Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS SILVESTRES.

 

17/08/2010

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio desta aula, o aluno na faixa etária de 5, anos poderá aprender:

  •  A  ter consciência que criar animais silvestres como bichos de estimação é crime;
  •  Conhecer as formas de se preservar os animais silvestres;
  •  Identificar a comercialização dos animais;
  •  Conhecer as condições que estes animais são transportados.
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção do conceito de “animal silvestre”;
  •  Noção da importância da  preservação da natureza.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Na atualidade, é de suma importância que as crianças tomem conhecimento dos crimes que são praticados, todos os dias, contra a natureza, pois é através desse conhecimento que despertarão suas consciências para a proteção na natureza e, quem sabe, até se engajem, num futuro próximo, na luta em favor da preservação ambiental.

 

Atividade 1 – Conceituando “animais silvestres”.

1º Momento: Para iniciar o estudo, o/a professor/a deverá reunir  a turma e perguntar se alguém saberia explicar ou dar algum exemplo de “animal silvestre”. Depois de coletar as possíveis respostas dadas, o/a professor/a explicará o conceito de animal silvestre, salientando sobretudo o fato de que esses animais devem, sempre, viver em liberdade e nunca presos em casas, circos, a não ser no zoológico, que é um lugar feito especialmente para eles, onde existem pessoas que sabem tratá-los de maneira correta.

2º Momento: Uma vez trabalhado tal conceito, o/a professor/a mostrará fotos de vários animais, alguns silvestres, outros não, e desafiará as crianças a descobrirem quais as fotografias de animais silvestres.

                                     Arara Azul site: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_LwfT5dSSUAE/Sz_jYEYlQlI/AAAAAAAACe0/0xMX8dVeRMk/S692/arara-azul-grande2.jpg&imgrefurl=http://araraazuleocastelofinlands.blogspot.com/2010_01_01_archive.html&usg=__VyIoryvYLyaBiT3QmesyFrqYeak=&h=310&w=300&sz=9&hl=pt-BR&start=0&tbnid=rG0oimj9Wrq3oM:&tbnh=123&tbnw=118&prev=/images%3Fq%3Darara%2Bazul%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1276%26bih%3D559%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=107&vpy=89&dur=1844&hovh=228&hovw=221&tx=130&ty=117&ei=5YBpTLzLB4T78Abv3MyuBA&oei=5YBpTLzLB4T78Abv3MyuBA&esq=1&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:0,s:0 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000405/0000008562.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_uSlGZdvSYh0/SoBYLhIlULI/AAAAAAAAB1M/Z5sOC2g2vm4/s320/pato.jpg&imgrefurl=http://maionesetriptravel.blogspot.com/2010/04/o-que-que-o-pato-come.html&usg=__0vlzV_9FridwcLXyEJyfJjnhb2M=&h=320&w=311&sz=30&hl=pt-BR&start=0&tbnid=7K5vfSs9U376kM:&tbnh=123&tbnw=122&prev=/images%3Fq%3Dpato%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1276%26bih%3D559%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=172&ei=PIFpTOSbKYL78AaP8NCtBA&oei=PIFpTOSbKYL78AaP8NCtBA&esq=1&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=58&ty=41

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000405/0000008561.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.luiscardoso.com.br/wp-content/uploads/2009/12/galinha.jpg&imgrefurl=http://www.luiscardoso.com.br/judiciario/bolsa-bode-e-bolsa-galinha/&usg=__8wp4cuwFesFVok1j0nt9k-GnTsc=&h=495&w=375&sz=38&hl=pt-BR&start=0&tbnid=Pp0W_UeyC71lbM:&tbnh=125&tbnw=102&prev=/images%3Fq%3Dgalinha%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1276%26bih%3D559%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=156&oei=jIFpTP6lC4H-8Ab9hdGtBA&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=69&ty=71

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000405/0000003336.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ritaalonso.com.br/wp-content/uploads/2009/03/papagaio.jpg&imgrefurl=http://www.ritaalonso.com.br/%3Fp%3D10764&usg=__KanEWSFxI3Zlf3ZJw868h-NsjCA=&h=485&w=383&sz=73&hl=pt-BR&start=1&tbnid=KTwEtsYmMKfaCM:&tbnh=129&tbnw=102&prev=/images%3Fq%3Dpapagaio%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1276%26bih%3D559%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i.olhares.com/data/big/111/1117563.jpg&imgrefurl=http://br.olhares.com/galo_da_campina_foto1117563.html&usg=__Y9YfSiY3jT70aS_5eJX9gegZLsg=&h=451&w=750&sz=86&hl=pt-BR&start=0&tbnid=Fnc1394AXWKhyM:&tbnh=99&tbnw=164&prev=/images%3Fq%3Dgalo%2Bde%2Bcampina%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1276%26bih%3D559%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=984&ei=N4NpTM-9DcL-8Aa13PStBA&oei=N4NpTM-9DcL-8Aa13PStBA&esq=1&page=1&ndsp=19&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=119&ty=67 

Atividade 2 - Confeccção de um cartaz.

Depois de selecionadas as fotos dos animais silvestres, o/a professor/a proporá a seguinte atividade aos alunos: que confeccionem um cartaz com as fotos dos animais silvestres. Para tal, será preciso que os alunos ajudem na feitura do texto que constará no cartaz, texto elaborado pelos alunos por meio de questionamentos, como:

  • O que pretendemos com o cartaz?
  •  O que é preciso que as pessoas saibam sobre os animais silvestres? 

