03/05/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
-Diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais;
-Reconhecer a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação;
-Reconhecer a importância da utilização integral do alimento;
-Identificar as quantidades utilizadas nas receitas e qual medida foi utilizada;
-Elaborar um texto a partir de uma receita experimentada;
-Utilizar corretamente a pontuação.
-Professor é importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, porém mesmo as turmas que tenham alunos que ainda não estruturam pequenos textos poderão propor esta atividade, pois a produção de texto a partir de um contexto significativo possibilita ao aluno avançar em suas hipóteses e assim contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Mas, nestes casos, você poderá ser o escriba, para que ele possa confrontar as hipóteses que tem, com a forma correta da escrita da palavra . Para este trabalho, resgate os conhecimentos prévios que eles apresentam sobre receitas culinárias e outros gêneros textuais (texto jornalístico, narrativos e outros)
-Professor nossa aula está estruturada em três momentos, porém a forma como você vai conduzi-las e a interação dos alunos nas atividades, é que determinarão a duração de cada momento e os desdobramentos que poderão ocorrer. Veja como a aula está organizada:
- Aula interativa;
-Um bolo ou outro prato feito a partir de ingredientes alternativos (cascas, sementes, talos ou outros);
-Dinâmica de sensibilização: que delícia!
-Cartaz ou folha com a receita do bolo de casca de banana;
-Pesquisa sobre receitas alternativas;
- Produção de texto oral e escrita;
-Desenho ilustrativo;
-Feira gastronômica para degustação dos pratos produzidos pelos alunos.
1º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma.
A receita culinária é um gênero textual do tipo instrucional que tem como objetivo orientar o usuário, por meio de instruções para que ele seja capaz de preparar um alimento.
-Professor esta atividade pretende além de trabalhar com receitas, despertar nos alunos o interesse por uma alimentação saudável, para isso vamos apresentar receitas fáceis, nutritivas e de baixo custo preparando os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.
- A culinária alternativa procura aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado como: caule, talos, cascas, folhas e sementes.
SENSIBILIZAÇÃO: QUE DELÍCIA!
-Professor para despertar o interesse dos alunos que tal fazer uma receita alternativa e saborosa e levar pra turma experimentar, mas não diga do que foi feito, deixe-os saboreá-la e espere para ver se eles descobrem.
-Faça uma surpresa! Leve um bolo de casca de banana e sirva na hora do lanche, depois que eles degustarem questione-os sobre os ingredientes:
-Do que vocês acham que foi feito este bolo?
-Qual seria o principal ingrediente? -Vocês comem a casca dos alimentos? Por quê?
-Lembrem-se, para que possamos aproveitar as cascas elas devem estar bem limpas e saudáveis, ou seja, sem pontos estragados.
-Leve para sala um cartaz com a receita do bolo que você preparou, ou reproduza a receita para que eles colem no caderno. É importante sistematizar a atividade com a escrita da receita.
No sítio: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/CADERNO%20DE%20RECEITAS%20ALTERNATIVAS.pdf você encontra receitas alternativas saborosas, veja a receita de bolo de casca de banana que escolhi:
BOLO DE CASCA DE BANANA
INGREDIENTES
02 xícaras de casca de banana madura,
04 claras em neve 03 xícaras de farinha de trigo,
02 colheres de fermento em pó,
04 gemas,
02 xícaras e meia de açúcar,
05 colheres rasas de margarina Canela em pó para polvilhar.
MODO DE PREPARO
_ Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara de água. Reserve;
_ Na batedeira, coloque a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea, misture as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento;
_ Por último, às claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno;
_ Leve ao forno untado. Assar durante 30 ou 35 minutos.
EXPLORANDO A RECEITA – (Língua Portuguesa):
-Leia a receita do “Bolo de casca de Banana” e responda as questões a seguir:
Verificando as medidas: (Matemática)
PESQUISANDO:
-Professor solicite que seus alunos pesquisem em casa; com os pais, parentes, vizinhos, sites, em cadernos ou livros de receitas e tragam por escrito, receitas alternativas feitas com cascas, sementes, talos ou outros. Não precisa ser de doce, podem ser pratos salgados, doces, bolos, sucos ou outros.
2º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma. -
-Professor solicite que os alunos leiam as receitas que trouxeram. Escolham uma receita que apresenta diferentes formas de medir os ingredientes, tais como: litro, kg, dúzia, xícara ou outros.
-Questione-os sobre estas diferenças e a importância em conhecermos estas medidas, pois elas são determinantes na elaboração do prato.
-Discuta com eles sobre a importância em aproveitarmos os alimentos, de evitarmos o desperdício. As cascas que muitas vezes são desprezadas são importantes fontes de vitaminas.
