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Eles vivem juntos de tão amigos: s/ss/z

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Pesquisar palavras com s/ss/z e identificar sua posição na palavra.

 - Observar que não se inicia nenhuma palavra com ss.

- Reconhecer que o s e o z no meio da palavra têm som idêntico, mas regras diferentes.

Duração das atividades
3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.  

Estratégias e recursos da aula

Material:

- jogo de Bingo

-jogo de adedanha

 

1ª atividade:

Peça aos alunos que pesquisem palavras com S/ SS/Z em jornais, revistas, anúncios, encartes de supermercados, etc. Para montar o jogo de bingo do S/ SS/Z.

 Jogo de Bingo:

 Crie várias cartelas com as palavras pesquisadas e escreva, num papel a parte, cada palavra das cartelas. Coloque as palavras soltas dentro de um saco de pano ou caixa de sapatos e distribua as cartelas e grãos de feijão para cada grupo de alunos.

 Um jogador lê a palavra sorteada e quem tiver a palavra em sua cartela marca com o grão de feijão.

 O jogo termina quando um dos grupos preencherem toda a cartela com os grãos de feijão.

 2ª atividade:

 Escolha algumas palavra em que apareça o S / SS/Z e peça para turma observar:

- Quais letras que aparecem no início de cada palavra?

- A letra S aparece no começo, meio ou no final das palavras? E o SS?

- Qual o som do S no meio de vogais? E do  SS?     

Registre cada descoberta feita pela turma no mural. 

Exemplo:

 - Que o SS nunca inicia palavra.

 - Que o S pode aparecer no começo, meio e final da palavra.

 - O S sozinho no meio da palavra tem o mesmo som do Z.

 - Para ter o som diferente do Z no meio da palavra, devemos usar SS.

 - O S sozinho no meio da palavra fica entre vogais.

3ª atividade:

 Para fixar as regras observadas faça o jogo do caçador de palavras do S/SS/Z. Distribua para cada dupla de crianças  uma folha de papel e peça para anotarem a seguinte tabela:

S

SS

Z

NOMES

OBJETOS

FRUTAS

Cada dupla recebe um dicionário  e no tempo determinado pelo professor deve caçar o maior número que conseguir de palavra com S/SS/Z.

Ao final do jogo, monte uma lista de palavras, peça aos alunos para ilustrarem e coloque no mural.

 Esta brincadeira e a lista auxiliam na fixação do uso de S/SS/Z.

Recursos Complementares

Revista picolé: caça-palavras, cruzadinhas, etc

. Sites do Menino Maluquinho:

http://www.meninomaluquinho.com.br/

 

Avaliação

Avalie  a participação de cada aluno desde a pesquisa de palavras, às observações sobre o uso do S/SS/Z, no jogo de bingo e caçador de palavras.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Valeria, Escola Municipal Funchal , Rio de Janeiro - dijo:
    valeriapaulo1975@yahoo.com.br

    11/04/2011

    Cinco estrelas

    Um arraso!!! Vocês estão de parabéns!!! Amo essas ideias! Um grande abraço!!!


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