Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - operações matemáticas - aula 1

 

08/06/2010

Autor y Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Associar operações matemáticas através dos jogos recreativos;

Executar raciocínio lógico e veloz nas atividades de jogos de grupos e

Interagir com os colegas socializando nas atividades.

Duração das atividades
100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 É necessário que os alunos tenham internalizado as principais operações matemáticas: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, iniciaremos um bloco de 6 aulas onde daremos um tratamento a temas relacionados a matemática e ao seu aprendizado de forma lúdica, através das aulas de educação física escolar.Estes temas podem caminhar juntos na escola e, otimizar o processo de ensino apreendizagem dos nossos alunos. Estamos falando de temas, onde iremos valorizar a INTERDISCIPLINARIEDADE, onde buscaremos estimular a interlocução entre os saberes da escola, em nosso caso, da educação física escolar; dos jogos; da formação dos alunos e da matemática.

Nesta aula iremos explorar as operações matemáticas: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Esta aula é indicada para o Ensino Fundamental Inicial (4º e 5º anos EF), porém, pode ser adaptada para outros níveis de ensino. Para que isto seja possível dependerá da criatividade e do desafio que uma aula como essa promoverá no educador que tiver acesso a esta idéia.

Professor, o Colégio de Aplicação da UFRJ promove situações e fóruns de discussão que possibilitam as trocas de informações entre os professores das séries; das turmas e, por consequência dos segmentos. Nestas discussões podemos estimular o debate sobre diversos temas e planejamentos, onde muitos aspectos se confluem em vários momentos. Essas estratégias, estão previstas no Projeto Político Pedagógico(PPP) da escola e, com certeza, visa o aprimoramento de novas abordagens e metodologias para que o processo de ensino seja valoriuzado.

Com toda a certeza, muitos colegas, profissionais da área de educação, não tem tempo e nem mesmo a oportunidade em vivenciar uma experiência semelhante, onde há a oportunidade e tempo para discussão do processo de ensino na escola, mas há outras formas de valorizar essa questão e possibilitar as trocas com outras áreas de ensino e uma interlocução entre os saberes.

DICA 1 - Sugiro que, se ainda não foi possível dialogar com os saberes com seus colegas, em especial, na área em que estamos desenvolvendo esta aula, a matemática, busque um contato e apresente esta idéia para o (s) professor (es) de matemática das suas turmas da escola.

ATIVIDADE I - JOGANDO NA SALA DE AULA : 10 minutos.

Professor, prepare, com antecedência, junto ao(s) seu(s) colega(s) da área de matemática algumas tarefas que deverão ser apresentadas no ínício desta aula na(s) turma(s).Observe que, além de debater junto ao(s) professor(es) de matemática e conhecer em que nível poderá ir com a(s) turma(s), esta tarefa servirá como preparação para o desenvolvimento na(s) aula(s) na quadra de esportes.

Portanto, divida os alunos em duplas e apresente algumas situações em que eles devem debater para resolver as questões. Procure apresentar situações da rotina do dia a dia, como por exemplo: relacionadas aos esportes; as compras no supermercado em que há, notoriamente, a presença das operações matemáticas que estaremos trabalhando nesta aula. Sugiro algumas destas tarefas:

  • TAREFA 1 - Em geral, sempre que assistimos um jogo de futebol de campo nós vemos vinte e dois jogadores em campo.Durante um jogo de futebol de campo uma equipe teve dois jogadores expulsos durante o jogo; enquanto a outra equipe teve três. Neste momento do jogo, quantos jogadores permanecem na partida?
  • TAREFA 2 - Um aluno foi a Biblioteca da escola procurar por dois livros, chegando lá a funcionária disse que não tinha ainda esses livros, mas que chegariam na próxima semana. Ela, inclusive, afirmou para o aluno que receberia quatro livros de cada um. Quantos livros a biblioteca irá receber?
  • TAREFA 3 - Uma aluna levou para a escola seis maças, essa aluna tem duas grandes amigas que sempre dividem os lanches. Nesse caso, ela queria dividir por igual com as amigas as maças que havia levado. Com quantas maças cada uma ficou?
  • TAREFA 4 - Um jogador de basquete de uma equipe escolar fez, na temporada passada, um total de 88 pontos. Na temporada atual ele, simplesmente, triplicou esse total. Quantos pontos esse jogador fez nesta temporada?

Professor, são questões simples, porém, que deverão estimular um mínimo de trocas entre os alunos das duplas e, algum debate.Isso servirá para demonstrar que é posível aprender e adquirir outros conhecimentos em outras áreas, por isso, a nossa tarefa desta aula é "Jogar com a Matemática na aula de Educação Física"

DICA 2 - Professor, você pode criar tarefas, ou mesmo ampliar o número de questões relacionadas ao tema que estamos desenvolvendo.Analise as possibilidades da(s) turma(s) que está trabalhando e, caso observe que os alunos estão sentindo-se desafiados estimule-os a propor uma tarefa para os colegas. Como o tempo de aula para esta parte está definido em 10 minutos, não será possível atender a muitos pedidos, mas peça aos alunos que anotem os seus desafios e monte uma listagem de novas tarefas propostas pelos alunos para serem entregues como tarefa de casa, por exemplo. Analise bem as questões para saber se há a necessidade de alguns ajustes na proposição dos alunos.

