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Situando o município no espaço

 

28/07/2010

Autor y Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir, distinguir e relacionar os conceitos de cidade, município e estado por meio de atividades, orais e escritas, de identificação e localização espacial;
  •   Localizar o município onde mora/estuda no mapa mundi, no mapa do Brasil e no mapa do estado;
  •  Adquirir, com as atividades propostas, noções básicas para o estudo da história do município.      
Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas de cartografia, como reconhecer um mapa mundi, seus continentes, países e oceanos; reconhecer o mapa político do Brasil e seus estados.

No entanto, caso os alunos não dominem estas noções, as atividades aqui propostas ajudam a desenvolvê-las.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Identificação do nome do estado e do município onde os alunos moram (atividade coletiva)

Converse com os alunos sobre o nome do estado e do município onde eles moram, deixando que expressem os seus conhecimentos livremente;

Anote no quadro as respostas obtidas;

Depois que todos se posicionarem, destaque as respostas corretas, conceituando, distinguindo e relacionando estado, município e cidade.

Os alunos devem anotar no caderno as conclusões da atividade.  

Atividade 2 - Localização do estado e do município onde o aluno mora, no mapa mundi (atividade individual)

Distribua, para cada aluno, uma cópia de um mapa-mundi que contenha, pelo menos, todos os continentes e oceanos do Planeta Terra, e que destaque, pelo menos, o Brasil;

Exponha, para todos os alunos, um mapa mundi colorido e peça para eles colorirem a cópia recebida de acordo com as cores do mapa exposto;

Solicite, aos alunos, que marquem, com um círculo, no mapa mundi, a região onde eles acham que se localiza, aproximadamente, o estado onde eles moram; (incentive o aluno a marcar o que ele acha sem consultar nenhum livro, atlas, mapa ou sem perguntar a nenhum adulto. A intenção aqui é levantar o conhecimento prévio do aluno, para depois, a partir dele, localizar corretamente o estado onde o aluno mora);

Solicite, aos alunos, que marquem, com um pontinho, no mapa mundi, a região onde eles acham que se localiza, aproximadamente, o município onde eles moram; (incentive o aluno a marcar o que ele acha sem consultar nenhum livro, atlas, mapa ou sem perguntar a nenhum adulto. A intenção aqui é levantar o conhecimento prévio do aluno, para depois, a partir dele, localizar corretamente o município onde o aluno mora)

Atividade 3 - Socialização das respostas dos alunos sobre a localização do estado e do município em que moram

Exponha um mapa mundi para toda a turma visualizar;

Peça para cada aluno marcar neste mapa mundi, com uma etiqueta redonda e colorida, a região onde ele acha que se localiza o estado em que mora; 

Em seguida, peça para cada aluno marcar, neste mesmo mapa mundi, com uma etiqueta redonda menor e de outra cor da usada para marcar o estado, a região onde ele acha que se localiza o município em que mora.

Observação: neste momento, o objetivo ainda não é definir qual a resposta correta ou incorreta. O objetivo é levantar os diferentes conhecimentos dos alunos para, depois da atividade 4, todos os alunos, poderem eles mesmos, descobrirem qual a resposta correta. 

Atividade 4 - Busca de informações para definir a localização correta do estado e do município onde os alunos moram

Convide os alunos para jogarem, no computador, o "Quebra-Cabeça do Brasil"  (http://www.cambito.com.br/games/brasil.htm) e o "Jogo de Mapas" (http://iguinho.ig.com.br/jogo-mapa.html), pedindo para que eles observem com atenção a localização do Brasil dentro da América e do estado em que moram dentro do Brasil;     

Distribua, para cada aluno, uma cópia do mapa do Brasil Político, onde apareça escrito o nome de cada estado;

Solicite aos alunos que coloram de verde o estado em que eles moram, conforme discussões realizadas na atividade 1;

Distribua, para cada aluno, uma cópia do mapa do estado em que eles moram, com a divisão dos municípios;

Solicite aos alunos que coloram de vermelho o município em que eles moram, conforme discussões realizadas na atividade 1;

Peça, aos alunos, que voltem ao mapa mundi e revejam, a partir do que observaram na realização de cada passo da atividade 4, a localização do seu estado e do seu município.

