Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As brincadeiras do Brasil: a região Centro-Oeste

 

26/04/2010

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e vivenciar algumas brincadeiras características da região Centro-Oeste do Brasil.

Duração das atividades
3 aulas, totalizando 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas postadas no Portal do Professor: ”De onde surgiram as brincadeiras do Brasil”, "As brincadeiras do Brasil: a região Norte" e "As brincadeiras do Brasil: a região Nordeste".

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Os alunos serão reunidos em círculo e indagados se sabem quais são os estados da região Centro-Oeste, seus costumes, comidas típicas e se conhecem alguma brincadeira ou jogo praticado nesta região. Após as respostas, levá-los a um laboratório de informática com acesso à Internet e pedir que pesquisem as respostas às perguntas feitas (caso a escola não tenha laboratório de informática, sugerimos que o professor disponibilize livros e material impresso da Internet, principalmente dos sites relacionados como recurso educacional). Os alunos deverão escolher 3 brincadeiras que mais gostarem dentre as pesquisadas, para que sejam vivenciadas.

Atividade 2: Vivenciar as brincadieras escolhidas pelos alunos. Eis algumas sugestões:

Pato, pato, ganso: O professor irá definir um aluno que será o ganso. Depois, as crianças fazem uma roda e sentam. O ganso vai andando e tocando na cabeça dos amiguinhos e dizendo: “pato, pato, pato, ganso!”. A pessoa em que o ganso tocar quando disser “ganso” tem que levantar e correr atrás do ganso. Se conseguir alcançar o ganso, a criança ganha e o outro volta a ser o ganso. Mas se o ganso conseguir sentar no local vago da roda, o escolhido vira o ganso da vez. Quem for pego duas vezes vai para o meio da roda enquanto os outros recitam os versos "Galinha choca, Quebrou o ovo, E saiu minhoca." e ficam lá até acabar a brincadeira.

Cabra-cega: O professor deverá escolher quem será a cabra-cega, que deverá ser vendada.  O resto da turma se espalha. O grupo pergunta: “Cabra-cega de onde você veio?” A cabra-cega responde um lugar, que pode ser a casa, a fazenda, a escola... A turma pergunta: “O que trouxe para nós?” A cabra-cega responde algo. Por exemplo, se veio da fazenda, pode dizer leite. A turma pergunta: “Vai dar um pouco pra nós?” A cabra-cega responde: “Não!” E aí a brincadeira começa com gritos. A criançada faz barulho para que a cabra-cega consiga se localizar. Se ela alcançar alguém, tem que dizer o nome dessa pessoa. Se acertar, a pessoa será a cabra-cega; se errar, continuará sendo o pegador.

Boizinho: As crianças formam uma roda segurando com bastante força as mãos umas das outras. No meio da roda deve ficar uma das crianças que será o boizinho. O boizinho deve pegar o braço das crianças da roda e ir perguntando: “De que mão é essa?” A criança deve responder falando o nome de uma fruta ou um objeto, tentando distrair os participantes. Depois de fazer a pergunta a todos, o boizinho deve tentar romper a roda em algum ponto e fugir. Quando foge, os outros devem tentar capturá-lo. Quem conseguir é o próximo boizinho.   

Fui à feira: Um jogador diz em voz alta a frase: "Fui à feira e comprei...", e diz o nome de uma fruta ou algo que se compra no mercado. O próximo tem que repetir a frase do primeiro, acrescentando outra mercadoria, e assim por diante. Sai do jogo quem errar a sequência já dita. Ganha quem não repetir a mercadoria e lembrar-se de todas que foram ditas antes.   

Pique de cores: O grupo define quem será o pegador. Ele escolhe uma cor e grita para os outros. Por exemplo: “Azul!”. Todos devem sair correndo e tocar a cor que foi pedida. Quem conseguir tocar a cor não pode mais ser pego. Caso o pegador consiga capturar uma das crianças antes de ela encostar na cor ela vira o novo pegador e deve escolher outra cor para que a brincadeira continue.   

Encantado: Um participante é escolhido para fazer o papel do encantador (pegador). Pode haver dois encantadores na brincadeira. Todos os participantes saem correndo. O objetivo do encantador é tocar a cabeça dos participantes. Quando ele consegue grita: “Encantado!”. Aquele que for tocado na cabeça deve ficar parado. Os outros colegas devem desfazer o encantamento. Aquele que conseguir deve gritar: “Desencantado!”. A brincadeira prossegue até que todas as crianças sejam “encantadas”.   

Correntinha:  Os participantes ficam espalhados no espaço onde vão brincar. Um deles, previamente escolhido, vai tentar acorrentar (prender, formando uma corrente) alguém. As demais crianças correm para não serem acorrentadas. Aquela que for acorrentada tentará acorrentar outro participante e assim sucessivamente. 

Pula anjinho: Os participantes se dividem em dois times que devem deitar de bruços no chão, em fila, a uma distância de cerca de 40 centímetros um do outro. Quando alguém grita “já”, os dois primeiros da fila saem pulando por cima dos colegas até o fim da fila, voltam pulando e deitam novamente no seu lugar. Quando eles se deitam os próximos da fila levantam e fazem o mesmo e assim por diante, até que termine a fila. Ganha o time que terminar primeiro.

Brincadeiras extraídas e adaptadas de http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/, acesso dia 15 de abril de 2010.

