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Cocaína, dependência e seus malefícios

 

18/05/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os efeitos imediatos que a cocaína faz no organismo das pessoas que as consomem. Demonstrar que muitas vezes causa danos ao cérebro, podendo em alguns casos causar danos irreversíveis.

Duração das atividades
2 Aulas de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Química Orgânica Geral

Estratégias e recursos da aula

Momento 01 -

Professor neste momento inicial procure saber o que os alunos já sabem sobre o assunto. Para colaborar com a discussão sugerimos a seguinte reportagem que trata da relação de artistas famosos que se envolveram com uso da cocaína.

Link: http://veja.abril.com.br/191108/p_084.shtml acessado 05/04/2010 

                     - O que sabe sobre os males causados pela Cocaína?

                     - Quais as consequências do uso?

                     - Você conhece algum dependente desta droga?

                     - Quanto tempo uma pessoa tem que ficar internada numa clínica para fazer a desintoxicação?

Esse momento pode ser registrado num quadro-negro, e serve também como subsídio para os encaminhamentos das aulas. Fazer um breve comentário em sala de aula, defendendo é claro, a sua não utilização.

Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

É consensual entre todos da comunidade médica, que os elevados efeitos auto destruidores de quem faz o uso de cocaína, justificam a sua proibição. Você concorda ou descorda desta afirmação?

Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:

Explicando

        A cocaína, também conhecido como benzoilmetilecgonina ou éster do ácido benzóico é na verdade um alcaloide muito utilizado como droga, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, com enorme efeito anestésicos e cujo uso continuado, pode causar inúmeros efeitos indejados como  a dependência, hipertensão arterial e distúrbios psiquiátricos. A produção da droga é realizada através de extração, utilizando como solventes álcalis, ácido sulfúrico, querosene entre outros produtos existentes.É preciso diferenciar a produção da cocaína em dois processos nitidamente distintos.

        Durante a produção de refrigerantes na escala industrial a base de extrato de coca é um subproduto sob alto controle governamental, oriundo da "decocainização" do extrato, que finalmente apresenta dois fins específicos: ou a destruição ou a comercialização altamente controlada para fins de pesquisas biológicas, médicas e de síntese orgânica.A produção para este processo é uma extração com soluções e solventes adequados, visando retirar o máximo possível da cocaína naturalmente presente nas folhas de coca, querendo chegar a uma concentração que seja permitível pela legislação dos diversos países onde os xaropes básicos dos refrigerantes a base de coca são livremente consumidos.

        Já na produção do alcalóide, historicamente, é a mesma até os dias atuais, em ambiente rústico, é a usada pelos grandes produtores/traficantes de cocaína, que é na verdade um grande desafio das autoridades, de proibir o seu consumo e a sua comercialização.Em diversos recipientes, ou até mesmo buracos no chão, impermeabilizados, é colocada uma grande quantidade de folhas secas de coca, que a seguir, são maceradas com querosene. Logo após a sua maceração, as folhas são removidas e transferidas para outro tipo de recipiente e mergulhadas em solução de ácido sulfúrico, visando acidificar o alcalóide e formar sulfato de cocaína, higrina e outros compostos, solúveis em água.

         O líquido em questão é então decantado e tratado com alguma substância alcalina, como é o caso do carbonato de amônio, o que resulta na pasta base, que é solúvel em solventes orgânicos e insolúvel em água.Sendo assim, a pasta base é dissolvida em acetona ou éter etílico, normalmente, que dissolvem a cocaína básica, e com acréscimo de água, precipitando assim a cocaína, que pelo processo de filtração encontra-se em elevado grau de pureza, que no caso os traficantes usam o termo de ser a cocaína mais pura possível. Através da volatilidade, os solventes são completamente eliminados do pó obtido, não chegando a deixar aroma, um dos critérios fundamentais para sua vendabilidade como cocaína pura.