Uma vez pronto, o cartaz deverá ser exposto para que todas as outras turmas possam apreciá-lo.

Material Necessário

  • Fotos,
  •  Cartolina,
  • Tesoura Cola
  •  Fita adesiva.

 

Atividade 3 – Visitando uma feira livre

1º Momento: O/a professor/a falará para as crianças que irão fazer um passeio, visitar uma feira livre para conhecerem como alguns  animais silvestres são vendidos. É importante que, neste momento, o/a professor/a aproveite para fazer os combinados com as crianças: ficar sempre perto do grupo, se comportar bem com os colegas, obedecer o/a professor/a, não mexer nos objetos.

OBS: Caso o/a professor/a não tenha acesso a este tipo feira, as crianças poderão pesquisar em revistas, jornais e internet imagens de animais comercializados nas feiras.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagemhttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://animal-silvestre.zip.net/images/transporte.jpg&imgrefurl=http://animal-silvestre.zip.net/&usg=__mOGpgzlWHEmwox7XdogTGcFSyRs=&h=385&w=300&sz=151&hl=pt-BR&start=0&tbnid=XV5ySKYuBS2NFM:&tbnh=131&tbnw=109&prev=/images%3Fq%3Dtrafico%2Bde%2Banimais%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1R2SKPB_pt-BRBR383%26biw%3D1260%26bih%3D559%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=296&ei=IIRpTMTTC4T58AaP2s2tBA&oei=IIRpTMTTC4T58AaP2s2tBA&esq=1&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:0&tx=45&ty=92

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000847/0000008573.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_QQizYn4OGL4/S305wvWaDII/AAAAAAAAAow/GnRRE6eddu0/s400/trafico.jpg&imgrefurl=http://noticiasdamata.blogspot.com/2010/02/o-trafico-de-animais-silvestres.html&usg=__sHGh45Pw0G9EFl27c-Q56bj93tg=&h=300&w=400&sz=27&hl=pt-BR&start=21&tbnid=TxjC-A2TOMy5vM:&tbnh=123&tbnw=164&prev=/images%3Fq%3Dtrafico%2Bde%2Banimais%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1R2SKPB_pt-BRBR383%26biw%3D1260%26bih%3D559%26tbs%3Disch:10%2C671&um=1&itbs=1&ei=aYRpTLG7DYG0lQeUp_GfBQ&biw=1260&bih=559&iact=rc&dur=390&oei=IIRpTMTTC4T58AaP2s2tBA&esq=2&page=2&ndsp=21&ved=1t:429,r:19,s:21&tx=124&ty=41

 

              Papagaios presos em feira livre http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000847/0000008572.jpghttp://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://osanimais.org/wp-content/uploads/2009/12/passaro.jpg&imgrefurl=http://osanimais.org/category/testes-em-animais/&usg=__Wd_a1XI0Bst5iuAQ9QtFRYreN8k=&h=400&w=600&sz=68&hl=pt-BR&start=0&tbnid=1LN5lHmXD17a7M:&tbnh=131&tbnw=177&prev=/images%3Fq%3Dtrafico%2Bde%2Banimais%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1R2SKPB_pt-BRBR383%26biw%3D1260%26bih%3D559%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=312&ei=r4RpTOCpKIaKlweeiKygBQ&oei=IIRpTMTTC4T58AaP2s2tBA&esq=7&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:5,s:0&tx=123&ty=58

Obs: As crianças também poderão assistirem videos sobre o tema:  http://tvig.ig.com.br/90608/passaros-apreendidos-sao-soltos-na-bahia.htm 

2º Momento: Durante o passeio pela feira, o/a professor/a deverá pedir que as crianças observem  se existem animais presos para serem vendidos, se algum animal silvestre estudado por elas está sendo comercializado, quais são estes animais silvestres que se encontram à venda. Seria interessante saber o valor da comercialização destes animais, e qual a procedência deles, e como eles são transportados. (o/a professor/a deverá agir com naturalidade para que os comerciantes não se sintam ameaçados por praticarem algo ilegal).

Obs.: É preciso que a aula passeio seja registrada em fotos.

      

 Material Necessário

  •  Garrafa térmica com água,
  •  Máquina fotográfica,
  •  Microônibus.

 Atividade 4 - Registro  dos animais comercializados.

1º Momento: O/a professor/a proporá aos alunos a seguinte atividade: que eles escolham as melhores fotos da aula passeio e façam legendas para as mesmas, porém as fotos precisam estar organizadas na ordem de acontecimentos do passeio, ou seja, dá saída da escola, até o retorno. Na criação das legendas, a pontuação, o uso de onomatopéias e de outros recursos podem deixá-las mais interessantes, com um toque de humor, suspense ou dramaticidade.

OBS: Caso os alunos não efetuem o passeio, o professor deverá propor que criem legendas para as fotos recortadas em revistas e jornais.

 2º Momento: Com as legendas prontas, só resta montar a exposição das fotos no pátio da escola, oportunizando que todos percebam a importância dos animais silvestres para o meio ambiente.

Material Necessário

  • Papel ofício,
  • Cola,
  • Hidrocor;
  • Cartolina.
Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por sua dedicação na hora de realizar as atividades;
  • Pela sua integração com o restante das turma;
  • Pela sua tomada de consiência diante do problema de tráfico de animais;
  • Pela sua capacidade de cumprir os combinados;
  • Pela sua capacidade de expor oralmente suas dúvidas, seus questionamentos e sugestões;
  • Pela sua percepção em fazer interligações entre o conteúdo estudado e o seu cotidiano.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.