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Classificando o Reino Vegetal

 

11/05/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a diversidade de plantas, suas características e como são agrupadas para fins de estudo; identificar as principais diferenças entre os grupos das plantas.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão entender o que são células, além de conhecerem os principais métodos de classificação utilizados pelos cientistas atualmente.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

O Reino Plantae tem sido, ao longo do tempo, definido de várias maneiras diferentes. Inicialmente, Lineu definiu o reino Plantae incluindo todos os tipos de plantas "superiores", as algas e os fungos.             

Aristóteles dividia todos os seres vivos em plantas (sem capacidade motora ou órgãos sensitivos), e em animais - esta definição foi aceita durante muito tempo.

A classificação biológica mais moderna – a cladística – procura enfatizar as relações evolutivas entre os organismos: idealmente, um taxon (ou clado) deve ser monofilético, ou seja, todas as espécies incluídas nesse grupo devem ter um antepassado comum.             

Com este novo conceito de classificação moderna, as plantas passaram a ser definidas como um grupo monofilético de organismos eucarióticos que fotossintetizam usando os tipos de clorofila a e b, presente em cloroplastos (organelas com uma membrana dupla) e armazenam os seus produtos fotossintéticos, tal como o amido. As células destes organismos são, também, revestidas de uma parede celular constituída essencialmente por celulose.             

Assim, as algas não são mais classificadas como pertencentes ao Reino Plantae. As algas compreendem diferentes grupos de organismos que produzem energia através da fotossíntese, cada um dos quais evoluindo independentemente de ancestrais não-fotossintéticos diferentes. As mais conhecidas são as macro algas, algas multicelulares que podem se assemelhar vagamente a plantas terrestres, mas classificadas como algas verdes, vermelhas e pardas. Cada um destes grupos inclui também vários organismos microscópicos e unicelulares.             

De acordo com esta definição, ficam fora do Reino Plantae as algas e muitos seres autotróficos unicelulares ou coloniais, atualmente agrupados no Reino Protista, assim como as bactérias e os fungos, que constituem os seus próprios reinos.             

Atualmente, as Plantas compreendem três divisões de Bryophyta (musgos, hepáticas e antóceros) e nove divisões de plantas vasculares. Estes organismos são todos fotossintetizantes e adaptados para a vida terrestre. Seus ancestrais eram algas verdes especializadas.             

Todas as plantas são pluricelulares e compostas por células eucariontes, com vacúolos e com paredes de celulose. Seu principal meio de nutrição é a fotossíntese. Durante a evolução das plantas no meio terrestre ocorreu diferenciação estrutural, com surgimento de órgãos especializados para fotossíntese, fixação e sustentação.             

As divisões que compõe o Reino Plantae são: Plantas avasculares: Hepatophyta, Anthocerophyta, Bryophyta; Plantas vasculares: Psilotophyta, Lycophyta, Sphenophyta, Pterophyta, Coniferophyta, Cycadophyta, Ginkgophyta, Gnetophyta, Anthophyta.   

Adaptado de: http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/reino_plantae.htm (consultado em 01/04/10, às 16h29min).    

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade experimental, em que tentarão classificar os vegetais de acordo com critérios que eles mesmos criarão, construindo desta forma um conhecimento inicial do assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor irá ativar este processo de ensino-aprendizagem através de atividade proposta abaixo, em que os alunos classificarão os vegetais, e ele será durante as discussões posteriores o sistematizador das ideias propostas, construindo com seus alunos os conceitos do assunto estudado.   

Atividade experimental: Classificando os vegetais

No primeiro momento da aula, divida a turma em grupos e entregue para cada grupo representantes dos 4 grupos de vegetais: briófita (musgo), pteridófita (samambaia), gimnosperma (pinheiro) e angiosperma (pode ser um pé de feijão, milho, ou outra planta do grupo). Caso a escola não possua estes representantes vegetais, ou seja de difícil acesso, encontre fotografias destes representantes e proponha a atividade utilizando estas fotografias. Peça que cada grupo faça um quadro comparativo dos representantes vegetais, especificando características que eles julguem importantes para classificar cada um dos representantes em um grupo diferente.

Após cada grupo fazer seu quadro comparativo, reúna os alunos em semicírculo e promova uma discussão entre os grupos, em que cada um exporá suas classificações e os outros grupos darão sugestões de mudanças ou acréscimos. Desta forma, os alunos poderão confrontar suas ideias e aprender de forma mais investigativa e lúdica. Sugestões de diálogos possíveis:

Pessoal, vamos estudar um pouco sobre as classificações das plantas. Vocês já sabem que os cientistas usam critérios para classificar os seres vivos. Agora vocês vão imitá-los! Antes de estudarmos mais a fundo a classificação atual das plantas, vocês, em grupos, vão fazer as suas classificações, vão tentar descobrir por que os cientistas dividiram as plantas da forma em que estão hoje. Vou entregar a cada grupo um espécime representante de cada grupo e vocês vão dizer, através de um quadro que vão montar, quais as características acham que os cientistas usaram para separar assim.

