Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Utilização do AZT

 

22/05/2010

Autor y Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Compreender a utilização do AZT no tratamento de infecções por HIV, e avaliar os outros tipos de medicamentos anti-retrovirais.

Duração das atividades
1 Aula de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Química Orgânica Geral

- Química Inorgânica Geral

Estratégias e recursos da aula

Momento 01 -

Professor(a) no mundo cerca de trinta e dois milhões de pacientes usam o AZT, que é mais conhecido como zidovudina. Pesquisadores da Unesp desenvolveram o uso desse medicamento através da via nasal, evitando que esse remédio passe pelo estômago, intestino e fígado. Essa descoberta pode ajudar e aliviar as pessoas que fazem o uso deste coquetel antiaids. No link abaixo você poderá ver a matéria do jornal estadão de São Paulo, e fazer alguns questionamentos junto com os alunos sobre a utilização do AZT e do novo  método descoberto.

 Link: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,pesquisadores-da-unesp-desenvolvem-azt-de-uso-nasal,369468,0.htm acessado 22/05/2010 

a) O que sabe sobre o AZT?    b) Que tipo de infecções ele é utilizado?    c) Conhece alguém que já usou ou que ainda faz uso do AZT?    d) Esse medicamento é realmente eficaz?

Esse momento pode ser registrado num quadro-negro, e serve também como subsídio para os encaminhamentos das aulas. Tomar os devidos cuidados, para que não haja nenhum ato discriminatório de quem faz o seu uso. 

Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

      A zidovudina ou também chamado de AZT é um fármaco utilizado como antiviral , indicado no tratamento de AIDS e contágio de Pneumocystis Carinii. Este remédio pode ser considerado como uma das primeiras drogas aprovadas para o tratamento de AIDS (no Brasil) ou SIDA (Portugal)?

Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:

Explicando

         Na verdade o AZT é um tipo de medicamento que surgiu na década de 80, e que revolucionou o tratamento das pessoas com HIV / AIDS, já que com o uso desse medicamento prolongaria a qualidade de vida dos pacientes e diminui o número de doenças oportunistas, reduzindo as internações hospitalares. O AZT foi subsequentemente aprovado como tratamento preventivo em 1990. Foi inicialmente administrado em doses muito maiores que as atuais, tipicamente 400mg a cada quatro horas (mesmo durante a noite).

          No entanto, a falta de alternativas na altura para tratar a SIDA/AIDS afetou o rácio risco/benefício, com a garantida toxicidade da infecção VIH ultrapassando o risco de toxicidade da droga. Um dos efeitos secundários do AZT é anemia, uma queixa frequente nos ensaios clínicos, Foi uma das primeiras drogas aprovadas para o tratamento da AIDS (no Brasil) ou SIDA (em Portugal). O inibidor da transcriptase reversa do AZT, age diretamente em uma substância existente em nosso organismo, chamada de protease, que é responsável pela sobrevivência do vírus quando ele deixa a célula na qual foi criado, e impede a infecção das células sadias.

          Assim quando a protease não consegue mais cumprir seu trabalho, o amadurecimento do Vírus – o HIV acaba produzindo cópias  defeituosas dele mesmo,  impossíveis de infectar novas células. É importante sabermos que o AZT associado a outros tipos de medicamentos, reduz a carga viral, ou seja, a quantidade de vírus HIV no sangue da pessoa, preservando as células de defesa do organismo, os anticorpos, e também reduzindo a transmissão do vírus.

Fonte: http://www.spcd.org.br/medicamentos_azt.htm acessado 05/04/2010 

Recurso do Portal

Após a leitura do texto sugerimos que sejam trabalhados os seguintes recursos no laboratório de informática:

A imagem abaixo mostra de forma tridimensional a molécula de AZT.

AZT (combate da SIDA) 

 O AZT é demonstrado através da fórmula tridimensional da molécula, faça no quadro-negro junto com seus alunos, a fórmula molecular e estrutural do referido composto.

Imagem

a) A fórmula tridimensional do AZT

Fonte: http://diariosaude.com.br/news/imgs/molecula-azt.jpg   acessado 19/04/2010 

b) AZT no formato de comprimidos

Fonte: http://oglobo.globo.com/fotos/2007/12/19/19_MHB_viv_aids_2q4245.jpg acessado 19/04/2010 

Professor as imagens apresentadas acima, tem por objetivo de identificar o AZT na sua fórmula estrutural, e na sua fórmula própria de consumo.

      Na verdade o remédio mais antigo e o mais utilizado no combate contra à AIDS tem como grande efeitos colaterais mais importantes a chamada anemia ( que nada mais é do que a redução das células vermelhas do sangue), tendo como sintomas característicos a palidez, fraqueza, cansaço, tonteiras e batimentos acelerados do coração; a leucopenia ( diminuição das células brancas do sangue) e a plaquetopenia ( redução no número do componente ligado à coagulação do sangue). Em casos mais acentuados da doença de anemia outros sintomas como desmaios e inchaço dos pés e das mãos podem vir a surgir inclusive com necessidade de transfusão de sangue.

