19/05/2010
Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
- Pesquisar palavras com s/ss/z e identificar sua posição na palavra.
- Observar que não se inicia nenhuma palavra com ss.
- Reconhecer que o s e o z no meio da palavra têm som idêntico, mas regras diferentes.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Material:
- jogo de Bingo
-jogo de adedanha
1ª atividade:
Peça aos alunos que pesquisem palavras com S/ SS/Z em jornais, revistas, anúncios, encartes de supermercados, etc. Para montar o jogo de bingo do S/ SS/Z.
Jogo de Bingo:
Crie várias cartelas com as palavras pesquisadas e escreva, num papel a parte, cada palavra das cartelas. Coloque as palavras soltas dentro de um saco de pano ou caixa de sapatos e distribua as cartelas e grãos de feijão para cada grupo de alunos.
Um jogador lê a palavra sorteada e quem tiver a palavra em sua cartela marca com o grão de feijão.
O jogo termina quando um dos grupos preencherem toda a cartela com os grãos de feijão.
2ª atividade:
Escolha algumas palavra em que apareça o S / SS/Z e peça para turma observar:
- Quais letras que aparecem no início de cada palavra?
- A letra S aparece no começo, meio ou no final das palavras? E o SS?
- Qual o som do S no meio de vogais? E do SS?
Registre cada descoberta feita pela turma no mural.
Exemplo:
- Que o SS nunca inicia palavra.
- Que o S pode aparecer no começo, meio e final da palavra.
- O S sozinho no meio da palavra tem o mesmo som do Z.
- Para ter o som diferente do Z no meio da palavra, devemos usar SS.
- O S sozinho no meio da palavra fica entre vogais.
3ª atividade:
Para fixar as regras observadas faça o jogo do caçador de palavras do S/SS/Z. Distribua para cada dupla de crianças uma folha de papel e peça para anotarem a seguinte tabela:
|
S |
SS |
Z |
NOMES |
|
|
|
OBJETOS |
|
|
|
FRUTAS |
|
|
|
Cada dupla recebe um dicionário e no tempo determinado pelo professor deve caçar o maior número que conseguir de palavra com S/SS/Z.
Ao final do jogo, monte uma lista de palavras, peça aos alunos para ilustrarem e coloque no mural.
Esta brincadeira e a lista auxiliam na fixação do uso de S/SS/Z.
Revista picolé: caça-palavras, cruzadinhas, etc
. Sites do Menino Maluquinho:
http://www.meninomaluquinho.com.br/
Avalie a participação de cada aluno desde a pesquisa de palavras, às observações sobre o uso do S/SS/Z, no jogo de bingo e caçador de palavras.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/04/2011
Cinco estrelasUm arraso!!! Vocês estão de parabéns!!! Amo essas ideias! Um grande abraço!!!