dou um parabens pra quem criou a dança araruna
17/06/2011
Três estrelasA minha opinião é que deveria ser falado a Importancia da Araruna para o Estado do Rio Grande do Norte!
26/10/2010
Cinco estrelasparabéns! este plano de aula realmente é excente. O corpo docente da escola que trabalho estam desenvolvendo um projetosobre o grupo folclorico Araruna. Se vocês pudessem me enviar algum material interessante sobre a dança Araruna, ficariamos extremamente agradecidas.