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Reprodução dos Fungos

 

10/05/2010

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Maria Antonieta Gonzaga Silva; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender como os Fungos se reproduzem, relacionando o processo de reprodução com suas estruturas reprodutivas.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de compreender as principais características dos fungos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

     Fungos podem ser desde microscópicos, formados por uma única célula (unicelulares), como é o caso das leveduras, até formas pluricelulares que atingem um tamanho considerável, como os bolores e os cogumelos. O maior fungo conhecido vive sob o solo de uma floresta nos Estados Unidos e ocupa uma área subterrânea de cerca de 9 km2!

     Sua reprodução pode ser tanto assexuada, através de brotamento, fragmentação ou produção de esporos, quanto sexuada, através do encontro de indivíduos de sexos diferentes.

     O corpo das espécies pluricelulares é formado por duas partes: o micélio e o corpo de frutificação. O micélio corresponde a um emaranhado de filamentos longos e microscópicos chamados de hifas enquanto o corpo de frutificação é a estrutura reprodutiva destes fungos. Por exemplo, o bolor preto que cresce nos pães velhos, conhecido como mofo, corresponde ao corpo de frutificação. Já a parte que fica no interior do pão é o micélio.

     Os fungos terrestres podem se reproduzir sexuada e assexuadamente.

Reprodução Assexuada

     O Penicillium, um tipo de fungo terrestre, gera através da mitose, células chamadas conidiósporos, que são jogadas no ambiente. Cada uma dessas células poderá gerar um novo ser, dependendo do local onde cair (como um pão, ou frutas).

Reprodução Sexuada

     Um ótimo exemplo de fungo que se reproduz sexuadamente é o champignon, muito utilizado na culinária de alguns países. Ele é um cogumelo (corpo de frutificação) que produz esporângios com formato de raquete de tênis, que se chamam basídios. Dentro de cada basídio ocorre uma meiose, originando quatro células, chamadas de basidiósporos. Eles são liberados no ambiente através do brotamento, a partir do basídio. Os basidiósporos irão se desenvolver em local apropriado, feito pelo criador de champignons. Ele também irá organizar um micélio haplóide. A junção de hifas haplóides origina um micélio diplóide. Este irá crescer e se tornar um cogumelo, completando o ciclo.

     Segundo o esquema de classificação biológica proposto por Whittaker (1969), os fungos estão divididos em dois filos: Eumycota (fungos verdadeiros) e Mixomycota (fungos gelatinosos). Os Eumycota constituem a maioria das espécies que são distribuídas em quatro classes: Phycomycetes, Ascomycetes, Basidiomycetes e Deuteromycetes. O principal critério para a separação em quatro classes é o tipo de processo sexual e de estruturas reprodutivas que apresentam.

     Os ficomicetos são os fungos mais simples, e a maioria deles não forma corpo de frutificação. O nome da classe sugere essa simplicidade, pois "ficomiceto" (do grego phykos, alga, e myketos, fungo) significa "fungo semelhante a uma alga". Muitos ficomicetos aquáticos formam esporos dotados de flagelos, os zoósporos, como também ocorre em certas algas. Unicelulares ou filamentosos (hifas cenocíticas), apresentam reprodução sexuada sem corpos de frutificação O exemplo mais conhecido é o do Rhizopus, o bolor negro do pão.

     Os ascomicetos compreendem aproximadamente 32.000 espécies descritas, na sua grande maioria fungos terrestres, embora alguns possam ocorrer em hábitat marinho e de águas doces. Sua característica principal é a presença de um asco, no qual os esporos meióticos, conhecidos como ascósporos, são formados. Os ascomicetos (do grego askos, odre, saco de couro) formam estruturas reprodutivas em forma de saco. Em certos ascomicetos, os ascos ficam abrigados em um corpo de frutificação carnoso denominado ascocarpo. Unicelulares ou filamentosos (hifas septadas, com septos incompletos - poro central). O exemplo mais conhecido, no entanto, é unicelular: o levedo de cerveja Saccharomyces cerevisae. Representados também pelos bolores verde azulados, vermelhos, escuros, por outras leveduras e pelas trufas. Maioria de vida livre (terrestres), outros mutualistas (formam líquens) ou parasitas e poucos adaptados ao ambiente aquático.

     Os basidiomicetos (do grego basis, base) formam estruturas reprodutivas denominadas basídios. O nome deriva do fato de os basídios terem a base presa ao corpo de frutificação e a extremidade livre, onde se alojam quatro esporos, denominados basidiósporos. A maioria dos basidiomicetos forma corpos de frutificação chamados basidiocarpos, popularmente conhecidos como cogumelos. Filamentosos, com hifas septadas.

     Os deuteromicetos (do grego deuteros, inferior, secundário) são também chamados "fungos imperfeitos". Como o próprio nome sugere, eles constituem uma classe menos importante, criada para abrigar os fungos em que ainda não se observaram fenômenos sexuais de reprodução. Muitos fungos foram classificados inicialmente como deuteromicetos, mas ao serem descobertos mais detalhes sobre sua reprodução, foram reclassificados como ficomicetos ou ascomicetos. Diversos fungos desse grupo são parasitas e causam doenças em plantas e animais. Filamentosos, com hifas septadas. Um exemplo conhecido, causador de micose na espécie humana, é o da Candida albicans, que causa a candidíase. Na boca, esta micose é popularmente chamada de "sapinho". Ela também é freqüente entre os dedos dos pés e na mucosa genital.

