Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando a pontuação por meio da análise de tiras em quadrinhos.

 

15/05/2010

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Avance na compreensão da função da pontuação em nosso sistema de escrita;
  • Avance na aprendizagem da leitura fluente de textos;
  • Compreenda a forma de organização do gênero textual: “tiras em quadrinhos”
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Consideramos que a pontuação deve ser trabalhada de forma mais sistemática após os alunos terem se apropriado do sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando as crianças são capazes de reconhecer que, em nosso sistema de escrita, cada letra (grafema) representa um som (fonema).

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo histórias e tiras em quadrinhos

Objetivo: Proporcionar o contato com os gêneros textuais: histórias e tiras em quadrinhos.            

 1. Caro professor, sugerimos que você leve a turma à biblioteca da escola e pergunte às crianças se já leram ou ouviram algum tipo de história em quadrinhos. Se possível, disponibilize aos alunos diversas revistas em quadrinhos e os incentive a explorar as características desse suporte. Você pode solicitar a algumas crianças que mostrem a revista que têm em mãos para os colegas e respondam às perguntas:

- “Como é a capa da revistinha?”,

- “Que desenho ela traz? Por quê?”,

- “Quem é o autor? Onde vem escrito o seu nome?”

- “Qual é o título da revistinha? Com que tipo de letra ele está escrito? Por quê?”  

Incentive-as também a levantarem hipóteses sobre o conteúdo das revistinhas. Você pode perguntar: “Qual será o assunto da história que vocês lerão ?”, “Será que o texto comunicará uma notícia de jornal? Por quê?”, “Ao que parece,  a história será engraçada ou triste?”.

Em seguida, é interessante que os alunos leiam livremente o material disponível. Após a leitura, estimule as crianças a refletirem sobre as histórias lidas e peça que avaliem se as hipóteses que levantaram se confirmaram. Além disso, pergunte à turma: “O que vocês acharam da história?” “Como ela foi contada? O autor utilizou somente texto escrito? Por quê?”, “Onde se localiza a fala dos personagens?” “De que forma são os balões?”

Se a escola dispuser de uma sala de computadores, sugerimos um site em que os alunos irão encontrar histórias em quadrinhos para serem lidas:

http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm 

Disponibilizamos como material de apoio para o professor uma definição desse gênero textual:

De acordo com o autor Sérgio Costa, a história em quadrinhos teria três características principais: “a maioria possui uma interação dinâmica, criativa e harmoniosa entre palavras e imagens/desenhos/ilustrações; a quase totalidade dos textos é do tipo narrativo; o suporte, geralmente, pode ser manuseado com facilidade, sendo o papel o mais comum” COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

2. Em um segundo momento, apresente à turma as tiras em quadrinhos. Você pode disponibilizar revistas e jornais que trazem esse texto ou propor às crianças, caso a escola tenha computadores, a pesquisa de tiras em quadrinhos em sites da internet. Explore as características desse gênero textual e pergunte aos alunos quais as semelhanças e as diferenças que podem observar entre as tiras e as histórias em quadrinhos. Também recomendamos que os alunos tenham um tempo para ler as tiras encontradas.

Sugerimos um site que traz diversas tiras em quadrinhos:

 www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm (pesquisado em 06/04/2009) 

  Disponibilizamos, para a leitura do professor, uma definição desse gênero textual. Tiras em quadrinhos são “segmentos ou fragmentos de histórias em quadrinhos, geralmente com três ou quatro quadros, apresentam um texto curto que alia o verbal e o não verbal. Circula em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal de mais ou menos 14 cm por 4 cm, em geral, na seção quadrinhos do caderno de diversão”(COSTA, 2008:172) COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

Atividade 2: Percebendo o papel da  pontuação nas tiras em quadrinhos

Objetivo: Identificar a pontuação utilizada nas tiras em quadrinhos e o seu significado em cada situação.       

Distribua aos alunos uma folha com várias tiras em quadrinhos.         

As tiras aqui sugeridas foram retiradas do site: http://www.monica.com.br/comics/tirinhas (pesquisado em 06/04/2009) 

 

 

Em um primeiro momento, pergunte às crianças se conhecem os personagens e o autor das tiras em quadrinhos. É interessante a leitura de uma pequena biografia sobre Maurício de Souza:

 Biografia Maurício de Souza   

Desenhista paulista (27/10/1935-). Principal criador brasileiro de histórias em quadrinhos. Nasce em Santa Isabel, interior de São Paulo, e passa a infância e a adolescência em Mogi das Cruzes. Começa a desenhar ainda criança e se muda para São Paulo aos 17 anos para tentar uma vaga de desenhista na imprensa da capital.

Em 1954 inicia o trabalho como repórter policial da Folha de S.Paulo, função que exerce por cinco anos, antes de começar a publicar suas tiras no mesmo jornal. Os primeiros personagens são o Capitão Picolé, o Franjinha e seu cachorro Bidu. No início dos anos 60 lança a Turma da Mônica, com personagens como Cebolinha, Magali e Cascão, inspirados em suas filhas e em lembranças da infância.

Realiza também filmes comerciais e longas-metragens, como "As Novas Aventuras da Turma da Mônica" (1985) e "Mônica e a Sereia do Rio" (1987). Tem seus quadrinhos distribuídos nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina. Seguindo os passos do norte-americano Walt Disney, monta uma empresa em que vários desenhistas executam idéias suas.

Faz dois Parques da Mônica, um em São Paulo e outro em Curitiba, no Paraná, e prevê a construção de outros no exterior. Em dezembro de 1998, é premiado no Festival Internacional de Animação em São Paulo.

