Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Descobrindo semelhanças e diferenças entre os Animais ***

 

03/05/2010

Autor y Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a diversidade de animais: suas semelhanças e diferenças;

Agrupar os animais de acordo com as semelhanças identificadas.

Duração das atividades
100 minutos (2 h/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A importância da classificação no estudo dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

 Introdução: uma abordagem para o professor

Chamamos a atenção do professor para as diferentes formas de linguagem que podem ser usadas nas aulas de ciências, tratando-as preferencialmente de maneira interdisciplinar.

A interpretação de gravuras, esquemas, gráficos, tabelas e desenhos, as exposições, os murais, músicas, poesias, livros de literatura, dramatizações e histórias em quadrinhos, a conversação dirigida e a composição de relatórios possibilitam a organização de ideias e informações. Esses recursos didáticos colocam o aluno em contato com outras formas de linguagem, dando-lhe a oportunidade de se expressar de várias formas.

Nessa aula vamos explorar um jogo em que os alunos, a partir da identificação dos animais ilustrados em uma cartela, terão oportunidade de conhecer uma das características básicas capaz de identificar cada grupo de vertebrado: peixes, aves, anfíbios, répteis, mamíferos. Os jogos são utilizados para que as crianças possam, por meio da reflexão, construir ideias incorporadas pela ciência e avançar no processo de construção do conhecimento. Eles têm caráter interativo e constituem uma forma de linguagem que oportuniza a discussão de regras e normas de conduta.

Quando classificamos os seres vivos, fica mais fácil conhecê-los e identificá-los pelas características que possuem. O tipo de classificação proposta a seguir foi embasado em estudos científicos que consideraram a linha evolutiva. Isso se deve ao fato de que para classificar os seres vivos da maneira como aprendemos hoje, os cientistas observaram detalhadamente as diferenças e semelhanças que existem entre eles. Pesquisaram, também, suas relações de parentesco e propuseram a classificação em categorias.   

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de conversa dialogada em que vão expor suas ideias sobre as diferenças já observadas entre os animais, reconhecendo aquelas que são comuns a mais de um grupo e aquelas que são características de um grupo específico. Depois participarão de um jogo, em que serão estimulados a levantar critérios para classificar os animais. Os alunos aprenderão assim a classificar os animais vertebrados (que possuem coluna vertebral), reconhecendo uma das principais características que possibilitam agrupá-los em 5 conjuntos.   

Como o professor irá ativar esse processo:   

Levantando situações – problema em que os alunos serão desafiados a emitir suas ideias sobre as diferenças e semelhanças entre os seres vivos e os objetos; participando do jogo SIM ou NÃO; confeccionando as peças do baralho e participando do jogo de dado. Através de diálogos que permitam a reflexão sobre o tema, esperamos contribuir para a construção dos conhecimentos e sistematização do estudo.       

Texto com informações para o professor

Encontramos cinco grupos de animais vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. A maneira mais convencional de classificar os vertebrados leva em consideração as relações de parentesco que existem entre eles. Pensando em como ocorreu a evolução dos seres vivos, supõe-se que os animais invertebrados primitivos deram origem aos vertebrados. Tanto os vertebrados como os invertebrados possuem um cordão dorsal chamado notocorda, que evoluiu para a coluna vertebral nos animais vertebrados. Portanto, os vertebrados são animais que possuem coluna vertebral. Acredita-se que os primeiros vertebrados a surgir na Terra foram os peixes, que deram origem aos anfíbios. Os anfíbios deram origem aos répteis e, na sequência, as aves, e os mamíferos. Entretanto, essa sequência de acontecimentos ocorreu ao longo do tempo, em um processo não linear.   

Conheça as principais características de cada grupo de vertebrado.   

Peixes

A maioria dos peixes tem o corpo alongado, com formato fusiforme e escorregadio. Grande parte deles tem nadadeiras e o corpo coberto de escamas. São animais ectotérmicos, ou seja, não produzem o calor necessário para controlar a temperatura do corpo. A temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. A respiração dos peixes é branquial. Por meio das brânquias ou guelras, eles absorvem o oxigênio dissolvido na água e eliminam o gás carbônico, que sai pelas fendas branquiais, aberturas laterais de cada lado da cabeça. São, geralmente, ovíparos (botam ovos que se desenvolvem fora do corpo das fêmeas), mas há também espécies ovovivíparas (os embriões se desenvolvem dentro de ovos, no interior do corpo das fêmeas) e poucas espécies são vivíparas (os embriões se desenvolvem dentro do corpo da fêmea). As fêmeas soltam os óvulos na água, que são fecundados pelos machos. Locomovem-se deslizando na água, usando para isso as nadadeiras e a cauda. Têm como hábitat a água doce ou salgada e alimentam-se de animais menores e vegetais. São exemplos de peixes: tubarão, bacalhau, sardinha, pintado, cavalo-marinho.   

