Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Doenças do Stress

 

04/05/2010

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as doenças que o estresse causa.

Refletir sobre atitudes que minimizem o estresse.

Conhecer a ação do estresse no corpo humano.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Funcionamento do sistema nervoso.

Estratégias e recursos da aula

 

O que os alunos conhecem sobre o estresse? É comum eles chamarem colegas e professores de estressados, mas eles sabem que esta é uma doença capaz de afetar qualquer pessoa, inclusive adolescentes e crianças? E como saber se está sofrendo de estresse? Levante estas questões com os alunos para iniciar a temática.

Após ouvir o que os alunos já sabem, cabe apresentar alguns conceitos que definem o estresse, bem como suscitar novas questões :Stress é um estado físico, mental e emocional que pode levar a outras doenças. O termo estresse foi usado por Selye (1976) com um sentido neutro - nem positivo nem negativo. Ele o definiu como "reação não-específica do corpo a qualquer tipo de exigência".

Já a OMS diz que o estresse ocupacional é definido como a soma de respostas físicas e mentais, ou ainda, reações fisiológicas, que, quando intensificadas, transformam-se em reações emocionais negativas.Outros pesquisadores definem o estresse como “ uma resposta multi-sistêmica do corpo a qualquer modificação que ultrapassa, ou é julgada como ultrapassando, a capacidade dos mecanismos homeostáticos de resposta seletiva”.

Questões problematizadoras: 

  1. Afinal, quais são os sintomas do estresse, e que doenças ele pode causar? Lembre os alunos que esta é uma doença que pode acometer qualquer pessoa, inclusive eles.
  2. Professor, apresente aos alunos o vídeo abaixo que trabalha noções sobre o estresse.

Estresse. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jfllfnBtC3I (acessado dia 31/03/10)

Trabalhe com os alunos algumas questões de reflexão sobre o estresse, pode apenas passar o vídeo e depois debater com os alunos sobre questões como as abaixo:

  1. Por que o estresse é uma doença dos tempos modernos?
  2. Quais os primeiros sintomas do estresse?
  3. Que fatores externos podem desencadear o processo de estresse?
  4. O que as pessoas podem fazer para amenizar e combater o estresse?

A reportagem abaixo fala da ação do estresse nos adolescentes, relacionando a doença com a depressão e obesidade. Leve cópias para os alunos ou copie em uma pen-drive e projete com o auxílio de um datashow em sala de aula. Lembre que a leitura de textos é importante para a formação dos nossos alunos.

Para dinamizar esta atividade, o professor poderá começar a ler e periodicamente pedir para outro aluno continuar a leitura, fazendo isso mais vezes a fim de manter o foco deles no texto. Também é aconselhável que o professor interrompa a leitura para fazer questionamentos. Outra sugestão é a leitura em silêncio, mas antes de mostrar o texto, o professor deve fazer questionamentos profundos que motivem os alunos a ler e pensar sobre o que está sendo mostrado.

Estresse e Obesidade : Hormonio do Estresse (http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/2010/03/06/estresse-e-obesidade-hormonio-do-estresse-esta-ligado-ao-aumento-de-peso-em-adolescentes) está ligado ao aumento de peso em adolescentes. Acessado dia 17/03/10. 

Questões de trabalho

  1. Qual é o hormônio relacionado ao estresse?
  2. Qual a relação entre depressão e estresse?
  3. De que maneira o estresse pode levar à obesidade?

O hormônio cortisol está relacionado diretamente com o estresse. Mas como ele funciona? Acesse os recursos abaixo para mostrar aos alunos o funcionamento deste hormônio no fígado e no músculo.

Cortisol 2: ação no músculo   – AÇÃO NO MÚSCULO disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10452 (acessado dia 21/03/10) 

QUESTÕES DE TRABALHO

  1. Qual a consequencia do cortisol ser uma molécula lipídica?
  2. Quais os órgãos que o cortisol atua?
  3. De que maneira o músculo funciona sob ação do do cortisol?
  4. Além da obesidade, será que o estresse pode causar outras doenças?

