Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Eu: descobrindo as características pessoais a partir de uma caixinha surpresa.

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

    Com esta aula propõe-se:

- auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas;

- trabalhar as diferenças e semelhanças;

- contribuir para o processo de construção da identidade;

- explorar o esquema corporal.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Falar de si é uma atividade que oportuniza um movimento muito importante para as crianças, à medida que ao perceberem-se, percebem também o outro. E desta maneira compreendem que são sujeitos diferentes entre si, e por assim ser, relacionam-se de maneira distinta em seus grupos de convivência.

 Para a realização desta aula é interessante que o grupo tenha vivenciado situações de aprendizado referentes às características de seu corpo na infância, como por exemplo: ter trabalhado a altura, o peso, etc.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Em rodinha, contar para as crianças sobre uma caixinha de surpresa que apareceu na sala. Questioná-las então, sobre o possível conteúdo dessa caixinha e após ouvir as idéias das crianças dizer que é um conteúdo muito especial. Orientar o grupo para que ao abrir a caixinha e descobrir o conteúdo não o revele aos colegas, guardando segredo até que todos tenham visto a surpresa. Esta caixinha trata-se de uma caixa de presente pequena, com um espelho também pequeno fixado dentro da mesma, em seu fundo.  Tendo a caixinha percorrido a rodinha, é chegado o momento de falar sobre o que viram dentro desta. Este é o espaço para abordar as características pessoais de cada criança, destacando as diferenças e semelhanças existentes no grupo. A professora pode instigar as crianças a pensarem por que são diferentes entre si, quais seriam os fatores responsáveis pelas diferentes características. É um ótimo momento tanbém, para trabalhar o respeito às diferenças.

2° Momento:   O/a professor/a irá conduzir o grupo a levantar hipóteses sobre a constituição física das pessoas, destacando caso não surja na fala das crianças, a possibilidade da participação dos pais no resultado dessas. Após esta conversa, o/a professor/a irá organizar um instrumento para as crianças realizarem uma pesquisa em casa.   

PESQUISA

 Hoje em nosso grupo exploramos nossas características físicas e assim, cada um de nós pôde conhecer um pouquinho mais de si e do outro.  Devido a este trabalho levantamos a seguinte curiosidade: Qual a origem de nossas características físicas?  Agora, com a ajuda de um adulto, de preferência dos pais e ou/ responsáveis, conversem sobre a origem das características físicas dos seres humanos, vocês podem procurar em livros ou na internet informações a este respeito. Ao final, o papai e /a mamãe ou responsáveis deverão fazer um auto retrato destacando as suas características físicas. Observar e destacar as seguintes características:   

- cor dos olhos   

- cor dos cabelos  

 - cor da pele     

3° Momento: Socializar em rodinha o resultado das pesquisas, destacando semelhanças e diferenças entre a constituição física das crianças e de seus pais.  A partir desse pensamento, podemos elencar os fatores genéticos, associando as nossas características pessoais ao que herdamos de nossos pais. Nessa dinâmica, é interessante pedir para que as crianças pensem em seus pais: qual é a cor dos olhos da minha mãe e qual a cor dos olhos do meu pai. A cor dos meus olhos,  se parece mais com a cor dos olhos do meu pai, da minha mãe, ou é resultado da  cor dos olhos dessas duas pessoas? O mesmo vale para a cor dos cabelos, da pele.  É importante que o/a professor/a esteja atento/a para casos de adoção, trabalhando de maneira a possibilitar a compreensão do assunto por parte da criança em questão.

 4° Momento: Após o grupo destacar suas características físicas, sugere-se que o registro aconteça a partir da escolha de uma das estratégias citadas abaixo:

- o/a professor/a pode utilizar a figura impressa de um menino e uma menina, para que cada criança trabalhe suas características neste desenho. Para este trabalho, são oferecidos os seguintes materiais: lã de diferentes cores para os cabelos, lantejoulas de diferentes cores para os olhos, lápis de cor ou giz de cera de variadas cores para a cor da pele. Para finalizar, caso a escola disponha de retalhos de tecido, pode ser oferecido às crianças pedacinhos destes para confeccionar a roupa. Ou:

- o/a professor/a pode solicitar que as crianças desenhem a si mesmas, trabalhando com os mesmos materiais sugeridos acima.

  Recursos :

 - caixinha de presente pequena;

- espelho pequeno;

- fita crepe;

- lã de variadas cores;

- lantejoulas de variadas cores;

- lápis de cor de variadas cores ou giz de cera;

 - retalhos de tecidos;

- cola;

- tesoura.

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares

Avaliação

O/a professor/a realizará as seguintes observações:  

 - a criança demonstrou interesse pela atividade;

- quais sentimentos a criança experimentou ao falar de si e ouvir sobre o outro, tendo suas semelhanças e diferenças destacadas;

- a criança foi capaz de identificar diferentes partes do corpo, assim como localizá-las.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.