   

Anfíbios

Possuem, de maneira geral, o corpo coberto por uma pele lisa e escorregadia. São animais ectotérmicos. A temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Passam por duas fases de vida. Na primeira fase (larval), vivem na água e respiram por meio de brânquias. Já na fase adulta, vivem na terra, respiram pelos pulmões e pela pele, que precisa estar sempre úmida para facilitar as trocas gasosas.

São ovíparos, e a fecundação na maioria deles é externa (ocorre fora do corpo da fêmea), ou seja, os machos fecundam os óvulos que as fêmeas soltam na água.

Portanto, mesmo vivendo longe da água, precisam dela para se reproduzir e manter a pele úmida. Têm como hábitat ambientes aquáticos e terrestres.

Locomovem-se pulando, arrastando-se, andando e nadando. Alimentam-se de pequenos animais, sendo grande parte deles insetos.

São exemplos de anfíbios: cobra-cega, perereca, sapo, rã, salamandra.  

Répteis 

Alguns possuem a pele seca com escamas, como as cobras. Em outros o corpo é revestido por placas ósseas, como o crocodilo. Temos, ainda, aqueles recobertos por carapaça óssea, como as tartarugas, os cágados e jabutis.

Serpentes e lagartos trocam de pele à medida que vão crescendo, pois a pele antiga fica muito apertada, esfolada e gasta. São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Respiram pelos pulmões.

Em sua maioria, são ovíparos, ou seja, reproduzem-se por meio de ovos, que são enterrados e chocados pelo calor do Sol. Têm como hábitat ambientes aquáticos de água doce ou salgada e ambientes terrestres. Locomovem-se sempre com a barriga ou a cauda no chão, arrastando, quando não têm patas, ou caminhando com as quatro patas, mas arrastando a cauda. Existem aqueles que se locomovem nadando, pois são répteis aquáticos, como a tartaruga marinha e algumas cobras.

A alimentação deles é constituída de vegetais e animais.

São exemplos de répteis: jacarés, tartarugas, serpentes, crocodilos e iguanas.   

Aves

Todos os animais desse grupo têm bico e possuem o corpo coberto de penas.

Para facilitar o voo, muitos ossos são ocos. São animais endotérmicos, mas possuem alguns mecanismos para assegurar a manutenção da temperatura do corpo. Há uma camada de ar entre as penas que funciona como isolante de calor. Se estiver frio, as penas ficam arrepiadas e há aumento da camada de ar retendo mais calor. Se a temperatura se eleva, as penas ficam próximas ao corpo diminuindo a camada de ar, o que facilita a perda de calor para o ambiente. São ovíparas – reproduzem-se por meio de ovos.

O ovo que dá origem a uma nova ave precisa estar fecundado e ser chocado para se desenvolver. Possuem respiração pulmonar. Andam sobre duas patas, e a maioria se locomove voando. Existem aquelas que correm e outras que nadam. Há espécies que se alimentam de vegetais (herbívoros) e espécies que se alimentam de outros animais (carnívoros).

São exemplos de aves: periquito, avestruz, beija-flor, tucano, pingüim, águia e gavião.   

Mamíferos

São animais que têm pelos, pelo menos em alguma fase da vida, e possuem glândulas mamárias produtoras de leite. São animais endotérmicos, ou seja, o calor que mantém a temperatura constante do corpo, em torno de 36º, é produzido internamente.

São, em geral, vivíparos. Os filhotes desenvolvem-se dentro do corpo da mãe até o nascimento, e quando nascem alimentam-se do leite materno. Têm respiração pulmonar. A forma de locomoção é variada. Alguns nadam, outros saltam, correm e andam utilizando duas ou quatro patas. Seu hábitat é, principalmente, terrestre, mas encontramos animais que vivem na água e sobem à superfície para respirar. Alimentam-se de vegetais e animais.

São exemplos de mamíferos: morcego, leão, baleia, cachorro, ser humano.     

PORTO, Amélia. Ciências Naturais - Ensino Fundamental. Belo Horizonte: FAPI, 2010 (Coleção Em Foco).

Texto adaptado.

Jogo: classificando os animais vertebrados   

No primeiro momento, distribua os alunos em grupos (4 componentes é o ideal). Para o jogo será necessário uma cartela com animais ilustrados e um dado.

Inicialmente distribua para cada grupo uma cartela como a seguir:

Foto Ravena: Gatil Gerais

Foto baleia: http://www.hoteliernews.com.br/HotelierNews/Hn.Admin/UpLoads4/Imagens/2008/0612/fbbd10ca-ce2b-457e-915b-3c54a66ea7ad/179%20-%20baleia%20-%2013-06.jpg (consultado em 24/04/2010, às 16h05min). 

(consultado em 24/04/2010, às 15h48min).

Foto Ravena cedida por Marcos Hollerbach

Foto perereca: http://www.inf.ufrgs.br/~johann/home/sapo0.jpg (consultado em 24/04/2010, às 15h49min). 

Foto cobra: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/imagens/cobra-coral.jpg (consultado em 24/04/2010, às 15h49min).           

Foto pinguim: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/pinguim_de_adelia.htm (consultado em 24/04/2010, às 15h50min).   