 Peça que os alunos pesquisem sobre esta questão, e também sobre o que causa o estresse, quais os sintomas que uma pessoa tem ao estar com esta doença e que maneiras existem de combater este mau. Esta é uma atividade individual e que requer uma aula inteira. Os alunos devem citar suas fontes e os sítios visitados. Há uma lista de sítios sugeridos para pesquisa nos recursos adicionais. Eles podem até compilar o conteúdo pesquisado, mas devem redigir seu próprio texto de síntese da pesquisa. Este texto deverá ser publicado em uma wiki ou no google docs (lembrando que o aluno deverá liberar o acesso do professor para correção do texto).

Sobre a Wiki...

Wiki é um software instalado em um servidor que pode ser utilizado através de um navegador qualquer, porém, oportuniza a promoção de um ambiente virtual de colaboração na produção de conteúdos, desenvolvimento de projetos ou qualquer outra ação que exija escrita coletiva, opotunizando tornar público nossas idéias e criatividade, bem como anseios e realizações tão comuns em sala de aula, que às vezes nunca chegariam a serem compartilhadas com outros tantos profissionais que admiram, reconhecem e valorizam o trabalho colaborativo.

Oficina Wiki do Escola BR - disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=OFICINA_WIKI  (acessado dia 13/04/10).

Wikispace Página para criação de Wiki - disponível em:http://www.wikispaces.com/ (acessado dia 13/04/10).

 Sobre o Google Docs... 

Crie e compartilhe projetos on-line. Acesse seus arquivos onde estiver. Para isso, utilize a ferramenta Google Docs para criar os textos, planilhas, apresentações, entre outros recursos. Compartilhando as produções, tanto o professor como os demais colaboradores podem acompanhar o trabalho coletivo.

Caso os alunos tenham dificuldades para utilizar a ferramenta, sugerimos o tutorial: Como criar documentos no Google Docs, em: https://docs.google.com/Doc?docid=0AZCtStwOwbLxZGNkZjc5OHpfMTJjaHNtYmNkZg&hl=pt_BR ”. Acessado em 01/08/2009, ou acesse o menu ajuda do programa em: http://docs.google.com/support/bin/topic.py?topic=15114&hl=pt_BR acessado em 12/08/2009.

Agora que os alunos conhecem melhor o tema, instrua-os a fazer uma entrevista sobre o estresse. Eles poderão entrevistar pessoas conhecidas para saber se elas conhecem sobre o tema, se acham que estão sob estresse, das doenças relacionadas, etc. Ou também poderão entrevistar profissionais da saúde como médicos do trabalho, clínicos gerais, psiquiatras e psicólogos.

Com estes profissionais as perguntas deverão ser diferentes, a fim de aprofundar mais sobre o tema. É interessante que eles levem um gravador de voz (muitos aparelhos de MP3 e celulares tem esta função).

Caso seja impossível de gravar,instrua-os a levar apontamentos para escrever o que o entrevistado falou. Isto será importante para a atividade final destas aulas. Use o tempo da aula para instrução e preparação dos alunos.

Esta atividade poderá ser feita em grupos de até 3 pessoas. Abra as possibilidades de entrevista, perguntas e dicas deste trabalho para os alunos. A atividade desta aula é a produção de um PodCast sobre o estresse. Cada grupo de alunos deverá publicar um programete de até 2 minutos sobre o estresse.

Para isto, sugerimos que os professores se aprofundem sobre o programa Audacity, disponível em: http://audacity.sourceforge.net/?lang=pt (acessado dia 12/04/2010), que é um programa simples, gratuito e de fácil manipulação. Há sítios de tutoriais sobre este programa nos recursos adicionais.Os alunos poderão incluir as entrevistas gravadas neste podcast. Aqueles que copiaram os dizeres de seus entrevistados poderão usar da citação e montar um texto a ser lido dentro do programete do Pod Cast.  

