Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A simbologia das placas

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 -  Ouvir e interpretar oralmente a história do Bonequinho do Banheiro de Ziraldo.

 -  Pesquisar placas de trânsito e seu significado.

 - Criar situações de contexto para placas apresentadas.

Duração das atividades
2 a 3 tempos de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Os alunos devem já ter tido contato com conceitos de símbolos e convenção social para acordos quase universais.

 Exemplo: placa com imagem de uma buzina com faixa vermelha próximo a hospitais, como pedido de silêncio, que representa proibido buzinar.

Estratégias e recursos da aula

 - livro: As Aventuras do Bonequinho do Banheiro – Ziraldo – Zira Editora e Melhoramentos

 - gravuras de placas de trânsito

- cartelas de adesivos com placas de trânsito

 - folha A4 ou A3

- papel pardo ou 40k 

Atividade 1:

  Procurar aproximar os alunos em determinado canto da sala, ou sentá-los em rodinha para começar a trabalhar com a história.

 O professor poderá levar o desenho dos bonequinhos do banheiro e então perguntar se os alunos conhecem e onde já viram.

 Conversar com a turma sobre outros símbolos que são usados em portas de banheiro. Poderão surgir palavras como: masculino e feminino, homem e mulher, dama e cavalheiro; também desenhos como de luvas com bolsa e cartola com bengala, imagens de mulher e homem, de menina e menino, entre outros. Levantar outras placas e indicativos que aparecem nas portas de banheiro, como em alguns shoppings pode se ver: familiar, específico para crianças, com o desenho do bonequinho de cadeira de roda e outros.

Então apresentar o livro do Ziraldo: As Aventuras do Bonequinho do Banheiro, explorando a capa, a ilustração e informações contidas como nome do autor e a editora.

 Ler o livro para turma, mostrando as ilustrações de cada página, à medida em que vai contando a história. O professor poderá chamar atenção para as palavras que rimam no texto.

 Durante a leitura do livro, trabalhar oralmente a interpretação da história. Levantar outras placas que eles conhecem com o famoso bonequinho. Mostrar algumas placas que são apresentadas nas páginas e antes de ler, perguntar se sabem o que significam. Há uma parte que fala dos Jogos Olímpicos e traz o bonequinho em placas que representam modalidades de esporte. Explorar o significado delas com a turma. Por exemplo: natação, corrida, futebol, basquete e outras. No final da história, o autor diz que o bonequinho do banheiro masculino nunca pode trocar olhares e nem se encontrar com a bonequinha do banheiro feminino, até que provem o contrário. É quando Ziraldo provoca o leitor, falando de um dia em que houve falta de luz. "Se eles nunca se encontraram, então de quem é aquele menininho que anda de mão dada com o pai indo para escola?" Conversar sobre o que entenderam em relação ao que Ziraldo quis dizer ou insinuar com este questionamento, mostrando a última placa apresentada no livro com o alerta: devagar escola.

 O professor poderá ainda finalizar a atividade, pedindo para que os alunos desenhem em folha outras placas que já viram e escrever o que elas indicam.  

Atividade 2:

Propor para turma que pesquisem em revistas e jornais e/ ou na Internet, placas de trânsito e seu significado.

 Esta atividade poderá ser realizada em aula ou em casa. Se for feita na escola, o professor precisará de um tempo de aula e deverá disponibilizar material para pesquisa ou contar com computadores se for usar a Internet. Neste caso, deverá orientar os alunos para pesquisa no Google e sugerir alguns sites.

 Com o material pesquisado, propor em seguida uma apresentação para turma e troca de descobertas que fizeram sobre as placas. Cada aluno poderia escolher duas ou três placas para mostrar e dizer o que elas representam.

