Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cartas enigmáticas: Leitura e Interpretação dos Códigos da Escrita

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a expressão oral como uma importante estratégia de construção de sentidos.

Possibilitar a compreensão da relação entre a fala e textos imagéticos ou semióticos (uso de mais de um sistema de linguagem).

Perceber a importância de elementos situacionais na construção dos sentidos e da interação verbal e não verbal.

Levantar hipóteses, confrontar ideias e buscar informações para interpretar símbolos.

Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio de habilidades de leitura e de escrita.

Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.

Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.

Identificação, nos suportes, de fontes de informação.

Habilidade de identificação de informações explícitas.

Distinção entre signo verbal e signo não verbal.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Pergunte aos alunos se a escrita é a única forma de se comunicarem.

Ouça as suposições e depois, conte a eles que nem sempre a humanidade fez uso exclusivo da língua escrita para se comunicar.

Apresente-os um texto sobre a história da escrita. Peça que façam uma leitura oral, assinalando as palavras ou trechos que não compreenderam bem. Além disso, procure destacar a ideia principal de cada parágrafo do texto lido.

Professor, a seguir apresento algumas imagens com diferentes formas de linguagem escrita.

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/historiadaescrita.htm (Acesso em 20/04/2010) 

Para ilustrar melhor esse momento, você pode apresentar à turma, um vídeo que conta a evolução da escrita.

http://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA&feature=related (Acesso em 20/04/2010)

Convide um(a) colega professor(a) da área de História para assistir à exibição do filme com a turma. Assim, poderia participar, elucidando algumas dúvidas ou até mesmo, contribuindo com informações adicionais. Peça que os alunos registrem os comentários e possíveis dúvidas. É importante que se faça um registro escrito.

 

Aula 2

Professor,

Leve seus alunos para o laboratório de informática para fazerem uma pesquisa sobre os tipos de escritas que já existiram e que ainda existem.

Apresente a eles um roteiro de pesquisa por escrito,  já com os sites sugeridos juntamente com as informações necessárias.

Eis as sugestões de endereços eletrônicos, contendo informações importantes acerca do tema em estudo:

1. Escrita Cuneiforme

http://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escrita-cuneiforme/ (Acesso em 20/04/2010) 

 

2. Hieróglifos

http://www.clubedotaro.com.br/site/imagens/h/Egito-hieroglifos.jpg - (Acesso em 20/04/2010)

 

http://afluoxetina.files.wordpress.com/2010/03/hieroglifos1.jpg  - (Acesso em 20/04/210)

http://hieroglifos.com.sapo.pt/ - (Acesso em 20/04/2010) 

http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/hieroglifos.html – Conversor em hieróglifos  - (Acesso em 20/04/2010) 

 

3. Escrita Maia – Os Glifos

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_maia - (Acesso em 20/04/2010) 

4. Ideogramas orientais – Kanji

 

http://plato.if.usp.br/1-2003/fmt0405d/antig/Simbolos/Ideograma_Chines1.gif- (Acesso em 20/04/2010) 

http://www.a-china.info/nomes - (Acesso em 20/04/2010)

5. Pictogramas

 

http://www.ralysite.com.br/www.ultratempo.com.br/poster_das_%20olimpiadas/pictograma_olimpiadas_de_beijing_china_1.JPG   - (Acesso em 20/04/2010) 

Retornem à sala de aula para que se faça a apresentação do que foi pesquisado. Você pode transformar esse momento em um seminário.

Aula 3

Professor,

Apresente aos alunos outras formas de se comunicar através de imagens – signos não verbais – e ora misturados com palavras: as Cartas enigmáticas. Em princípio, pergunte a eles se já haviam visto alguma carta enigmática ou se conheciam essa forma lúdica de se expressar.

Apresente a eles alguns exemplos. Faça desse momento uma atividade de desafio.

 

http://ofundamental.blogspot.com/2010/01/carta-enigmatica.html - (Acesso em 20/04/2010)

 

 

http://www.eradoradio.com.br/revistas/RR107_19510925_p49_enigma.jpg - (Acesso em 20/04/2010) 

Há uma variedade de estratégias que você pode utilizar para essa atividade, dentre elas, destacam-se:

1. Apresentar para a turma uma seleção de cartazes, contendo exemplos de cartas enigmáticas e pedindo que façam a “tradução” oralmente ou por escrito, para uma posterior exposição no mural da sala.

2. Dividir a turma em grupos e distribuir cartas enigmáticas para que cada um faça a tradução e que depois apresente à turma o resultado do trabalho.  

Aula 4

Professor,

Convide os alunos a criarem a própria carta enigmática.

O tema pode ser variado:

. amigo oculto de cartas enigmáticas entre os alunos, a fim de promover uma maior interação e socialização deles.

. divulgação de livros interessantes já lidos pelos alunos na biblioteca da escola e coloque as cartas criadas em exposição na biblioteca.

. curiosidades da Evolução da Escrita sob a forma de carta enigmática para as outras turmas, a fim de que elas tenham acesso a essas informações interessantes e valiosas.

Você pode propor os temas e promover na sala de aula, uma votação entre os alunos para a escolha.

Lembre-se de que antes de criar as cartas enigmáticas, é preciso que os alunos redijam o texto para depois inserirem as figuras.

Ao redigirem o texto, é importante que se faça uma revisão textual antes de transformar o texto da carta em imagens.

Caso eles tenham dificuldade em desenhar as figuras, leve-os novamente ao laboratório de informática, para “capturarem” as imagens necessárias.

Para finalizar, faça uma exposição dos trabalhos na escola.

Seria interessante que se fizesse fotocópias das cartas criadas e as organizasse em uma pasta de registros e que esta fique arquivada na Biblioteca da escola.

Recursos Complementares

Professor,

Eis algumas sugestões de links para enriquecer suas aulas:

http://www.unaerp.br/comunicacao/professor/tania/arquivos/verbal_nao_verbal_sem.pdf (Acesso em 20/04/2010) - Linguagem verbal e não verbal 

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u12.jhtm  (Acesso em 20/04/2010) - Linguagem verbal 

http://www.almanaquebrasil.com.br  (Acesso em 20/04/2010) - site com cartas enigmáticas 

Avaliação

Professor,

Durante as atividades de produção oral, avalie se algum aluno teve interesse em aprofundar nas pesquisas, através das contribuições (relevantes) sobre o assunto em estudo e elogie-o(s), despertando nele(s) e nos outros colegas a iniciativa de buscarem informações adicionais para as atividades propostas pelo professor. É importante que os alunos sintam confiança e possam expressar o que sabem e o que gostariam ainda de aprender. Desde cedo, a sala de aula deve ser o espaço da interlocução, onde sujeitos de saberes (com)partilham experiências velhas e novas.

Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler signos não-verbais. Avalie a aceitação deles em relação a essa prática.

Aproveite a tarefa de produção escrita como um dos instrumentos de verificação da aprendizagem: mais do que se prender a desvios gramaticais e de norma culta. Verifique se a mensagem escrita corresponde aos símbolos/figuras utilizados na carta enigmática. Você também pode avaliar a criatividade e coerência dos alunos nessa atividade.

Lembre-se de que, mesmo usando atividades lúdicas, podemos avaliar os aprendizados dos alunos e desenvolver um trabalho para aperfeiçoar a leitura e a escrita dos alunos. O mais importante que, com isso, podemos acender neles o desejo de aprender e de buscar novos conhecimentos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.