DICA: Para evitar as pausas e fazer um PodCast interessante, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz também é importante assim como a música e efeitos sonoros que eles desejem colocar.A publicação dos podCasts poderá ser feita em sítios específicos ou o professor poderá abrir um blog que suporte áudios e publicar todos os programetes feitos pelos alunos. É interessante que estes programas sejam divulgados para a comunidade escolar a fim de divulgar conhecimentos e práticas que evitem o estresse.

PODCAST

 Podcast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Através de um arquivo RSS os autores desses programas de rádio caseiro, disponibilizam aos seus “ouvintes” possibilidade de ouvir ou baixar os novos “programas”, utilizando softwares como olpoddder é possível baixar os novos programas automaticamente, até mesmo sem precisar acessar o site do autor, podendo gravá-los depois em aparelhos de mp3 ou CDs e ouvir quando quiser. Saiba mais... acessando no Portal do Professor: http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=2

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cortisol 2: ação no músculo Animação/simulação
Cortisol 2: ação no músculo Animação/simulação
Recursos Complementares

PARA SABER MAIS

Psicologia. Org – Pais sensatos evitam o estresse de seus filhos.  Disponível em: http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl19.htm (acessado dia 21/03/10).   

PODCAST

 Escola BR – Podcast. Disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast.htm (acessado dia 21/03/10)  

AUDACITY

Tutorial comandos básicos. Disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/controles_basicos.htm (acessado dia 21/03/10). Descrição do programa. Disponível em:   http://www.escolabr.com/projetos/ferramentas_de_comunicacao/podcast_criar2_audacity.htm (acessado dia 21/03/10).     

 SÍTIOS

Cérebro e mente: Stress o Matador silencioso, disponível em: http://www.cerebromente.org.br/n03/doencas/stress.htm (acessado dia 21/03/10).

Em dia com a Saúde – Crianças e adolescentes também tem estresse. Disponível em: http://www.einstein.br/espaco-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/criancas-e-adolescentes-tambem-tem-estresse.aspx   (acessado dia 21/03/10).

   Mais aulas sobre o tema...

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7137 

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita através das produções dos mesmos, nos diferentes momentos das aulas.

 Por exemplo, na pesquisa feita e publicada em wiki ou google docs e nos programas PodCasts produzidos por eles. É importante tanto para o professor como para os alunos que os critérios de avaliação sejam claros e explicados com antecedência. Uma ferramenta interessante para este fim é a rubrica.

Sobre rubrica...

Representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada atividade proposta deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios, atribui-se um nível com um valor correspondente. Constrói-se uma tabela que apresenta as atividades, descrevendo níveis de desempenho, de competências, na realização de tarefas específicas, ou de um produto específico, a serem associados a uma escala de valores. As rubricas determinam expectativas de desempenho, possibilitando ao estudante uma reflexão auto-avaliativa do seu desempenho. Para saber mais, acesse:  http://www.escolabr.com/projetos/rubricas/avaliacao_autentica.htm  

Como dito anteriormente o mais importante são os critérios. Para estas aulas, apresentamos um exemplo de rubrica, abaixo. 

 

Iniciante: 1 ponto

Intermediário: 2 pontos

Avançado: 3 pontos

Participação

O aluno não participou ou participou pouco.

O aluno participou com perguntas pertinentes em um ou mais momentos.

O aluno participou ativamente, com perguntas e comentários pertinentes, em vários momentos.

Pesquisa (Wiki)

O aluno não apresentou a wiki, ou esta tem conceitos errados.

A wiki foi produzida mas sem aprofundamentos (até 2 fontes pesquisadas e indicadas).

A wiki foi produzida com aprofundamento (mais de 3 fontes pesquisadas e indicadas).

Podcast

O aluno não fez nem a entrevista nem o Podcast.

O aluno produziu o Podcast, mas a entrevista e o programa foram superficiais.

O aluno produziu o Podcast com entrevistas e comentários estruturados e aprofundados.

 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.