29/07/2010
Claudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno poderá rever sua aprendizagem sobre o estudo do sistema excretor.
O aluno deverá possuir conhecimentos básicos sobre os órgãos que compõem o sistema excretor e as suas respectivas funções.
Professor, as atividades propostas visam rever a processo de ensino e de aprendizagem do sistema excretor. As dificuldades identificadas nortearão o redimensionamento do ensino deste conteúdo.
Instruções:
I.Montagem das cartas:
Excreção liberada pelas glândulas sebáceas. |
Permite a impermeabilização da pele. |
Sebo |
Eliminação de substâncias tóxicas ao organismo resultantes da atividade celular . |
Função realizada pelos rins, pulmões e pele. |
Excreção |
São órgãos que filtram o sangue. |
São em número de dois e têm aparência de grãos de feijão. |
Rins |
Seu principal sintoma é dor ou ardência ao urinar. |
Inflamação da bexiga urinária. |
Cistite |
Elimina a urina para o meio externo. |
Nos homens ela faz parte do sistema reprodutor e urinário. |
Uretra |
Funciona como um rim artificial. |
Substitui os rins quando estes estão em mau funcionamento. |
Hemodiálise |
Excreção liberada pelas glândulas sudoríparas. |
Permite o resfriamento do organismo. |
Suor |
Liberação do suor para o meio externo. |
Função que auxilia manter a temperatura corporal. |
Sudação |
Canais que ligam os rins a bexiga. |
São tubos com aproximadamente 30 centímetros. |
Ureteres |
Excreção formada nos rins.
|
Excreção resultante da filtração do sangue. |
Urina |
Glândulas que impermeabilizam a pele. |
Glândulas que produzem sebo |
Glândulas sebáceas |
Órgão que armazena a urina. |
Órgão de contração involuntária |
Bexiga Urinária |
1.As cartas deverão ser ampliadas, xerocadas e entregues aos alunos. As cartas poderão ser entregues a cada aluno para que possa estender o jogo aos seus familiares e amigos ou poderão ser entregues a cada dupla de alunos.
2. Em seguida, as cartas serão coladas em folha de papel cartão e plastificadas (caso haja possibilidade). Uma vez plastificadas serão recortadas e constituirão um baralho.
Obs: O professor de Ciências pode trabalhar esta montagem em parceria com o professor de Artes. Os alunos podem inserir ilustrações e construir seu próprio baralho de forma bem criativa com a orientação dos professores.
Instruções para o jogo: (um baralho para cada 2 jogadores)
II. ATIVIDADE:
Solicite aos alunos fazerem um esquema (ilustração) do sistema urinário identificando: rins, ureteres, bexiga e uretra.
III ATIVIDADE:
Disponibilize o filme O incrível mundo dos rins que pode ser acessado pelo site: http://www.youtube.com/watch#!v=m6NfXG5fI0s&feature=related
Após assisti-lo com a turma proponha a seguinte atividade:
Peça aos alunos que redijam pelo menos 5 normas de saúde e de higiene que devemos ter para manter nosso sistema excretor saudável.
Socialize esta atividade com os demais alunos.
Instruções ao professor:
1. O professor distribui uma folha em branco para cada aluno colocar o seu nome.
2. O professor seleciona uma carta da 3a coluna do baralho e pede aos alunos que registrem o maior número de informações possíveis para aquela carta.
3. Finalizada a atividade, o professor recolhe as folhas e as distribui aleatoriamente aos alunos para que possa ser feita a correção.
4. O aluno que fará a correção também se identifica na folha.
5. Depois ela é entregue ao aluno que respondeu para verificação de seus acertos e erros.
6. O aluno que escrever o maior número de informações será conhecido pelos demais.
7. Esta é uma atividade que pode ser avaliada de forma somativa ou formativa.
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