- Eu acho que esta plantinha (musgo) está separada das outras porque é menor.

- E eu acho que esta outra (samambaia) é diferente das outras porque tem umas folhas diferentes.

- Mas eu acho que o pinheiro e o feijão são muito parecidos...

Vocês estão percebendo que cada um dos vegetais que viram tem características próprias. Cada grupo deu sua opinião, relataram diferentes características e não estão erradas. Agora nós vamos ler um texto bem interessante em que as características principais de cada grupo são relatadas, aquelas características que diferenciam cada grupo. Vamos lá?   

Texto para discussão: O Reino Plantae

Professor, após a atividade experimental e discussão com a turma, entregue para os alunos um texto sobre a caracterização do Reino Plantae, peça que eles façam inicialmente uma leitura silenciosa e depois faça uma leitura oral orientada, em forma de jogral, em que cada aluno possa ler um trecho e falar o que entendeu daquele trecho, explicando para toda a turma. Você pode orientar esta conversa, complementando as informações que achar pertinentes para a construção de conhecimentos de seus alunos a respeito do assunto. O texto possui muitas palavras que podem parecer complicadas num primeiro momento para os alunos, mas você poderá aproveitar a oportunidade para introduzir conceitos científicos para os alunos, sempre explicando os significados, para começarem a se familiarizar com este tipo de vocabulário.           

Reino Plantae           

Caracterização             

O Reino Plantae compreende seres com mais de uma célula, que produzem seu próprio alimento através da fotossíntese.             

A exemplo dos animais, o organismo vegetal é constituído por células. Contudo, sua organização é bastante diferente. Em relação aos animais falamos em sistemas digestório, respiratório, reprodutor, etc.; no que diz respeito às plantas, tratamos de órgãos: a raiz, o caule, a folha, a flor, o fruto e a semente.             

A classificação dos vegetais possui ligeiras diferenças em relação à classificação animal. Ao invés de usar o termo Filo, usa-se o termo Divisão. As plantas são divididas em dois grandes grupos:

· Criptógamas (kripto, escondido): plantas que possuem as estruturas produtoras de gametas pouco evidentes

· Fanerógamas (phanero, evidente): possuem as estruturas produtoras de gametas bem visíveis.

Os órgãos e suas funções

A raiz tem por função fixar a planta ao solo e retirar dele água e sais minerais, essenciais à vida vegetal. O caule mantém a planta ereta. Em seu interior encontram-se vasos condutores de seiva. Por seiva entende-se o líquido absorvido pelas raízes (seiva bruta) e as substâncias produzidas pela fotossíntese (seiva elaborada).

Há vegetais que não possuem vasos condutores (musgos). Nesse caso, a distribuição da seiva se faz de célula a célula. A maioria, porém, é dotada de vasos condutores.

Do caule partem ramos onde se prendem as folhas, levando a seiva bruta e trazendo a seiva elaborada. As folhas são, portanto, a parte dos vegetais onde ocorre a fotossíntese. A seiva elaborada por ela produzida é distribuída a todas as partes do vegetal, garantindo a sua sobrevivência.

Nas folhas também acontecem os processos de respiração e transpiração vegetal.

Flores e sementes são órgãos que se relacionam com a reprodução vegetal.           

Criptógamas

As criptógamas podem ser divididas, com base na organização do corpo, em grupos menores:

1 - Briófitas As briófitas são plantas de pequeno porte, sendo que na maioria não ultrapassa 20 cm de altura. Vivem em ambientes úmidos e sombreados, uma vez que são susceptíveis à dessecação. O grupo das briófitas tem os musgos como principal representante.

2 - Pteridófitas As pteridófitas são as primeiras plantas a possuir vasos condutores de seiva. A existência dos vasos possibilitou às plantas a conquista definitiva do ambiente terrestre. Os principais representantes do grupo são as samambaias e as avencas.           

