08/04/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
O professor deverá providenciar os materiais descritos no roteiro experimental presente na parte "desenvolvendo a aula".
No laboratório de Química o professor deverá iniciar a aula mostrando uma caneta de tinta preta. Em seguida deverá fazer a seguinte pergunta:
1 – É possível separar os componentes de tinta de caneta?
Após ouvir as respostas dos alunos, explique que algumas substâncias são extraídas de plantas através do mesmo processo que é usado para separar a tinta da caneta preta. Os químicos desenvolveram muitos métodos de separação de materiais para isolar algumas substâncias utilizadas na fabricação de medicamentos.
Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos de três alunos e entregar o roteiro experimental a seguir:
Roteiro experimental: Separando componentes de tinta de caneta
Material:
Procedimentos:
1 – Corte, na forma de um retângulo de 1 cm por 6 cm, um pedaço do papel-filtro ( pode ser filtro para café).
2 – Desenhe, com a caneta preta, uma pequena bolinha a uma altura de 1 cm da borda do papel.
3 – Coloque álcool em um copo até a altura de 0,5 cm.
4 – coloque o papel dentro do copo, de forma que a bolinha pintada fique próxima ao álcool, sem tocá-lo. Tampe o copo com um vidro de relógio (ou pires).
5 – Espere por cinco minutos e retire o papel de dentro do copo.
6 – Observe.
Peça para que os alunos leiam o roteiro experimental citado anteriormente e iniciem o experimento. Durante a realização do experimento o professor deverá circular pela sala para sanar as principais dúvidas.
Após a realização do experimento, pergunte aos alunos qual o nome do método de separação de materiais representado no experimento? Caso os alunos não respondam, explique que o método de separação de materiais é a cromatografia. Explique que a Cromatografia é um processo físico de separação, no qual os componentes a serem separados distribuem-se em duas fases: fase estacionária e fase móvel. A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido dispostos sobre um suporte sólido com grande área superficial. A fase móvel, que pode ser gasosa, líquida ou ainda um fluido supercrítico, passa sobre a fase estacionária, arrastando consigo os diversos componentes da mistura.
Pergunte aos alunos qual componente é a fase estacionária e qual componente é a fase móvel? Provavelmente os alunos responderão que a fase móvel é o álcool e a fase estacionária é a tinta de caneta.
Esse processo é muito utilizado em laboratórios de análise de substâncias orgânicas na identificação, por exemplo, de substância encontrada nas vegetais.
Após a explicação, leve os alunos para o laboratório de informática.
No laboratório de informática peça para que os alunos permaneçam no mesmo grupo. Peça pra que os alunos abram a simulação abaixo:
Cromatografia de papel:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11715/cromatografiapapel_lapeq.swf
Informe aos alunos que essa simulação é sobre cromatografia de papel, que eles acabaram de var na prática. Eles deverão clicar e arrastar cada líquido para o papel-filtro:
Pergunte aos alunos quantos componentes tem a tinta verde? Caso os alunos não respondam, informe que a tinta verde tem dois componentes a tinta amarelo e a tinta azul.
Os alunos deverão fazer um relatório contendo as informações do experimento no laboratório de química e as informações sobre a simulação sobre cromatografia. Além disso, o professor poderá solicitar que os alunos respondam as questões abaixo:
1 – A tinta de caneta preta é uma substância ou uma mistura?
2 – Quantos componentes você pode identificar na tinta de caneta preta?
3 – Qual dos componentes é mais solúvel em álcool?
Em aula posterior o professor poderá trabalhar com outros tipos de cromatografia, como a cromatografia de coluna:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11718/cromatografiacoluna_lapeq.swf
Cromatografia de coluna
Nome | Tipo |
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Cromatografia de papel | Animação/simulação |
Cromatografia de coluna | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/10/2010
Quatro estrelasEstudo Téc. em Quimica e fique muito maravilhada porque tive um aula muito iteressante como essa desse mesmo jeito. Achei aqui o que a professora a minha pesquisa. Se for possivel gostaria de receber várias novidades de química.
28/05/2010
Cinco estrelasMuito interativa a aula. Mostra de uma forma simples como se dá o processo de separação denominado cromatografia.
27/05/2010
Duas estrelasqual a esplicação da faze móvel e a imóvel?
15/05/2010
Cinco estrelasÒtima aula tudo que eu precisava eu encontrei aqui
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom