17/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Por meio desta aula, o aluno na faixa etária de 5, anos poderá aprender:
Justificativa para a proposição das aulas: Na atualidade, é de suma importância que as crianças tomem conhecimento dos crimes que são praticados, todos os dias, contra a natureza, pois é através desse conhecimento que despertarão suas consciências para a proteção na natureza e, quem sabe, até se engajem, num futuro próximo, na luta em favor da preservação ambiental.
Atividade 1 – Conceituando “animais silvestres”.
1º Momento: Para iniciar o estudo, o/a professor/a deverá reunir a turma e perguntar se alguém saberia explicar ou dar algum exemplo de “animal silvestre”. Depois de coletar as possíveis respostas dadas, o/a professor/a explicará o conceito de animal silvestre, salientando sobretudo o fato de que esses animais devem, sempre, viver em liberdade e nunca presos em casas, circos, a não ser no zoológico, que é um lugar feito especialmente para eles, onde existem pessoas que sabem tratá-los de maneira correta.
2º Momento: Uma vez trabalhado tal conceito, o/a professor/a mostrará fotos de vários animais, alguns silvestres, outros não, e desafiará as crianças a descobrirem quais as fotografias de animais silvestres.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000405/0000008562.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_uSlGZdvSYh0/SoBYLhIlULI/AAAAAAAAB1M/Z5sOC2g2vm4/s320/pato.jpg&imgrefurl=http://maionesetriptravel.blogspot.com/2010/04/o-que-que-o-pato-come.html&usg=__0vlzV_9FridwcLXyEJyfJjnhb2M=&h=320&w=311&sz=30&hl=pt-BR&start=0&tbnid=7K5vfSs9U376kM:&tbnh=123&tbnw=122&prev=/images%3Fq%3Dpato%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1276%26bih%3D559%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=172&ei=PIFpTOSbKYL78AaP8NCtBA&oei=PIFpTOSbKYL78AaP8NCtBA&esq=1&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=58&ty=41
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000405/0000008561.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.luiscardoso.com.br/wp-content/uploads/2009/12/galinha.jpg&imgrefurl=http://www.luiscardoso.com.br/judiciario/bolsa-bode-e-bolsa-galinha/&usg=__8wp4cuwFesFVok1j0nt9k-GnTsc=&h=495&w=375&sz=38&hl=pt-BR&start=0&tbnid=Pp0W_UeyC71lbM:&tbnh=125&tbnw=102&prev=/images%3Fq%3Dgalinha%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1276%26bih%3D559%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=156&oei=jIFpTP6lC4H-8Ab9hdGtBA&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=69&ty=71
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000405/0000003336.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ritaalonso.com.br/wp-content/uploads/2009/03/papagaio.jpg&imgrefurl=http://www.ritaalonso.com.br/%3Fp%3D10764&usg=__KanEWSFxI3Zlf3ZJw868h-NsjCA=&h=485&w=383&sz=73&hl=pt-BR&start=1&tbnid=KTwEtsYmMKfaCM:&tbnh=129&tbnw=102&prev=/images%3Fq%3Dpapagaio%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1276%26bih%3D559%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1
Atividade 2 - Confeccção de um cartaz.
Depois de selecionadas as fotos dos animais silvestres, o/a professor/a proporá a seguinte atividade aos alunos: que confeccionem um cartaz com as fotos dos animais silvestres. Para tal, será preciso que os alunos ajudem na feitura do texto que constará no cartaz, texto elaborado pelos alunos por meio de questionamentos, como:
Uma vez pronto, o cartaz deverá ser exposto para que todas as outras turmas possam apreciá-lo.
Material Necessário
Atividade 3 – Visitando uma feira livre
1º Momento: O/a professor/a falará para as crianças que irão fazer um passeio, visitar uma feira livre para conhecerem como alguns animais silvestres são vendidos. É importante que, neste momento, o/a professor/a aproveite para fazer os combinados com as crianças: ficar sempre perto do grupo, se comportar bem com os colegas, obedecer o/a professor/a, não mexer nos objetos.
