30/04/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Os conceitos de Bulimia e Anorexia Nervosa, e os fatores predisponentes destes, como: a valorização da magreza pela sociedade contemporânea, como fator de beleza e saúde; traços de personalidade, e as relações familiares. Os alunos participarão de discussões e reflexões sobre como evitar tais transtornos, bem como formas de reconhecer e auxiliar pessoas que tenham estes.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Ana Mia”(Fig. 1), com 1 minuto e 35segundos de duração, como postado abaixo.
Figura 1 – Imagem do vídeo “Ana Mia”
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rs9blX7jH2k. Acessado em: 7 Abr. 2010.
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após apresentá-lo, o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos dêem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, qual o tema que o vídeo trata etc. É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos prévios e opiniões possam fazê-lo neste momento.
Dando prosseguimento a aula, estando os alunos organizados em grupo de quatro integrantes, neste momento, com o objetivo de discutir a Bulimia e Anorexia Nervosa – o surgimento destas na vida das pessoas e os fatores predisponentes, o professor deverá apresentar as imagens abaixo (Figs. 2, 3, 4, 5 e 6) aos alunos, pedindo para que eles as observem com atenção.
Observamos que estas imagens podem ser apresentadas em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressas em número suficientes aos alunos.
Figura 2 - Imagem Bulimia 1
Disponível em: http://bigrab.files.wordpress.com/2008/04/la_bulimia_1.jpg. Acessado em: 7 Abr. 2010.
Figura 3 – Anorexia Nervosa 1
Disponível em: http://fofas.adnet.med.br/main/anorexia_nervosa_fotos1.htm. Acessado em: 13 abr. 2010
Figura 4 – Imagem de uma Purgação
Disponível em: http://i711.photobucket.com/albums/ww111/princess_0f_death/Blog%20Stuff/bulimia.jpg. Acessado em: 7 Abr. 2010.
Figura 5 – Anorexia Nervosa 2
Disponível em: http://fofas.adnet.med.br/main/anorexia_nervosa_fotos6.htm. Acessado em: 13 abr. 2010
Figura 6 – Anorexia Nervosa 3
Disponível em: http://fofas.adnet.med.br/main/anorexia_nervosa_fotos10.htm. Acessado em: 13 abr. 2010
Após a apresentação das imagens, com a finalidade de promover uma discussão sobre as imagens apresentadas, o professor deverá pedir para que cada grupo responda (primeiramente entre si e depois exponha à sala tais respostas) as seguintes questões:
Roteiro de Perguntas:
Após a discussão em grupo, o professor deverá pedir que cada grupo exponha suas idéias a respeito destas imagens. É importante que, após ouvir os grupos, o professor favoreça com que os alunos compreendam que Bulimia e Anorexia Nervosa são Transtornos Alimentares. A Bulimia é uma doença caracterizada por episódios incontrolados de ingestão excessiva de alimentos, geralmente seguidos por vômitos provocados devido a um alto medo de engordar. Já a Anorexia é um distúrbio alimentar associado a uma imagem distorcida do corpo, onde a pessoa, apesar de magra, vê-se acima do peso – e de forma a emagrecer, fica sem comer.
O professor poderá também questionar os alunos sobre “Quais os traços de personalidade que predispõe tais doenças”. Após ouvir as suas opiniões, deverá pedir para que eles façam uma pesquisa na Internet sobre a temática em questão.
Prosseguindo a aula, tendo como objetivo trabalhar os conceitos de Bulimia e Anorexia, e especificamente sobre os fatores predisponentes, o professor deverá pedir para que metade dos grupos pesquisem - na Internet, bem como em livros, jornais etc - sobre a Anorexia Nervosa e a outra metade dos grupos sobre a Bulimia. Estas pesquisas deverão conter as seguintes informações:
Roteiro de Pesquisa:
Sugerimos abaixo alguns sites para a realização de pesquisas (Fig. 7).
http://www.cerebronosso.bio.br/anorexia-nervosa/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulimia_nervosa
http://www.sissaude.com.br/sissaude/inicial.php?case=2&idnot=2590
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000362.htm
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000341.htm
http://saude.terra.com.br/transtornosalimentares/interna/0,,OI1281752-EI8011,00.html
http://www.gatda.psc.br/bulimia.htm
http://saude.terra.com.br/transtornosalimentares/interna/0,,OI1281734-EI8011,00.html (Fig. 7)
Figura 7 – Imagem do site “Terra – Vida e Saúde”.
