Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os símbolos em nosso dia a dia

 

06/05/2010

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá inventar símbolos para representar ideias, objetos, decifrar e criar mensagens codificadas a partir de numerais e letras, bem como construir símbolos e códigos com a turma, para serem utilizados ao longo do ano letivo pela turma.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno a história do alfabeto (ver aula de minha autoria postada no Portal do Professor denominada “História do nosso alfabeto”) instigando a turma a pensar sobre a importância da comunicação.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - aproximadamente 60 minutos   

Professor para esta aula organize a turma para ouvir uma contação de história. A partir do livro “O menino que aprendeu a ver” da Autora Ruth Rocha, faça uma contação utilizando o próprio livro ou projetor de slides.

 

Fonte: Ruth Rocha. O Menino que aprendeu a ver. Quinteto Editorial, 1986.

Após a contação de história, converse com a turma sobre o que compreenderam da história. Organize os alunos para fazer um passeio pela escola e observar os símbolos que têm nos murais, portas e outros lugares da escola. Com essa observação, solicite que dialoguem sobre o que significa cada símbolo observado. Ao terminar o passeio organize a turma em grupos de quatro ou cinco crianças, solicite que construam cartazes sobre as observações feitas. Faça um mural expondo as produções e aproveite para conversar com a turma sobre a importância de se observar o que os murais estão comunicando.  

Atividade 2 - aproximadamente 60 minutos  

 Professor retome com a turma as discussões anteriores sobre os símbolos encontrados durante as observações pela escola. Aproveite este momento para criar alguns símbolos que representem sentimentos, ações e até objetos. Sugerimos a atividade abaixo para explorar a criação de símbolos. Cada aluno receberá uma cópia da atividade e inventará os seus símbolos.

Fonte: Acervo da Autora

Após concluírem a atividade, possibilite um momento de socialização, em que cada um poderá apresentar e explicar à turma, qual foi o símbolo escolhido e a sua relação com o significado da palavra. Depois de apresentarem os seus trabalhos, providencie fichas com diferentes símbolos: representando um dia de sol, dia de chuva, lixo, banheiro feminino e banheiro masculino. Esconda as fichas pela sala e explique para a turma que quando você falar uma palavra, cada aluno deverá procurar o símbolo correspondente. Vence aquele que encontrar o maior número de fichas.

Atividade 3 – aproximadamente 60 minutos

Professor organize a sala em três grupos. Incentive a turma a criar símbolos para serem utilizados ao longo do ano. Para isso, converse sobre quais seriam as necessidades cotidianas da turma para utilizar símbolos. Cada grupo poderá ser responsável pela criação de um símbolo para:

Grupo 1: Crachá para os meninos saírem para ir ao banheiro e beber água;

Grupo 2: Crachá para as meninas saírem para ir ao banheiro e beber água;

Grupo 3: Representar o lixo da sala de aula.

Após a elaboração dos grupos, faça um momento de socialização dos símbolos, em que os participantes tenham oportunidade de explicar a escolha do símbolo e a sua função no cotidiano da sala de aula. Depois organize os símbolos nos locais onde serão fixados ou mesmo deixados na sala para serem utilizados.  Professor sugerimos que você trabalhe com a turma mensagens codificadas. Num primeiro momento, apresente para a turma algumas sugestões para que possam resolver descobrindo a mensagem. Leve a turma para o laboratório de informática da escola e acesse o sítio sugerido abaixo:

Sítio: Menino Maluquinho 

Após todos descobrirem a frase, faça um registro escrito no caderno de Português. Depois, solicite que cada um elabore uma mensagem codificada para um colega resolver.

Recursos Complementares

Consulte outras sugestões de atividades no sítio: Ziraldo 

Avaliação

Professor a avaliação ocorrerá durante todo o processo. Por isso, é relevante que faça observações durante as ativdiades realizadas, do envolvimento dos alunos, bem como das possíveis dificuldades encontradas pela turma e registros individuais dos alunos, que consistem em anotações das observações realizadas, para perceber a compreensão de todos com relação à utilização de símbolos no dia a dia.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Thiago, .. , São Paulo - dijo:
    thiago666gnr@hotmail.com

    17/10/2010

    Quatro estrelas

    isso é muito bom, aguça a curiosidade e a percepção dos alunos


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.