Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Bingo dos Conjuntos Numéricos

 

24/06/2009

Autor y Coautor(es)
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Diferenciar os elementos de cada um dos quatro conjuntos numéricos (Naturais, Inteiros, Racionais e Reais); - Trabalhar a relação de inclusão entre os conjuntos e a relação de pertinência entre um número e um conjunto numérico; - Identificar os números Irracionais e associá-los ao conjunto dos Reais.
Duração das atividades
2 horas /aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Trabalho com o Conjunto dos Números Naturais, Inteiros e Racionais; - Representação dos Conjuntos numéricos através de Diagramas.
Estratégias e recursos da aula

Professor (a), essa aula tem por objetivo introduzir os conceitos de Números Reais, para tanto iremos fazer uma breve revisão dos conceitos de Números Naturais, Inteiros e Racionais. Em seguida, após ter sido abordada a definição do Conjunto dos Números Reais, trabalharemos com uma atividade que poderá servir de avaliação aos conceitos estudados.

Números Naturais:
Iniciando a aula o professor pode começar a revisão dos conjuntos numéricos questionando os alunos sobre os elementos que formam o Conjunto dos Naturais, apresentando em seguida as letras que representam esse conjunto e seus subconjuntos (N, N*).
O professor pode apresentar ainda a representação desse conjunto em linguagem matemática:
N = {0, 1, 2, 3, ...}

Para explicar o surgimento desse conjunto pode se usar o exemplo da contagem de animais pelos povos antigos.

Outro exemplo que pode ser utilizado é a contagem dos alunos da turma, fazendo também uma relação com os elementos (alunos) e o conjunto (classe).

DICA: Para reforçar a idéia de conjunto e elementos o professor pode utilizar o exemplo descrito no vídeo disponível em:

portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action,

que faz uma relação entre os conjuntos e seus elementos, com o corpo humano e seus órgãos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Video_CJT.JPG

Números Inteiros
Dando sequência a aula pode iniciar-se a revisão do conjunto dos Inteiros. Da mesma forma que procedeu com os naturais o professor pode pedir aos alunos que recordem quais são os números inteiros (acrescentando aos naturais os números negativos) e pedindo que representem em linguagem simbólica.

Para destacar o surgimento dos negativos o professor pode citar a necessidade dos antigos comerciantes em controlar a entrada e saída de produtos e dinheiro.

Outros exemplos que podem ser trabalhados são os que se referem à temperatura e cálculos financeiros.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Termometro.JPGhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Dinheiro.JPG

Nesse momento o professor já poderá dar destaque a representação dos conjuntos por diagramas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Z.JPG

Números Racionais:
Finalizando a revisão dos conjuntos já estudados o professor pode abordar o estudo dos Racionais utilizando a representação em linguagem Matemática, em diagramas e abordando o estudo de frações, destacando o fato de o Conjunto dos Racionais ser formado pelos números que podem ser escritos em forma de Fração.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Q.JPG

Números Reais:
Para iniciar o trabalho com os números Reais, o professor poderá apresentar exemplos de números Irracionais, entre os quais devem estar as raízes inexatas e os decimais não-exatos e não-periódicos. Ex: 1,23569846...; .

DICA: Nesse momento pode ser feito um estudo mais aprofundado dos números irracionais, apresentando ainda o número pi ( ). Assim os alunos poderão compreender que o conjunto dos Reais consiste da união entre os números Racionais e Irracionais. Outra característica do conjunto dos Reais que deve ser abordada é o fato de esse ser um conjunto denso, ou seja, se tomarmos dos números reais quaisquer sempre existiram entre esses outros infinitos números.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/R.JPG

Atividade “Bingo dos Conjuntos”

Para complementar os conceitos de inclusão dos Conjuntos Numéricos estudados e avaliar a compreensão dos alunos em relação a esse conteúdo o professor poderá aplicar a atividade a seguir.

Materiais
- Fichas para marcação conforme modelo abaixo (uma para cada aluno);
 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Bingo.JPG

Obs: A posição das bolas a serem preenchidas deverá ser diferente em cada tabela.

 

- Fichas para sorteio com números diversos;

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/Fichas_BINgo.JPG

- Planilhas de Marcação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1914/imagens/PLANILHA_BINGO.JPG


Desenvolvimento

O professor deverá distribuir uma cartela para cada aluno e dar as instruções, dentro de um saco deverá conter fichas contendo 40 números (10 para cada parte do diagrama – naturais, negativos, não-inteiros e irracionais), a cada número sorteado os alunos deverão preencher suas cartelas no lugar correspondente, até que um ou mais alunos preencham todas as lacunas, e assim recomece a atividade com os vencedores até sobrar apenas um que será o grande vencedor.


