19/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Conhecer como nascem alguns seres vivos.
Ler e interpretar imagens. Coletar informações com adultos (familiares).
Cooperar na elaboração de um álbum de animais.
Elaborar desenhos.
Nascimento dos animais.
1º MOMENTO:
O professor seleciona imagens que representem o nascimento de alguns animais e mostra para os alunos.Em seguida, sugere que as crianças falem de outros animais que elas conhecem e como nascem.O professor poderá gravar cenas de vídeos com o nascimento de alguns animais.
Poderá questionar:
Que animais aparecem nas gravuras? E no vídeo?
Vocês sabiam como nasciam alguns desses animais?
O professor deverá pedir que as crianças se expressem de formal verbal o que observaram . Nesse momento, pode lembrar como o ser humano nasce.O professor pode ler curiosidades sobre os pais que cuidam dos filhos, antes do nascimento,como por exemplo, o pinguim. Depois das falas das crianças,elaborar com a turma um texto coletivo sobre o vídeo que assistiram.
2º MOMENTO
O professor dará continuidade a aula sugeirndo as crianças que pesquisem em casa com ajuda de um adulto,informações e curiosidades sobre filhotes de animais.Na sala com a turma,o professor ler o que as crianças pesquisaram.Em seguida, montar um painel com curiosidades e as informações adquiridas, expõe no mural da escola.
3º MOMENTO
Como atividade de casa o professor solicita que as crianças pesquisem com ajuda de um adulto gravuras de vários tipos de filhotes de animais.Chamando a atenção do grupo para observarem no momento da pesquisa, animais que nascem da barriga da mãe e os que nascem do ovo.
4º MOMENTO
Considerando que essa turma são crianças de 4 (quatro) anos e que é importante que as atividades sejam feitas em sala com a mediação do professor, ele deverá organizar a turma em equipe para elaborar um álbum com as gravuras de animais que as crianças pesquisaram.O álbum poderá ser feito de maneira que as crianças percebam que podem separar as figuras dos animais de acordo com o nascimento,como por exemplo, as que nascem da barriga da mãe e os que nascem do ovo.
Livro: Filhote Dos Animais Editora Três.
Livro: Animaie e seus Filhotes.Coleção: Enciclopédia Junenil. Editora: Distribuidora Record,RJ.Ano:1964
Livro: Filhotes de Animais: Gravuras e Palavras Para os Pequeninos.Autor: Robert Frederick Ltd.Editora: Todolivro. Ano,2007
Filmes:
Procurando Nemo.
Happy Fitee- O Pinguim.
O Rei Leão.
Observar se os alunos são capazes de:
Relatar como nascem alguns seres vivos.
Ler e interpretar imagens.
Coletar informações com adultos (familiares).
Cooperar na elaboração de um álbum de animais.
Elaborar desenhos.
Verifique se há necessidade de retomar as explicações sobre o conteúdo em estudo.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/05/2015
Quatro estrelasA escolha deste tema para se trabalhar na educação infantil foi muito relevante, pois em geral as crianças gostam muito, se interessam e tem curiosidade. Além disso, através desta temática os alunos poderão conhecer mais características e alguns hábitos de vida de alguns animais. O trabalho com filhotes envolve a relação mãe e filho, proporcionando às crianças o conhecimento e análise de diferentes vínculos maternais. Quanto à maneira de organizar a aula, achei interessante e dinâmica. A professora pensou em diferentes propostas e recursos didáticos para se trabalhar: figuras, vídeos, discussão, pesquisa, painel e álbum. O tempo acredito que é viável para se trabalhar o tema sem cansar os alunos. Gostei da proposta.
05/05/2015
Cinco estrelasA temática proposta é bem elaborada e esquematizada, os momentos para a elaboração das aulas são complementares entre si, dando a ideia de inicio, meio e fim da atividade o que é muito enriquecedor.Parabéns!
30/04/2015
Quatro estrelasAs crianças desde o início de seu processo de escolarização apresentam grande interesse em saber sobre os animais, considerando que animais naturalmente estimulam a curiosidade e atenção delas. A atividade acima pode ser um modelo sobre o enfoque no desenvolvimento dos filhotes que o PCN de ciências indica. Possibilitando uma construção do conhecimento a partir da participação, reflexão, dos materiais e seus saberes.
30/04/2015
Quatro estrelasA proposta de atividade é realmente muito interessante, e traz elementos diversos que possibilitam o aprendizado da criança da Educação Infantil, por se tratar de atividades onde elas mesmas farão o trabalho de busca pelas informações, criando assim uma autonomia para os alunos, além de introduzir a noção de classificação dos animais quanto ao tipo de nascimento ou cuidado que precisam receber. Pode se destacar também o uso de filmes, que os ajudariam a perceber a relação com a prole.
10/08/2010
Cinco estrelasAdorei os recursos sugeridos. Parabéns!