23/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Crianças no processo inicial de alfabetização, que já conheçam o alfabeto e possuam algum conhecimento das estruturas silábicas do nosso sistema de escrita: consoante + vogal; só vogal; consoante + vogal + consoante, dentre outras. O importante é que a atenção dos aprendizes esteja voltada para a consciência de que a escrita é uma representação da linguagem.
Professor (a) nesta primeira parte as crianças precisam se sentir como se fosse uma brincadeira.
Você pode propor um desafio com a turma ou dividi-los em grupos. Entregue a todas as crianças uma etiqueta branca, que pode ser feita com cartolina ou papel cartão. Para ficar mais bonito você pode fazer um contorno de papel colorido. Peça que cada criança diga um nome de um objeto da sala apontando para ele, depois discuta com as crianças como seria a escrita do nome deste objeto. Soletre* cada palavra trabalhada dando ênfase ao som de cada unidade sonora (os fonemas) ao escrevê-las no quadro. Utilize esse procedimento sucessivamente até completar o número total de palavras igual ao número de alunos. Peça que cada criança registre com letra grande na etiqueta que recebeu sua palavra, acompanhe esta parte do processo para que não hajam palavras repetidas.
*Soletração dos sons é dizer oralmente o som que a letra apresenta dentro da palavra,
Ex: escreve-se casa e sonoramente pronuncia-se : c –a – z – a.
Nesse momento, o professor deve pronunciar as palavras lentamente para que os aprendizes percebam as unidades menores que a sílaba (os fonemas) e possam representá-los.
Esta atividade ajuda também na troca que algumas crianças fazem com palavras com sons parecidos como dedo - pelo, mala - nata.
Em saquinhos, que podem ser de papel ou plástico, coloque cada palavra separada por sílabas.
Entregue 3 saquinhos de palavras a cada criança, e oriente-as a montar uma palavra de cada vez.
Avaliação: Enquanto elas montam as palavras, observe como a criança está construindo a palavra, o que ela já é capaz de ler e reconhecer, e se consegue, com autonomia, formar a palavra. Você pode depois trocar as palavras para continuar a avaliação da leitura/reconhecimento de sílabas pelas crianças.
Depois de formada a palavra, peça à criança que a escreva em seu caderno fazendo o desenho desta palavra para ajudar a reforçar a atividade.
Boa aula!
Para aprofundar:
Palestra realizada em outubro de 2006, com a psicolinguista argentina Emilia Ferreiro.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/04/2011
Quatro estrelasMuito interessante, vou aplicá-la para meus alunos.
17/08/2010
Cinco estrelasMuito boa