Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


SISTEMA EXCRETOR: MEMORIZANDO CONCEITOS

 

29/07/2010

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá rever sua aprendizagem sobre o estudo do sistema excretor.

Duração das atividades
01 H/A
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá possuir conhecimentos básicos sobre os órgãos que compõem o sistema excretor e as suas respectivas funções.

Estratégias e recursos da aula

Professor, as atividades propostas visam rever a processo de ensino e de aprendizagem do sistema excretor. As dificuldades identificadas  nortearão o redimensionamento do ensino deste conteúdo.

Instruções:

I.Montagem das cartas:

Excreção liberada pelas glândulas sebáceas. 

Permite a impermeabilização da pele.

Sebo

Eliminação de substâncias tóxicas ao organismo resultantes da atividade celular .   

Função realizada pelos rins, pulmões e pele.

      Excreção 

São órgãos que filtram o sangue.   

São em número de dois e têm aparência de grãos de feijão.

Rins  

Seu principal sintoma é dor ou ardência ao urinar.  

Inflamação da bexiga urinária.

Cistite

Elimina a urina para o meio externo. 

Nos homens ela faz parte do sistema reprodutor e urinário.

Uretra

Funciona como um rim artificial.   

Substitui os rins quando estes estão em mau funcionamento.

 Hemodiálise

Excreção liberada pelas glândulas sudoríparas.  

Permite o resfriamento do organismo.  

Suor

Liberação do suor para o meio externo.  

Função que auxilia  manter a temperatura corporal. 

Sudação

Canais que ligam os rins a bexiga.

São tubos com aproximadamente 30 centímetros.

Ureteres

Excreção formada nos rins.  

Excreção  resultante da filtração do sangue.

Urina

Glândulas que impermeabilizam a pele.   

Glândulas que produzem sebo

Glândulas sebáceas

Órgão que armazena a urina.

 Órgão de contração involuntária  

Bexiga  Urinária

1.As cartas deverão ser ampliadas, xerocadas e entregues aos alunos. As cartas poderão ser entregues a cada aluno para que possa estender o jogo aos seus familiares e amigos ou poderão ser entregues a cada dupla de alunos.

 2. Em seguida, as cartas serão coladas em folha de papel cartão e plastificadas (caso haja possibilidade).  Uma vez plastificadas serão recortadas e constituirão um baralho.  

Obs: O professor de Ciências pode trabalhar esta montagem em parceria com o professor de Artes. Os alunos podem inserir  ilustrações e construir seu próprio baralho de forma bem criativa com a orientação dos professores.

Instruções para o jogo: (um baralho para cada 2 jogadores)

  1. As cartas são dispostas sobre a mesa com os enunciados voltados para mesa.
  2. Cada aluno, na sua vez, tem direito a levantar três cartas e mostrá-las ao seu colega.
  3. Caso as cartas não possam ser agrupadas porque as informações não se vinculam estas serão colocadas no mesmo lugar de origem e na mesma posição (com os enunciados voltados para a mesa).
  4. Se as cartas formam trio, este trio é retirado da mesa e fica com o aluno que o formou. É necessário que este trio seja conferido pelo colega, ou seja,  é necessário verificar se as cartas se ligam umas as outras.
  5. O jogo acaba quando todos os trios foram formados. Vence o jogo, quem ao final, conseguir formar o maior número de trios.

II. ATIVIDADE:

Solicite aos alunos fazerem um esquema  (ilustração) do sistema urinário identificando: rins, ureteres, bexiga e uretra.

III ATIVIDADE:

Disponibilize o filme  O incrível mundo dos rins que pode ser acessado pelo site: http://www.youtube.com/watch#!v=m6NfXG5fI0s&feature=related 

 Após assisti-lo com a turma proponha a seguinte atividade:

Peça aos alunos que redijam pelo menos 5 normas de saúde e de higiene que devemos ter para manter nosso sistema excretor saudável.

Socialize esta atividade com os demais alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

Instruções ao professor:

1. O professor distribui uma folha em branco para cada aluno colocar o seu nome.

2. O professor seleciona uma carta da 3a coluna do baralho e pede aos alunos que registrem o maior número de informações possíveis para aquela carta.

3. Finalizada a atividade, o professor recolhe as folhas e as distribui aleatoriamente aos alunos para que possa ser feita a correção.

4. O aluno que fará a correção também se identifica na folha.

5. Depois ela é entregue ao aluno que respondeu para verificação de seus acertos e erros.

6. O aluno que escrever  o maior número de informações será conhecido pelos demais.

7. Esta é uma atividade que pode ser avaliada de forma somativa ou formativa.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.