Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Lixo de todo tipo!

 

07/04/2009

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar os critérios de classificação do lixo;
• Diferenciar as principais formas de classificação do lixo;
Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Poluição.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Preparando_a_aula_def.jpg

O professor deverá levar cartolinas e revistas para recortes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

O professor deverá dividir a turma em quatro grupos, solicite que os alunos escrevam o caminho do lixo, de acordo com seus próprios habitos. Após isso, peça para que os alunos proponham algum tipo de solução para o destino do lixo. Em seguida leve os alunos para o laboratório de informática.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

O professor deverá informar aos alunos que a classificação do lixo é utilizada para que seja possível determinar uma melhor tecnologia de tratamento ou destinação final do lixo. Em seguida, peça para que os alunos vejam a simulação abaixo:

Lixo? Nem pensar!: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14738/lixo_em_vias_publicas.swf

Lixo? Nem pensar!

Obs.: a simulação oferece dois finais diferentes, peça para que os alunos vejam os dois.

Após a simulação, pergunte aos alunos qual dos lixos (chiclete, papel e uma maçã podre) pode ser classificado como lixo úmido, ou seja, lixo um pouco molhado:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Aula_02_Marc09_01.jpg
 

Provavelmente os alunos responderão que a maçã e o chiclete podem ser classificados com lixo úmido. Em seguida pergunte aos alunos qual a classificação do papel, já que a maçã e o chiclete foram classificados como lixo úmido? Caso os alunos não respondam, informe aos alunos que o papel pode ser classificado como lixo seco. Explique aos alunos que essa classificação do lixo é levando em consideração a natureza física do lixo.
Em seguida, peça para que os alunos pesquisem nos principais sites de busca da internet, informações sobre outras formas de classificar o lixo. Os alunos encontrarão algumas classificações do lixo levando em consideração os seguintes critérios: natureza física, origem em relação aos seres vivos e origem em relação à atividade humana.
Após isso, divida a turma em três grupos, e peça para que cada grupo pesquise as características de um dos critérios de classificação do lixo. O professor poderá utilizar as informações da figura abaixo para complementar a pesquisa dos alunos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Aula_02_Marc09_02.jpg

Após a pesquisa distribua as revistas e os jornais para recorte e peça para que cada grupo encontre figuras de materiais que se enquadrem na classificação pesquisada. Peça para que cada grupo faça um cartaz com as figuras que encontraram. Esse cartaz deverá ser apresentado para os outros alunos da turma. Após a apresentação cole os cartazes no quadro ou na parede, de modo que todos os alunos possam vê-los. Pergunte aos alunos qual a classificação que os restos de alimento recebem. Os alunos responderão que os restos de alimentos podem ser classificados como sendo lixo orgânico, lixo úmido e lixo domiciliar.
Em seguida, informe aos alunos que uma grande quantidade do lixo produzido pode ser reciclado ou reaproveitado, e para facilitar esse processo foram criados alguns símbolos para identificar se o material pode ou não ser reciclado:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Aula_02_Marc09_03.jpg

E para facilitar ainda mais foram atribuídas cores para cada tipo de material reciclado:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Aula_02_Marc09_04.JPG

 

Em seguida, peça para que os alunos pesquisem na internet sobre algumas sugestões já existentes sobre o destino do lixo e anotem para voltar a pesquisar em casa. De posse dessa pesquisa os alunos deverão propor uma solução INÉDITA para o destino do lixo, escolhendo para isso uma das classificações: orgânico, papéis, vidro, lata. Os trabalhos deverão ser apresentados num blog e estes divulgados para outras turmas a fim de que seja eleita a melhor proposta. A melhor proposta deverá ser apresentada para a escola.

Para finalizar a aula peça para que os alunos respondam as questões propostas abaixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Sistematizando_a_aula.jpg

1 – Qual a importância de se classificar o lixo?
2 – Como podemos classificar os restos de alimentos produzidos nas residências?
3 – Veja a simulação abaixo e relacione o tempo de decomposição de cada material que pode ser encontrado no lixo:

Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveumlixo.swf

Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Atividade_Complementar.jpg

Como atividade complementar os alunos poderão navegar no site do projeto Sistema de Informações Aplicado ao Sistema de Gestão Ambiental (SISGA) http://campeche.inf.furb.br/sisga/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1888/imagens/Aula_01_Marc09_04.jpg

 

Esse site contém vários jogos e simulações sobre educação ambiental.

Além desse site, para continuar o debate sobre o problema do lixo o professor poderá reproduzir o documentário: Ilha das Flores presente no site http://www.portacurtas.com.br/busca.asp#. O professor deverá se cadastrar no site, o cadastro é rápido e fácil, e em seguida deverá buscar o documentário pelo nome.


