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As divertidas palavrinhas: (re) conhecendo palavras do dia-a-dia.

 

23/06/2010

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizando a soletração das palavras, o (a) professor (a) poderá auxiliar as crianças a perceber/compreender a composição das palavras;  
  •  Trabalhar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita;
  • Ampliar o vocabulário verbal e o reconhecimento global das crianças, usando  palavras da cultura escolar, como caneta, borracha etc.  

 

Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças no processo inicial de alfabetização, que já conheçam o alfabeto e possuam algum conhecimento das estruturas silábicas do nosso sistema de escrita: consoante + vogal; só vogal; consoante + vogal + consoante, dentre outras. O importante é que a atenção dos aprendizes esteja voltada para a consciência de que a escrita é uma representação da linguagem.   

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Soletração de palavras  

 Professor (a) nesta primeira parte as crianças precisam se sentir como se fosse uma brincadeira.

Você pode propor um desafio com a turma ou dividi-los em grupos. Entregue a todas as crianças uma etiqueta  branca, que pode ser feita com cartolina ou papel cartão. Para ficar mais bonito você pode fazer um contorno de papel colorido. Peça que cada criança diga um nome de um objeto da sala apontando para ele, depois discuta com as crianças como seria a escrita do nome deste objeto.  Soletre* cada palavra trabalhada dando ênfase ao som de cada unidade sonora (os fonemas) ao escrevê-las no quadro. Utilize esse procedimento sucessivamente até completar o número total de palavras igual ao número de alunos. Peça que cada criança registre com letra grande na etiqueta que recebeu sua palavra, acompanhe esta parte do processo para que não hajam palavras repetidas.

*Soletração  dos sons é dizer  oralmente o som que a letra apresenta dentro da palavra,

Ex: escreve-se  casa  e sonoramente pronuncia-se : c –a – z – a.

Nesse momento, o professor deve pronunciar as palavras lentamente para que os aprendizes percebam as unidades menores que a sílaba (os fonemas) e possam representá-los.

Esta atividade ajuda também na troca que algumas crianças fazem com palavras com sons parecidos como dedo - pelo, mala - nata.

 Atividade 2 Ampliação do vocabulário

  •  Em uma sacola grande, coloque todas as etiquetas, peça que cada criança retire uma palavra da sacola e a coloque com um pedaço de fita crepe no objeto correspondente a ela ( quadro, apagador, lápis, mesa etc.)
  •  É importante que a criança tente reconhecer sozinha aquela palavra e o objeto que ela representa.
  • Depois que todas as crianças tiverem colado o papel, confira todas as palavras relendo em voz alta para toda a turma e depois a novamente soletrando  cada  palavra mais lentamente para destacar o fonema.

 Atividade 3 – O quebra-cabeça das palavras.  

 Em saquinhos, que podem ser de papel ou plástico, coloque cada palavra separada por sílabas.

Entregue 3 saquinhos de palavras a cada criança, e oriente-as a montar uma palavra de cada vez.

Avaliação: Enquanto elas montam as palavras, observe como a criança está construindo a palavra, o que ela já é capaz de ler e reconhecer, e se consegue, com autonomia, formar a palavra. Você pode depois trocar as palavras para continuar a avaliação da leitura/reconhecimento de sílabas pelas crianças.

Depois de formada a palavra, peça à criança que a escreva em seu caderno fazendo o desenho desta palavra para ajudar a reforçar a atividade.

  Boa aula!

 

Recursos Complementares

Para aprofundar:

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/emilia-ferreiro-alfabetizacao-512949.shtml 

Palestra realizada em outubro de 2006, com a psicolinguista argentina Emilia Ferreiro.

Avaliação
  • Os objetos da sala foram identificados corretamente com as etiquetas?
  • A criança  é capaz de formar palavras com as sílabas dos saquinhos e se consegue ler as palavras que formou.  
  • A criança consegue ler a palavra que escreveu no caderno em outro momento?
  • As outras palavras sugeridas a partir das sílabas tem correspondência sonora  correta?
  • A criança confunde sons parecidos das sílabas como dedo pequeno?
Opinión de quien visitó

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