Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Guimarães Rosa, o mágico das palavras- VídeoBiografia

 

23/02/2011

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (coordenação)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a biografia e obras de Guimarães Rosa; Reconhecer a genialidade no estilo do escritor; Utilizar a linguagem de clip para recriar a vida do escritor; Trabalhar colaborativamente com os colegas. Colaborar com a WEB na publicação de material de qualidade;

Duração das atividades
6 aulas, levando em consideração que muits das tarefas serão realizadas em casa.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar o que os alunos conhecem sobre o autor.

Estratégias e recursos da aula


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1898/imagens/rosa.jpg

 

Vivo no infinito; o momento não conta. Vou lhe revelar um segredo: creio já ter vivido uma vez. Nesta vida também fui brasileiro e me chamava João Guimarães Rosa

Orientações Didáticas

Nossa Literatura não seria a mesma se ela não fosse engrandecida pela obra e vida de Guimarães Rosa. Constitui um grande desafio levar os alunos a conhecerem e admirarem as contribuições deste grande escritor. Essa aula tem como objetivo introduzir os alunos no mundo mágico de Guimarães através de sua biografia acrescida com o desafio de produzir um vídeo sobre o autor, para tal é necessário mergulhar no universo mineiro e próprio o escritor. Boa viagem!

Seqüência Didática


Utilize o vídeo que fala sobre a Guimarães Rosa disponível no Portal do Professor como disparador da atividade.

Guimarães Rosa


Após a exibição, faça um debate e identifique o que os alunos incorporaram do filme. Em seguida faça uma proposta para a classe:
A partir de agora vocês irão colocar-se em grupo e irão criar um clip sobre a vida do autor, para aumentar o desafio, os alunos deverão constituir o “texto” como se fosse uma viagem, um programa de rádio, uma novela ou um vídeo de homenagem ao escritor. Forme os grupos atribua a cada equipe  qual será seu tema.
 Os alunos devem levar em consideração os seguintes requisitos para efetivar a tarefa:


1. O vídeo deve ser feito como se fosse:
Grupo A- Um viajante contando sua viagem, o que viu, sentiu, o que registrou, etc;
Grupo B- Um programa de Televisão;
Grupo C- Uma novela;
Grupo D- Um vídeo de homenagem;


2. O roteiro pode ser baseado em pesquisa na Internet, no entanto o texto deve ser original, ou seja, criado pelo grupo.


3. O vídeo deve ser composto de músicas, fotos, paisagens e trechos das obras do autor;


4. Ao realizar a tarefa, o grupo deverá preencher um relatório que expresse o processo;


5. O vídeo deve ser criativo e com conteúdo conciso;


6. Os vídeos devem ser publicados com autoria e identificação da classe e escola no site do Youtube.

Na criação do vídeo os alunos poderão usar o MovieMaker, por ser um programa fácil de aprender e muito utilizado pelos adolescentes.

 


No processo de criação incentive os alunos na leitura das obras do autor, para que consigam captar essência de sua obra.
Cada grupo tem um desafio diferente, acompanhe as produções para auxiliar os alunos ao se comunicarem através do desafio proposto.
Indique para que os alunos criem o storyboard, ou seja, o passo a passo do vídeo, descrevendo imagens, textos, músicas de cada quadro.
Ao término dos vídeos, socialize, analise cada um coletivamente e destaque as características da vida e obra do escritor.
Ao final peça para os alunos publicarem suas produções no Youtube.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1898/imagens/gui2.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Guimarães Rosa Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
Em relação à atividade desenvolvida, peça para cada grupo entregar um relatório com os seguintes itens:

A- Quais foram os sites pesquisados durante a elaboração do trabalho;
B- Qual foi a parte mais difícil para realizar a atividade;
C- Quais obras do autor foram lidas pelo grupo;
D- O que vocês aprenderam durante a realização da tarefa;
E- Como foi trabalhar em equipe:
F- Escrevam uma conclusão sobre o que aprenderam à respeito de Guimarães Rosa.
Leve em consideração que essa é uma atividade introdutória sobre Guimarães Rosa, pois seria reducionista ficar só nessa atividade. Proponha rodas de leitura, socialização on-line de livros lidos e troca de informações sobre o autor.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.