Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A HISTÓRIA E ORIGEM DA ARARUNA.

 

09/06/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:

  • Conhecer a história e origem da dança Araruna;
  • Apreciar a dança que ocorre no Rio Grande do Norte;
  • Observar os passos feitos pelos dançarinos;
  • Analisar criticamente esta manifestação cultural;
  • Elaborar coreografia e figurino da dança em questão;
  • Cantar as músicas da Ararura;
  • Explorar os espaços cênicos;
  • Vivenciar a dança para as demais turmas da escola.
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção do conceito de "dança";
  • Noção de coreografia.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como elemento de fundamental importância na história da humanidade (tanto que ela sempre permeou a vida de todos os povos, tendo em cada cultura inúmeras finalidades) por propiciar a integração entre as pessoas, bem como aprofundar o conhecimento das nossas raízes culturais e do nosso corpo, sente-se a necessidade de oportunizar às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.

Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre a Araruna.

1º Momento: O/a professor/a dará início ao estudo, fazendo perguntas para a turma:

  • Quem já dançou a araruna?
  • Que aqui já viu alguém dançar a araruna?
  • Como se dança a araruna?
  • Quem sabe o que significa a palavra "araruna"?

2º Momento:  Uma vez escutadas as respostas, o/a professor/a deverá registrá-las e sugerir que assistam vídeos que retratem essa dança. O primeiro vídeo apresenta um casal dançando e explicando como se dança a araruna, http://www.youtube.com/watch?v=VQ5FYvPK_hs  outro vídeo apresenta um grupo folclórico dançando num ritmo mais acelerado.  http://videolog.uol.com.br/video.php?id=200503  Depois de assistirem aos vídeos, deve-se discutir com as crianças sobre os passos apresentados, se elas consideram a dança difícil ou não, o que elas acharam dos figurinos, se acharam a música interessante. 

3º Momento:O/aprofessor/a com as crianças construirão um texto coletivo em forma de tópicos registrando as informações mais importantes discutidas, sendo tal texto transcrito em um cartaz e exposto na sala.

Atividade 2 - Recebendo a visita de um grupo de Araruna.

1º Momento: O/a professor/a contará à turma que receberão a visita de um grupo de araruna, uma chance maravilhosa de entrarem em contato com quem conhece bem a dança e perguntarem todas as suas curiosidades. No entanto, para não correrem o risco de esquecerem de perguntar coisas importantes, é bom anotarem as perguntas antecipadamente.

2º Momento: A visitação do grupo poderá ser dividida em três etapas: a primeira, os alunos apreciam a apresentação, a segunda, fazem a entrevista e, na terceira, dançam a araruna junto ao grupo, se integrando a ele e, simultaneamente, aprendendo com os dançarinos.

Obs.: A visita deve ser registrada através de fotos.

3º Momento: O/a professor/a com as crianças montarão um álbum com as fotografias da visita, criando inclusive as legendas das fotos.

Atividade 3 - Produzindo uma apresentação de Araruna.

1º Momento: Desenhando as roupas - O/a professor/a contará aos alunos que irão produzir uma apresentação de araruna, mas para isso acontecer precisam confeccionar as roupas, ensaiar a dança e o canto. O/a professor/a perdirá aos alunos que, baseados no que já puderam observar nos vídeos e na visita do grupo de araruna, façam um auto-retrato, vestidos com a roupa típica dos dançarinos de araruna. Explicará ainda que através destes desenhos é que serão confeccionadas as roupas dos meninos e das meninas para a apresentação.

2º Momento: Ensaiando o canto - O/a professor/a juntamente com as crianças cantarão repetidas vezes a música Araruna  de Edinho Paraguassu, depois de escutá-la no CD,  a fim de ficarem afiados para a apresentação.

 Eu tenho um pássaro preto, Araruna

Que veio lá de Natal, Araruna (2 vezes)

(Refrão)

Xô, xô, xô Araruna (3 vezes)

Não deixa ninguém te pegar, Araruna!

