27/05/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
- Reconhecer, em diferentes gêneros textuais, marcas típicas da oralidade;
- Identificar níveis de registro (formal e informal);
- Aplicar os conhecimentos relativos à variação linguística na produção de textos.
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Atividade 1 - Individual ou em grupo de 4 alunos
Professor, peça aos seus alunos que observem a conversa das pessoas nos seguintes espaços: em casa, em uma novela da TV, em um programa de rádio, o professor na sala de aula, ou ainda no programa Almanaque Educação, exibido aos sábados às 9h, na Rede Cultura, que é apresentado por crianças. Observar se usam expressões como: valeu mano, tá ligado; palavras como: ocê, pra, vamo, nóis, nóis vai, ou se falam o português como é ensinado na escola. Oriente-os, por meio de um roteiro escrito. Delimite uma semana para a realização da atividade.
Pesquisa sobre os modos de se falar a língua portuguesa:
Escolha pelo menos duas situações abaixo para fazer a atividade a seguir. Observe como as pessoas falam nas seguintes situações, anotando frases, palavras, expressões no caderno, exatamente como se expressam.
1) Em um jornal falado na TV:
Nome do jornal:
Frases, palavras, expressões ditas:
2) Em uma novela, por exemplo, Malhação (Rede Globo - 18h):
Situação: conversa entre amigos?
Frases, palavras, expressões ditas:
3) Uma conversa entre os pais e filhos:
Situação: horário de almoço? Jantar? Passeio?
Frases, palavras, expressões ditas:
4) Um programa de rádio:
Nome do programa:
Frases, palavras, expressões ditas:
5) Conversa do professor na sala de aula:
Nome da disciplina:
Frases, palavras,expressões ditas:
6) Narração de um jogo de futebol:
Nome dos times:
Narrador:
Frases, palavras, expressões ditas:
7) Programa Almanaque Educação (Rede Cultura - sábado - 9h)
Tema da conversa dos apresentadores:
Nome dos apresentadores:
Palavras, frases e expressões ditas:
Atividade 2 - Turma em círculo
Exposição pelos alunos da pesquisa sobre os modos de se falar a língua portuguesa.
Cada aluno, ou grupos de alunos, socializa a pesquisa com a turma. Após isso, o professor poderá promover um debate a partir das frases, palavras e expressões ditas nas diferentes situações de comunicação, instigando-os a perceberem que as diferentes maneiras de se usar a língua dependem do contexto de seu uso.
Professor, você poderá usar, por exemplo, as anotações dos alunos da conversa entre pais e filhos e as falas do jornal falado na TV e mostrar os níveis de registro, ou seja, porque na 1ª situação há predomínio da linguagem informal e na 2ª, a formal. A partir deste exercício, explique aos alunos sobre os níveis de registro da língua, introduzindo o conceito de linguagem informal / linguagem formal / norma padrão, mostrando, por meio da pesquisa, os seus contextos de uso.
Atividade 3 - Laboratório de Informática - Alunos em dupla
Professor, oriente seus alunos a acessar o endereço abaixo para que leiam as tirinhas da Mônica e do Chico Bento no endereço:
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
Permita que leiam à vontade as tirinhas que quiserem. A única exigência é que leiam as do Chico Bento também para que percebam a diferença da linguagem usada entre as do Chico Bento e as demais.
Atividade 4 - Turma em grupo de 4 alunos
Após a leitura das tirinhas, peça aos grupos que discutam entre si as questões abaixo e depois anotem no caderno as conclusões:
1º) Que diferenças vocês perceberam entre a linguagem usada pelo personagem Chico Bento e os demais personagens das outras tirinhas?
2º) Em que locais vivem os personagens? Que personagens representam o meio urbano e o meio rural?
3º) Em que tirinhas a linguagem usada é mais próxima ao que é ensinado pela gramática e em que são diferentes da linguagem usada nas tirinhas do Chico Bento?