          A cocaína, agora pura e economicamente transportável, poderá será diluída através de diversas substâncias, entre elas , destacadamente, os dificilmente detectáveis como diluição pelos consumidores (com fins ditos recreativos) anestésicos locais, como a lidocaína. Acrescenta-se também ácido acetilsalicílico, cimento branco, talco e até pó de vidro.Estima-se os químicos que a produção de 1 kg de pasta-base requer entre 600 a 750 kg de folha de coca, gasolina, ácido sulfúrico, cimento, dentre outros produtos.

Fonte: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/cocaina.html  acessado 05/04/2010 

Após a leitura e discussão do texto, sugerimos que aula tenha continuidade no laboratório de informática, aonde os alunos poderão explorar os recursos disponíveis abaixo.

Recurso do Portal

A imagem mostra, de forma tridimensional, a molécula da Cocaína.

Cocaína 

A Cocaína é demonstrada através da fórmula tridimensional da molécula, faça no quadro-negro junto com seus alunos, apontamentos dos pontos negativos de quem faz o consumo deste tipo de droga.

Imagem

a) Pasta-base da Cocaína

Fonte:http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/05-07-07/Cocaina%20encontrada%20no%20tanque%20de%20pampa%20-%2014-04-05%20-%20cor.jpg acessado 19/04/2010 

 b) Cocaína em Pó

Fonte: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/cocaina.jpg acessado 19/04/2010 

c) Lesão causada pela Cocaína no Cérebro

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/drogas/imagens/cocaina9.jpg acessado 19/04/2010 

Professor as imagens apresentadas acima, tem por objetivo de identificar a Cocaína  na sua forma tradicional de consumo, e dos danos causados ao cérebro de um usuário. 

Momento 02 -

                     A cocaína é meramente um inibidor específico das proteínas transportadoras da dopamina e em grau menor da noradrenalina, presentes em nossos neurônios. A dopamina e a noradrenalina são neurotransmissores cerebrais que são secretados para a sinapse, de onde são recolhidos novamente para dentro dos neurônios por esses transportadores inibidos pela cocaína. Logo quem consome a cocaína aumenta a concentração e duração desses neurotransmissores.

                     Os efeitos são similares aos das famosas anfetaminas, mas mais intensos e menos prolongados a sua ação. Causando constrição local no usuário.Na verdade a noradrenalina e a adrenalina são neurotransmissores e hormona do sistema simpático(sistema nervoso autônomo). São são normalmente ativadas em situações de stress agudo ("lutar ou fugir") em que a pessoa necessita de todas as forças e agem junto aos órgãos de modo a obtê-las: aumentando a contração e freqüência cardíacas do indivíduo, aumentando velocidade e clareza do pensamento, destreza dos músculos, inibem a dor, aumentam a tensão arterial.

                     O indivíduo sente-se invulgarmente consciente e desperto, eufórico, excitado, com mente clara e sensação de paragem do tempo. A cocaína é na verdade um forte potenciador do sistema nervoso simpático, tanto no cérebro, como na periferia.A cocaína é totalmente ilegal em todos os países do Mundo. A planta da coca é cultivada legalmente em volumes controlados em vários países da América do Sul, mais especificamente na cordilheira dos Andes (Bolívia, Colômbia e Peru).

                     As folhas da coca são legais nesses países, mas a sua refinação é totalmente proibida. Normalmente a refinação é feita nos Estados Unidos, maior consumidor não só de cocaína, mas de drogas do mundo.A cocaína é a droga com maiores vendas em dinheiro na maior parte do mundo.

Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n08/doencas/drugs/anim1.htm acessado 05/042010 

Saiba Mais

Efeitos Toxicológicos

                      Os diversos sintomas de envenenamento pelo uso da cocaína referem-se sobretudo ao sistema nervoso central. Estimulando os centros respiratórios, elevando a velocidade e a profundidade da respiração da pessoa.Existem efeitos imediatos, que ocorrem sempre após o uso de uma dose moderada; efeitos com grande dose; efeitos tóxicos agudos que têm uma probabilidade significativa de ocorrer após cada dose; efeitos no consumidor crônico, a longo prazo, entre outros consumidores da droga.

