Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


HOMENAGEM À FIGURA DOS AVÔS

 

18/06/2010

Autor y Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a figura dos avôs enquanto formadores da sua família;
  • Valorizar o conhecimento trazido pelos mais idosos;
  • Refletir sobre a sua família;
  • Respeitar a formação familiar dos indivíduos;
  • Traçar comparações entre os diferentes avôs;
Duração das atividades
Quatro aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os nomes dos avós maternos e paternos.

Identificar a nomenclatura familiar.

Estratégias e recursos da aula

A professora conversa com a classe sobre avós, pergunta quantos os tem  vivos.

Explica que no dia 26 de julho é comemorado o seu dia, partilha com eles esse  texto informativo extraído do Portal da Família, Internet.   

DIA DOS AVÓS

O PAPEL DOS AVÓS NA FAMÍLIA VAI MUITO ALÉM DOS MIMOS DADOS AOS NETOS, E MUITAS VEZES ELES SÃO O SUPORTE AFETIVO E FINANCEIRO DE PAIS E FILHOS.

POR ISSO, SE DIZ QUE OS AVÓS SÃO PAIS DUAS VEZES.

AS AVÓS SÃO TAMBÉM CHAMADAS DE "SEGUNDA MÃE", E OS AVÔS, DE "SEGUNDO PAI", E MUITAS VEZES ESTÃO AO LADO E MESMO À FRENTE DA EDUCAÇÃO DE SEUS NETOS, COM SUA SABEDORIA, EXPERIÊNCIA E COM CERTEZA UM SENTIMENTO MARAVILHOSO DE ESTAR VIVENCIANDO OS FRUTOS DE SEU FRUTO, OU SEJA, A CONTINUIDADE DAS GERAÇÕES.

CELEBRAR O DIA DOS AVÓS SIGNIFICA CELEBRAR A EXPERIÊNCIA DE VIDA, RECONHECER O VALOR DA SABEDORIA ADQUIRIDA, NÃO APENAS NOS LIVROS, NEM NAS ESCOLAS, MAS NO CONVÍVIO COM AS PESSOAS E COM A PRÓPRIA NATUREZA. APROVEITE ESTA DATA PARA MANDAR UMA MENSAGEM DE CARINHO AOS QUERIDOS VOVÔ E VOVÓ E DIZER O QUANTO VOCÊ LEMBRA DELES.

O PORTAL DA FAMÍLIA EXPRESSA SEU PROFUNDO CARINHO POR TODOS OS VOVÔS E VOVÓS QUE NOS VISITAM.

COMEMORA-SE O DIA DOS AVÓS EM 26 DE JULHO, E ESSE DIA FOI ESCOLHIDO PARA A COMEMORAÇÃO PORQUE É O DIA DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM, PAIS DE MARIA E AVÓS DE JESUS CRISTO.

NO SÉCULO I A.C. - CONTA A HISTÓRIA QUE ANA E SEU MARIDO, JOAQUIM, VIVIAM EM NAZARÉ E NÃO TINHAM FILHOS, MAS SEMPRE REZAVAM PEDINDO QUE O SENHOR LHES ENVIASSE UMA CRIANÇA. APESAR DA IDADE AVANÇADA DO CASAL, UM ANJO DO SENHOR APARECEU E COMUNICOU QUE ANA ESTAVA GRÁVIDA, E ELES TIVERAM A GRAÇA DE TER UMA MENINA ABENÇOADA A QUEM BATIZARAM DE MARIA.

SANTA ANA MORREU QUANDO A MENINA TINHA APENAS 3 ANOS. DEVIDO A SUA HISTÓRIA, SANTA ANA É CONSIDERADA A PADROEIRA DAS MULHERES GRÁVIDAS E DOS QUE DESEJAM TER FILHOS.

MARIA CRESCEU CONHECENDO E AMANDO A DEUS E FOI POR ELE A ESCOLHIDA PARA SER MÃE DE SEU FILHO. SÃO JOAQUIM E SANTA ANA SÃO OS PADROEIROS DOS AVÓS.   