O professor também poderá apresentar ou explorar algumas placas pesquisadas para estabelecer relações. Levar o grupo a comparar uma placa de permitido estacionar, com a placa que tem o sentido de negação, representado por uma faixa indicadora de que não é permitido, ou seja de que é proibido estacionar. Trabalhar outras placas contrárias, indicando uma permitido e a outra proibido.  Alguns exemplos: permitido seguir em frente X não é permitido seguir em frente, permitido virar à direita X não é permitido virar à direita, permitido bicicleta X não é permitido bicicleta.

Pedir ainda para que observem no trajeto casa – escola as placas que aparecem pelas ruas e o que elas indicam. Então levantar no dia seguinte, o que descobriram sobre novas placas.

 O professor poderá aproveitar as observações e contribuições dos alunos para conversar sobre outras placas.

 Comentar sobre a placa do bonequinho de cadeira de roda que aparece em vaga reservada para deficientes físicos, nos estacionamentos de carro em praças públicas e shoppings.

  Ainda comentar sobre o ônibus especial para cadeirante; sobre as placas com desenho de bonequinhos, indicando lugares reservados para idosos, mulheres grávidas ou com crianças de colo e portadores de deficiência física, bem como a área reservada para deficiente visual acompanhado de cão guia nos ônibus, sobre os bancos de cor laranja no metrô e também as placas escritas, indicando filas preferenciais nos mercados, grandes lojas e bancos para este grupo.      

Finalizando a atividade, o professor poderá pedir aos alunos que escolham uma ou mais placas e desenhem em folha ou caderno, escrevendo o que significam.

Atividade 3:

  Distribuir em outra aula, placas adesivas ou figuras com placas de trânsito. Oferecer uma folha A4 ou A3, ou pedaço de papel pardo ou papel 40k para os alunos.

 A atividade poderá ser feita individualmente, em dupla, ou se o professor preferir em grupos de 4 alunos.

 A proposta desta atividade seria criar o espaço onde a placa está inserida.

 Levar a turma pensar: Onde vai colocar a placa?

 Imagine que você é o funcionário responsável por instalar a placa. O que vai aparecer em volta da placa para ter sentido?

 Por exemplo, uma placa que alerta sobre quebra molas ou obras deverá ganhar significado através do desenho de um quebra molas ou de homens trabalhando.

 Pedir então para que desenhem o lugar da placa. Poderia ser uma rua, estrada, praça, ou outro ambiente.

 Incentive seus alunos a imaginar e criar. Depois, promova a apresentação dos trabalhos para turma.

Poderá ainda, realizar uma exposição dos trabalhos em mural da sala ou no corredor da escola.

 Elaborar com a turma um título para exposição. Sugestões: “Dando sentido às placas” ou “Nossas placas falam”.  

Recursos Complementares

- Consulte o site e verifique as diversas placas de trânsito do Brasil:

 alcalino.net/placas/geral.html 

- Veja como sugestão o artigo da Revista Nova Escola: "Crianças aprendem o significado das placas"

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/olha-placa-497177.shtml  

Avaliação

 Observar o interesse e a participação dos alunos nas atividades:

- A escuta que tiveram para a história do bonequimho do banheiro e o retorno que deram às questões apresentadas oralmente sobre o conhecimento das placas e a interpretação do final. Se entenderam a intenção do autor quando fala da placa do menininho com o pai, indo para escola.

- O material resultado da pesquisa que fizeram sobre placas de trânsito. Como foi a apresentação para turma? Se o aluno se expressou com clareza. Se também soube ouvir e respeitar os trabalhos dos outros colegas. Se compreenderam o sentido de negação em placas comparadas.

- Os desenhos que apresentaram para a contextualização das placas em diferentes espaços. Se estabeleceram relação entre a placa e seu significado, inserindo em novos contextos.

 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Aparecida Celeste Jandre, SEMED , Mato Grosso do Sul - dijo:
    celestejandre@yahoo.com.br

    25/06/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante o tema da aula, trabalhar trânsito nas séries iniciais a partir das placas é muito pertinente pois estamos educando para a cidadania.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.