Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Direitos e Deveres: que bicho é esse? Construindo noções de direitos e deveres com as crianças.

 

20/05/2010

Autor y Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula propõe-se:

 - Explorar brevemente os direitos das crianças;

- Construir conjuntamente com as crianças a noção de justiça;

- Incentivar as crianças a perceberem-se como sujeitos de direitos e deveres;

- consolidar combinados referentes às regras de convivência do

 grupo.

Duração das atividades
6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  As crianças em idade pré-escolar assimilam em sua rotina escolar e familiar a vivência de regras, como necessárias à sua segurança e bem estar; e têm a oportunidade de vivenciar diferentes situações de aprendizagem e lazer. Nesta aula, vê-se o momento propício para explorar o real significado para suas vidas dos deveres, assim como dos direitos que lhes são reservados.  

 É importante que o grupo tenha vivenciado situações que tenham despertado  um olhar para as diferentes condições sociais que regem a infância em nosso país, destacando o trabalho infantil.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Em uma rodinha de conversa, convidar às crianças a pensarem sobre sua rotina em casa e na escola, destacando os deveres que lhes são atribuídos nestes diferentes espaços de convivência. Questioná-las sobre o por quê da existência  desses deveres. O/a professor/a pode ir questionando as crianças sobre as ações apropriadas para os diferentes espaços que ocupam na escola; destacando as possibilidades de exploração desses. O trabalho deve ser desenvolvido utilizando fotografias das crianças em diferentes espaços na escola.  Propor uma pesquisa para casa sobre os significados da palavra “dever”, utilizando o dicionário para fundamentar a mesma.  

PESQUISA

Olá  crianças! Estamos vivenciando  em nosso grupo um momento muito importante: a construção das regras de convivência. E assim, despertamos nossa curiosidade para a compreensão dos significados da palavra " DEVER". Agora, com a ajuda de um adulto, pesquise em um dicionário da Língua Portuguesa quais são os significados desta palavra. O registro deverá ser feito pelo adulto, preferencialmente em letra de imprensa. Ao final da pesquisa, procure em revistas as letras necessárias para escrever a palavra " DEVER" e cole-as no espaço abaixo formulando a escrita da mesma.

 2° Momento: Em rodinha, socializar o resultado da pesquisa, destacando os significados pertinentes aos objetivos do trabalho.  Já com as fotografias em mãos, o/a professor/a socializará as mesmas com o grupo instigando as crianças a pensarem sobre algumas das/os ações/ comportamentos possíveis quando estão nos diferentes espaços do ambiente escolar. O resultado pode ser um cartaz com as fotos ilustrando a ocupação dos diversos espaços pelas crianças, placas construídas por elas, com desenhos ou figuras que orientem a utilização dos diferentes espaços (salas de aula, parque, banheiro, corredor, refeitório, etc). Para finalizar, o grupo deve realizar alguns combinados que reflitam sua compreensão diante das regras de convivência, sendo destacado que estes permearão toda a trajetória da turma ao longo do ano.       

3° Momento: Promover uma contação de história  a partir do livro: Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha.  

O livro traz uma leitura dos direitos e deveres das crianças fazendo uso de uma linguagem bem próxima ao universo infantil. Assim, contempla em sua narrativa  as brincadeiras e emoções próprias das crianças baseada nas idéias de igualdade universal

Caso o/a professor/a disponha de fantoches pode utilizar como narradores para despertar o interesse das crianças, ou mesmo criar um personagem e protagonizá-lo.  Após a leitura, questionar as crianças sobre o conteúdo do livro: o que contava este livro? Por que a autora resolveu escrever este livro? O que seriam esses direitos? Pra que servem esses direitos? Pode ser proposta uma pesquisa para casa sobre os significados da palavra direito, utilizando para este fim o dicionário da Língua Portuguesa.

PESQUISA

Olá  turminha! Ao longo dos últimos encontros temos aprendido muito sobre os deveres e direitos das crianças na plenitude de suas vivências. Hoje, vamos  pesquisar sobre os significados da palavra " DIREITO". Para isso, é necessário contar com a ajuda de um adulto;  esta pessoa realizará o registro escrito dos significados encontrados. Ao final, procure em revistas as letras necessárias para escrever a palavra "DIREITO" e  cole-as no espaço abaixo formulando a escrita da mesma.

4° Momento: Em rodinha, as crianças irão socializar o resultado da pesquisa. O/a professor/a pode promover ainda,  um momento para que as crianças possam comparar a escrita das duas palavras pesquisadas: dever e direito, destacando semelhanças e diferenças referentes as grafias das mesmas.

É importante ainda, que o/a professor/a oportunize um momento para relacionar o contexto dos direitos às situações de trabalho infantil (é necessário que este tema tenha sido explorado previamente). A partir da fala das crianças propor que o grupo explore o texto sobre o direito das crianças. A turma deverá ser organizada em pequenos grupos, de modo que cada um destes possam trabalhar com uma parte do texto. As crianças irão ilustrar o texto procurando em revistas figuras condizentes às falas e/ ou desenhando de acordo com a mensagem de cada direito garantido. O resultado deve ser apresentado à toda a comunidade escolar de maneira que o trabalho fique exposto para apreciação. Para finalizar, conversar com as crianças sobre a aprendizagem dos últimos dias, destacando que a nossa convivência é orientada de acordo não apenas com os deveres de cada um, mas também, com base nos direitos assegurados às pessoas.   

5° Momento: Convidar as crianças a elaborarem um texto coletivo que relate o movimento vivenciado pelo grupo na discussão sobre os direitos e deveres que lhes são reservados, remetendo-se às suas vivências, destacando aquilo que mais gostam de fazer e que acreditam que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de vivenciar.

( Este momento é opcional, devendo o professor avaliar se seria interessante às crianças esta atividade. É importante que o tema não se torne exaustivo, por isso a sugestão em caráter opcional)

  Recursos: .

- Livro : " Os direitos das crianças”, de Ruth Rocha; Editora Cia das Letrinhas;

- Cartolina ou papel kraft;

- Canetinha, lápis de cor, giz de cera;

- Fantoche ( se houver na escola).

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares

Avaliação

O/a professor/a realizará as seguintes observações:

 - a criança demonstrou interesse pelo tema em questão;

- a criança interagiu com o assunto trabalhado;

- a criança foi capaz de expressar sua opinião na discussão do tema;

- a criança conseguiu relatar fatos de sua vida ao descrever sua rotina;

- a criança demonstrou assimilar os deveres a ela atribuídos;

- a criança foi capaz de perceber-se como sujeito de desejos, caracterizando-os como direitos a uma vivência feliz.    

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.