Debatendo sobre a matemática 

 

ATIVIDADE II - JOGANDO COM A MATEMÁTICA NA QUADRA DE ESPORTES - 30 MINUTOS - DOIS GRANDES JOGOS

Neste momento leve os seus alunos para a quadra de esportes da sua escola. Divida os alunos em três equipes mistas, por exemplo: 3 equipes com 10 alunos cada, onde exista a presença de meninos e meninas em todas as equipes.

Peça-os para determinarem nomes para as suas equipes, em que haja algum elemento matemático inserido, por exemplo:

  • Equipe A - Equipe "SOMA DE TALENTOS";
  • Equipe B - Equipe "MULTIPLICAÇÃO DE ELEMENTOS"e
  • Equipe C - Equipe "DIVISÃO DE ATIVIDADES".

DICA 3 - Observe que são apenas alguns exemplos, em geral, os alunos são muito mais criativos para este tipo de tarefa, porém, estimule-os a escolherem nomes que se integrem com o tema da nossa aula, A MATEMÁTICA.

A partir deste momento serão organizados jogos em que os alunos deverão participar e estar atentos as operações matemáticas propostas durante a aula, assim como planejamos nos nossos objetivos, onde destacamos:

  • Associar operações matemáticas através dos jogos recreativos;
  • Executar raciocínio lógico e veloz nas atividades de jogos de grupos.  

JOGO 1 - JOGO DO QUEIMADO - SOMANDO E SUBTRAINDO - 15 minutos - 5 minutos para cada jogo (total de 3 jogos)

Duas das equipes selecionadas participarão do jogo, enquanto a 3ª equipe estará esperando para jogar e, deverá ficar responsável pela contagem dos pontos. Para este jogo, faz-se necessário numerar os alunos, onde cada aluno de cada equipe terá um número específico. O jogo transcorrerá como um jogo de queimado tradicional, onde deve-se acertar o jogador da outra equipe e, este deverá ir para o "campo de queimado" ou "cemitério" e, tentará acertar alguém para sair desta área, retornando ao campo da sua equipe. Porém, vamos incluir alguns detalhes, observe:

A - Equipe que aguarda o jogo - Divida os alunos em dois grupos, onde cada grupo ficará responsável pela contagem de pontos de uma das equipes que estiver jogando. Professor, esta é uma atividade que, além de trabalharmos a proposta de nossa aula, tem embutido em seu núcleo o respeito a ética; em ser honesto e contribuir para o crescimento da aula e dos colegas. Peça aos alunos que levem duas pranchetas, onde uma pessoa fará a anotação dos pontos orientados pelos colegas que estarão atentos a contagem dos pontos do jogo;

B - Numeração das equipes - Observe que a soma dos alunos que estão jogando seja a mesma em cada equipe, ou seja, se a soma de um dos times somando-se os alunos dá 18, por exemplo; a soma do outro time tem que dar 18 também;

C - Marcação de números nos alunos - Nos alunos, em geral, utilizamos coletes numerados, o que facilita muito o desenvolvimento da tarefa, mas pode-se utilizar uma marcação com um papel junto ao calção ou na roupa do aluno; ou já determinar que cada aluno tenha uma pontuação;

D- Jogando o Jogo -  SOMANDO E SUBTRAINDO - Ao iniciar o jogo um dos jogadores da equipe "A" acerta(queima) um dos jogadores da Equipe "B", a pontuação será dada de acordo com a numeração deste aluno que foi "queimado", por exemplo: 6.Portanto, a equipe que queimou fez 6 pontos.A Equipe "B" também queima um jogador da outra equipe e marca 8 pontos.Porém, os jogadores que estão no "campo de queimado" ou "cemitério" terão que tentar voltar ao seu campo e, para isso deverão "queimar" alguém, mas, agora, para sair do "campo de queimado" e voltar para o campo da sua equipe ao queimar um aluno da outra equipe deve-se subtrair pontos da equipe que teve alunos queimado.Por exemplo, a equipe "A" fez , até esse momento do jogo 6 pontos; quando o jogador da equipe "B", que foi queimado e está no seu "campo de queimado" ou de "cemitério" queimar alguém da equipe "A" devemos subtrair pontos da equipe A, por exemplo, um aluno que está no "campo de queimado", de "castigo", queimou o aluno "4", subtrai-se 4 pontos da equipe "A" que terá então, nesse momento, 2 pontos, pois, foi subtraido 4 pontos do total de 6 que a equipe havia obtido.

Professor, este é um jogo de raciocínio rápido e muito dinãmico. As crianças, além de jogarem estarão realizando as operações de soma e subtração, e, é muito divertido.