Atividade 3: Reunir os alunos em círculo e questioná-los: o que estas brincadeiras têm em comum? E o que elas têm de diferente das brincadeiras que normalmente vocês brincam? Direcionar a discussão no sentido de que as brincadeiras de cada região representam os costumes do povo que lá vive. No caso da região Centro-Oeste há uma grande proximidade das brincadeiras com os animais como podemos notar em "cabra cega", "pato, pato, ganso”, “boizinho”. Nas outras regiões essas mesmas brincadeiras recebem o nome de “rato na roda” ou “gato e rato” e "corre cutia” . Observe-se que não se verifica o mesmo nível de punição que notamos nas brincadeiras da região Nordeste. Acredita-se que, devido ao povoamento da região Centro-Oeste ter se dado de forma mais tardia na história brasileira, provavelmente não houve uma cultura escravista muito exarcebada tal como na região Nordeste. Além disto, observamos um grande número de brincadeiras cantadas, talvez pelo mesmo motivo da região norte.

(Reflexões feitas pelo professor autor da aula a partir de leituras de KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis. Petrópolis: Vozes. 1997).

Atividade 4: Pedir aos alunos que desenhem a brincadeira que mais gostaram em uma folha de papel oficio. Estas ilustrações serão utilizadas na avaliação.

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá propor aos alunos que construam um mapa da região Centro-Oeste do Brasil, onde deverão ser afixadas as pesquisas realizadas, as brincadeiras que foram escolhidas e as ilustrações das brincadeiras feitas por eles.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 16 calificaciones

  • Cinco estrelas 12/16 - 75%
  • Quatro estrelas 1/16 - 6,25%
  • Três estrelas 1/16 - 6,25%
  • Duas estrelas 2/16 - 12,5%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • rubia , casa , Santa Catarina - dijo:
    rubia.magali.pf@hotmail.com

    24/10/2012

    Cinco estrelas

    muito bom para nssos filhos fazer pesquisas e até aprender a brincar com novas brincadeiras de difer4entes lugaers do brasil


  • ana clara, ana clara da cruz duarte , Minas Gerais - dijo:
    anaclara82011@hotmail.com

    27/08/2012

    Cinco estrelas

    avalaçao otima muito legual


  • camila, jjfuyuyku7yço8iuj , São Paulo - dijo:
    camilinha.bonekinha10@hotmail.com

    23/08/2012

    Cinco estrelas

    muitooo leeeeegaaaallllllllll


  • maria jose, alexandre pereira lima, e escola municipal prof. celina de s. amaral , Goiás - dijo:
    airam_ferreira@hotmail.com

    20/08/2012

    Cinco estrelas

    poxa amei, e vou utiliza_la em minhas aulas. Sempre é bom enovar as aulas. Sim trabalho com ensino fundamental. e vc esta de parabens.


  • Roscidélia, escola Vitorino Freire , Maranhão - dijo:
    roscidelia-25@hotmail.com

    19/08/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Pois na minha escola estamos trabalhando o folclore em todas as regiões do Brasil e a minha turma ficou com a região centro oeste. Ajudou muito.


  • Yasmim sene romero, E E ANTONIO JOAQUIM DE CARVALHO , São Paulo - dijo:
    yasmim.romero@hotmail.com

    18/08/2012

    Cinco estrelas

    consegui fazer meu trabalho da escola vou escrever a nota quando eu saber


  • Brunna, Educação adventista , Bahia - dijo:
    brunnacarinhabonita@hotmail.com

    08/08/2012

    Cinco estrelas

    Olá , meu nome é Brunna , Tenho 11 annos , e gostei muito , porque em nenhum outro site eu achei as brincadeiras do centro oeste , tinha que fazer uma pesquisa , ou meelhor , um cartaz , sobre as brincadeiras (principalmente) , artesanato e desafios , obrigada ,ajudou muito !!! ''Beijos de Brunna *--------*''


  • suelen, pla pla , São Paulo - dijo:
    sulobe2001@hotmail.com

    06/09/2011

    Três estrelas

    eu gostei desse site mais voces deverião colocar não só brincadeiras do centro oeste e tamem de outros lugares


  • MARCELLEN, MARCELLEN , Rio de Janeiro - dijo:
    marcellenbarbie@hotmail.com

    17/08/2011

    Cinco estrelas

    EU ADORES ESCELENTE ESSAS BRINCADEIRAS MUINTO LEGAS MUNTO INTEREÇANTE BOM É ISSO EU ADOREI AS BRINDERAS


  • gaby, gaby , São Paulo - dijo:
    gabikcond@yahoo.com.br

    08/08/2011

    Cinco estrelas

    gostei d++++


  • @BobPutz, Ierb-Cejac , Rio de Janeiro - dijo:
    Loirinha_gata@hotmail.com

    13/05/2011

    Duas estrelas

    tem que ter mais brincadeiras


  • Ana, UVE - ONG Universitários vão à Escola , Distrito Federal - dijo:
    anaga@gmail.com

    28/04/2011

    Cinco estrelas

    Gostei!! sempre bom ter novas ideias de brincadeiras!


  • Marly, CIEP 253 Guimarães Rosa , Rio de Janeiro - dijo:
    marlybe@hotmail.com

    08/04/2011

    Quatro estrelas

    Gostei. Vou passar o site para meus amigos que atuam em educação Infantil.


  • ellen, unigranrio , Rio de Janeiro - dijo:
    francyelle-morelli@hotmail.com

    17/02/2011

    Duas estrelas

    Essa aula deveria explicar como ela foi inventada e vc ñ explicou muito bem como se brinca.


  • vanessa de Souza Castro Azevedo, IEG , Goiás - dijo:
    vanessamat2000@yahoo.com

    22/08/2010

    Cinco estrelas

    Otima Parabens!


  • matheus, Chile - dijo:
    miguelarango_superebelde@hotmail.com

    17/08/2010

    Cinco estrelas

    muito bom


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.