10/05/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
AULA 01 (50 minutos)
Acreditamos que o aposto deve-ser considerado um dispositivo linguístico- discursivo resultante da escolha feita pelo produtor do texto. O emprego desse item gramatical em textos informativos, por exemplo, pode não só revelar dados informacionais que o produtor julga serem desconhecidos pelo leitor, como também representar uma estratégia do dizer utilizada por ele para inserir um ponto de vista. Essa visão vai um pouco além do que é comumente proposto pela gramática tradicional, em que o aposto é concebido meramente como um elemento de valor substantivo que se associa a outro termo da oração para especificá-lo ou explicá-lo.
A análise sintática centra-se no reconhecimento dos elementos que compõem a frase, sem associá-los aos níveis semântico e pragmático. O vocativo, diferentemente do aposto, é um termo que não se subordina a nenhum outro da frase, relaciona-se diretamente ao contexto exterior, à situação de comunicação. É por meio do vocativo que interpelamos o nosso interlocutor real ou imaginário, para interferir em seu comportamento direta ou indiretamente, ao expressar nossos sentimentos.
Atividade
O professor deverá reproduzir (xerocar) para os alunos os textos abaixo e pedir a eles que, em dupla, respondam às questões propostas.
Texto 1
O Engenheiro Agrônomo e Florestal Sebastião Pinheiro estará a noite desta terça-feira, 15/12, ao vivo, no Cidadania Ambiental. O programa iniciará às 20h e será apresentado pelo jornalista João Batista S. Aguiar. Mais sobre o Sebastião (Fotografia de Carlos Stein, especial para a EcoAgência de Notícias).
Ouça o programa de rádio Cidadania Ambiental na Rádio Ipanema Comunitária, todas as terças, 20h e sábados, 12h.
Disponível em:
http://blog.agirazul.com.br/2009/12/15/sebastiao-pinheiro-no-cidadania-ambiental/
1. Observe as palavras destacadas no texto.
a. Esses termos estão se referindo a que palavras do texto?
b. Como ficaria o texto, se esse termos fossem retirados?
c. Os termos em destaque são importantes para a informação veiculada? Justifique.
Texto2
Disponível em:
http://blog.agirazul.com.br/2009/12/15/sebastiao-pinheiro-no-cidadania-ambiental/
1. Observe o primeiro quadrinho.
a. A informação de Calvin estaria clara ao interlocutor, se Haroldo - o nome do seu tigre – não fosse mencionado? Explique.
2. Observe o terceiro quadrinho.
a. Se o anúncio de Calvin sobre o desaparecimento de seu tigre fosse divulgado conforme a descrição apresentada, seria possível encontrá-lo? Por quê?
b. Conclua: que tipo de informação é mais importante para um classificado: objetiva ou subjetiva? Por quê?
Texto 3
No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global. [...]
Disponível em:
http://blog.agirazul.com.br/2010/03/16/sbado-27-de-maro-a-hora-do-planeta/
1. Qual importância da expressão - 27 de março - para a informação do texto? Explique.
2. Como poderia ser interpretado o texto, sem essa informação?
Observação: Professor, objetiva-se com esta atividade, mostrar ao aluno que, diferentemente do que é proposto pela Gramática tradicional, o aposto não se constitui meramente como um termo acessório da oração, visto que a informação se descaracteriza em aspectos relevantes.
Texto 4
Disponível em:
http://www.braian.com.br/wp-content/uploads/2009/03/hagar_01-09-06_pt.gif
1. Observe a fala de Hagar no primeiro balão. Como ele se dirige ao filho?
2. Ao chamar o filho pelo nome, Hagar enfatiza o empenho em prender a atenção da de Hamlet. Esse chamamento garante a interlocução entre eles? Justifique.
Aula 2 ( 50 minutos)
Atividade
1. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre aposto e vocativo.
Sugestões de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Termos_acess%C3%B3rios_da_ora%C3%A7%C3%A3o
http://www.brasilescola.com/gramatica/aposto-vocativo.htm
Observação: Esta atividade de pesquisa, poderá também ser realizada em gramáticas em sala de aula.
2. Em sala de aula, o professor deverá pedir aos alunos que façam um confronto entre o que foi pesquisado e as atividades feitas anteriormente, propondo a eles que respondam a seguinte pergunta:
O aposto pode ser entendido apenas como um termo acessório, isto é, a informação veiculada pelo aposto pode ser retirada da oração sem com isso alterar o conteúdo informacional do texto?