DICA: A planilha de marcação servirá para conferir se os números marcados foram sorteados, deve-se observar se todos estão certos, sendo que essa análise pode ser feita junto com os alunos.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Conjuntos numéricos Vídeo
Recursos Complementares

No seguinte endereço:

http://www.matematica-na-veia.blogspot.com/2008/03/conjuntos-numricos-histria.html

O professor encontra um texto que narra a história e evolução dos conjuntos numéricos.

Nos links abaixo o professor encontrará atividades que trabalham com os conceitos de Números Inteiros e Números Racionais, respectivamente.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8252 e http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/_upload/encontro_30.pdf

Avaliação
Através das atividades desenvolvidas, o professor deverá avaliar se os alunos estão aptos a: - Representar o conjunto dos números Reais em diagramas; - Reconhecer o Conjunto dos Reais como a união dos Números Racionais com os Irracionais; - Compreender a relação existente entre os Conjuntos Numéricos; - Diferenciar e relacionar os elementos de cada um dos conjuntos numéricos; - Identificar o Conjunto dos Números Reais como um conjunto denso, ou seja, o aluno deverá ter a percepção de que tomando dois números reais quaisquer, sempre existirão outros infinitos números entre esses.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 11 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/11 - 81,82%
  • Quatro estrelas 2/11 - 18,18%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Jose dos Santos, EE. Major Fraga , São Paulo - dijo:
    mary.profsouza@hotmail.com

    29/02/2016

    Cinco estrelas

    muito bom, para adaptação curricular


  • Jéssica Marinho, celv , Rio de Janeiro - dijo:
    jessicamarinho123@hotmail.com

    20/02/2015

    Cinco estrelas

    Olá, achei a atividade bem interessante. Quero colocá-la em prática na minha turma do 8º ano, mas não entendi como a posição das bolas deve ser diferente em cada tabela. Poderia me explicar? Obg


  • HAGAMENON MOURA, AUTÔNOMO , Maranhão - dijo:
    hagamenonmoura@hotmail.com

    16/08/2014

    Quatro estrelas

    Muito boa esta aula, porém seria ainda melhor se tivesse mais outras atividades dinâmicas (uma para cada aulas dos subconjuntos de R).


  • carol, carol , Rio de Janeiro - dijo:
    carolgata1998@r7.com

    03/06/2013

    Cinco estrelas

    maneiro


  • Adriana Eccard, C.E. Maria Zulmira Torres , Rio de Janeiro - dijo:
    aeccard@prof.educacao.rj.gov.br

    12/03/2013

    Cinco estrelas

    Já trabalhei um ano com bingo em sala de aula, eles adoram. Vou trabalhar com esse . Acho que vai ser intaressante.


  • Beatriz , C.E. Daura Silva Barbosa , Rio de Janeiro - dijo:
    beatriz-mfv@hotmail.com

    26/02/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula e a sugestão do bingo. Dá para avaliar se o aluno reconhece os números brincando.


  • Maria Divina, São José , Tocantins - dijo:
    mariadivinav@yahoo.com.br

    24/02/2012

    Cinco estrelas

    Super interessante a atividade do bingo com os números reais.


  • Flávia Prado, Instituto Olavo Bilac , Rio Grande do Sul - dijo:
    flaviarop@gmail.com

    26/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão! Vou aplicar com uma turma de EJA ensino médio... Parabéns!!


  • Monique, Colégio Municipal Padre Anchieta , Bahia - dijo:
    ique_hta@hotmail.com

    22/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da atividade sugerida. Parab


  • Mileide solange Tonsis Gonçalves, Escola Estadual Carlos Irigaray Filho , Mato Grosso - dijo:
    mileides.tonsis@gmail.com

    08/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, vou usar em minhas aulas com o 9º ano.Os alunos confundem muito na hora de classificar os números, essa é uma maneira interessante.Valeu!


  • MARCELO MASSACOTT RODRIGUES, SED / MS , Mato Grosso do Sul - dijo:
    massacott@yahoo.com.br

    14/04/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da atividade, parabéns por compatilhar conosco,


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.