19/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Desenvolver a expressão oral como uma importante estratégia de construção de sentidos.
Possibilitar a compreensão da relação entre a fala e textos imagéticos ou semióticos (uso de mais de um sistema de linguagem).
Perceber a importância de elementos situacionais na construção dos sentidos e da interação verbal e não verbal.
Levantar hipóteses, confrontar ideias e buscar informações para interpretar símbolos.
Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura.
Domínio de habilidades de leitura e de escrita.
Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
Habilidade de identificação de informações explícitas.
Distinção entre signo verbal e signo não verbal.
Professor,
Pergunte aos alunos se a escrita é a única forma de se comunicarem.
Ouça as suposições e depois, conte a eles que nem sempre a humanidade fez uso exclusivo da língua escrita para se comunicar.
Apresente-os um texto sobre a história da escrita. Peça que façam uma leitura oral, assinalando as palavras ou trechos que não compreenderam bem. Além disso, procure destacar a ideia principal de cada parágrafo do texto lido.
Professor, a seguir apresento algumas imagens com diferentes formas de linguagem escrita.
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/historiadaescrita.htm (Acesso em 20/04/2010)
Para ilustrar melhor esse momento, você pode apresentar à turma, um vídeo que conta a evolução da escrita.
http://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA&feature=related (Acesso em 20/04/2010)
Convide um(a) colega professor(a) da área de História para assistir à exibição do filme com a turma. Assim, poderia participar, elucidando algumas dúvidas ou até mesmo, contribuindo com informações adicionais. Peça que os alunos registrem os comentários e possíveis dúvidas. É importante que se faça um registro escrito.
Professor,
Leve seus alunos para o laboratório de informática para fazerem uma pesquisa sobre os tipos de escritas que já existiram e que ainda existem.
Apresente a eles um roteiro de pesquisa por escrito, já com os sites sugeridos juntamente com as informações necessárias.
Eis as sugestões de endereços eletrônicos, contendo informações importantes acerca do tema em estudo:
http://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escrita-cuneiforme/ (Acesso em 20/04/2010)
http://www.clubedotaro.com.br/site/imagens/h/Egito-hieroglifos.jpg - (Acesso em 20/04/2010)
http://afluoxetina.files.wordpress.com/2010/03/hieroglifos1.jpg - (Acesso em 20/04/210)
http://hieroglifos.com.sapo.pt/ - (Acesso em 20/04/2010)
http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/hieroglifos.html – Conversor em hieróglifos - (Acesso em 20/04/2010)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_maia - (Acesso em 20/04/2010)
http://plato.if.usp.br/1-2003/fmt0405d/antig/Simbolos/Ideograma_Chines1.gif- (Acesso em 20/04/2010)
http://www.a-china.info/nomes - (Acesso em 20/04/2010)
http://www.ralysite.com.br/www.ultratempo.com.br/poster_das_%20olimpiadas/pictograma_olimpiadas_de_beijing_china_1.JPG - (Acesso em 20/04/2010)
Retornem à sala de aula para que se faça a apresentação do que foi pesquisado. Você pode transformar esse momento em um seminário.
Professor,
Apresente aos alunos outras formas de se comunicar através de imagens – signos não verbais – e ora misturados com palavras: as Cartas enigmáticas. Em princípio, pergunte a eles se já haviam visto alguma carta enigmática ou se conheciam essa forma lúdica de se expressar.
Apresente a eles alguns exemplos. Faça desse momento uma atividade de desafio.
http://ofundamental.blogspot.com/2010/01/carta-enigmatica.html - (Acesso em 20/04/2010)
http://www.eradoradio.com.br/revistas/RR107_19510925_p49_enigma.jpg - (Acesso em 20/04/2010)
Há uma variedade de estratégias que você pode utilizar para essa atividade, dentre elas, destacam-se:
1. Apresentar para a turma uma seleção de cartazes, contendo exemplos de cartas enigmáticas e pedindo que façam a “tradução” oralmente ou por escrito, para uma posterior exposição no mural da sala.
2. Dividir a turma em grupos e distribuir cartas enigmáticas para que cada um faça a tradução e que depois apresente à turma o resultado do trabalho.
Professor,
Convide os alunos a criarem a própria carta enigmática.
O tema pode ser variado:
. amigo oculto de cartas enigmáticas entre os alunos, a fim de promover uma maior interação e socialização deles.
. divulgação de livros interessantes já lidos pelos alunos na biblioteca da escola e coloque as cartas criadas em exposição na biblioteca.
. curiosidades da Evolução da Escrita sob a forma de carta enigmática para as outras turmas, a fim de que elas tenham acesso a essas informações interessantes e valiosas.
Você pode propor os temas e promover na sala de aula, uma votação entre os alunos para a escolha.
Lembre-se de que antes de criar as cartas enigmáticas, é preciso que os alunos redijam o texto para depois inserirem as figuras.
Ao redigirem o texto, é importante que se faça uma revisão textual antes de transformar o texto da carta em imagens.
Caso eles tenham dificuldade em desenhar as figuras, leve-os novamente ao laboratório de informática, para “capturarem” as imagens necessárias.
Para finalizar, faça uma exposição dos trabalhos na escola.
Seria interessante que se fizesse fotocópias das cartas criadas e as organizasse em uma pasta de registros e que esta fique arquivada na Biblioteca da escola.
Professor,
Eis algumas sugestões de links para enriquecer suas aulas:
http://www.unaerp.br/comunicacao/professor/tania/arquivos/verbal_nao_verbal_sem.pdf (Acesso em 20/04/2010) - Linguagem verbal e não verbal
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u12.jhtm (Acesso em 20/04/2010) - Linguagem verbal
http://www.almanaquebrasil.com.br (Acesso em 20/04/2010) - site com cartas enigmáticas
Professor,
Durante as atividades de produção oral, avalie se algum aluno teve interesse em aprofundar nas pesquisas, através das contribuições (relevantes) sobre o assunto em estudo e elogie-o(s), despertando nele(s) e nos outros colegas a iniciativa de buscarem informações adicionais para as atividades propostas pelo professor. É importante que os alunos sintam confiança e possam expressar o que sabem e o que gostariam ainda de aprender. Desde cedo, a sala de aula deve ser o espaço da interlocução, onde sujeitos de saberes (com)partilham experiências velhas e novas.
Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler signos não-verbais. Avalie a aceitação deles em relação a essa prática.
Aproveite a tarefa de produção escrita como um dos instrumentos de verificação da aprendizagem: mais do que se prender a desvios gramaticais e de norma culta. Verifique se a mensagem escrita corresponde aos símbolos/figuras utilizados na carta enigmática. Você também pode avaliar a criatividade e coerência dos alunos nessa atividade.
Lembre-se de que, mesmo usando atividades lúdicas, podemos avaliar os aprendizados dos alunos e desenvolver um trabalho para aperfeiçoar a leitura e a escrita dos alunos. O mais importante que, com isso, podemos acender neles o desejo de aprender e de buscar novos conhecimentos.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/03/2013
Cinco estrelasMaravilhosa aula, muito contribuiu para as minhas aulas.Parabéns!!
03/02/2013
Cinco estrelasAdorei! Auxiliou-me bastante no ano passado. Vou repetir neste.
20/09/2010
Cinco estrelasGostei muito, pois é criativa e interessante.
26/08/2010
Cinco estrelasMaravilhoso. Adorei a mon tagem da aula. O passo a passo feito com alunos. E a forma de kostar a eleles as diversas linguagens. Adorei