30/04/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Camila Gusmão de Almeida, Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Trabalhar com alunos o conceito de Auto-Estima e sua relação com o bem-estar e uma vida saudável. Além disso, promover-se-á nesta aula discussões e reflexões sobre a relação da auto-estima e a sexualidade.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
O professor deverá iniciar a aula mostrando as figuras postadas abaixo (Fig. 1, 2 e 3) ao alunos, perguntando sobre o que lhes vêem a mente ao olhar para estas figuras.
Figura 1 - Imagem Pato vendo um Cisne.
Disponível em: http://oasisdeisa.files.wordpress.com/2009/04/autoestima.jpg Acessado em: 8 Abril 2010.
Figura 2 – Imagem Menina olhando no espelho.
Disponível em: http://caminodegloria.files.wordpress.com/2009/02/autoestima-foto.jpg Acessado em: 8 Abril 2010.
Figura 3 – Imagem Homem procurando defeitos no espelho.
Disponível em: http://www.coverfx.com/medfx/blog/wp-content/uploads/2010/03/man-looking-at-skin-in-mirror-758495.jpg Acessado em: 21 Abril 2010.
Após o professor ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá questionar o que eles entendem por Auto-estima e o que sabem deste conceito. É importante que os alunos sejam motivados a participar desta discussão, e que possam expressar suas opiniões e conhecimentos neste momento, de forma que possam se interessar pelo tema da aula.
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos consultem um dicionário o que significa tal termo. Caso prefira, poderá pedir para que um aluno que deseje, faça a procura e leia a resposta para toda a sala.
(au.to.es.ti.ma)
sf.
Qualidade ou condição psicológica de quem está satisfeito consigo mesmo e demonstra confiança no próprio modo de ser e de agir; AMOR-PRÓPRIO: As frequentes derrotas abalaram a autoestima dos jogadores.
[Pl.: autoestimas.]
[F.: aut(o)-1 + estima.]
Disponível em: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=autoestima Acessado em: 12 Abril 2010.
Dando continuidade a aula, com o objetivo de despestar a reflexão sobre auto-estima pessoal dos participantes, sugerimos que o professor faça a seguinte dinâmica:
O professor deverá pedir para que os alunos peguem uma folha de caderno e sentem-se em círculos. Em seguida, deverá pedir para que cada aluno pense sobre o seu nome, se este o agrada e quem o escolheu (Fig. 4). Caso não goste do próprio nome, o aluno poderá optar por um outro nome que gostaria que fosse o seu, mas deverá explicar o porque da escolha deste.
Feito isto, o professor pedirá para que os alunos, ainda em circulo, falem sobre o seu nome, a origem deste, quem o escolheu etc., e sobre o outro nome que gostaria de ter (se este for o caso).
O professor deverá ser o mediador da discussão sobre o nome, sobre as expectativas que este nome traz e seu significado.
Figura 4 – Imagem de exemplo de uma folha de caderno.
Neste momento, o professor deverá utilizar a letra da música “Auto-Estima”, da Banda Calipso, postada abaixo (Fig. 5) com os alunos, com o objetivo de promover uma conversa sobre a auto-estima. O professor poderá iniciá-la conversando sobre a música - o que eles acharam dela, qual a mensagem que traz etc., e, então, instigar uma discussão sobre a auto-estima.
Para isto, estando os alunos organizados em grupos de quatro integrantes, e após a entrega da letra da música, o professor deverá pedir para que os alunos discutam a letra da música em questão, tendo as seguintes questões como norteadoras deste momento:
Figura 5 – Imagem da Letra de Música “Auto-Estima”
Disponível em: http://letras.terra.com.br/banda-calypso/893070/ Acessado em: 8 Abril 2010.
Observação: O professor poderá, caso julgue pertinente, apresentar aos alunos o vídeo da música “Auto-Estima” (Fig. 6), conforme link abaixo.
Figura 6 – Imagem do Vídeo “Auto-Estima”.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bkvsvJWh4n4 Acessado em: 8 Abril 2010.