Saiba Mais

       Quando o paciente faz uso desse medicamento, podem também apresentar outros tipos de efeitos colaterais tais como: dor de cabeça, insônia, perda momentânea de memória, manchas arroxeadas na boca e nas unhas, escurecimento da pele, hepatite (inflamação do fígado) , e miosite (inflamação dos músculos). Não se esquecendo que caso você tenha algum tipo desses sintomas acima, entrar em contato com um médico o mais rápido possível, para obter as devidas orientações.

Algumas Dicas Importantes:

        Procurar realizar periodicamente hemograma completo e contagem de plaquetas que são os exames capazes de detectar as possíveis alterações nas células do sangue. Fazer a alimentação rica em carnes, ovos, verduras, feijão, beterraba e inhame, pois estes alimentos são ricos em ferro e ácido fólico. Esses alimentos são componentes que são eficazes no combate a anemia.

 Fonte: http://www.inec-aids.org.br/navegacao.asp?id=47&pagina=Sobre%20a%20AIDS acessado 19/04/2010 

1) Professor, após a leitura do texto poderá ser trabalhado as seguintes questões:

                 a) Quais os efeitos colaterais ele pode causar?

                  b) Os sintomas podem serem confundidos com um outro tipo de doença?

                  c) Existe algum tipo de alimento que ajuda durante o tratamento?

Laboratório de Informática

Os alunos deverão problematizar e discutir a utilização do AZT e construir um mapa conceitual. Educador(a) utilize o quadro branco (ou o quadro negro ou ainda folhas de papel sulfite) para relacionar palavras-chave que envolvam a o seu uso. As palavras-chave deverão constituir o Mapa Conceitual do AZT. Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. A abordagem dos mapas conceituais tem como base a teoria construtivista. É entendida como aquela em que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento e significados a partir da sua predisposição. Os mapas conceituais servem como instrumentos para facilitar o aprendizado e tornar o conteúdo sistematizado significativo para o aprendiz.

Saiba mais sobre Mapas Conceituais acessando o http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ acessado 19/04/2010

 

Sugerimos ao(a) professor(a) para que crie o Blog referente  a utilização do AZT, para que possa alimentar a discussão, e que efetivamente haja a contribuição e a participação de todos. Pode ser criado apenas um blog para toda a turma, sendo que todos os alunos deverão participar efetivamente da sua elaboração. Poderão ser inseridos materiais diversos, tais como: textos, imagens, vídeos, links referente ao tema.

Sugerimos o seguinte site para a criação do blog: https://www.blogger.com/start 

Passe a atividade no quadro-negro e preencha com os alunos as lacunas vazias abaixo que diz respeito do medicamento chamado de AZT.

Laboratório de Informática

No laboratório veja que o governo brasileiro anunciou a quebra da patente do medicamento Efavirenz, que substitui o AZT no tratamento de pacientes com aids. Veja no link a matéria na integra.

 Fonte: Youtube http://www.youtube.com/watch?v=0DHnqjFCTts acessado 19/04/2010 

Professor levante algumas questões junto a seus alunos logo após assistirem o vídeo abaixo, tais como:   

  • Quais os benefícios para os usuários, com a quebra da patente do medicamento?
  • O remédio poderá ficar mais barato?
  • Vários laboratórios poderão produzir este tipo de medicamento?

 Logo após as discussões e questionamentos faça o convite ao professor(a) de biologia da escola para que possa estar presente nas discussões em sala de aula. Para alimentar a discussão, entre no link para ver todo o processo do tratamento do HIV através de uma animação e simulação. A animação e simulação está em espanhol.

Link: http://www.mhhe.com/sem/Spanish_Animations/sp_treatment_hiv.swf acessado 19/04/2010 

Logo após as atividades proposta acima, realize uma mesa redonda em sala e depois a classe deverá organizar um programa jornalístico que poderá ser denominado de “A utilização do AZT". Apresente o roteiro abaixo para que se organizem e após concluído possam apresentá-lo à toda comunidade escolar e aos seus professores no horário de intervalo do recreio escolar.

Para saber mais sobre indique a Aula: "Criando um jornal falado" que está disponível no

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13080  

 

Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Editora Bookman, 2 001.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999

LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004

Recursos Educacionais
Nome Tipo
AZT (combate da SIDA) Imagem
Recursos Complementares

SPDC

Fonte: http://www.spcd.org.br/medicamentos_azt.htm acessado 19/04/2010   

 O imparcial

 Fonte: http://www.jornaloimparcial.com.br/?p=2861   acessado 19/04/2010

Avaliação

- Participar das discussões iniciadas pelo professor;

- Fazer questionamentos aos colegas de sala de aula de maneira efetiva, colaborando com a aprendizagem de todos;

- Apresentar relatos em sala de aula sobre o AZT, caso você conheça;

- Participação de forma efetiva no laboratório de informática nas discussões do vídeo apresentado;

- Participar na construção do jornal falado;

- Participar na produção do mapa conceitual e do blog.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.