Aula 3 (50 minutos)
1. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo com a música “Pacato cidadão” de Samuel Rosa e Chico Amaral.
2. O professor deverá reproduzir para os alunos a letra da música. Em grupo, eles deverão responder às questões propostas sobre o texto.
Pacato Cidadão
Skank Composição: Samuel Rosa E Chico Amaral
Refrão
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pra que tanta TV
Tanto tempo pra perder
Qualquer coisa que se queira
Saber querer
Tudo bem, dissipação
De vez em quando é "bão"
Misturar o brasileiro Aaaaai!
Com alemão
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização... Refrão
Pra que tanta sujeira
Nas ruas e nos rios
Qualquer coisa que se suje
Tem que limpar
Se você não gosta dele
Diga logo a verdade
Sem perder a cabeça
Sem perder a amizade...
Pacato Cidadão!
É o Pacato da civilização
Pacato Cidadão! É o Pacato da civilização...
Refrão
Consertar o rádio
E o casamento é
Corre a felicidade
No asfalto cinzento
Se abolir a escravidão
Do caboclo brasileiro
Numa mão educação
Na outra dinheiro... Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização...(2x)
Pacato Cidadão! É o Pacato Da Civilização!
Da Civilização
Letra e vídeo, respectivamente, disponíveis em:
http://letras.terra.com.br/skank/72338/
http:// www.youtube.com/watch?v=iBdDjlZCYJQ
1.Vocativo é o termo da oração por meio do qual chamamos o interpelamos nosso interlocutor, real ou imaginário.
a. Transcreva da canção a expressão que evidencia o interlocutor do texto.
b. Esse interlocutor é uma pessoa específica? Explique.
2. O vocativo é um termo que se relaciona com o mundo exterior, com a situação comunicativa.
a. Qual é o contexto brasileiro que leva o eu lírico a chamar o cidadão de pacato?
b. Quais são as característica de uma pessoa considerada “pacato cidadão”?
3. O trecho abaixo faz parte da crônica “Recado ao senhor do 903” de Rubem Braga. Nessa crônica, enfoca os problemas da convivência diária entre vizinhos de apartamentos.
Recado ao senhor 903
Vizinho
Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. [...]
a. Identifique o vocativo no trecho acima.
b. Qual a função do vocativo em uma carta?
c. O tipo de linguagem em uma carta deve estar de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores, isto é, entre remetente e destinatário. Qual é possivelmente o grau de intimidade entre os vizinhos?
Aula 4 (50 minutos)
Produção de texto
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção textual:
Baseando-se na temática explorada na canção “Pacato cidadão” de Samuel Rosa, produza um texto em que a interlocução entre o eu lírico e um “pacato cidadão” específico seja evidenciada por meio de vocativos.
Sugestão: Pacato estudante; pacato professor; pacato eleitor.
Seu texto será lido em sala de aula para apreciação de colegas e professor(a).
Após revisão gramatical e com a permissão dos alunos, o texto poderá ser exposto em murais da escola.
Professor, os vídeos, a seguir, sobre aposto e vocativo, poderão ser apresentados aos alunos e propiciar reflexões sobre esses tópicos.
Em relação ao ensino de língua, não basta possibilitar a reflexão sobre determinados aspectos do conhecimento lingüístico. É necessário possibilitar ao aluno a apropriação de procedimentos que lhe permitam refletir sobre seus próprios textos. Portanto, é por meio da análise de produções de texto que o professor poderá avaliar o estudante quanto ao emprego do aposto e do vocativo.
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
30/09/2012
Cinco estrelasachei ótimo isso ajudou muito o meu trabalho
31/01/2012
Cinco estrelasExcelentes atividades! Obrigada pela ajuda!
28/09/2011
Quatro estrelasGOSTEI DEMAIS. AJUDOU-ME BASTANTE.
03/08/2011
Quatro estrelasMuito boa sua aula. Ajudou-me bastante.
16/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula. é bastante diversificada e atrativa.
03/11/2010
Cinco estrelasMuito bom a aula ajudo bastante .^^
20/08/2010
Cinco estrelasDiariamente estou olhando as sugestoes do portal do professor e tenho achado muito bom, mas gostaria de saber se nao tem gabarito, pois tem umas questoes bem dificeis...
06/07/2010
Cinco estrelasGostei da aula!Foi bem explicativa e certamente facilitou minha compreensão.Obrigada!