É importante que o professor acompanhe e supervisione este momento, de forma a ajudá-los nesta tarefa, bem como esclarecer dúvidas que surgirem!!
Após a pesquisa, o professor deverá pedir que os alunos apresentem o que aprenderam na pesquisa, promovendo a socialização das informações, bem como dirimindo dúvidas que neste momento possam existir.
Com o objetivo de discutir casos sobre Anorexia e Bulimia, de forma a trazer a realidade destes transtornos para mais perto dos alunos, deverá ser apresentado um estudo de caso para que os alunos discutam e reflitam sobre este.
Assim, o professor deverá pedir para que os alunos, ainda em grupos e conforme modelo anterior, escolham um vídeo, ou um texto jornalístico ou matéria de revistas, que apresente uma pessoa que sofra de Anorexia e outro que sofra de Bulimia.
Observação:
Metade dos grupos escolherá sobre a Anorexia e outra metade Bulimia. Contudo, é importante que os grupos que na atividade anterior escolheram Anorexia, aborde agora a Bulimia e vice-versa.
Feito isto, os alunos deverão, após assistir o vídeo (ou ler e discutir a matéria de revista ou jornal) e trazer as informações do caso (que transtorno a pessoa tem, quando iniciou, quais as características da pessoa etc.) que este apresenta para os demais grupos, de forma a criar um debate sobre esses Transtornos Alimentares. Os alunos deverão discutir os traços de personalidade dessas pessoas e suas histórias de vida.
Para a realização desta atividade sugerimos abaixo links de alguns vídeos e textos que poderão ser utilizados (Fig. 8) neste momento.
http://www.youtube.com/watch?v=p_kRbRs9iNk
http://www.youtube.com/watch?v=ywR8P8ibTXw
http://www.youtube.com/watch?v=Zr5Ine9iWGI
http://www.youtube.com/watch?v=6Tk_qOmlJ_o
http://www.youtube.com/watch?v=ckdbUPCXIrM
http://www.youtube.com/watch?v=Kg8bomZ32SY
http://www.youtube.com/watch?v=8KEaHakuUXs
http://www.alemdaimagem.com/br03b.php
http://www.alemdaimagem.com/br03c.php
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,AA1355133-5598,00.html
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1869040-EI8140,00.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u129765.shtml
Figura 8 – Imagem do Video “Páginas da Vida: Cap. 56: depoimento: Bulimia"
De forma a subsidiar as discussões, sugerimos a seguir um roteiro para este momento.
Roteiro de Perguntas para a Discussão.
Neste contexto, de forma a trabalhar formas de reconhecer e auxiliar pessoas que sofram destas doenças, os alunos deverão criar um Material Informativo, do tipo panfleto, para ser distribuído pela escola com informações sobre Anorexia Nervosa e Bulimia, suas causas e formas de auxílio.
Roteiro do Material Informativo:
Para a realização das pesquisas, sugerimos alguns sites abaixo:
http://www.guiadicasgratis.com/como-ajudar-uma-pessoa-com-anorexia/
http://www.sissaude.com.br/sissaude/inicial.php?case=2&idnot=430
http://www.astralbr.org/noticias/tratamentos/como_ajudar
http://www.alemdaimagem.com/br01d.php (Fig. 9)
Figura 9 - Imagem do site Além da Imagem.
O professor poderá apresentar o vídeo “O que a mídia tem transmitido”, com duração de 3 minutos e 56 segundos, e promover um momento de reflexão sobre a Anorexia e Bulimia Nervosa, as influências da mídia e como esses transtornos alimentares são vistos pela população.
Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=M2exqCBzVSo Acessado em: 7 Abril 2010.
Figura 10 – Imagem do Vídeo “O que a mídia tem transmitido”.
Músicas sobre Anorexia e Bulimia também poderão ser utilizadas, como, por exemplo, a música “Anorexia”, da Banda Parasitas; ou, “Anorexia” da Banda Clotildes. Ou ainda, com o auxílio do professor de Inglês, as músicas: “Ana’s Song” do Silverchair; “From first to last” do Waltz Moore e “Anorexic Beauty” do Pulp poderão ser trabalhadas com os alunos.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Bulimia e Anorexia. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/03/2015
Cinco estrelasMuito didático , me ajudou muito , para o preparo da minha tese de mestrado. Gostaria de receber matéria sobre as camilias dosacientes anorexicos
07/11/2010
Cinco estrelasExcelente subsídio!