4º) O personagem Chico Bento frequenta a escola. No entanto, os seus diálogos representam a maneiro como ele fala. Por que vocês acham que isso acontece?
5º) Embora Chico Bento não fale de acordo com as normas da gramática, compreendemos o que ele diz?
6º) Podemos dizer que o personagem Chico Bento fala errado? Explique.
7º) Imagine a seguinte situação: Chico Bento precisa escrever um bilhete para sua professora justificando sua falta à escola no dia em que foi aplicada a prova de Português e solicitando uma nova data para fazê-la. Em que nível de linguagem deve ser escrito este bilhete? Justifique.
Professor, o importante é explicar para os alunos a ideia de que "não há Português certo e errado, mas sim adequado e inadequado, isto é, todas as variedades são igualmente eficazes em termos comunicacionais nas situações em que são de uso esperado e apropriado". (Travaglia, 1996, p. 63)
Atividade 5 - Laboratório de Informática - Turma em dupla
Marcas típicas da oralidade nas letras de música
Oriente os alunos para que acessem o endereço abaixo, seguindo a letra da música Saudosa Maloca de Adoniran Barbosa, disponível em:
http://letras.terra.com.br/adoniran-barbosa/43969/
A seguir, peça-os que contem a história da canção e expliquem por que foi escrita em uma linguagem diferente da que aparece nos livros e jornais, que segue a norma padrão (formal). Oralmente, transforme com os alunos o trecho abaixo na norma padrão e discuta por que o autor da letra teria usada esta linguagem:
“Peguemo toda as nossas coisa
E fumos pro meio da rua
Apreciá a demolição ...
Que tristeza que nóis sentia,
Cada tauba que caía
Doía no coração.
Compare com os alunos as duas formas de grafar as palavras:
senhor sinhô
apreciar apreciá
contar contá
lugar lugá
gritar gritá
cobertor coberto
Explique por que as palavras da 2ª coluna não têm acento quando grafadas conforme a norma padrão, mas passam a ser acentuadas quando escritas de um jeito que reproduz a maneira como se fala.
Professor, você também poderá usar outras letras de músicas para mostrar a presença das marcas da oralidade nelas empregadas e discutir com seus alunos o porquê de seu uso.
Leitura da letra da música Chopis Centis, de Dinho e Júlio Rasec, encarte CD Mamonas Assassinas, 1995. Disponível em: http://letras.terra.com.br/mamonas-assassinas/24144/
Acessado em 19/05/10
Sugestão de leitura para o professor sobre variação linguística.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996, p. 41 a 66
Para avaliar a aprendizagem dos alunos, o professor poderá propor a produção de bilhetes para diferentes situações: para a mãe, avisando que está na casa do colega estudando; para o colega, combinando um futebol depois da aula; para uma colega, pedindo um livro emprestado: para a diretora da escola, solicitando um horário para explicá-la sobre o fato de não estar usando o uniforme naquela semana. Após isso, o professor recolherá os bilhetes e os corrigirá, verificando se os alunos usaram adequadamente a linguagem de acordo com seus interlocutores.
Quatro estrelas 7 calificaciones
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10/07/2013
Cinco estrelasConfesso que não conhecia esse site. Fiquei encantada com o conteúdo e as sugestões.Parabéns.
14/05/2012
Cinco estrelasesse onteudo me ajudou muito com o meu trabalho de portugues
15/03/2012
Cinco estrelasÓtimo planejamento para trabalhar as Variações Linguísticas!!!
27/01/2012
Cinco estrelasGostei muito da sugestão.
07/08/2011
Cinco estrelasadorei as sugestões para trabalhar marcas de oralidade
15/03/2011
Cinco estrelasgostei amei parabéns você merese
13/10/2010
Três estrelasO conteúdo é bom ,pois faz de uma forma simples o aluno perceber as diferentes formas de linguagens além da socialização, a oralidade do dia a dia. De uma maneira ampla , simples, os passos são encaminhados de uma forma clara, fazendo o aluno perceber o momento de usá-la.