Link direto: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?Cod=647&Exib=1

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Lixo? Nem pensar! Animação/simulação
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo Animação/simulação
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através da avaliação dos cartazes produzidos pelos grupos e também através das respostas às questões propostas na parte de sistematização da aula.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 14 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/14 - 78,57%
  • Quatro estrelas 3/14 - 21,43%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • bfd, pvtc , Goiás - dijo:
    bryan-2010@bol.com.br

    18/11/2010

    Cinco estrelas

    me ajudou muito obg


  • Marisa Mozart Alves, CIEP BRIZOLAO 295 PROFª GLÓRIA ROUSSIN GUEDES PINTO , Rio de Janeiro - dijo:
    marisavr2@yahoo.com.br

    15/08/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS, DAS IMAGENS. REALMENTE É UMA AULA BEM ATRATIVA E MUITO IMPORTANTE PARA O ALUNO. O PLANETA AGRADECE. PARABÉNS.


  • VALERIA MATIAS, Escola Agostinho Félix de Figueiredo , Ceará - dijo:
    valeriamatias40@yahoo.com.br

    01/07/2010

    Cinco estrelas

    VALE A PENA APLICAR ESTE PROJETO PEDAGÓGICO, O CONSIDERO SER NECESSÁRIO AO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA QUALIDADE DE VIDA.


  • Maria Sueli S. Barros, E.E Pio Machado - Acorizal MT , Mato Grosso - dijo:
    mariauseliazl@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nota 10 para essa aula, muito criativa, interessante,era tudo que eu estava precisando para análise do curso que to fazendo. Essa opções de vídeo, jogo, o portacurtas....... adorei! Ainda não tinha analisado uma aula tão legal!


  • Deusdete Dias da Silva, Esc. Mul. Minervino Damasceno Coelho , Pernambuco - dijo:
    deusdetedias@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, acho que os nossos alunos prederiam mais atenção a aulas onde o uso da tecnologia desperta de certa forma a curiosidade e traz de carona as informações e conhecimentos que antes não tínhamos e isso é o ganho da aula, conhecer e em seguida a atitude, dar a importância que o nosso planete precisa.


  • João Paulo Freitas Duarte, Cedej , Rio de Janeiro - dijo:
    joaopaulocederj2008@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa aula foi excelente, o objetivo foi passado, e nós conseguimos entender melhor os diferentes tipos de lixos. O vído apresentado foi simplesmente perfeito, caracterisa perfeitamente o que acontece em um lugar onde as pessoas não são conscientes... E o modo de separação estava muito bem apresentado. Esaa aula foi 1000.


  • Nivaldo Reis, UFRJ , Minas Gerais - dijo:
    verdereis@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula,esse tema deveria ser trabalhado por professores de todas as disciplinas,já que,é um problema de todos,além de fazer com que o aluno leve o seu aprendizado pra família e comunidade onde vive.


  • Maria das Graças Rodrigues de Macêdo, 7ª DIRED , Rio Grande do Norte - dijo:
    graca_rodrigues57@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a aula proposta que fará com que o luno tome consciência da importância do meio ambientepara sua vida. Que o lixo pode ser catalogado e reaproveitável. Mas a aula deveria começar com um trabalho de conscientização da limpeza em sua casa, rua, comunidade, etc. Fazer um diagnóstico da realidade de cada aluno enriqueceria mais a aula.


  • Marizete, CEFAPRO/NTE , Mato Grosso - dijo:
    marizetentc@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante essa aula. Ela apresenta recursos bem atrativos.


  • Denis Souza, esc. est. de 1 g Prof Laerte Correia Lima , Bahia - dijo:
    denisssouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    gostei demais desta proposta de aula.


  • IVANA, Escola Estadual Bernardo Guimarães , Rondônia - dijo:
    dauau@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Estamos elaborando um projeto para o PROFIPES e adoramos a sua aula. Como é bom encontrar professores com idéias tão interessantes. Tenho certeza que seus alunos amaram. Tudo de bom, sucesso sempre


  • Luciana, Colegio Estadual Paulino Pinheiro Baptista , Rio de Janeiro - dijo:
    pereiraazevedo2003@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


  • Marcela Mafort, CEDERJ , Rio de Janeiro - dijo:
    marcelamafort@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O professor fez uma aula dinâmica, demosntrando aos alunos um tema atual e de extrema importancia. Usou mais de uma técnica de avaliação. como perguntas, participação em grupo. Usou cartazes como forma de apresentação do conteúdo (aula expositiva). O conteúdo didático está dentro dos parâmetros do ensino fundamental final.


  • lucy melo, Escola Estadual Vitorino da Rocha , Alagoas - dijo:
    lucymelo_35@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante a aula do prof. Wesley. O fato de propor o uso da informática através de jogos e a montagem do blog torna a aula sem dúvida mto interessante. Só gostaria de sugerir que na avaliação fosse utilizado o blog e a apresentação feita pelos alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.