Compartilhe esta data com seus amigos e sua família.

Fonte: www.portaldafamilia.org     

 Após a leitura deste texto informativo, como primeira atividade a professora deverá construir com eles um texto coletivo, destacando as informações mais importantes por eles assimiladas, registrando no quadro. Depois digitará e distribuirá para que cada criança tenha o texto impresso em seu caderno.

Depois  distribui um papel para que cada criança registre:  

                                            DIA  DOS AVÓS: 26 DE JULHO   

                                                            CRIANÇA

                                                  ______________________   

 AVÔ MATERNO ________________________________   e    AVÓ MATERNA ________________________________    

 AVÔ PATERNO ________________________________   e     AVÓ PATERNA ________________________________     

Outra atividade a ser desenvolvida é a leitura do poema Avô de todo mundo, localizado nas páginas 4 e 5 do livro  Roda de Letrinhas da autora Nye  Ribeiro.

Após a leitura deste, a professora pede que cada criança fale um pouco sobre  seus avôs e registra num blocão as impressões das crianças acerca de seus avôs.

A fim de contemplar também as avós a professora lê para a classe o livro de Naumim Aizen, Era uma vez duas avós...

Após a leitura deste, a professora dá uma folha dividida ao meio e  pede para as crianças ilustrarem suas avós e escreverem  pelo menos uma característica delas.  

                                       AVÓ MATERNA      -      AVÓ PATERNA

Como outra atividade proposta pedir que cada menino da turma faça uma representação de como irá ficar fisicamente ao ser avô e dizer uma palavra para a sua neta (que no caso será representada por uma menina da turma).

A professora irá acompanhar o levantamento das palvras ditas fazendo um registro no quadro de giz.

Depois a professora poderá solicitar que todos copiem, no caderno de sala de aula, as palavras que foram expressas pelos alunos para caracterizar os avôs.

Em dupla, os alunos irão elaborar uma rima para cada palavra ou uma frase para cada palavra, registrando em uma folha para ser entregue a professora.

Depois a professora redistribui as folhas escritas e cada dupla lerá o material que recebeu das outras duplas. A atividade irá proporcionar o desenvolvimento da capacidade de ler outras letras, de compreender textos de alunos da mesma turma.

Poderá também despertar debates sobre as diversas colocações e sobre os diversos pontos de vista de cada dupla.

Recursos Complementares

www.portaldafamilia.org.br/ 

www.velhosamigos.com.br/ 

www.cantinhodameiga.com/avo_menu.htm    

Indicações literárias:   

Era uma vez duas avós..

Autor: Naumim Aizen

Ilustrador: Eliardo França

Editora: Record   

Roda de Letrinhas

Autora: Nye  Ribeiro

Ilustradora: Elma

Editora: RODA & CIA  EDITORA

Avaliação

Durante todas as atividades desenvolvidas acima, a professora deverá estar atenta quanto ao interesse e motivação das crianças acerca do tema abordado.

Observar se as crianças que conhecem seus avôs, assim como as que os tem falecidos, visando compreender como eles lidam com o fato: se com tranquilidade, angústia, tristeza ou outros sentimentos.

Perceber quais sentimentos expressados quando se referem aos seus avôs:

mostram-se sensíveis? afetuosos? distantes?

Verificar se conseguiram, através de palavras ou escrita, expressare o  que os avôs representam para eles.

Através dos registros se conseguiram perceber a diferença entre eles, tanto em suas características físicas quanto de suas personalidades.

Verificar se durante as conversas mostraram-se sensíveis  e motivados, demonstrando laços de ternura e respeito, acerca do tema abordado.

Propor uma entrevista com seus avós para saber como eram as características deles: como se vestiam, o que gostavam de fazer, onde passeavam e mais algumas outras perguntas formuladas pleos próprios alunos.

O retorno desta atividade servirá para um grande debate sobre o ontem e o hoje, em termos de temporalidade e valores.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.