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ELABORANDO RECEITAS INTELIGENTES: APRENDENDO COM A CULINÁRIA ALTERNATIVA .

 

03/05/2010

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Ellen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais;

-Reconhecer a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação;

-Reconhecer a importância da utilização integral do alimento;

-Identificar as quantidades utilizadas nas receitas e qual medida foi utilizada;

-Elaborar um texto a partir de uma receita experimentada;

-Utilizar corretamente a pontuação.

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – seis (6) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Professor é importante que seus alunos estejam no nível alfabético da escrita, porém mesmo as turmas que tenham alunos que ainda não estruturam pequenos textos poderão propor esta atividade, pois a produção de texto a partir de um contexto significativo  possibilita ao aluno avançar em suas hipóteses e assim  contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Mas, nestes casos, você poderá ser o escriba, para que ele possa confrontar as hipóteses que tem, com a forma correta da escrita da palavra . Para este trabalho, resgate os conhecimentos prévios que eles apresentam sobre receitas culinárias e outros gêneros textuais (texto jornalístico, narrativos e outros)

Estratégias e recursos da aula

-Professor nossa aula está estruturada em três momentos, porém a forma como você vai conduzi-las e a interação dos alunos nas atividades, é que determinarão a duração de cada momento e os desdobramentos que poderão ocorrer. Veja como a aula está organizada:

- Aula interativa;

-Um bolo ou outro prato feito a partir de ingredientes alternativos (cascas, sementes, talos ou outros);

-Dinâmica de sensibilização: que delícia!

-Cartaz ou folha com a receita do bolo de casca de banana;

-Pesquisa sobre receitas alternativas;

- Produção de texto oral e escrita;

-Desenho ilustrativo;

-Feira gastronômica para degustação dos pratos produzidos pelos alunos.

   

1º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma.

A receita culinária é um gênero textual do tipo instrucional que tem como objetivo orientar o usuário, por meio de instruções para que ele seja capaz de preparar um alimento.

-Professor esta atividade pretende além de trabalhar com receitas, despertar nos alunos o interesse por uma alimentação saudável, para isso vamos apresentar receitas fáceis, nutritivas e de baixo custo preparando os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

- A culinária alternativa procura aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado como: caule, talos, cascas, folhas e sementes.

SENSIBILIZAÇÃO: QUE DELÍCIA!

-Professor para despertar o interesse dos alunos que tal fazer uma receita alternativa e saborosa e levar pra turma experimentar, mas não diga do que foi feito, deixe-os saboreá-la e espere para ver se eles descobrem.

-Faça uma surpresa! Leve um bolo de casca de banana e sirva na hora do lanche, depois que eles degustarem questione-os sobre os ingredientes:

-Do que vocês acham que foi feito este bolo?

-Qual seria o principal ingrediente? -Vocês comem a casca dos alimentos? Por quê?

-Lembrem-se, para que possamos aproveitar as cascas elas devem estar bem limpas e saudáveis, ou seja, sem pontos estragados.

-Leve para sala um cartaz com a receita do bolo que você preparou, ou reproduza a receita para que eles colem no caderno. É importante sistematizar a atividade com a escrita da receita.

No sítio: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/CADERNO%20DE%20RECEITAS%20ALTERNATIVAS.pdf  você encontra receitas alternativas saborosas, veja a receita de bolo de casca de banana que escolhi: 

BOLO DE CASCA DE BANANA

INGREDIENTES

02 xícaras de casca de banana madura,

04 claras em neve 03 xícaras de farinha de trigo,

02 colheres de fermento em pó,

 04 gemas,

02 xícaras e meia de açúcar,

05 colheres rasas de margarina Canela em pó para polvilhar.

MODO DE PREPARO

 _ Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara de água. Reserve;

 _ Na batedeira, coloque a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea, misture as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento;

_ Por último, às claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno;

_ Leve ao forno untado. Assar durante 30 ou 35 minutos.   

EXPLORANDO A RECEITA – (Língua Portuguesa):   

-Leia a receita do “Bolo de casca de Banana” e responda as questões a seguir:

  1. - Este é um texto científico ou instrucional? Por quê?
  2. -Ele é escrito como um texto de jornal? Como uma história?
  3. -Qual é a diferença deste texto (receita) com os outros que você conhece?
  4. -Qual ingrediente e utilizado para dar o sabor ao bolo?
  5. -Para utilizarmos as cascas de banana o que devemos fazer antes?
  6. -Qual é a parte do texto que explica como fazer o bolo?
  7. -Qual é sua opinião sobre esta receita?   
  8. Qual a pontuação utilizada no texto para separar os nomes dos ingredientes?

