10/05/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
reconhecer os valores semânticos das orações coordenadas;
reconhecer o valor estético das orações coordenadas na construção do texto;
analisar o emprego de orações coordenadas, principalmente em noticiários televisivos.
conhecer a estrutura do período: simples e composto;
conhecer mecanismos de coesão seqüencial no texto.
utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
utilização de propagandas veiculadas na internet;
pesquisa em gramáticas.
AULA 01 (50 minutos)
O conhecimento das orações coordenadas facilita o trabalho de produção e interpretação de textos, principalmente narrativos e dissertativos. Possibilita ao produtor do texto a adoção de eficientes estratégias argumentativas de forma simples e direta. Servem, portanto, para o estabelecimento de relações lógicas entre palavras, orações, e parágrafos e textos inteiros, constituindo-se como fator indispensável pela coesão e coerência textual.
Atividade
1. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para realizarem, em dupla, uma pesquisa sobre as orações coordenadas.
Observação: Professor, esta atividade de pesquisa poderá também ser realizada em gramáticas na sala de aula ou na biblioteca.
Sugestão de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_coordenada
http://www.infoescola.com/portugues/oracoes-coordenadas-assindeticas-e-sindeticas/
Aula 2 (50 minutos)
Atividade
Feita a pesquisa, o professor deverá reproduzir (xerocar) para os alunos os anúncios publicitários apresentados na sequência. Em seguida, pedir a um grupo de alunos que exponha resumidamente o conteúdo pesquisado, usando os anúncios para exemplificação. Caso a explanação fique incompleta, o professor deverá ir indicando outros grupos até obter uma exploração satisfatória do conteúdo.
O professor deverá mediar a fala dos alunos para fazer esclarecimentos e tirar dúvidas.
Anúncio 1
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_WtkJDFjz-YM/ST2GifgY-4I/AAAAAAAAAAo/9PXjqzRR5DU/S760/reflexao.jpg
Anúncio 2
Disponível em:
http://epocaestadobrasil.files.wordpress.com/2009/02/anun_veiculo08r.jpg
Anúncio 3
Disponível em:
http://magiarubronegra.files.wordpress.com/2008/07/anuncio.jpg
Anúncio 4
Disponível em:
http://www.limao.com.br/boletim/imagem/dica_limao/emkt_novartis_17_09/email_mkt_2_02.jpg
Aula 3 (50 minutos)
O professor deverá reproduzir para os alunos o poema “Tarefa” de Geir Campos. Em seguida, os alunos - em grupos de três elementos - deverão realizar as atividades propostas, aplicando o conhecimento obtido por meio da pesquisa já realizada.
Tarefa
Geir Campos
Morder o fruto amargo e não cuspir
mas avisar aos outros quanto é amargo,
cumprir o trato injusto e não falhar
mas avisar aos outros quanto é injusto,
sofrer o esquema falso e não ceder
mas avisar aos outros quanto é falso;
dizer também que são coisas mutáveis...
E quando em muitos a noção pulsar
— do amargo e injusto e falso por mudar —
então confiar à gente exausta o plano
de um mundo novo e muito mais humano.
Disponível em:
http://www.releituras.com/geircampos_tarefa.asp
1. No poema, há uma sugestão: passar ao outro o conhecimento decorrente de experiências penosas.
a. Identifique e classifique a conjunção que introduz a ideia de se repassar a experiência vivida.
b. Qual o valor semântico assumido por essa conjunção?
2. Observe o verso:
Morder o fruto amargo e não cuspir
a. Qual o valor da conjunção e, nesse contexto?
b. Que efeito de sentido a repetição dessa conjunção proporciona ao texto?
3. Denomina-se paralelismo sintático o encadeamento de funções sintáticas idênticas ou um encadeamento de orações de valores sintáticos iguais.
Observe os versos abaixo:
Morder o fruto amargo e não cuspir
mas avisar aos outros quanto é amargo,
cumprir o trato injusto e não falhar
mas avisar aos outros quanto é injusto
a. Pode-se dizer que houve paralelismo sintático entre as orações que compõem os versos acima? Por quê?
b. Comente a afirmação abaixo:
Utilizar o recurso do paralelismo sintático possibilita que se crie um equilíbrio de relevância entre as orações, isto é, permite que se crie um processo de ligação por coordenação.
c. Observe o paralelismo criado nos versos:
Não só morder o fruto amargo mas também avisar aos outros quanto é amargo.
