23/11/2010
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Grupos funcionais orgânicos.
Professor, leve para a sala de aula embalagens vazias de diversos alimentos, para que os alunos vejam as informações nutricionais. Em especial leve rótulos de água mineral e de produtos como pães e massas para bolo. Leve também duas cartolinas e pincéis atômicos.Providencie os materiais necessários para a execução do experimento descrito na aula 3.
Aula 1:
Professor, no início da aula divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Em seguida, entregue para os alunos as embalagens de alimentos. Peça para que eles identifiquem as substâncias presentes nas embalagens observando as informações nutricionais. Eles deverão separar as substâncias por alimentos, para isso, eles deverão construir uma tabela para organizar os dados. Informe que eles poderão recortar a tabela de informações presentes em cada uma das embalagens.
Feito isso, peça para que os alunos dividam os alimentos, em dois grupos: um grupo para os alimentos que possuem maior quantidade de carboidratos e os que possuem maior quantidade de proteínas.
Figura 1 – Rótulo de um alimento
Fonte: http://f.i.uol.com.br/folha/equilibrio/images/0808516.jpg. Acessados em 14 de abril de 2010.df
Em seguida, explique para os alunos que os alimentos de origem mineral, como é o caso da água mineral, são aqueles que possuem uma rica fonte de minerais, no caso os sais minerais. Já os alimentos de origem animal e vegetal são aqueles que originaram de plantas e animais. Substâncias presentes nestes alimentos. Os alimentos de origem vegetal e animal possuem substâncias que são considerados compostos bioquímicos.
Leve os alunos para o laboratório de informática da escola. Lá os alunos farão algumas pesquisas e poderão interagir com o conteúdo a partir de simulações.
No laboratório de informática mantenha os alunos nos grupos organizados anteriormente. Informe aos alunos para que eles façam anotações sobre as informações pesquisadas no laboratório de informática e depois entreguem para compor a avaliação.Inicialmente peça para que eles pesquisem, em grupo, sobre os carboidratos, identificando as principais fontes de obtenção desse alimento. Como ponto de partida os alunos podem utilizar as informações da atividade feita na aula 1. Para direcionar aos alunos, peça para que eles pesquisem nos sites abaixo:
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1701696-prote%C3%ADnas-carboidratos/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cadeia-alimentar/cadeiase-teias-alimentares-2.php
Após a pesquisa peça para que um integrante de cada grupo explique para os demais alunos o que são carboidratos.
Professor, caso não possua um laboratório de informática na escola, essa pesquisa poderá ser feita na biblioteca.
Figura 2 – Monossacarídeos – carboidratos mais simples
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carboidratos/imagens/estrutura1.gif. Acessados em 14 de abril de 2010.
Após a explicação peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Figura 3 – Tela inicial do recurso
Classificação e estrutura dos carboidratos
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10042
Classificação e estrutura dos carboidratos
Informe aos alunos que eles deverão identificar as classificações e as estruturas dos carboidratos apresentados na simulação. Lembre os alunos de anotarem as informações apresentadas.
Após a simulação os alunos deverão pesquisar, em grupo, sobre as proteínas, identificando as suas funções no organismo humano. Para isso, eles poderão utilizar como fonte de pesquisa os sites abaixo:
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1701696-prote%C3%ADnas-carboidratos/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cadeia-alimentar/cadeiase-teias-alimentares-2.php
Novamente peça para que um integrante de cada grupo explique o que são proteínas. Em seguida informe aos alunos que eles deverão abrir as simulações abaixo:
Figura 4 – Tela inicial do recurso
Estrutura das proteínas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10544
Figura 5 – Tela inicial do recurso
Estrutura terciária das proteínas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10546
Estrutura terciária das proteínas
Aula 2:
Professor, utilize esta aula para criar um blog junto com os alunos para disponibilizar as informações pesquisadas na aula. Divida a turma em grupos, de modo que, as tarefas na confecção do blog sejam divididas:
Grupo 1 – reunir as informações pesquisadas pelos grupos ao longo da aula 1;
Grupo 2 – pesquisar informações sobre alimentação;
Grupo 3 – colocar as informações no blog.
Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Aula 03:
Após a criação do blog, leve os alunos para o laboratório de Química. Mantenha os alunos nos mesmos grupos das aulas anteriores. Informe que eles farão um experimento para identificar o amido, que é um tipo de carboidrato. Para isso, entregue o roteiro experimental abaixo para cada um dos grupos.
Roteiro Experimental: Onde está o amido?
Materiais:
Procedimentos:
Obs.: O amido de milho comercial é o que chamamos de "controle positivo" em sua experiência. Como estamos procurando o amido nos alimentos, a coloração que encontrarmos nesse amido comercial será a coloração que vai aparecer em todo o alimento que contiver amido. Qualquer outra cor indica, então, que não existe amido no alimento testado. O sal de cozinha é seu "controle negativo", pois nele não encontrará amido. Anote o que aconteceu com os outros alimentos e tente entender o que está acontecendo.
Após o experimento, os alunos deverão fazer um relatório sobre o experimento. Nesse relatório os alunos deverão informar os materiais que eles utilizaram, os procedimentos e as conclusões sobre o experimento. Cada grupo deverá entregar apenas um relatório para o professor.
Experimento adaptado do site: http://www.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Amido.htm.
Nome | Tipo |
---|---|
Estrutura terciária das proteínas | Animação/simulação |
Classificação e estrutura dos carboidratos | Animação/simulação |
Estrutura das proteínas | Animação/simulação |
Eletroforese de proteínas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10133
Difração de raios X
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15250
Avalie a participação dos alunos ao longo das duas aulas. Recolha as atividades feitas por eles e avalie a participação dos alunos na confecção do blog.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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21/07/2013
Cinco estrelasAchei ótima esta atividade experimental, pois não preciso de laboratório para realizar posso comprar o iodo na farmácia. Na escola que trabalho a estrutura é péssima, mas dessa forma posso realizar atividades práticas na própria sala de aula e deixar que os meus alunos despertem para a Ciência.