Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O gênero e-mail.

 

15/05/2010

Autor y Coautor(es)
Érika Kelmer Mathias
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o gênero e-mail; identificar as principais estruturas de composição do gênero em questão; perceber a função textual das estruturas identificadas; ser capaz de produzir no gênero estudado.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

   Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

A) Inicie a aula com um pequeno bate-papo. Pergunte aos alunos:

- Vocês sabem o que é e-mail? Para que ele serve? Quem tem e-mail? Vocês utilizam e-mail com frequência? Para quem enviamos e-mails? Que tipos de e-mails podemos enviar/receber?

** PROFESSOR, aqui temos algumas sugestões de perguntas. Você poderá estender essa discussão com outros questionamentos.

B) Leve os alunos para o laboratório de informática e ajude aqueles que não possuem um endereço eletrônico a se cadastrarem.  

C) Depois que todos já estiverem cadastrados, passe uma lista para que eles coloquem o endereço eletrônico deles.

Atividade 2

A) Antes de iniciar a aula, envie um e-mail aos alunos explicando qual será o assunto da aula.  

B) Leve os alunos para a sala de informática e peça que acessem seus e-mails.  

C) Questione: há algum e-mail novo? Como sabemos quando recebemos uma nova mensagem? Qual é o assunto da mensagem nova? Quem a enviou? Qual é a data do envio? Essas informações já aparecem logo na tela inicial ou é preciso abrir a mensagem para descobri-las?  

D) Em seguida, entregue aos alunos uma cópia dos textos abaixo:

TEXTO 1:

 

TEXTO 2:

 

B) Peça aos alunos que observem o texto em silêncio.

C) Em seguida, entregue a eles uma cópia dos exercícios abaixo e peça que respondam as seguintes questões:

1) Observe o texto 1. Quantos e-mails novos há na caixa de entrada?

2) Observe os dois primeiros e-mails não lidos no texto 1. Quem são os remetentes? Qual o assunto dos e-mails? Quando eles foram enviados?

3) Agora, observe o texto 2. O e-mail que está aberto foi enviado por quem e para quem?

4) Note que, logo no início, antes de partirmos para a leitura da mensagem, verificamos a seguinte frase “próxima aula de português”. O que essa mensagem indica? O assunto descrito tem realmente a ver com o corpo do e-mail? O que seria o “corpo” do e-mail?   

D) Dê um tempo para que os discentes respondam as questões e, em seguida, discuta cada uma, fazendo a correção.   

Atividade 3   

A) Peça aos alunos para observarem com atenção os textos trabalhados nas etapas 1 e 2.

B) Após as discussões anteriores, questione-os: quais seriam as características do gênero e-mail? Com que intenção escrevemos um e-mail? Onde circula esse gênero? Sobre a linguagem utilizada no e-mail, ela será sempre formal? Quando ela poderá variar?

** PROFESSOR, sugerimos que explique aos alunos que, dependendo do assunto que queremos expressar e de para quem enviaremos a mensagem, a linguagem irá variar entre formal e informal. Por exemplo, um e-mail para meu professor justificando minha ausência numa avaliação deverá ter um maior grau de formalidade se comparado a um e-mail enviado aos amigos de classe para combinar um churrasco da turma.   

C) Após essa breve discussão, entregue a eles uma cópia do texto abaixo:

O e-mail ou mensagem eletrônica

  O termo e-mail (electronic mail) é utilizado, em inglês, para o sistema de transmissão e, por metonímia, para o texto produzido para esse fim. O mesmo termo é ainda utilizado para o endereço eletrônico de cada usuário. Em português nos referimos ao canal como Correio eletrônico e ao texto como mensagem eletrônica, mas o termo e-mail já está tão enraizado em nossa cultura, que optei por mantê-lo. O e-mail ou mensagem eletrônica é, geralmente, produzido pela mesma pessoa que a transmite e o receptor é, quase sempre, o destinatário da mensagem. O envio e a entrega de mensagens é mediada por um ou mais provedores de Internet e seu tráfego é determinado pela rede mundial de computadores, mas qualquer que seja a rota seguida, a entrega é, geralmente,  feita em segundos.

CARACTERÍSTICAS:

Velocidade na transmissão.Assincronia. Baixo custo. Uma mesma mensagem pode ser enviada para milhares de pessoas no mundo inteiro. A mensagem pode ser arquivada, impressa, re-encaminhada, copiada, re-usada.  As mensagens podem circular livremente. As mensagens podem, geralmente, ser lidas na web, ou baixadas através de um software. Arquivos em formatos diversos podem ser anexados. Facilita a colaboração, discussão, e a criação de comunidades discursivas.O usuário é facilmente contatado.

Na primeira linha, é obrigatório o preenchimento do campo com o endereço digital de um ou mais destinatários; na segunda linha, o usuário pode inserir endereços para onde serão enviadas cópias da mesma mensagem. Outro campo embutido na segunda linha é um espaço para cópias ocultas, ou seja, você pode enviar cópias para outras pessoas sem que o destinatário saiba. Na terceira linha temos o assunto, que segundo Crystal (2001:97) é um elemento crítico na tomada de decisão sobre prioridade de leitura ou até de descarte do texto. Através dos assuntos, podem ser filtradas mensagens indesejadas, utilizando-se ferramentas do próprio gerenciador de e-mails ou de outro programa. Um outra opção é a assinatura do usuário que pode ser inserida automaticamente assim que o autor inicia uma nova mensagem. Na ilustração acima usei apenas meu nome e o endereço de minha homepage, mas outras informações podem ser acopladas. A data é gerada automaticamente pelo software.

http://www.veramenezes.com/emailgenero.htm (Acesso em 17-04-2010) 

D) Peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto e, em seguida, questione: quais as características que nós já havíamos discutido? Que informações novas o texto nos traz sobre o gênero e-mail?

E) Em seguida, leve os alunos à sala de informática. Os alunos deverão compor um e-mail descrevendo como foi a última aula de português para enviá-lo a um colega de classe que tenha faltado no dia da referida aula. O exercício será como um jogo. Um aluno enviará ao colega do lado uma frase para começar a descrever a aula. O colega então, completa a frase inicial dando continuidade ao texto e envia a outro colega (seguindo a fila de carteiras da sala). Ao final, o último aluno termina o texto e envia ao professor.

 

Recursos Complementares

 Recomenda-se a leitura do texto sobre o gênero e-mail em:

COSTA, Sérgio Roberto. DICIONÁRIO DE GÊNEROS TEXTUAIS. Belo Horizonte: Autêntica. 2008. p. 88-90.

Avaliação

A avaliação dessa aula poderá seguir duas etapas:

A) Inicialmente, será possível, ao professor, avaliar se os alunos compreenderam o gênero e-mail, sendo capazes de reconhecê-lo e produzi-lo, através da realização das atividades acima, em sala de aula.

B) Por fim, o professor deverá dividir a turma em duplas que ficarão responsáveis por auxiliarem alunos de outras turmas (sugerimos turmas iniciais como 5º ou 6º ano) em atividades com o gênero e-mail na sala de Informática. Para isso, o professor poderá combinar com o professor das turmas escolhidas um horário para uma "monitoria de informática". Os alunos maiores irão ensinar aos alunos menores como cadastrar um e-mail, como elaborar e enviar uma mensagem em um correio eletrônico, como trocarem mensagens instântaneas etc. Assim, eles poderão colocar em prática o que aprenderam durante as aulas sobre esse gênero.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.