-Professor que tal sugerir que elaborem o caderno de “receitas: culinária alternativa”, este seria um excelente presente para as mães, pois além de ser confeccionado pelo aluno ainda será muito útil.
-Os alunos da EJA, poderão confeccionar para eles/as ou para suas mães, esposas/os ou irmãs.
-Solicite que façam uma ilustração relativa à receita.
-CRIANDO O CADERNO: CULINÁRIA ALTERNATIVA (um portador de texto)
-Você poderá utilizar a reprodução com a própria letra do aluno ou digitar. Para facilitar, poderá reduzir o tamanho dos textos (receitas), assim a reprodução não ficará cara, veja um exemplo.
Geleia de Beterraba com Banana
Ingredientes 2 xícaras de chá de beterraba picada, 2 xícaras de chá de banana com casca picad,a 2 xícaras de chá de água, 2 xícaras de chá de açúcar. Modo de Preparo Bata no liquidificador a beterraba, a banana e a água. Coloque em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo para apurar até o ponto de geléia. Fonte: http://www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil |
Suco de Casca de Abacaxi com Hortelã
Ingredientes 4 xícaras de chá de casca de abacaxi 6 xícaras de chá de água 4 colheres de sopa de hortelã 1 limão 5 colheres de açúcar Modo de Preparo. Bata no liquidificador as cascas de abacaxi com a água e a hortelã. Coe, acrescente o suco de limão e o açúcar. Sirva gelado. Dica: Utilize as cascas de abacaxi batidas e coadas para fazer um doce. Fonte: http://www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil |
Professor combine com seus alunos uma FEIRA GASTRONÔMICA, além de divulgar a atividade e trabalhar a função social da escrita ela também é um importante espaço para integração entre a escola e a família.
3º Momento – Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada uma.
PREPARANDO A FEIRA GASTRONÔMICA
-Para realização da Feira Gastronômica é importante fazer o planejamento.
Planejamento da Feira Gastronômica
Objetivo da Feira:
Existem vários sítios que trazem receitas alternativas, apresentamos alguns que você poderá pesquisar: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/CADERNO%20DE%20RECEITAS%20ALTERNATIVAS.pdf e http://www.apoema.com.br/receitas.htm
-Professor verifique se seus alunos conseguiram diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais, para isso fique atento às respostas.
-Na escrita da receita, observe se eles utilizam a pontuação corretamente.
-Ao trazerem as receitas para sala discuta com eles sobre a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação, assim você saberá se perceberam esta importância;
-Verifique as respostas dos alunos às questões de Matemática e observe se compreenderam as diferentes medidas que são utilizadas em uma receita e a partir dest atividade explore melhor o sistema de medidas;
-A feira gastronômica vai lhe propiciar um excelente momento para avaliar o que os alunos aprenderam, fique atento.
Quatro estrelas 11 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/01/2016
Cinco estrelasAdorei a aula. Será muito útil na elaboração do meu projeto que pretendo trabalhar neste ano de 2016, referente as receitas culinárias.
02/09/2014
Cinco estrelasamei o que encontrei, uma excelente interpretação.
21/04/2014
Cinco estrelasEra exatamente o que procurava. E muito bom ter um local onde se pode pesquisar com segurança.
13/08/2012
Cinco estrelasMARAVILHA TUDO ISSO!!! MANDO UMA IDEIA MUITO LEGAL, TAMBÉM, TRANSFORMAR UMA RECEITA EM UM TEXTO LITERÁRIO, POR EXEMPLO TROCAR OS INGREDIENTES PARA OBTER: SUCESSO NO AMOR, COMO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE,COMO ACEITAR AS DIFERENÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR,ETC. FIQUEI MUITO FELIZ AO ENCONTRAR ESTE SITE, PASSAREI AOS MEUS COLEGAS, UM ABRAÇO DO TAMANHO DO RIO GRANDE!!!!!
13/08/2012
Cinco estrelasmuito boa esta aula.
21/07/2012
Cinco estrelasMuito legal, parabéns pela idéia.
17/05/2012
Cinco estrelasVou aplica-la, adorei!
15/04/2012
Cinco estrelasEsta aula foi muito bem preparada e bastantre significativa, pois os alunos aprendem a realizar a leitura de uma receita(texto instrucional) de maneira divertida.
18/11/2010
Quatro estrelasesta aula e muito boa gostei muito como ensinar as crianças como utilizar os vegetais.
13/09/2010
Quatro estrelasÉ uma otima sugestão de aula, gostei muito e até utilizarei nas minhas proximas aulas.
14/05/2010
Cinco estrelasAdorei esta aula. É muito interessante o modo como desenvolve a aula seguindo o passo a passo. Ótima aula.