26/04/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer e vivenciar algumas brincadeiras características da região Sudeste.
As aulas postadas no Portal do Professor: "De onde surgiram as brincadeiras do Brasil”, "As brincadeiras do Brasil: a região Norte", "As brincadeiras do Brasil: a região Nordeste", "As brincadeiras do Brasil: a região Centro-Oeste".
Atividade 1: Os alunos serão reunidos em círculo e serão indagados se sabem quais são os estados da região Sudeste, seus costumes, comidas típicas e se conhecem alguma brincadeira ou jogo praticado nesta região. Após as respostas, levá-los a um laboratório de informática com acesso à Internet e pedir que pesquisem as respostas às perguntas feitas (caso a escola não tenha laboratório de informática, sugerimos que o professor disponibilize livros e material impresso da Internet, principalmente dos sites relacionados como recurso educacional). Os alunos deverão escolher 3 brincadeiras que mais gostarem dentre as pesquisadas, para que sejam vivenciadas.
Atividade 2: Vivenciar as brincaieras pesquisadas pelos alunos. Sugerimos algumas abaixo:
Queimada: Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.
Alerta: Uma criança joga a bola para cima e grita o nome de um amigo. Quando este amigo pegar a bola e gritar “alerta” as outras crianças têm que ficar como estátuas. Quem estiver com a bola dá cinco passos e tenta acertar alguém. Se conseguir, a brincadeira recomeça.
Buldogue: A turma estipula quem será o pegador e os locais que serão os piques (locais onde não poderão ser "pegos"), e os participantes ficam parados ali. O pegador fica no meio do grupo e grita: “Buldogue!” Esse é o sinal para que todos os participantes saiam de um pique e tentem alcançar outro. A primeira pessoa que for pega vira o próximo pegador. A partir desse pegador, todos que forem pegos formam uma família (reúnem-se em grupo), ajudando a pegar os outros fugitivos. Quando sobrarem apenas três participantes quem não for pego e chegar ao pique ganha uma vida. Quando tentar correr novamente, todos perguntam: “Gasta a vida ou não gasta?” Se ela responder “gasto”, ela continua no pique e tenta passar de novo. Se conseguir, ganha mais uma vida. Ela pode acumular no máximo cinco vidas.
Ameba de equipe: O grupo se divide em dois times. A brincadeira funciona como uma queimada tradicional em que o jogador que estiver com a bola tem que tentar acertar uma pessoa do time adversário. Nesse caso, quem for queimado senta e, sem sair do lugar, tenta queimar uma pessoa do outro time. Ganha a equipe que queimar todo o time adversário primeiro.
Pega pega aranha: Todos os participantes são aranhas e, por isso, devem andar imitando as aranhas - com as mãos e os pés no chão. Um é escolhido para ser o pegador e os outros todos são os fugitivos. Se o pegador-aranha pegar o fugitivo-aranha este passa a ser um pegador também. Assim, ao longo da brincadeira surgem vários pegadores.Ganha quem for o último a ser capturado.
Pique alto: Uma das crianças é escolhida para ser pegador e tem que contar até dez enquanto as outras correm. Quando terminar de contar o pegador sai correndo para tentar "boiar" (tocar com a mão) as outras crianças. Quem for "boiado" (pego) vai ser o próximo pegador. Quem estiver em um local alto ou encostado em uma parede não pode ser pego. Mas só pode ficar no alto por pouco tempo. A criança deve ir levantando os braços devagar. Quando os braços estiverem acima da cabeça tem que descer daquele local.
Queimado: Dois participantes tiram par ou ímpar e escolhem dois times, com número igual de pessoas. Uma linha é desenhada no chão separando um campo do outro e outra linha é desenhada no final de cada campo – ali é o cemitério. As equipes se revezam jogando a bola a partir da linha divisória para tentar queimar alguém do time adversário. Queimar é acertar a bola em alguém e ela (bola) tocar no chão. Todos os jogadores têm que desviar da bola ou segurá-la e quem for queimado vai para o cemitério. Ganha o time que mandar o outro time inteiro para o cemitério primeiro.
Brincadeiras extraídas de http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ acesso dia 15 de abril de 2010
Atividade 3 : Reunir os alunos em círculo e questioná-los: o que estas brincadeiras têm em comum? E o que elas têm de diferente das brincadeiras que normalmente vocês brincam? Direcionar a discussão no sentido de que as brincadeiras de cada região representam os costumes do povo que lá vive. Note-se que na região Sudeste muitas das brincadeiras são realizadas com bolas (brinquedo caro para os padrões do início do século passado), pelo fato de ser a região mais rica do país. Observe que as punições nas brincadeiras, pelos mesmos motivos da região Nordeste, são uma forma de simbolizar as relações entre os filhos dos escravos e os filhos dos "barões", podendo ser também comprovada pela etmologia da palavra pique, proveniente do "picar" ou perfurar com algo cortante. Além disso muitas delas são, na verdade, brincadeiras vindas de outras regiões, havendo somente a troca do nome das mesmas, como os piques, o jogo "alerta" (que, na região Nordeste, chama-se "sete pecados") e as várias formas de queimada (no nordeste esta se chama "baleado").
(Reflexões feitas pelo professor autor da aula a partir de leituras de KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis. Petrópolis: Vozes. 1997).
Atividade 4: Solicitar que os alunos façam ilustrações das brincaderias que mais gostaram em folhas de papel ofício. Estas serão utilizadas na avaliação.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ acesso dia 15 de abril de 2010
http://www.nepsid.com.br/brincadeiras/mapa.htm acesso dia 15 de abril de 2010
http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/zbrinquetrad.htm acesso dia 15 de abril de 2010
O professor deverá propor aos alunos que construam um mapa da região Sudeste do Brasil, onde deverão ser afixadas as brincadeiras escolhidas, as pesquisas realizadas e as ilustrações feitas na Atividade 4.
Quatro estrelas 7 calificaciones
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25/09/2012
Três estrelasEu gostei, mais gosteria de saber mais. Quem criou essas brincadeiras? Em que ano? O que as pessoas naquela epoca acharam da criaçao dessas brincadeiras? sou um pouko curiosas!kkkkkkk
04/11/2011
Cinco estrelasÓtimo! Excelentes!!!!
18/07/2011
Cinco estrelasgostei muito da materia e os sites propostos foram otimos para eu identificar as brincadeiras de cada região, pois trabalho com cças de 4 anos e o tema de nosso projeto é Conhecendo as regiões do Brasil
29/05/2011
Cinco estrelasOtimo me ajudou em um trabalho escolar principalmente por ter deixados link conclusivos para meu trabalho que concerteza tirei nota DEZ! Muito Obrigado
23/03/2011
Cinco estrelaslegal
23/03/2011
Cinco estrelasmuito bom!!!!
25/02/2011
Cinco estrelasolá td bem achei essa coluna muito legal pq eu precisei é era muiot dificil de acha é neste site consegui muiot obrigada um abraço!