Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo a História do Basquete.

 

31/12/2010

Autor y Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a trabalhar em grupo.

Conhecer fatos históricos e sociais relacionados ao basquete.

 

Duração das atividades
Uma hora aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1 - Primeiro modelo de cesta para a prática do basquete.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://i.ytimg.com/vi/HpWzdHFdNEI/0.jpg&imgrefurl=http://rcboatvideos.com/index.php%3Fkey%3Dbasquetebol&usg=__ewO_gsXH0W-_WW_N-CacmdJgpD4=&h=360&w=480&sz=14&hl=pt-BR&start=95&zoom=1&tbnid=ODTNjDY61SIXoM:&tbnh=139&tbnw=185&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bbasquete%2Bhist%25C3%25B3ria%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26rlz%3D1R2ADFA_pt-BRBR390%26biw%3D1259%26bih%3D587%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=608&ei=Cv-ITJeEO4SglAeLwdkv&oei=8f6ITMuNBZ_a8wTeq7zgDg&esq=8&page=6&ndsp=19&ved=1t:429,r:15,s:95&tx=102&ty=62

O basquete deve ser compreendido como um elemento cultural de grande relevância, na sociedade moderna. A importância dada pela mídia, o grande número de praticantes, os altos valores financeiros movimentados, nos mega eventos, e os milhares de espectadores que acompanham os espetáculos esportivos demonstram a importância deste fenômeno mundial.

A dimensão que este esporte tomou, na nossa sociedade, é, sem dúvida alguma, um fator importante a ser compreendido e, para que isso aconteça, torna-se necessário conhecer a história, os acontecimentos mais importantes, a evolução das regras, a “expansão” para novos países e a sua profissionalização.   

O esporte é um dos elementos da Cultura Corporal de Movimento, base curricular da educação física escolar, por isso se justifica, como tema de suas aulas. O objetivo desta aula é abordar este elemento cultural, pelo viés histórico-social, trazendo informações relevantes, para a construção do conhecimento sobre este tema.

Nesta aula teórica, serão abordados quatro temas ligados ao basquete:

1) A história do basquete, no Brasil e no mundo.

2) As principais competições de basquete disputadas, no Brasil e no mundo.

3) O basquete no cenário esportivo mundial.

4) O basquete como uma possibilidade de profissionalização.       

Primeira Atividade: Pesquisando sobre o basquete.

Professor, divida a turma em quatro grupos. Nesta atividade, cada grupo será responsável por trabalhar com um dos quatro temas relacionados ao basquete:

a) História do basquete.

b) Principais competições da modalidade.

c) O basquete no cenário esportivo mundial.

d) Basquete como uma atividade profissional.

O professor deve disponibilizar pequenos textos, sobre cada um dos temas relacionados acima, para cada um dos grupos. Os alunos terão vinte minutos, para lerem os textos.

Peça aos seus alunos que apontem algumas questões relevantes sobre cada tema:   

História do basquete:

1) Onde surgiu?

2) Quem inventou?

3) Com que propósito?

4) Como chegou ao Brasil?

5)Os principais atletas?   

Texto de apoio  

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm 

Principais competições:

1)Quais são as principais competições mundiais?

2) Quem são os maiores vencedores?

3) Qual o número de países envolvidos nestas competições?

4) Como essas competições são organizadas?

5) Quais são as principais competições nacionais?     

Textos de Apoio:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Basquetebol    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Basquetebol 

Basquete no cenário esportivo mundial:   

1) Quais são os países com o maior número de praticantes?

2) Quais são os países com maior número de clubes filiados à federação nacional?

3) Existem diferenças significativas no desenvolvimento do basquete, nos diferentes continentes?

4) As competições internacionais de basquete são competições que atraem o interesse da mídia e de um grande número de espectadores?   

Texto de apoio:   

 http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2010/10/basquete-internacional-muda-suas-regras-e-fica-mais-proximo-da-nba.html 

Basquete e mercado de trabalho:

1) Qual a realidade do basquete profissional no Brasil?

2) Duas realidades diferentes: atletas profissionais de futebol e atletas profissionais de basquete.

3) A NBA e o modelo de profissionalismo.

4) Os atletas brasileiros que atuam no exterior.   

Textos de apoio:

http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo620  

http://pt.wikipedia.org/wiki/national_basketball_association      

Dica: Caro professor, outra possibilidade de apresentação do material didático para esta aula, seria a reprodução destes textos e a sua apresentação aos alunos, com as informações mais relevantes em sua opinião.  

Figura 2 - O inventor do basquete - James Naishmith

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/22/Naismith.jpg&imgrefurl=http://blogdogh.spaceblog.com.br/35/&h=456&w=355&sz=50&tbnid=40Q5guJzIzIahM:&tbnh=255&tbnw=198&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bdo%2Bcriador%2Bdo%2Bbasquete&zoom=1&q=imagens+do+criador+do+basquete&hl=pt-BR&usg=__KBvUTb8vkvJDGy-57M0eooJDYJk=&sa=X&ei=svyITL-pLYnU9AS0m8zgDg&ved=0CBwQ9QEwAA

Segunda Atividade: Apresentação dos trabalhos.

 Peça aos alunos de cada grupo que apresentem os seus textos para o restante da turma, através de exposição oral. Esta apresentação deve durar no máximo cinco minutos. Nesta exposição, os alunos apresentarão as principais informações contidas no texto, usando as questões levantadas, para cada tema, na atividade anterior.   

Nesta atividade em grupo os alunos terão a oportunidade de falar em público, apresentando de forma simples e compacta para todos os colegas da turma, as informações levantadas pelo seu grupo.

Terceira atividade: Elaborando um questionário sobre o basquete.

Nesta atividade, cada um dos grupos deve elaborar seis questões, sobre o tema abordado nos textos, e entregar aos colegas da turma. Por exemplo, os alunos que pesquisaram  a história do basquete elaboram seis questões, sobre este tema, e, em seguida, passam essas questões para os alunos dos demais grupos. Assim, todos os alunos responderão questões, sobre todos os trabalhos apresentados, menos sobre o trabalho apresentado pelo seu próprio grupo.

Os textos devem ser disponibilizados pelo professor, para todos os alunos da turma. Dessa forma, todos terão acesso ao material disponibilizado para os grupos.

Os questionários respondidos devem ser entregues ao grupo que ficou responsável pela apresentação daquele tema. Este grupo dividirá o número de questionários respondidos pelo número de alunos do grupo, para que cada aluno fique com um número parecido de questionários respondidos, para serem corrigidos em casa. Todos os alunos levarão questionários respondidos, para serem corrigidos em casa.

Recursos Complementares
Avaliação

Peça que cada grupo comente com a turma na próxima aula, depois que os questionários forem corrigidos, como foi o desempenho dos colegas neste trabalho e se na opinião deles o conteúdo foi assimilado pela turma.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.