Adaptado de:  http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u90.jhtm (consultado em 03/04/10, às 16h53min).  

Retirado de: http://www.infoescola.com/biologia/reino-fungi-fungos-cogumelos/ & http://www.marcobueno.net/resumos/resumo.asp?f_id_resumo=52 (consultado em 03/04/10, às 16h55min).    

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos assistindo a um vídeo sobre o assunto, além de observarem uma figura com um esquema representativo da reprodução dos fungos.

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor irá ativar este processo através da atividade abaixo, em que ele instigará a investigação e discussão dos alunos, com confronto de ideias entre eles e construção de conhecimentos.

Atividade visual: vídeo e figura sobre fungos

Professor, num primeiro momento da aula, apresente para a turma três vídeos sobre os fungos, que mostram principalmente como acontece a reprodução destes seres vivos. Os vídeos encontram-se em espanhol, mas estão de fácil compreensão, podendo ser transmitidos aos alunos sem maiores problemas.

http://www.youtube.com/watch?v=PZQ2Xkir2Ls&feature=related (consultado em 03/04/10, às 17h27min);

 http://www.youtube.com/watch?v=YUGFpzGyRn4 (consultado em 05/04/10, às 09h30min);

 http://www.youtube.com/watch?v=t7c5enFmob4&feature=related (consultado 05/04/10, às 09h32min).     

 Após a exibição do vídeo, entregue para os alunos uma figura representando a reprodução dos fungos em esquema, como abaixo:

Retirado de: http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=7&cid=16742&bl=1&section=3 (consultado em 05/04/10, às 08h42min). 

Divida a turma em pequenos grupos e peça que cada grupo discuta entre os integrantes como acham que os fungos se reproduzem, a partir do que viram no vídeo e observaram na figura. Solicite que cada grupo faça um pequeno texto contando sobre esta reprodução.

Texto para os alunos: discutindo a reprodução dos fungos

Depois que os grupos discutirem sobre a reprodução dos fungos, entregue para cada aluno um texto que discorre sobre este assunto, e peça que leiam em grupo e discutam entre eles.

A reprodução dos fungos

     Os fungos apresentam reprodução assexuada e sexuada. No cogumelo-de-chapéu, o micélio apresenta em seu "chapéu" muitas hifas férteis, produtoras de esporos - unidades relacionadas com a reprodução desses fungos.

Retirado de: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/fungos.php (consultado em 05/04/10, às 08h46min).  

     Os cogumelos-de-chapéu pertencem a um grupo de fungos chamado de basidiomicetos. Vamos considerar esse grupo para explicar de forma simplificada, como ocorre a reprodução dos fungos pluricelulares.

     Como vimos, o micélio é formado por um emaranhado de filamentos denominados hifas. Nos fungos terrestres, o micélio se desenvolve sobretudo subterraneamente. Mas hifas férteis organizam, geralmente no meio aéreo, uma estrutura chamada de corpo de frutificação. Essa estrutura contém um "chapéu" portador de vários esporângios. Cada esporângio é uma estrutura produtora de unidades de reprodução chamadas esporos.

     Uma vez produzidos nos esporângios, os esporos são limitados no ambiente, podendo se espalhar pela ação do vento, por exemplo; ao encontrar condições favoráveis, num certo local, os esporos germinam e originam hifas que formarão um novo fungo. O número de corpos de frutificação emitidos por um cogumelo-de-chapéu é variável, conforme a espécie. O micélio de um único cogumelo Agaricus bisporus, comestível e conhecido como champignon, é capaz de emitir, em média, de 80 a 100 "chapéus" no meio aéreo.

Retirado de: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/fungos2.php (consultado em 03/04/10, às 17h35min).  

     Depois de cada grupo discutir o texto lido, disponha os alunos em semicírculo e inicie uma explicação, sondando o que os alunos conseguiram absorver do que viram e leram nesta aula. Leia novamente o texto junto com eles, explicando possíveis dúvidas.

Gente, o que foi que vocês compreenderam sobre a reprodução dos fungos?

- Eu entendi que eles se reproduzem através de esporos.

Muito bem, muitos fungos se reproduzem por esporos sim. O corpo de frutificação de um fungo, aquela estrutura que comemos no champignon, por exemplo, produz vários esporos, que quando estiverem maduros, vão cair no solo e germinar, dando origem a várias hifas. As novas hifas produzidas vão se juntando e produzirão um novo corpo de frutificação, e o processo se inicia de novo, num ciclo: o ciclo reprodutivo dos fungos.

Recursos Complementares

Se possível, professor, apresente para os alunos um vídeo da Disney: Fungos Bailarinos.

Este vídeo é bastante lúdico, e poderá propiciar uma consolidação dos conhecimentos construídos pelos alunos através de atividade divertida.

http://www.youtube.com/watch?v=seR8z1L6UcY&feature=related (consultado em 05/04/10, às 09h02min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Professor, entregue aos grupos de alunos uma caixa de massinhas de modelar, e peça que cada grupo modele com as massinhas um esquema da reprodução dos fungos, representando os corpos de frutificação, os esporos, as hifas, dentre outros detalhes que acharem pertinentes para demonstrar a reprodução dos fungos. Após esta montagem, exponha os modelos propostos pelos alunos na escola ou na sala de aula, de forma que os alunos possam divulgar o que aprenderam na aula de hoje.

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