Verificando as medidas: (Matemática)

  1. -Quais ingredientes são medidos em xícaras?
  2. Quais ingredientes são medidos em colheres?
  3. Se juntarmos todas as xícaras dos ingredientes quantas usaremos no bolo?
  4. O que usamos mais no bolo, margarina ou fermento em pó?   

PESQUISANDO:

-Professor solicite que seus alunos pesquisem em casa; com os pais, parentes, vizinhos, sites, em cadernos ou livros de receitas e tragam por escrito,  receitas alternativas feitas com cascas, sementes, talos ou outros. Não precisa ser de doce, podem ser pratos salgados, doces, bolos, sucos ou outros.   

2º momento- Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma. -

-Professor solicite que os alunos leiam as receitas que trouxeram. Escolham uma receita que apresenta diferentes formas de medir os ingredientes, tais como: litro, kg, dúzia, xícara ou outros.

-Questione-os sobre estas diferenças e a importância em conhecermos estas medidas, pois elas são determinantes na elaboração do prato.

-Discuta com eles sobre a importância em aproveitarmos os alimentos, de evitarmos o desperdício. As cascas que muitas vezes são desprezadas são importantes fontes de vitaminas.

-Professor que tal sugerir que elaborem o caderno de “receitas: culinária alternativa”, este seria um excelente presente para as mães, pois além de ser confeccionado pelo aluno ainda será muito útil.

-Os alunos da EJA, poderão confeccionar para eles/as ou para suas mães, esposas/os ou irmãs.

-Solicite que façam uma ilustração relativa à receita.

-CRIANDO O CADERNO: CULINÁRIA ALTERNATIVA (um portador de texto) 

-Você poderá utilizar a reprodução com a própria letra do aluno ou digitar. Para facilitar, poderá reduzir o tamanho dos textos (receitas), assim a reprodução não ficará cara, veja um exemplo.  

Geleia de Beterraba com Banana

Ingredientes

2 xícaras de chá de beterraba picada,

2 xícaras de chá de banana com casca picad,a

2 xícaras de chá de água,

2 xícaras de chá de açúcar.

Modo de Preparo

Bata no liquidificador a beterraba, a banana e a água. Coloque em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo para apurar até o ponto de geléia.

 Fonte: http://www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil 

Suco de Casca de Abacaxi com Hortelã

Ingredientes 

4 xícaras de chá de casca de abacaxi

6 xícaras de chá de água

4 colheres de sopa de hortelã

1 limão 5 colheres de açúcar

Modo de Preparo.

Bata no liquidificador as cascas de abacaxi com a água e a hortelã. Coe, acrescente o suco de limão e o açúcar. Sirva gelado.

Dica: Utilize as cascas de abacaxi batidas e coadas para fazer um doce.

Fonte: http://www.sesimt.com.br/mostra.php?noticia=3454&secao=casasesi_receitas_cozinha_brasil 

Professor combine com seus alunos uma FEIRA GASTRONÔMICA, além de divulgar a atividade e trabalhar a função social da escrita ela também é um importante espaço para integração entre a escola e a família.   

3º Momento – Aproximadamente – 120 minutos – Duas (2) aulas de 60 minutos cada  uma.

PREPARANDO A FEIRA GASTRONÔMICA

-Para realização da Feira Gastronômica é importante fazer o planejamento.

Planejamento da Feira Gastronômica         

Objetivo da Feira:

  •  Divulgar para as famílias dos alunos as receitas elaboradas com alimentos alternativos.
  •  Dia e horário: (a definir)
  •  Local da realização da feira: (sala de aula ou cantina da escola) Realização
  •   Material necessário para a exposição dos pratos: (mesas, forros de mesa, pratos, talheres, guardanapos, tocas de não tecido, aventais e outros)
  •  Elaborar convite para as famílias (cada aluno elabora o seu ou escolhem um modelo e padronizam ou então fazem um coletivamente)
  •  Solicitar permissão da direção da escola para a realização do evento (elaborar coletivamente uma solicitação por escrita).
  •  No caso das crianças deverão fazer os pratos com a ajuda de um adulto, mas precisam participar de todo o processo para que possam explicar para quem vai a feira; como foi elaborado o prato e seus ingredientes.
  •  Avaliação do evento deverá ser realizada logo após a realização da feira.
Recursos Complementares

Existem vários sítios que trazem receitas alternativas, apresentamos alguns que você poderá pesquisar: http://www.saoluis.ma.gov.br/custom_files/File/CADERNO%20DE%20RECEITAS%20ALTERNATIVAS.pdf  e http://www.apoema.com.br/receitas.htm   

Avaliação

-Professor verifique se seus alunos conseguiram diferenciar a receita culinária de outros gêneros textuais, para isso fique atento às respostas.

