03/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Atividade destinada a ensino fundamental e médio
O Parque dos Dinossauros
1°)Eras Geológicas
Pode começar a aula com um trecho de desenho animado (ou filme) que mostre dinossauros e seres humanos convivendo. Exemplo, Flintstones ou o filme Jurassic Park. Pergunte aos alunos se é verdade que o homem conviveu com os dinossauros. Situado o conhecimento dos alunos, parta agora para o trabalho com as eras geológicas, onde ficará claro que dinossauros e seres humanos não viveram juntos. Para isto, peça que pesquisem endereços na internet com informações sobre as eras geológicas.
A partir das informações coletadas, sugira a construção de um modelo 2D ou 3D das eras geológicas, onde ficará mais fácil de entender o posicionamento temporal destes dois grupos de seres vivos.
2°) Os fósseis
Como ficamos sabendo da existência dos dinossauros, se eles deixaram de viver a milhões de anos?
(Buscar o histórico dos primeiros fósseis estudados e correlacionar com as teorias de evolução).
Para trabalhar com os alunos, sugerimos o experimento “Como fazer um fóssil”, acessando o seguinte endereço: http://ich.unito.com.br/view/2897
Nos endereços abaixo, poderá ver vídeos sobre os fósseis.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1688
Transitional Tetrapod Fossil (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18259/evol07_vid_fossilev/evol07_vid_fossilev_300.mov)
http://www.bbc.co.uk/sn/prehistoric_life/dinosaurs/making_fossils/
3°) Meu dinossauro de estimação
Aqui o trabalho será uma pesquisa direcionada. Distribua uma espécie por aluno e recomende a pesquisa nos sítios indicados e em enciclopédias. Eles deverão buscar o máximo de características e hábitos de vida do dinossauro a eles selecionado. Também é necessário que eles pesquisem uma imagem que represente a espécie estudada. Para ajudar a definição das espécies a serem pesquisadas, recomendamos este endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Predefini%C3%A7%C3%A3o:Esp%C3%A9cies_de_dinossauros
Após a pesquisa, distribua a ficha para que eles preencham com os dados do dino de estimação.
FICHA DO DINOSSAURO
Nome do dono (estudante):
Preencha as informações abaixo:
Qual o nome do seu dinossauro?________________
O que significa este nome?_____________________
Há quanto tempo e em que era geológica ele viveu?________________
Seu dinossauro era herbívoro, carnívoro ou onívoro?_________________
Descreva brevemente o corpo do dinossauro.__________________
Como era o caminhar deste dinossauro?_______________________
Em que tipo de terreno ele vivia?_________________________
Descreva um fato interessante desta espécie.____________________
Os alunos deverão apresentar os dados coletados para a turma, na forma de seminário. Poderão fazer uma série de slides e mostrá-los em sala de aula ou laboratório de informática. As fichas preenchidas serão recolhidas e agrupadas, para fazer um índice das espécies do Parque dos Dinossauros.
De posse da imagem impressa do dinossauro, instrua os alunos a colarem-na em um papelão ou cartolina, de modo a ficar mais firme. Agora deverão recortar uma base em cartolina ou papelão, para deixar a imagem de pé.
Importante: Professor, imprima previamente as ilustrações que representam os períodos geológicos que os dinossauros viveram. O tamanho mínimo recomendável destas imagens é de uma folha A4. Se for possível imprimir em tamanho maior, o resultado tende a ser melhor. E preferencialmente a cores.
Imagem: Andrea Castagini
http://picasaweb.google.com.br/ascastagini/ResultadosDaPesquisaPorDio#5315123397777476066
Diorama do Parque dos Dinossauros.
Agora que os alunos já conhecem mais sobre os dinossauros é a vez de montar o parque dos dinossauros figurativamente. Coloque as ilustrações dos ambientes de cada período geológico preso a uma parede, rente a uma mesa (ou carteira). Os alunos colocarão suas imagens de dinossauros a frente da imagem do ambiente, compondo desta maneira o Parque dos Dinossauros. Se desejar, fotografe o resultado final das composições, para expô-la posteriormente para toda escola.
Atividade inspirada no sítio:http://olc.spsd.sk.ca/DE/webquests/dino/dinowq.htm
4°) Dinossauros são répteis
Atividade preferencialmente destinada para o ensino médio
Nesta atividade os alunos deverão pesquisar as características que definem os répteis, os atuais e os extintos (entre eles os dinossauros). Com os dados pesquisados, montar uma tabela comparativa entre os répteis atuais e os dinossauros.
Crânio do dinossauro (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11136/tipo_cranio.swf)
Este endereço traz imagens tridimensionais de alguns dinossauros: http://www.nhm.ac.uk/kids-only/dinosaurs/3d-dinos/velociraptor/
Cladograma
Com as informações e de posse das imagens do Portal do Professor, instrua os alunos a construir um cladograma, organizando os grupos de répteis nas posições corretas.
Observando as características dos dinossauros e dos demais répteis, peça que os alunos avaliem quais características podem ser consideradas primitivas e quais são derivadas.
VIDEOS
http://dsc.discovery.com/dinosaurs/dinosaur-videos/dinosaur-videos.html
http://www.discoverybrasil.com/experiencia/contenidos/humanos_x_dinossauros/
Os seres humanos nunca conviveram com os dinossauros. Entretanto, existem filmes, desenhos animados e histórias em quadrinhos que mostram nossa espécie vivendo com estes répteis extintos. Peça aos alunos que pesquisem títulos destes recursos audiovisuais e os tragam para a aula. Se houver a possibilidade de usar televisão e "DVD player", o professor poderá passar trechos destes vídeos. O professor poderá pedir como trabalho dos alunos que eles façam uma releitura destes vídeos, na forma de história em quadrinhos.
Nome | Tipo |
---|---|
Crânio do dinossauro | Animação/simulação |
Transitional Tetrapod Fossil | Vídeo |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente proposta!
24/03/2010
Três estrelasGostei bastante da aula, porém observei que o TEMA da aula se trata de dois assuntos seqüenciais, A EVOLUÇÃO foi bem explorado deixando realmente o aluno convencido, no entanto quando se tratou da ORIGEM DA VIDA ficou vago por que em nenhum momento demonstra esta açao. SUGESTÃO: UTILIZAR O RECURSO MULTIMÍDIA DO EXPERIMENTO DE MILLER DEMONSTRANDO A TERRA PRIMITIVA ATE O SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DA PRIMEIRA CÉLULA.