15/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Consideramos que a pontuação deve ser trabalhada de forma mais sistemática após os alunos terem se apropriado do sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando as crianças são capazes de reconhecer que, em nosso sistema de escrita, cada letra (grafema) representa um som (fonema).
Atividade 1: Conhecendo histórias e tiras em quadrinhos
Objetivo: Proporcionar o contato com os gêneros textuais: histórias e tiras em quadrinhos.
1. Caro professor, sugerimos que você leve a turma à biblioteca da escola e pergunte às crianças se já leram ou ouviram algum tipo de história em quadrinhos. Se possível, disponibilize aos alunos diversas revistas em quadrinhos e os incentive a explorar as características desse suporte. Você pode solicitar a algumas crianças que mostrem a revista que têm em mãos para os colegas e respondam às perguntas:
- “Como é a capa da revistinha?”,
- “Que desenho ela traz? Por quê?”,
- “Quem é o autor? Onde vem escrito o seu nome?”
- “Qual é o título da revistinha? Com que tipo de letra ele está escrito? Por quê?”
Incentive-as também a levantarem hipóteses sobre o conteúdo das revistinhas. Você pode perguntar: “Qual será o assunto da história que vocês lerão ?”, “Será que o texto comunicará uma notícia de jornal? Por quê?”, “Ao que parece, a história será engraçada ou triste?”.
Em seguida, é interessante que os alunos leiam livremente o material disponível. Após a leitura, estimule as crianças a refletirem sobre as histórias lidas e peça que avaliem se as hipóteses que levantaram se confirmaram. Além disso, pergunte à turma: “O que vocês acharam da história?” “Como ela foi contada? O autor utilizou somente texto escrito? Por quê?”, “Onde se localiza a fala dos personagens?” “De que forma são os balões?”
Se a escola dispuser de uma sala de computadores, sugerimos um site em que os alunos irão encontrar histórias em quadrinhos para serem lidas:
http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
Disponibilizamos como material de apoio para o professor uma definição desse gênero textual:
De acordo com o autor Sérgio Costa, a história em quadrinhos teria três características principais: “a maioria possui uma interação dinâmica, criativa e harmoniosa entre palavras e imagens/desenhos/ilustrações; a quase totalidade dos textos é do tipo narrativo; o suporte, geralmente, pode ser manuseado com facilidade, sendo o papel o mais comum” COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.
2. Em um segundo momento, apresente à turma as tiras em quadrinhos. Você pode disponibilizar revistas e jornais que trazem esse texto ou propor às crianças, caso a escola tenha computadores, a pesquisa de tiras em quadrinhos em sites da internet. Explore as características desse gênero textual e pergunte aos alunos quais as semelhanças e as diferenças que podem observar entre as tiras e as histórias em quadrinhos. Também recomendamos que os alunos tenham um tempo para ler as tiras encontradas.
Sugerimos um site que traz diversas tiras em quadrinhos:
www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm (pesquisado em 06/04/2009)
Disponibilizamos, para a leitura do professor, uma definição desse gênero textual. Tiras em quadrinhos são “segmentos ou fragmentos de histórias em quadrinhos, geralmente com três ou quatro quadros, apresentam um texto curto que alia o verbal e o não verbal. Circula em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal de mais ou menos 14 cm por 4 cm, em geral, na seção quadrinhos do caderno de diversão”(COSTA, 2008:172) COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.
Atividade 2: Percebendo o papel da pontuação nas tiras em quadrinhos
Objetivo: Identificar a pontuação utilizada nas tiras em quadrinhos e o seu significado em cada situação.
Distribua aos alunos uma folha com várias tiras em quadrinhos.
As tiras aqui sugeridas foram retiradas do site: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas (pesquisado em 06/04/2009)
Em um primeiro momento, pergunte às crianças se conhecem os personagens e o autor das tiras em quadrinhos. É interessante a leitura de uma pequena biografia sobre Maurício de Souza:
Biografia Maurício de Souza
Desenhista paulista (27/10/1935-). Principal criador brasileiro de histórias em quadrinhos. Nasce em Santa Isabel, interior de São Paulo, e passa a infância e a adolescência em Mogi das Cruzes. Começa a desenhar ainda criança e se muda para São Paulo aos 17 anos para tentar uma vaga de desenhista na imprensa da capital.
Em 1954 inicia o trabalho como repórter policial da Folha de S.Paulo, função que exerce por cinco anos, antes de começar a publicar suas tiras no mesmo jornal. Os primeiros personagens são o Capitão Picolé, o Franjinha e seu cachorro Bidu. No início dos anos 60 lança a Turma da Mônica, com personagens como Cebolinha, Magali e Cascão, inspirados em suas filhas e em lembranças da infância.
Realiza também filmes comerciais e longas-metragens, como "As Novas Aventuras da Turma da Mônica" (1985) e "Mônica e a Sereia do Rio" (1987). Tem seus quadrinhos distribuídos nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina. Seguindo os passos do norte-americano Walt Disney, monta uma empresa em que vários desenhistas executam idéias suas.
Faz dois Parques da Mônica, um em São Paulo e outro em Curitiba, no Paraná, e prevê a construção de outros no exterior. Em dezembro de 1998, é premiado no Festival Internacional de Animação em São Paulo.