                      A cocaína pode causar sem sombra de dúvidas, malformações e atrofia do cérebro e malformações dos membros na criança se usada durante a gestação. Ela pode ser facilmente detectada nos cabelos durante muito tempo após consumo, e o seu uso pela mãe é comprovado desta forma em bebês quando nascem.

Uso da Droga ao Longo Prazo

                      Aos usuários que fazem uso ao longo prazo (alguns meses) ocorrem invariavelmente múltiplas hemorragias cerebrais com morte extensa de neurônios e perda progressiva das funções intelectuais superiores. São comuns síndromes psiquiátricas como esquizofrenia e depressão profunda unipolar.

Fonte: http://www.psicosite.com.br/tra/drg/cocaina.htm acessado 05/04/2010 

Fique Ligado

Perda de memória  

-Perda da capacidade de concentração mental

-Perda da capacidade analítica.  

- Falta de ar permanente, trauma pulmonar, dores torácicas  

- Destruição total do septo nasal (se inalada).  

- Perda de peso até níveis de desnutrição  

- Dores de cabeça  - Desmaios  

- Distúrbios dos nervos periféricos ("sensação do corpo ser percorrido por insetos") 

- É comum o traficante adicionar talco industrial para aumentar seus lucros, fato verificado em necropsia, exame de hemogramas.

1)Professor, após a leitura do texto poderá ser trabalhado as seguintes questões:

          a) Quais os efeitos causados pela Cocaína a que fazem o seu uso?

          b) A sua dependência é irreversível?

          c) Os danos causados ao nosso cérebro são irreversíveis?

          d) Em alguns países é liberado o seu uso? Por quê?

Na Palavra Cruzada você encontrará alguns Efeitos Tóxicos Agudos que a Cocaína é capaz de causar aos usuários que fazem uso dessa substância.

Preencha nas lacunas vazias abaixo algumas características  da Cocaína, quanto a sua utilização etc.

Drogas –  A Onda Química, é o nome do vídeo que traz a reportagem do Dr. Jairo Bouer Psicólogo da TV Globo, que conta toda a trajetória da Cocaína. O psícologo entrevista vários usuários e renomados médicos com larga experiência no tratamento de viciados.

a) Logo após assistir a entrevista, sugerimos que os alunos produzam um relatório ( considerando também os demais momentos da aula) sobre o que a Cocaína é capaz de fazer em seus usuários.

                Fonte: Youtube http://www.youtube.com/watch?v=pjly_G9PQE8 acessado 19/04/2010 

Laboratorio de informatica

Este vídeo demonstra que a Cocaína apaga totalmente a linha da sua vida. Logo após ver o vídeo, faça uma mesa redonda em sala de aula, debatendo as consequências do uso de drogas de modo geral. 

Fonte: Youtube http://www.youtube.com/watch?v=ajjJzIpi1cI acessado 05/04/2010  

  

No link abaixo esta disponível uma matéria que trata dos efeitos que a Cocaína é capaz de causar no cérebro dos seus usuários. Faça uma reflexão expositiva com seus alunos no laboratório, fazendo a conscientização do não consumo deste tipo de droga.

Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n08/doencas/drugs/anim1.htm acessado 05/04/2010 

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999

 LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004

Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2001.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cocaína Imagem
Recursos Complementares
Avaliação

Professor para avaliação deverá ser considerado os seguintes critérios:

- Participou de maneira efetiva durante as discussões e debates;

- Participou das dinâmicas em grupo;

- Apresentou capacidade de trabalhar coletivamente;

- Apresentou capacidade de expressar-se e construir argumentos;

- Apresentou capacidade de síntese no registro escrito da aula;

- Utilizou corretamente o usa da linguagem escrita verbal/gramatical;

- Nível de aprendizagem dos conceitos apresentados durante a aula e sua aplicação no cotidiano.           

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