Atividade 5 - Conferência da correta localização do estado e do município onde os alunos moram

Exponha, para toda a turma, o mapa do Brasil Político e solicite para um aluno colocar uma etiqueta adesiva em cima do estado em que ele mora conforme atividade 4;

Exponha, também, o mapa do estado em que os alunos moram, com a divisão política dos municípios, e peça para um aluno colocar uma etiqueta adesiva em cima do município em que ele mora, conforme atividade 4;

Exponha o mapa mundi no qual os alunos marcaram com etiquetas a localização do seu estado e do seu município, durante a atividade 3;

Discuta, a partir do que os alunos marcaram nos mapas do Brasil e do estado em que eles moram (atividade 4),  a localização mais aproximada destes espaços no mapa mundi. Para isto, discuta cada marcação feita pelos alunos na atividade 3, debatendo o que há de incorreto em cada uma delas, eliminando uma a uma, até restar apenas a localização correta. Faça esta discussão a partir de perguntas que levem os alunos a relacionarem os mapas do estado, do Brasil e do mundo (todos devem estar expostos um ao lado do outro) em busca da correta localização de seu estado e município no mapa mundi.

Solicite que os alunos marquem na cópia do mapa mundi que receberam na atividade 2, com canetas coloridas, a localização correta (aproximadamente) do estado e do município em que moram, conforme a descoberta coletiva feita no mapa mundi exposto na sala.

A seguir, exemplificamos esta atividade, a partir de fotos que registram a marcação realizada por alunos da 4a série, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, em 2009, do estado de Minas Gerais e do município de Uberlândia. Com as etiquetas maiores, os alunos marcaram onde achavam que se localizava, no mapa mundi, o estado de Minas Gerais. Com as etiquetas menores, eles marcaram onde achavam que se localizava o município de Uberlândia. Nestas fotos, as cores não têm nenhum significado, mas apenas o tamanho.

 

Fotos de marcações realizadas pelos alunos do 5º ano,  da Profa. Aléxia Pádua Franco, da Eseba/UFU, no ano de 2009.

Para definir a localização mais aproximada do estado e do município onde os alunos moravam, a professora foi elaborando perguntas orais para cada marcação feita, como:

- em qual país fica o nosso estado e o nosso município?

-então, as etiquetas localizadas no Chile, no Paraguai, na Argentina estão corretas?

- o estado de Minas Gerais fica mais a oeste ou leste no mapa do Brasil? Então, quais etiquetas podemos eliminar?

- o estado de Minas Gerais fica no norte, sul ou no centro do Brasil? Então, quais etiquetas podemos eliminar?

- o estado de Minas Gerais é banhado pelo mar? Então quais etiquetas podemos eliminar?

- o município de Uberlândia fica em que estado?

- então as etiquetas fixadas fora do estado de Minas estão corretas?

- conforme marcamos no mapa de Minas Gerais, o município de Uberlândia fica mais a oeste ou a leste, norte ou sul do estado de Minas Gerais? Então, quais etiquetas podemos eliminar?

- e assim por diante, até sobrar apenas uma etiqueta grande representando o estado e uma etiqueta pequena dentro da etiqueta grande, representando o município onde os alunos moravam.

 Observação: no desenvolvimento desta atividade, a professora deve verificar se os alunos dominam as noções de oeste/leste, norte/sul, continente, oceano/mar/litoral. Se não dominarem, esta atividade é uma oportunidade para desenvolver estas noções com os alunos.

Possibilidades de trabalho interdisciplinar: As atividades sugeridas nesta aula podem ser trabalhadas em conjunto com a disciplina de Geografia, principalmente, no que se refere aos conhecimentos prévios necessários ao melhor  desenvolvimento da proposta.

Recursos Complementares

http://gephiseseba.blogspot.com texto "Situando Uberlândia no espaço", postado em 21 de abril de 2010,  referente a roteiro de atividades utilizado nesta aula junto aos alunos e alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita durante todo o processo apresentado no item "estratégias e recursos", através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula:  localização do estado e do município onde o aluno mora, no mapa mundi;  socialização das respostas sobre a localização do estado e do município em que os alunos moram;  pesquisas e debates sobre a correta localização do estado e do município onde os alunos moram no mapa do Brasil e no mapa mundi.

Nesta avaliação, deve-se diagnosticar se os alunos conseguem se localizar  no espaço geográfico, além de relacionar e sintetizar, oral e por escrito,  dados individuais e coletivos levantados em pesquisas de campo.

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