Xô, xô, xô Araruna (3 vezes)

Não deixa ninguém te pegar, Araruna

3º Momento: Ensaiando a dança - O/a professor/a juntamente com as crianças ensaiarão a dança, baseando-se no que assistiram nos vídeos e durante a visita à escola do grupo de araruna, porém se dará liberdade para que as crianças criem novos movimentos, novos passos, sintam-se autoras da dança. Cabe ao/à professor/a dar uma orientação flexível aos "dançarinos", como por exemplo, alertá-los que a araruna é uma  dança de pares formando círculos concêntricos e executando passos laterais, sendo que, no estribilho, eles poderão dar meia-volta em torno de si mesmos, batendo os ombros, terminando com forte batida de pé. 

Obs.: Todo o processo de montagem da Araruna deve ser fotografado e filmado.

Atividade 4 - Encenando a Araruna.

1º Momento: O/a professor/a deverá convidar algumas turmas da escola e os pais para assistirem à apresentação da turma, como forma de socializar o estudo realizado. Observa-se que a apresentação pode ser acompanhada por violão, viola e pandeiro.Caso isso não seja possível, há a possibilidade das crianças apenas cantarem ou acompanharem a música em um CD..

                          Apresentação da Araruna

                                  Arquivo pessoal

                    Apresentação da Araruna

                            Arquivo pessoal

                         Apresentação da Araruna

                                  Arquivo pessoal

2º Momento:Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a leia algum texto,curto e simples sobre a Araruna, como modo de informar, de maneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica.

Obs.: A apresentação deve ser fotografada e filmada.

3º Momento: O/a professor/a com as crianças  organizarão um CD com as fotos dos bastidores do espetáculo até a apresentação. Tal CD será reproduzido e cada aluno deverá presentear seus pais com uma cópia do mesmo.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por sua dedicação na hora de fazer as atividades;
  • Por sua interação com os colegas de classe;
  • Por sua capacidade de perceber a importância da dança na vida das pessoas;
  • Por sua capacidade de entender as várias finalidades que a dança pode ter;
  • Por sua oralidade nos momentos de fazer perguntas, propor soluções e dar contribuições;
  • Pelo conhecimento angariado sobre a Araruna;
  • Por sua expressão corporal.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sônia maria dos Santos Araújo, CMEI Vilma Dutra , Rio Grande do Norte - dijo:
    soniamarianc@yahoo.com.br

    06/10/2013

    Cinco estrelas

    Um excelente projeto de aula. Estou trabalhando este assunto no estágio I. Aprendi bastante sobre a Araruna. Me orientei por este projeto de vocês.


  • Maria Lourdes Rauber, C.E.I.M. RABISCO , Santa Catarina - dijo:
    lutisancas@hotmail.com

    24/06/2012

    Quatro estrelas

    Quando criança aprendi o cantinho da Araruna e nunca esqueci. Agora canto com meus aluninhos. Fiquei curiosa e fui pesquisar. Com esta aula, percebi que na verdade se trata de uma dança típica do Rio Grande do Norte. Muito interessante!


  • ESTEFANE PRISCILA, COLEGIO E CURSO ABSOLUTO , Rio Grande do Norte - dijo:
    estefanelouvor@hotmail.com

    02/04/2012

    Cinco estrelas

    eu acho a dança araruna otima pra o Rio Grande do Norte, dou um parabens pra quem criou a dança araruna


  • Paulo, Colégio São José , Rio Grande do Norte - dijo:
    paulofilho200815@hotmail.com

    17/06/2011

    Três estrelas

    A minha opinião é que deveria ser falado a Importancia da Araruna para o Estado do Rio Grande do Norte!


  • Eliene Pereira, Escola Laboratorio Presidente Kennedy , Rio Grande do Norte - dijo:
    elienesylva@yahoo.com.br

    26/10/2010

    Cinco estrelas

    parabéns! este plano de aula realmente é excente. O corpo docente da escola que trabalho estam desenvolvendo um projetosobre o grupo folclorico Araruna. Se vocês pudessem me enviar algum material interessante sobre a dança Araruna, ficariamos extremamente agradecidas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.