OBS: Caso o/a professor/a não tenha acesso a este tipo feira, as crianças poderão pesquisar em revistas, jornais e internet imagens de animais comercializados nas feiras.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagemhttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://animal-silvestre.zip.net/images/transporte.jpg&imgrefurl=http://animal-silvestre.zip.net/&usg=__mOGpgzlWHEmwox7XdogTGcFSyRs=&h=385&w=300&sz=151&hl=pt-BR&start=0&tbnid=XV5ySKYuBS2NFM:&tbnh=131&tbnw=109&prev=/images%3Fq%3Dtrafico%2Bde%2Banimais%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1R2SKPB_pt-BRBR383%26biw%3D1260%26bih%3D559%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=296&ei=IIRpTMTTC4T58AaP2s2tBA&oei=IIRpTMTTC4T58AaP2s2tBA&esq=1&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=45&ty=92
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000847/0000008573.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_QQizYn4OGL4/S305wvWaDII/AAAAAAAAAow/GnRRE6eddu0/s400/trafico.jpg&imgrefurl=http://noticiasdamata.blogspot.com/2010/02/o-trafico-de-animais-silvestres.html&usg=__sHGh45Pw0G9EFl27c-Q56bj93tg=&h=300&w=400&sz=27&hl=pt-BR&start=21&tbnid=TxjC-A2TOMy5vM:&tbnh=123&tbnw=164&prev=/images%3Fq%3Dtrafico%2Bde%2Banimais%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1R2SKPB_pt-BRBR383%26biw%3D1260%26bih%3D559%26tbs%3Disch:10%2C671&um=1&itbs=1&ei=aYRpTLG7DYG0lQeUp_GfBQ&biw=1260&bih=559&iact=rc&dur=390&oei=IIRpTMTTC4T58AaP2s2tBA&esq=2&page=2&ndsp=21&ved=1t:429,r:19,s:21&tx=124&ty=41
Papagaios presos em feira livre http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000847/0000008572.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://osanimais.org/wp-content/uploads/2009/12/passaro.jpg&imgrefurl=http://osanimais.org/category/testes-em-animais/&usg=__Wd_a1XI0Bst5iuAQ9QtFRYreN8k=&h=400&w=600&sz=68&hl=pt-BR&start=0&tbnid=1LN5lHmXD17a7M:&tbnh=131&tbnw=177&prev=/images%3Fq%3Dtrafico%2Bde%2Banimais%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1R2SKPB_pt-BRBR383%26biw%3D1260%26bih%3D559%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=312&ei=r4RpTOCpKIaKlweeiKygBQ&oei=IIRpTMTTC4T58AaP2s2tBA&esq=7&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:5,s:0&tx=123&ty=58
Obs: As crianças também poderão assistirem videos sobre o tema: http://tvig.ig.com.br/90608/passaros-apreendidos-sao-soltos-na-bahia.htm
2º Momento: Durante o passeio pela feira, o/a professor/a deverá pedir que as crianças observem se existem animais presos para serem vendidos, se algum animal silvestre estudado por elas está sendo comercializado, quais são estes animais silvestres que se encontram à venda. Seria interessante saber o valor da comercialização destes animais, e qual a procedência deles, e como eles são transportados. (o/a professor/a deverá agir com naturalidade para que os comerciantes não se sintam ameaçados por praticarem algo ilegal).
Obs.: É preciso que a aula passeio seja registrada em fotos.
Material Necessário
Atividade 4 - Registro dos animais comercializados.
1º Momento: O/a professor/a proporá aos alunos a seguinte atividade: que eles escolham as melhores fotos da aula passeio e façam legendas para as mesmas, porém as fotos precisam estar organizadas na ordem de acontecimentos do passeio, ou seja, dá saída da escola, até o retorno. Na criação das legendas, a pontuação, o uso de onomatopéias e de outros recursos podem deixá-las mais interessantes, com um toque de humor, suspense ou dramaticidade.
OBS: Caso os alunos não efetuem o passeio, o professor deverá propor que criem legendas para as fotos recortadas em revistas e jornais.
2º Momento: Com as legendas prontas, só resta montar a exposição das fotos no pátio da escola, oportunizando que todos percebam a importância dos animais silvestres para o meio ambiente.
Material Necessário
Alguns sites que abordam o tema:
http://tvig.ig.com.br/112202/feira-de-animais-silvestres.htm
http://www.itu.com.br/animais/noticia/animais-silvestres-e-domesticos-saiba-a-diferenca-20100201
O aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!