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Com o objetivo de trabalhar o conceito de Auto-Estima e sua relação com uma vida saudável, os alunos deverão pesquisar em sites, livros, revistas e jornais sobre a Auto-Estima, conforme roteiro abaixo, e deverão criar um pôster (Fig. 7) sobre o assunto.
Roteiro da Pesquisa sobre Auto-Estima:
Figura 7 – Imagem de exemplo de Pôster.
Alguns sites que podem ser utilizados na pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoestima
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/021206_psy_autoestima.htm
http://www.otimismoemrede.com/autoestima.html
http://bluelogs.net/issomesmo/2007/07/11/10-dicas-para-melhorar-sua-auto-estima/
http://www.palavrasiluminadas.com/auto-estima/como-melhorar-a-auto-estima.html
http://www.brasilescola.com/psicologia/autoestima.htm
http://www.psicologiaesaude.com.br/artigo6.htm
http://tratamentodadepressao.org/635-baixa-auto-estima-caracteristicas/
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/sofrimento03.htm
É importante que, após a realização da pesquisa, os grupos discutam entre si e com a sala o tema em questão, de forma a socializar as informações, bem como propiciar esclarecimentos de dúvidas e correções de conceitos errôneos. Feito isto, os alunos deverão elaborar um pôster, sob orientação e supervisão do professor.
O pôster tem como função principal divulgar informação visualmente (baseado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz. Acessado em: 21 Abril 2010.). O professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo previamente que os alunos tragam) Papel Tamanho A2 ou A1, ou ainda Cartolina. Os alunos deverão pesquisar informações seguindo o Roteiro e elaborar um pôster com as informações coletadas - poderão utilizar também figuras, imagens e poemas. Após a correção deste, o pôster poderá ser afixado na escola a fim de divulgar informações sobre a Auto-Estima.
Dando continuidade a aula, e tendo como objetivo promover uma reflexão sobre a relação entre Auto-Estima e Sexualidade, o professor deverá pedir para que os alunos pensem em formas de correlacionar estas.
O professor poderá começar com a seguinte fala:
“Quando uma pessoa está bem com ela mesma, ela acaba transmitindo esse bem-estar a outros. E esse bem-estar repercute na Sexualidade. É importante ter uma alta auto-estima para se ter uma vida sexualmente saudável, segura e satisfatória? Por quê?”
É importante que neste momento os alunos possam concluir que a auto-estima favorece com que cuidemos de nossa saúde física e emocional, o que favorece nas escolhas dos parceiros amorosos e sexuais (de forma a evitar agressões, violência verbal, física e ou sexual etc.) e na nossa proteção no momento do ato sexual através do uso de preservativos.
Após um período de reflexão e discussão, os alunos deverão produzir um texto (Fig. 8) sobre a Auto-Estima e a sexualidade em forma de crônica, poema ou letra de música, utilizando todo o conhecimento previamente aprendido nesta aula.
Figura 8 – Imagem de Exemplo de Texto.
De maneira a propiciar um momento de reflexão, o professor deverá apresentar o seguinte poema “Auto-Estima”(Fig. 9), postado abaixo. Deverá enunciar a importância de se amar e de dar a volta por cima depois de um período ruim ou quaisquer chateações.
Figura 9 – Imagem do Poema Auto-Estima.
Disponível em: http://www.bethynha.com.br/auto-estima.htm Acessado em: 8 Abril 2010.
Roteiro de Leitura:
Alguns blogs de Auto-Estima que podem ser utilizados:
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática Auto-Estima. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos nas atividades.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/09/2015
Cinco estrelas-Quisera após estes momentos, ascender a vontade dos que estudam X frequentam os bancos escolares, em torná-los acesos na busca de seus sonhos. Muitos de nossos jovens ainda não sabem o que buscam para tornálos donos de seu próprio mundo (vida).
28/02/2013
Quatro estrelasGostei muito da forma como a aula foi conduzida