Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Bingo – reconhecendo palavras e sílabas

 

15/05/2010

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Poderá trabalhar com palavras e sílabas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos. Essa proposta poderá ser repetida, ao longo do ano, com variação nas palavras que compõem o jogo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias para compreensão do funcionamento da escrita alfabética; Regras/ funcionamento de jogos

Estratégias e recursos da aula

As atividades propostas nesta aula, além de trabalhar as capacidades pretendidas poderão servir de diagnóstico para você professor(a).

  Oriente as crianças sobre as regras do jogo, que consiste em marcar a letra X, no quadrinho que consta a palavra ou sílaba “cantada” por você que será o mediador.Lembre ao grupo, que quando um participante marcar um X em todos os quadrinhos, deve dizer rapidamente e bem alto - BINGO! Assim, mostrará que é o vencerdo(a).

  MATERIAL:   Cartelas preenchidas previamente,

                        com sílabas e/ou palavras;

                        saquinho com as fichas que constam nas cartelas.                 

  1 - Bingo de palavras:

DICA: Professor(a), se desejar, poderá montar as cartelas, com listas de palavras por grupos semânticos, como por exemplo, nomes de frutas, nomes de animais, nomes de lugares etc.  

 Outra maneira de organizar o Bingo é escolher palavras que evidenciem alguns grupos silábicos que você deseja trabalhar.

  É importante atenção  para a variação das palavras das cartelas, para que não haja vários ganhadores, em uma mesma partida.

  2 – Bingo de sílabas

3 – Nesta atividade, haverá um desafio maior. No saquinho haverá palavras, mas na cartela terá a imagem  que representa a palavra. Neste caso, quando a criança tiver em sua cartela uma figura sorteada, ela devera escrever a palavra e não mais marcar um X.   

Lista de palavras sugeridas: boneca, carro, pião, avião, bicicleta, uva, maçã, melancia, banana, laranja, morango, pêra, picolé, sorvete, brigadeiro, jacaré, camelo, cavalo, gato, cachorro, bola, barco, milho, rato.                                             

A1 ) Bingo de imagem

 

4 – As cartelas trabalhadas na atividade 3 deverão ser redistribuídas aleatoriamente na turma, para que um colega faça a “correção”, caso “julgue” necessário. Destaco, que não se trata de outro colega intervir diretamente na escrita da criança. A proposta é que façam o exercício de observar a escrita do(a) amiga e no item B desta cartela, escrever o modo que considera ser correto, somente nas situações em que avaliar ser necessário. Desenvolveremos desse modo uma estratégia de revisão. 

Recursos Complementares

Amplie suas reflexões sobre alfabetização. Conheça o texto "Organizando as classes de alfabetização: Processos e métodos", da pesquisadora Maria das Graças de Castro Bregunci, no site http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/ale/tetxt4.htm (acesso em 16 de abril de 2010) 

Avaliação

Conhecer o que a criança já assimilou sobre a escrita, sobretudo na relação do som das sílabas e palavras e o registro correspondente. É importante verificar o avanço dos aprendizes na relação que estabelecem entre som e grafia.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 4/10 - 40%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Eliane de Araujo, E E Jardim Campestre , São Paulo - dijo:
    liadearaujogaspar@yahoo.com

    15/04/2014

    Cinco estrelas

    A equipe esta de parabéns.


  • RAFAEL, ESCOLA LIDIO SANTOS MAIS EDCAÇÃO , Bahia - dijo:
    RAFFAEL.AGO@GMAIL.COM

    03/07/2013

    Cinco estrelas

    PERFEIÇÃO! AMEI A INICIATIVA


  • edicelia, Escola Joana Fortunato de Souza(Oficina de letramento , Paraíba - dijo:
    ediceliaribeiro@hotmail.com

    15/08/2012

    Cinco estrelas

    Achei as atividades ótimas,vou trabalhar com elas no programa +educação.


  • Marcilene G. Figueiredo, Cemei Benedicta Sthal Sodré , São Paulo - dijo:
    marcilene_figueiredo@ig.com.br

    21/06/2012

    Quatro estrelas

    Atividades são ótimas, já apliquei e foi muito bom o resultado. Obrigada


  • Marlene Fernandes da Luz Santos, E.M.E.I.E.F. "Professora Célia Pieroni". , São Paulo - dijo:
    marluz-santos@ig.com.br

    24/05/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, pelas excelentes atividades propostas. O lúdico proporciona uma aprendizagem prazerosa e muito mais produtiva. Obrigada, pela sua valiosa contribuição. Professora Marlene.


  • marineide pereira de araujo, EMEFMARIA DAS NEVES LINS , Paraíba - dijo:
    neide_p_a@hotmail.com

    22/08/2011

    Quatro estrelas

    É muito proveitosa esta atividade fiquei bastante satisfeita pois e exatamte de uma atividade como esta que eu estava necessitando portanto agradeço e sei que vai ser muito proveitoso e meu alunos irão aprender muito espero poder encontrar outras atividades dinamicas que possa me ajudar a fazer os meu pequeninos a ler e a escrever .


  • Márcia, Em Com Estevan , São Paulo - dijo:
    marciacgoes@hotmail.com

    11/07/2011

    Cinco estrelas

    adorei as dicas!!


  • Priscilla, escola prefeito Euripides da Silva Ferreira , São Paulo - dijo:
    priscilla-r@hotmail.com

    18/03/2011

    Cinco estrelas

    achei otimo, sou professora da eja e vou adaptar com palavras que meus alunos tem mais dificuldade!!


  • antonio, pedro martinello , Acre - dijo:
    denesturbo@yahoo.com.br

    14/09/2010

    Quatro estrelas

    boas atividades


  • ANADÉLIA SOUZA COSTA, Escola Municipal Vival B. Mascarenhas , Bahia - dijo:
    asouzacostasilva@gmail.com

    25/05/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns colega. Acredito no trabalho com jogos em sala de aula. O lúdico garante dinamismo e eficiência. Suas atividades estão muito pertinentes.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.