23/02/2011
Mary Grace Martins (coordenação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Conhecer a biografia e obras de Guimarães Rosa; Reconhecer a genialidade no estilo do escritor; Utilizar a linguagem de clip para recriar a vida do escritor; Trabalhar colaborativamente com os colegas. Colaborar com a WEB na publicação de material de qualidade;
Identificar o que os alunos conhecem sobre o autor.
Vivo no infinito; o momento não conta. Vou lhe revelar um segredo: creio já ter vivido uma vez. Nesta vida também fui brasileiro e me chamava João Guimarães Rosa
Orientações Didáticas
Nossa Literatura não seria a mesma se ela não fosse engrandecida pela obra e vida de Guimarães Rosa. Constitui um grande desafio levar os alunos a conhecerem e admirarem as contribuições deste grande escritor. Essa aula tem como objetivo introduzir os alunos no mundo mágico de Guimarães através de sua biografia acrescida com o desafio de produzir um vídeo sobre o autor, para tal é necessário mergulhar no universo mineiro e próprio o escritor. Boa viagem!
Seqüência Didática
Utilize o vídeo que fala sobre a Guimarães Rosa disponível no Portal do Professor como disparador da atividade.
Após a exibição, faça um debate e identifique o que os alunos incorporaram do filme. Em seguida faça uma proposta para a classe:
A partir de agora vocês irão colocar-se em grupo e irão criar um clip sobre a vida do autor, para aumentar o desafio, os alunos deverão constituir o “texto” como se fosse uma viagem, um programa de rádio, uma novela ou um vídeo de homenagem ao escritor. Forme os grupos atribua a cada equipe qual será seu tema.
Os alunos devem levar em consideração os seguintes requisitos para efetivar a tarefa:
1. O vídeo deve ser feito como se fosse:
Grupo A- Um viajante contando sua viagem, o que viu, sentiu, o que registrou, etc;
Grupo B- Um programa de Televisão;
Grupo C- Uma novela;
Grupo D- Um vídeo de homenagem;
2. O roteiro pode ser baseado em pesquisa na Internet, no entanto o texto deve ser original, ou seja, criado pelo grupo.
3. O vídeo deve ser composto de músicas, fotos, paisagens e trechos das obras do autor;
4. Ao realizar a tarefa, o grupo deverá preencher um relatório que expresse o processo;
5. O vídeo deve ser criativo e com conteúdo conciso;
6. Os vídeos devem ser publicados com autoria e identificação da classe e escola no site do Youtube.
Na criação do vídeo os alunos poderão usar o MovieMaker, por ser um programa fácil de aprender e muito utilizado pelos adolescentes.
No processo de criação incentive os alunos na leitura das obras do autor, para que consigam captar essência de sua obra.
Cada grupo tem um desafio diferente, acompanhe as produções para auxiliar os alunos ao se comunicarem através do desafio proposto.
Indique para que os alunos criem o storyboard, ou seja, o passo a passo do vídeo, descrevendo imagens, textos, músicas de cada quadro.
Ao término dos vídeos, socialize, analise cada um coletivamente e destaque as características da vida e obra do escritor.
Ao final peça para os alunos publicarem suas produções no Youtube.
Nome | Tipo |
---|---|
Guimarães Rosa | Vídeo |
A- Quais foram os sites pesquisados durante a elaboração do trabalho;
B- Qual foi a parte mais difícil para realizar a atividade;
C- Quais obras do autor foram lidas pelo grupo;
D- O que vocês aprenderam durante a realização da tarefa;
E- Como foi trabalhar em equipe:
F- Escrevam uma conclusão sobre o que aprenderam à respeito de Guimarães Rosa.
Leve em consideração que essa é uma atividade introdutória sobre Guimarães Rosa, pois seria reducionista ficar só nessa atividade. Proponha rodas de leitura, socialização on-line de livros lidos e troca de informações sobre o autor.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!