Adaptado do site: http://www.algosobre.com.br/biografias/mauricio-de-sousa.html (pesquisado em 06/04/2009)
Após a leitura da biografia de Maurício de Souza, peça aos alunos para lerem as tiras em quadrinhos individualmente e depois acompanharem a leitura feita por você. Em seguida, volte às tiras e ressalte a relação entre a expressão do personagem, a pontuação, a forma dos balões e a entonação necessária em cada fala. Você pode perguntar:
- “Que pontuação foi utilizada na fala de Magali? Por quê?”,
- “Nesse quadro, o Cascão grita ou conversa em um tom baixo? Como é possível saber isso?”,
- “Por que foi utilizado o ponto de exclamação na fala do Cascão, quando ele pede ao seu pai para ler uma história?”
- “Quando o seu pai iniciou a leitura da história “Três Porquinhos” por que foi utilizado o sinal de reticências?”
Explique à turma que, enquanto em uma conversa com o nosso amigo expressamos uma pergunta ou uma atitude de espanto utilizando como recurso nossa expressão facial e corporal, na escrita, não é possível nos expressarmos por esses meios. Dessa forma, para que a comunicação aconteça e possamos nos entender, é necessária a utilização de certas convenções gráficas, como a pontuação.
Ao final da análise feita com a turma, peça aos estudantes que marquem no texto as pontuações utilizadas e digam o sentido de cada uma na tirinha. Proponha a escrita coletiva de uma tabela com cada pontuação e o seu significado. Além de cada criança ter o registro em seu caderno, ele poderá ficar fixado na sala para ser consultado quando necessário.
Como esse aprendizado é processual e não se esgota em uma única intervenção, sugerimos que, ao longo do trabalho, você leve para sala outras tiras em quadrinhos e outros gêneros textuais para os alunos analisarem a pontuação utilizada, discutirem o seu significado e completarem o quadro.
Atividade 3: Leitura dramatizada das tiras em quadrinho
Objetivo: Ler em voz alta, interpretando de forma adequada, as tiras em quadrinhos.
Proponha aos estudantes a realização de uma leitura dramatizada das tiras estudadas na atividade anterior. Para cada tira, selecione os alunos que representarão os personagens. As crianças deverão estar atentas para que sua entonação de voz respeite a pontuação utilizada e sua expressão facial esteja de acordo com os sentimentos vivenciados pelo personagem: raiva, espanto, alegria etc. Se necessário, chame atenção ‘dos atores’ para esse aspecto.
Ao final de cada apresentação, proponha à turma a avaliação da atuação dos colegas, com base nos critérios aqui citados. Ressalte que, dessa forma, cada um pode aprender com a opinião do colega. Caso necessário, peça aos alunos que repitam a apresentação, de acordo com as observações feitas pela turma.
Essa atividade constitui uma estratégia importante para os alunos ficarem atentos aos sinais de pontuação nos textos. Além disso, auxilia no aprendizado da leitura em voz alta, com entonação e fluência. Você pode repeti-la com outros gêneros textuais, como pequenas histórias feitas por meio do diálogo entre os personagens.
Atividade 4: Elaboração coletiva e individual de tiras em quadrinhos
Objetivo: Produzir texto de acordo com o gênero solicitado: “tiras em quadrinhos”
Utilizar a pontuação de acordo com a situação apresentada
1. Proponha aos estudantes que pensem em uma pequena história e construam uma tira em quadrinhos coletivamente. Relembre com a turma as características desse gênero textual. Sugira como temas possíveis: brincadeiras no recreio, uma conversa durante a merenda, um pedido a algum familiar etc. Durante a produção, questione os alunos em relação à pontuação que deverão usar e, se necessário, peça que consultem a tabela construída na primeira atividade.
2. Em outro momento, desafie os estudantes a produzirem uma tira em quadrinhos de forma individual. Relembre, novamente, como esse texto é estruturado. Reforce que deverão prestar atenção na expressão dos personagens e na pontuação necessária. Ao final, proponha aos alunos que leiam a história para os colegas, representando cada um de seus personagens. Você também pode fazer um bonito painel com as histórias elaboradas.
Nos sites abaixo, o professor encontrará várias tiras em quadrinhos que poderão ser usada para a continuação do trabalho com o sistema de pontuação:
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/
http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
Ao final das atividades, os alunos deverão reconhecer, em diversos textos, os sinais de pontuação trabalhados e compreender melhor a função de cada um deles. Deverão reconhecer também as características do gênero textual “tiras em quadrinhos” e avançar no aprendizado da leitura de textos.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2012
Cinco estrelasTrabalho numa escola municipal e estamos com muitos problemas de leitura, achei exelente o seu trabalho e pretendo aplicá-lo em minha escola. Obrigada pelas informações.
20/03/2011
Cinco estrelasTrabalho com a educação infantil, no colegio nesse ano de 2011 estamos com um projeto sobre a turma da monica, onde iremos trabalhar os valores ésta muito interessante, que será apresentando através de musicas e teatro. gostaria de entrar em contanto com o escrito mauricio de souza, que irá nos ajudar muito, ou alugum amaterial.Desde já agradeço. Ir. Márcia