DICA 4 - Muita atenção nos colegas responsáveis pelas anotações dos pontos, é fundamental que eles realizem com atenção a contagem , pois os alunos que estão jogando também estarão contando, por vezes é necessário alguma intervenção do professor, por isso, leve a sua prancheta para a aula também e faça a sua pontuação.

 

Fonte:  http://www.smartkids.com.br/conteudo/especiais/brincadeiras/queimada-campo.gif 

JOGO 2 - ARREMESSANDO E CONTANDO - MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO - 15 minutos - 5 minutos para cada jogo (total de 3 jogos)

Professor, mantenha a forma de organização das equipes, porém, este jogo é diferente.

Duas equipes estarão participando do jogo de arremesso e, a terceira equipe deverá realizar a contagem.

As equipes estarão jogando entre si, porém, cada equipe deverá ocupar uma metade da quadra e deverão arremessar no gol do adversário e na linha de fundo do campo do adversário, sem invadir a outra metade da quadra, ou seja, cada equipe só poderá ocupar a sua metade da quadra e, arremessar para o lado oposto da sua metade.Os alunos realizarão os arremessos do centro da quadra e terão que defender os arremessos da outra equipe, que estará executando a mesma ação do outro lado da quadra.

MULTIPLICAÇÃO - Proponha o seguinte: o objetivo é tentar fazer gol na equipe adversária e, cada gol vale 2 pontos. A cada gol que a equipe fizer deve-se multiplicar, por exemplo por 2 pontos. Quando uma equipe tiver feito 2 gols = 4 pontos, pois cada gol vale 2 pontos ( multiplicação).Simples, não é?!

DIVISÃO - Sim, mas há o momento da divisão, ou seja, digamos que a equipe tenha feito 12 pontos até um determinado momento do jogo, mas teve alguns arremessos da equipe do outro lado que passaram pela linha de fundo do seu campo.Estes deverão ser divididos pelo total de pontos da sua equipe, por exemplo: minha equipe fez 12 pontos, ou três gols na outra equipe,mas passaram 2 bolas na linha de fundo da minha equipe, assim sendo: 12 pontos(3 gols x 2 pontos) /2(bolas que pasaram na linha e fundo da equipe = 6 ponto)s.Ou seja, cada bola que passar pela linha de fundo vale 1 ponto.(12/2= 6 pontos).

DICA 5 - Professor, sempre que necessário interrompa a aula e faça um debate sobre a forma como a atividade está se desenrolando. Estimule os seus alunos a refletirem e a questionarem se estão realizando as operações corretamente.

DICA 6 - Professor, inicie o jogo com uma bola para cada equipe e, após o jogo ganhar dinâmica, os alunos internalizarem as regras vá acrescentando bolas. Sugiro que no máximo tenha 6 bolas na quadra durante o jogo para que não se perca a contagem e, as operações matemáticas possam ser mais fidedignas.

DICA 7 - Professor, utilize bolas de borracha, de iniciação desportiva, para que os alunos possam realizar esses arremessos longo com segurança.

PONTUAÇÃO: Fez o GOL faz 2 pontos, mas se alguma bola passar pela sua linha de fundo divide-se pelo total de bolas que passou na linha de fundo.

EXEMPLO: A Equipe "A" fez 4 gols até um momento do jogo, cada gol,vale 2 pontos:4 x 2=8 pontos.Porém, passaram 2 bolas pela sua linha de fundo, cada bola que passa na linha de fundo vale 1 ponto, passaram 2: 8/2= 4 pontos. Até esse momento a equipe "A" tem 4 pontos.

Finalizando a aula: Após esses jogos com muita dinâmica e muitas contas e raciocínio reuna os alunos no centro e medie um debate com eles sobre as atividades desenvolvidas na aula; sobre a integração dos jogos com a matemática; sobre a possibilidade e a valorização de aprender outros conteúdos em outras disciplinas.

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula proporcionamos aos nossos alunos alguns desafios relacionados as operações matemáticas (soma, subtração, multiplicação e divisão), porém, em dois momentos distintos:  na sala de aula realizando exercícios com um colega da dupla e , logo em seguida na quadra de esportes jogando e realizando as operações através das propostas orientadas pelo professor.

Para avaliar a produção desta aula será proposto aos alunos que discutam e organizem em duplas 4 questões, sendo que uma deve ser sobre soma; outra sobre subtração; outra sobre multiplicação e a última sobre divisão.Eles terão uma semana para a realização desta tarefa e deverão explorar alguns dos exemplos que foram apresentados na aula:

  • Rotina do dia : compras, por exemplo;
  • Esportes;
  • Rotina da sala de aula, etc.

Os alunos deverão organizar quatro pequenas histórias, através de situações descritas por eles com os temas sugeridos ou, que eles criem outros temas. O importante é estimular a criatividade dos alunos associada ao pensamento lógico e, que estejam contempladas as operações matemáticas.

Esse trabalho deverá ser realizado em dupla.

Professor, coloque-se disponível para assistir os seus alunos e, explique a atividade ao(s) professor(es) de matemática da(s) turma(s) para que possa(m) interagir com o(s) alunos.

 

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.