Fanerógamas

Nas fanerógamas os óvulos e o pólen são os gametas feminino e masculino, respectivamente. Dentre as fanerógamas temos as Gimnospermas, que produzem estróbilos como estruturas reprodutoras, que são erradamente denominados flores; e as Angiospermas, que produzem flores. As fanerógamas são divididas em dois grandes grupos:      

Gimnospermas

As gimnospermas são as primeiras plantas a produzirem inflorescências e sementes, porém não produzem frutos (grego = gymnos = nua, grego = sperma = semente) . As gimnospermas mais conhecidas são os pinheiros, ciprestes e sequóias. No Brasil uma gimnosperma nativa é a araucária, também conhecida como pinheiro-do-paraná. As gimnospermas estão mais adaptadas às regiões temperadas Chegam a formar vegetações como as taigas no Hemisfério Norte e a mata de araucária no sul do Brasil.           

Angiospermas

As angiospermas possuem como característica exclusiva, a semente contida no interior de um fruto (grego angio = urna; sperma = semente). Por esse motivo são conhecidas como plantas frutíferas. As angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior número de espécies sobre a Terra. Ocorrem em ampla diversidade de habitats, existindo desde espécies aquáticas até plantas adaptadas a ambientes áridos, como os cactos.

Adaptado de: http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos4.html (consultado em 01/04/10, às 17h11min).    

Montando painéis: os vegetais e suas classificações

Após a leitura e discussão do texto, leve para a sala de aula algumas fotografias de diversas plantas, de todos os grupos (briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas). Divida a turma em grupos e entregue para cada um uma folha de cartolina e várias figuras de vegetais. Se preferir, você poderá solicitar que os próprios alunos tragam figuras de casa também, para complementar o trabalho e incentivar a pesquisa. Oriente os alunos a montarem um painel de classificação das plantas, em que eles deverão citar um critério para a classificação e separar as figuras, colando-as no cartaz, montando assim um painel.Com isso, os alunos poderão compreender como é importante classificar os vegetais, separá-los em grupos, facilitando assim o estudo deste grupo.

Teatro para os alunos: uma divulgação dos conceitos aprendidos

Professor, após a leitura e discussão do texto, sugerimos um momento lúdico a ser trabalhado com os alunos, de forma que eles possam divulgar para toda a escola os conhecimentos que construíram a respeito do assunto trabalhado, além de compreenderem a importância de estudarem o tema. Sugira aos alunos a apresentação do teatro apresentado abaixo, ensaie com eles as falas, trabalhe enquanto ensaiam os conceitos estudados, e desta forma será muito mais fácil a apropriação dos conceitos.   

Abaixo segue o link do site que contém o texto do teatro:

http://www.teatroeducativo.org/arvore.pdf (consultado em 01/04/10, às 18h23min).  

Recursos Complementares

Esta aula não possui Recurso Complementar, pois todas as atividades da aula estão postadas no item anterior.

Avaliação

 Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Após todas as atividades propostas no corpo da aula, entregue aos alunos algumas questões para reflexão a respeito do assunto estudado, para sistematização dos conceitos aprendidos. Poderão fazer as questões em casa ou em sala de aula, em duplas ou individualmente, de forma a demonstrarem a construção de conhecimentos.

Questões para avaliação

1)    Quais os grupos em que se divide o Reino Plantae?

2) Quais os principais órgãos de uma planta e quais as funções?

3) Como se dá a condução de seiva na briófitas? Dê um exemplo de briófita.

4) Quais as plantas que fazem parte do grupo das pteridófitas?

5) Qual a principal característica das fanerógamas e em quais grupos ela se divide?

6) Como se caracterizam as gimnospermas e as angiospermas? Dê exemplos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniones

  • iara, fabeja , Pernambuco - dijo:
    iaramary32@hotmail.com

    20/03/2013

    Cinco estrelas

    a aula foi excelente , bem elaborada e de fácil entendimento.


  • Helena Melgaço, Centro educacional de alcobaça , Bahia - dijo:
    helena0021@hotmail.com

    15/08/2012

    Cinco estrelas

    eu amei a aula e tb se contece imagens iria ficar mais interesante porque a pessoa fica mais interessada de saber.... sobre aquela imagem e passsar para seus alunos mostrando tudo a definição o jeito a cor das imagens dá mais inspiraçao para o aluno q tem vontade de aprender. Porque sem imagem a aula fica chata e sem animaçã.


  • bruna, Jorge Amado , Bahia - dijo:
    brunaribeirorodrigues@hotmail.com

    02/08/2011

    Três estrelas

    Boa aula, mais achei que faltou abranger mais o assunto.


  • Amanda Oliveira Fragança, Sabóia , São Paulo - dijo:
    mandy_1993@hotmail.com

    06/06/2011

    Cinco estrelas

    Eu adorei esse texto, serviu muito para mim.


  • nereide, Moçambique - dijo:
    nereideinhalo@gmail.com

    13/05/2010

    Duas estrelas

    interessante.... mas opte por exibir imagens ficara mais atraente


Sem classificação.
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