Foto peixe: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,10710021,00.jpg (consultado em 24/04/2010, às 15h51min). 

Fotos Aves cedidas por Daniel Esser   

Foto peixe: http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK3963_peixe-no-rio-da-prata-bonito-ms800.jpg (consultado em 24/04/2010, às 15h53min).      

Comece o jogo explorando as características que os alunos conseguirem nomear sobre os animais representados na cartela.   

Para isso, peça a um aluno que pense em um animal da cartela. A seguir, o restante da turma, um de cada vez, faz afirmações contendo características dos animais de maneira geral. O aluno responde SIM se a característica corresponder ao animal que ele pensou e NÃO, em caso contrário.   

Exemplo: o aluno pensa no rato. Um dos alunos da turma afirma: “Nasce de ovos”. O aluno responde NÃO e passa a vez para outro colega fazer outra afirmativa e assim sucessivamente até que alguém fale o nome do animal que o colega pensou. O aluno que falar corretamente o nome do animal pensado será o próximo a jogar.

Durante a brincadeira a criança perceberá que muitas características citadas estão relacionadas não só ao animal que o colega pensou, mas a outros animais bem diferentes. Podemos citar como exemplo animais que vivem na água (peixes, baleia que é um animal mamífero), vivem na terra (aves, répteis, mamíferos), tem o corpo coberto de escamas (peixes e répteis), tem quatro pernas (répteis e mamíferos quadrúpedes).

No segundo momento, dando prosseguimento as discussões anteriores, explique aos alunos que existem critérios que podem definir um grupo específico de animais. Esses critérios não permitem que um animal pertença a dois ou mais grupos ao mesmo tempo. A seguir, peça aos alunos que colem a cartela num papel mais resistente e recortem as fichas para formar um baralho.  Utilizando as cartas do baralho, oriente-os (as) a agrupá-las em cinco conjuntos, indicando o critério adotado. Informe-lhes que o critério definido não pode permitir que um animal pertença a dois ou mais grupos ao mesmo tempo. Por exemplo: nasce de ovos. Poderiam fazer parte desse grupo aves, anfíbios e répteis. Se o outro critério fosse ter penas, só as aves fariam parte do grupo. Veja se os (as) alunos (as) conseguem levantar os critérios abaixo e formar os cinco grupos de vertebrados:

a) possuem glândulas mamárias: mamíferos;

b) possuem bico e penas: aves;

c) locomovem-se sempre com a barriga ou a cauda no chão: répteis;

d) passam por duas fases de vida, sofrem metamorfose: anfíbios;

e) respiram dentro da água: peixes.  

No terceiro momento, após a identificação dessas características específicas, o grupo confecciona o dado e inicia o jogo.

Ensine aos alunos, se necessário, como confeccionar o dado. Oriente-os a escrever em cada face do dado uma afirmativa como as sugeridas abaixo:

  1. Possui glândulas mamárias;
  2. Respira dentro da água;
  3. Possui bico e penas;
  4. Locomove-se sempre com a barriga ou a cauda no chão
  5. Sofre metamorfose
  6. Avance.

Como jogar

• Dois ou mais jogadores podem participar do jogo. As fichas e os dados podem ser feitos em cartolina.

• Coloca-se as fichas, com as figuras viradas para baixo, em cima da mesa. Sorteia-se um entre os jogadores para ver quem começa o jogo.

• O sorteado joga o dado. A seguir, ele vira uma ficha. Se a ficha tiver um animal de acordo com a característica especificada no dado, fica com ela; se não, devolve a ficha.

• O próximo a jogar é aquele que estiver à direita do jogador. Caso o dado caia em "avance", o jogador será premiado com uma ficha à escolha dele.

• Ao final, vence o jogador que tiver mais fichas.

Recursos Complementares

 

Avaliação

1. Peça aos alunos que, observem os títulos a seguir e, individualmente, façam 5 listas, com seis animais cada uma. Ao lado de cada lista escrever a característica que permite que os animais listados não pertençam a mais de um grupo. A seguir escrever outras características dos animais representados.

Listas

Características

Peixes

Anfíbios

Répteis

Aves

Mamíferos

2. Crie uma adivinhação usando características de um animal para que o seu colega descubra o nome dele e identifique o grupo a que pertence.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • MARIA MARIZA DA SILVA OLIVEIRA, Escola municipal Chapeuzinho vermelho , Bahia - dijo:
    marizyluar@hotmail.com

    10/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns,amei a aula tenho certeza que agora sim tem uma aula maravilhosa sobre os animais. parabénssssssssssssss beijos MARIZA


  • Maria Lúcia, Esacola Municipal , Minas Gerais - dijo:
    marialucia-venancio@hotmail.com

    29/07/2010

    Cinco estrelas

    Apartir do dia 2 de agosto, vou trabalhar, com o tema: Animais, atraves da pesquisa pela internet encontrei essa página e amei, como idéais para passar para o ensno infantil de 4anos. Obrigada!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.