Adaptado do site: http://www.algosobre.com.br/biografias/mauricio-de-sousa.html   (pesquisado em 06/04/2009)                                                           

Após a leitura da biografia de Maurício de Souza, peça aos alunos para lerem as tiras em quadrinhos individualmente e depois acompanharem a leitura feita por você. Em seguida, volte às tiras e ressalte a relação entre a expressão do personagem, a pontuação, a forma dos balões e a entonação necessária em cada fala. Você pode perguntar:

- “Que pontuação foi utilizada na fala de Magali? Por quê?”,

- “Nesse quadro, o Cascão grita ou conversa em um tom baixo? Como é possível saber isso?”,

- “Por que foi utilizado o ponto de exclamação na fala do Cascão, quando ele pede ao seu pai para ler uma história?”

- “Quando o seu pai iniciou a leitura da história “Três Porquinhos” por que foi utilizado o sinal de reticências?”            

Explique à turma que, enquanto em uma conversa com o nosso amigo expressamos uma pergunta ou uma atitude de espanto utilizando como recurso nossa expressão facial e corporal, na escrita, não é possível nos expressarmos por esses meios. Dessa forma, para que a comunicação aconteça e possamos nos entender, é necessária a utilização de certas convenções gráficas, como a pontuação.              

Ao final da análise feita com a turma, peça aos estudantes que marquem no texto as pontuações utilizadas e digam o sentido de cada uma na tirinha. Proponha a escrita coletiva de uma tabela com cada pontuação e o seu significado. Além de cada criança ter o registro em seu caderno, ele poderá ficar fixado na sala para ser consultado quando necessário.            

Como esse aprendizado é processual e não se esgota em uma única intervenção, sugerimos que, ao longo do trabalho, você leve para sala outras tiras em quadrinhos e outros gêneros textuais para os alunos analisarem a pontuação utilizada, discutirem o seu significado e completarem o quadro.          

Atividade 3: Leitura dramatizada das tiras em quadrinho

Objetivo: Ler em voz alta, interpretando de forma adequada, as tiras em quadrinhos.  

Proponha aos estudantes a realização de uma leitura dramatizada das tiras estudadas na atividade anterior. Para cada tira, selecione os alunos que representarão os personagens. As crianças deverão estar atentas para que sua entonação de voz respeite a pontuação utilizada e sua expressão facial esteja de acordo com os sentimentos vivenciados pelo personagem: raiva, espanto, alegria etc. Se necessário, chame atenção ‘dos atores’ para esse aspecto.

 Ao final de cada apresentação, proponha à turma a avaliação da atuação dos colegas, com base nos critérios aqui citados. Ressalte que, dessa forma, cada um pode aprender com a opinião do colega. Caso necessário, peça aos alunos que repitam a apresentação, de acordo com as observações feitas pela turma.

 Essa atividade constitui uma estratégia importante para os alunos ficarem atentos aos sinais de pontuação nos textos. Além disso, auxilia no aprendizado da leitura em voz alta, com entonação e fluência.  Você pode repeti-la com outros gêneros textuais, como pequenas histórias feitas por meio do diálogo entre os personagens.

Atividade 4: Elaboração coletiva e individual de tiras em quadrinhos       

 Objetivo: Produzir texto de acordo com o gênero solicitado: “tiras em quadrinhos”                       

Utilizar a pontuação de acordo com a situação apresentada       

1.  Proponha aos estudantes que pensem em uma pequena história e construam uma tira em quadrinhos coletivamente. Relembre com a turma as características desse gênero textual. Sugira como temas possíveis: brincadeiras no recreio, uma conversa durante a merenda, um pedido a algum familiar etc. Durante a produção, questione os alunos em relação à pontuação que deverão usar e, se necessário, peça que consultem a tabela construída na primeira atividade.  

2. Em outro momento, desafie os estudantes a produzirem uma tira em quadrinhos de forma individual. Relembre, novamente, como esse texto é estruturado. Reforce que deverão prestar atenção na expressão dos personagens e na pontuação necessária. Ao final, proponha aos alunos que leiam a história para os colegas, representando cada um de seus personagens. Você também pode fazer um bonito painel com as histórias elaboradas.

Recursos Complementares

Nos sites abaixo, o professor encontrará várias tiras em quadrinhos que poderão ser usada para a continuação do trabalho com o sistema de pontuação:

http://www.monica.com.br/comics/tirinhas/ 

http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm 

 

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos deverão reconhecer, em diversos textos, os sinais de pontuação trabalhados e compreender melhor a função de cada um deles. Deverão reconhecer também as características do gênero textual “tiras em quadrinhos” e avançar no aprendizado da leitura de textos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cleonice Mesquita, E.M. Professora Ângela Maria , Minas Gerais - dijo:
    cleomesquita@hotmail.com

    24/03/2012

    Cinco estrelas

    Trabalho numa escola municipal e estamos com muitos problemas de leitura, achei exelente o seu trabalho e pretendo aplicá-lo em minha escola. Obrigada pelas informações.


  • Ir.marcia , Colegio Nossa Senhora de Lourdes , Paraíba - dijo:
    Imamarcia@yahoo.com.br

    20/03/2011

    Cinco estrelas

    Trabalho com a educação infantil, no colegio nesse ano de 2011 estamos com um projeto sobre a turma da monica, onde iremos trabalhar os valores ésta muito interessante, que será apresentando através de musicas e teatro. gostaria de entrar em contanto com o escrito mauricio de souza, que irá nos ajudar muito, ou alugum amaterial.Desde já agradeço. Ir. Márcia


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.