Agora, coordene as orações, substituindo não só...mas também pela conjunção e.
4. A conjunção mas aparece no início de uma oração, as outras conjunções coordenativas adversativas – porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, podem ocupar diferentes posições em uma oração.
Por exemplo:
...sofrer o esquema falso e não ceder / entretanto avisar aos outros quanto é falso...
...sofrer o esquema falso e não ceder /avisar, entretanto, aos outros quanto é falso...
Reescreva os versos abaixo, mudando a conjunção mas por outras de sentido equivalente (porém, entretanto, no entanto, todavia). Empregue a conjunção de oposição em várias posições na oração a que pertence.
5. Qual é a tarefa proposta no poema? Você acha que é possível as pessoas cumprirem essa “tarefa”.
Aula 4 (50 minutos)
Atividade
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo com o poema “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles. O professor deverá reproduzir o poema para os alunos.
Ou isto ou aquilo
Cecília Meireles
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Texto e vídeo disponíveis em:
http://www.revista.agulha.nom.br/ceciliameireles05.html
http://www.youtube.com/watch?v=HBsZJI_2Ja0
Sobre o texto:
1. Qual é a palavra responsável pela ideia de escolha, no poema? Como essa palavra se classifica?
2. As conjunções aditivas comumente indicam soma adição, união. Observe os seguintes versos do poema:
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
a. Qual o valor semântico da conjunção e nesse contexto? Adição ou oposição?
b. Nesse caso, que outra conjunção poderia substituir o e?
3. Pode-se dizer que, de acordo com o poema, viver é a arte de fazer escolhas.
Crie um pequeno poema, assim como Cecília Meireles, apontando algumas escolhas que são necessárias em nossa vida. Procure coordenar as orações por meio da conjunção alternativa ou... ou.
Sugestão de leitura para o professor:
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática. Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
Importante: O capítulo 5 intitulado "Para que ensinar teoria gramatical?" é um importante texto que servirá de subsídio teórico
para o professor refletir sobre:
Para que ensinar teoria gramatical?
O estudo das orações coordenadas facilita o trabalho de leitura e produção de texto. É, por meio de leitura e produção de textos, que o aluno poderá apropriar-se desse importante mecanismo de organização das idéias no texto, responsável, principalmente, pela elaboração de diversas estratégias de argumentação. O professor deverá verificar se essa apropriação se efetiva, de fato, no poema e outros textos elaborados pelos alunos.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/05/2016
Cinco estrelasExcelente a proposta de contextualização do estudo das orações coordenadas. Não conhecia o texto "Tarefa " e isso ajudou muito. Obrigada, grande abraço.
11/12/2015
Cinco estrelasmuito bom!
08/11/2015
Cinco estrelasExcelente!Poderiam enviar-me o gabarito?Obrigada!
13/09/2015
Cinco estrelasAdorei a forma como foi conduzido a aula. Gostaria de receber i gabarito se possível.
13/05/2014
Cinco estrelasMuito boa essa sequência, você tem o gabarito?
21/04/2014
Cinco estrelasexcelente, gera no aluno a necessidade de pensar , o que hoje está muito difícil. Parabéns!
04/10/2013
Quatro estrelasGostei muito. Vou usar no Ensino Médio.
28/06/2012
Cinco estrelasExcelente material e que pode ser aplicado não para os alunos do EJA. Para o professor, é um presente!!! Parabéns.
25/06/2012
Cinco estrelasExcelente!
15/04/2012
Quatro estrelasAchei as atividades relativas aos poemas muito interessantes. Gostaria do gabarito das questões do texto "Tarefa". Obrigada.
27/09/2011
Quatro estrelasOlá, gostei do plano, pois apresenta uma maneira diferente de trabalhar em sala de aula e a transmissão do conhecimento não fica apenas a cargo do professor.
10/05/2011
Cinco estrelasLazuida e Eliana, excelente o plano de aula de vocês. Gostaria de agradecer, porque tenho me desdobrado para melhorar a prática de escrita das minhas turmas e estou certa de que esse material de vocês será muito proveitoso para a aprendizagem efetiva. Além da poesia presente em todo o conjunto. Parabéns!
28/10/2010
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DESSES POEMAS. TEM GABARITO?
27/09/2010
Quatro estrelasao ler a aula gostei, vamos ver na prática.