-Na escrita da receita, observe se eles utilizam a pontuação corretamente.

-Ao trazerem as receitas para sala discuta com eles sobre a importância dos ingredientes alternativos como uma forma inteligente de alimentação, assim você saberá se perceberam esta importância;

-Verifique as respostas dos alunos às questões de Matemática e observe se compreenderam as diferentes medidas que são utilizadas em uma receita e a partir dest atividade explore melhor o sistema de medidas;  

-A feira gastronômica vai lhe propiciar um excelente momento para avaliar o que os alunos aprenderam, fique atento.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 11 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/11 - 81,82%
  • Quatro estrelas 2/11 - 18,18%
  • Três estrelas 0/11 - 0%
  • Duas estrelas 0/11 - 0%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

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Opiniones

  • DALVA EVANGELISTA DA SILVA BONIOLO, EMEF.NALY B.B. MANCINI , São Paulo - dijo:
    dalvaboniolo@yahoo.com

    27/01/2016

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Será muito útil na elaboração do meu projeto que pretendo trabalhar neste ano de 2016, referente as receitas culinárias.


  • MARIA VILMA SANTOS, escola , Pernambuco - dijo:
    vilmacapucho2012@hotmail.com

    02/09/2014

    Cinco estrelas

    amei o que encontrei, uma excelente interpretação.


  • Miriam coiro, E.E.E.F. Candido Portinari , Rio Grande do Sul - dijo:
    mairimcoiro@gmail.com

    21/04/2014

    Cinco estrelas

    Era exatamente o que procurava. E muito bom ter um local onde se pode pesquisar com segurança.


  • IARA, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROF. EULINA BRAGA , Rio Grande do Sul - dijo:
    IARAREIS18@HOTMAIL.COM

    13/08/2012

    Cinco estrelas

    MARAVILHA TUDO ISSO!!! MANDO UMA IDEIA MUITO LEGAL, TAMBÉM, TRANSFORMAR UMA RECEITA EM UM TEXTO LITERÁRIO, POR EXEMPLO TROCAR OS INGREDIENTES PARA OBTER: SUCESSO NO AMOR, COMO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE,COMO ACEITAR AS DIFERENÇAS NO AMBIENTE ESCOLAR,ETC. FIQUEI MUITO FELIZ AO ENCONTRAR ESTE SITE, PASSAREI AOS MEUS COLEGAS, UM ABRAÇO DO TAMANHO DO RIO GRANDE!!!!!


  • willian , Outros Países - dijo:
    will-d1@hotmail.com

    13/08/2012

    Cinco estrelas

    muito boa esta aula.


  • ANTONIO VAZ, EMEF. GOV. MÁRIO COVAS , São Paulo - dijo:
    antoniovazz@bol.com.br

    21/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito legal, parabéns pela idéia.


  • Andressa, Pinheiro Revelles , Rio de Janeiro - dijo:
    andressa_santos22@hotmail.com

    17/05/2012

    Cinco estrelas

    Vou aplica-la, adorei!


  • Danilo Silva Mendes, Escola MUnicipal São Sebastião , Bahia - dijo:
    danillumendes18@yahoo.com.br

    15/04/2012

    Cinco estrelas

    Esta aula foi muito bem preparada e bastantre significativa, pois os alunos aprendem a realizar a leitura de uma receita(texto instrucional) de maneira divertida.


  • jacimar rodrigues dos santos oliveira, colegio getulio vargas , Goiás - dijo:
    jacimar_gyn20@hotmail.com

    18/11/2010

    Quatro estrelas

    esta aula e muito boa gostei muito como ensinar as crianças como utilizar os vegetais.


  • Ednalva Tomé Borges, ESC EST ENS MEDIO PAVERAMA , Rio Grande do Sul - dijo:
    edinhawe@hotmail.com

    13/09/2010

    Quatro estrelas

    É uma otima sugestão de aula, gostei muito e até utilizarei nas minhas proximas aulas.


  • elisete, DRE , Tocantins - dijo:
    er.cabrinha@yahoo.com.br

    14/05/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula. É muito interessante o modo como desenvolve a aula seguindo o passo a passo. Ótima aula.


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