26/04/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer e vivenciar algumas brincadeiras características da região sul do Brasil
Aulas postadas no Portal do Professor com os seguintes títulos: "De onde surgiram as brincadeiras do Brasil”, "As brincadeiras do Brasil: a região norte", "As brincadeiras do Brasil: a região nordeste", "As brincadeiras do Brasil: a região centtro-oeste", "As brincadeiras do Brasil: a região sudeste"
Atividade 1: Os alunos serão reunidos em círculo e serão indagados sobre os estados da região norte, seus costumes, comidas típicas e se conhecem alguma brincadeira ou jogo praticado nesta região. Após as respostas, levar os alunos a um laboratório de informática com acesso à Internet e pedir que pesquisem as respostas às perguntas feitas (caso a escola não tenha laboratório de informática sugerimos que o professor disponibilize livros e material impresso da Internet, principalmente dos sites relacionados como recurso educacional). Os alunos deverão escolher 3 brincadeiras que mais gostarem dentre as pesquisadas para que sejam vivenciadas.
Atividade 2: Vivenciar as brincadeiras selecionadas pelos alunos. Sugerimos algumas abaixo:
Carne crua: A turma escolhe uma pessoa que começa jogando a bola em alguém. Se acertar, o jogador que levou a bolada “vira repolho” (se abaixa). Se não acertar, o adversário pode pegar a bola e tentar acertá-lo de volta. Quem vira repolho pode tentar acertar os outros com a bola ou mesmo pegar nas pernas dos outros com as mãos. O objetivo do jogo é acertar mais pessoas. Ganha quem ficar por último.
Derrete-manteiga: Uma das crianças é escolhida para ser o pegador. Aquele que é tocado pelo pegador tem que derreter (abaixar) devagarzinho. Se outra criança tocar naquela que está derretendo antes que chegue ao chão, ela está salva e pode voltar a correr. Se não for salva antes de chegar ao chão, vira o novo pegador.
Coelho sai da toca: Em roda, o grupo se divide em trios. Dois dos participantes de cada trio dão as mãos e as erguem para fazerem a toca, onde o terceiro integrante senta para ser o coelho. Uma criança fica no centro da roda, sem toca. Quando ela diz: “Cada coelho na sua toca”, todos saem de suas tocas para entrar na do vizinho. Nesse momento, a criança que estava no centro tenta roubar a toca de alguém. Se conseguir, a pessoa que perdeu a toca vai ao centro da roda e a brincadeira recomeça. Os coelhos também podem ficar parados enquanto as tocas se movem. Mas, nesse caso, a frase é diferente. Deve-se dizer: “Toca procura coelho”. Caso a criança que está comandando a brincadeira diga a palavra “terremoto”, coelhos e tocas devem ser trocados.
Casa, castelo, chiqueiro ou galinheiro: As crianças formam uma roda e recitam os versos que se seguem, substituindo Renata pelo nome de alguém que esteja na roda
“Onde será que a Renata vai morar? Casa, castelo, chiqueiro ou galinheiro? Casa, castelo, chiqueiro ou galinheiro?”
Depois, todos colocam as mãos no meio, mostrando quantos dedos cada um quiser. Uma das crianças vai apontando um dedo de cada vez e dizendo, a cada dedo: “casa, castelo, chiqueiro, galinheiro, casa, castelo...”, e assim por diante até que acabem os dedos. A criança escolhida vai morar no lugar que for equivalente ao último dedo.
Bolinho, bolacha: Essa brincadeira é para duas pessoas. Uma delas tem que esconder um objeto pequeno em uma das mãos. Depois, a outra tem que bater nas duas mãos da primeira, enquanto elas recitam os versos abaixo.
“Bolinho, bolacha, por cima, por baixo, em qual mão está?”
Quando termina a música, o que bateu nas mãos do outro tem que adivinhar em qual delas está o objeto. Se acertar é sua vez de esconder.
Bater o 31: Uma pessoa se esconde e as outras vão procurar. Quem achar fica escondido com ela até todos ficarem escondidos juntos.O último a descobrir o esconderijo tem que pagar um mico.
Brincaideras extraídas e adaptadas de http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/, acesso dia 15 de abril de 2010.
Atividade 3: Reunir os alunos em círculo e questioná-los a respeito das brincadeiras apresentadas: O que estas brincadeiras têm em comum? E o que elas têm de diferente das brincadeiras que normalmente vocês brincam? Direcionar a discussão no sentido de que as brincadeiras de cada região representam os costumes do povo que lá vive. No caso da região sul, há uma grande relação das brincadeiras com os animais da região e com as origens do povo que ali habita, oriundos de outros países da América do Sul como Argentina e Uruguai, e da Europa, como a Alemanha.
Atividade 4: fornecer aos alunos folhas de papel ofício em branco e pedir que ilustrem as brincadeiras que mais gostaram. Estas ilustrações serão utilizadas na avaliação.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ acesso dia 15 de abril de 2010
http://www.nepsid.com.br/brincadeiras/mapa.htm acesso dia 15 de abril de 2010
http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/zbrinquetrad.htm acesso dia 15 de abril de 2010
O professor deverá propor aos alunos que construam um mapa da região sul do Brasil, onde deverão ser afixadas as brincadeiras escolhidas por eles com um desenho ilustrativo das mesmas.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/05/2013
Cinco estrelasque beleza ai posso faaser meu trabalho de geographia
06/12/2012
Quatro estrelasprecisava de uma ideia para ensinar brincadeiras do Brasil aos japoneses. Foi muito util, adorei!!
03/09/2012
Cinco estrelasAmeii a ideiiia sou professora meus alunos amoo
26/08/2012
Cinco estrelasfoi muito otimo da proxima vez fala sobre o folclore beleza
15/08/2012
Três estrelasmto mto mtoo booooaaa
10/08/2012
Cinco estrelasnossa me ajudou bastante Muito obrigada mesmo!!