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Escreve com R ou RR?

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar a posição do R ou RR nas palavras.

 - Perceber que não existem palavras iniciadas com RR.

 - Comparar as diferenças de som e significado produzidas  pela presença de R ou RR na palavra.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá ter condições de identificar que as palavras são formadas por sílabas e que as sílabas podem ter uma, duas, três ou mais letras.

   

Estratégias e recursos da aula

Material:

 - Livro Rente que nem pão quente de Maria Mazzetti, Editora ao Livro Técnico.

 - Roupas (meia, blusa, vestido, capa de chuva), linha grossa ou barbante, agulha de alinhavo (sem ponta fina) e dedal.

- Máscaras ou fantoches de ratinhos

 - Quadro de giz pequeno ou lousa mágica.

1ª Atividade:

Num canto da sala de aula coloque uma cesta com as roupas, linha, dedal, agulha, quadro de giz ou lousa mágica da história e um cartaz com o título: Rente que nem pão quente.

 Pergunte aos alunos sobre aquele material, para que serve o que está fazendo ali e o que entendem sobre o cartaz.

Aproveite o momento para falar sobre provérbios populares, se conhecem outros e o que querem dizer. Exemplo: Lembrar que a vovó sempre gostou de dizer “Filho de peixe, peixinho é!”

 Conte à turma a história de Manuela, a ratinha que não sabia roer. Use as máscaras ou fantoches e os demais materiais apresentados à turma.

 Ao final da contação, informe aos alunos o autor e o ilustrador, apresentando o livro de onde veio a história do dia.

 Lembrar que o autor e o ilustrador são as pessoas que fazem e refazem as histórias. Que há um processo de elaboração em partes e em forma de vai e vem.

Faça a interpretação oralmente e de forma coletiva, recordando sobre as personagens, suas ações, o problema de Manuela e como resolveu. Depois realize a dramatização da história com os alunos e se desejar confeccione máscaras ou fantoches com a turma.

2ª atividade:

 Jogo da memória do R e RR

Retire algumas palavras da história que apareça o R e RR, exemplo: roupa, estudar, errado, mordidinha, presa, morar, roer... Cole numa cartolina e conte como é o jogo. Cada dupla deve sortear quem começa a jogar. O primeiro jogador vira uma ficha, lê a palavra e tenta virar outra ficha onde a mesma palavra esteja escrita. Se conseguir achar continua jogando, caso contrário passa a vez para o outro jogador. O jogo termina quando todas as palavras forem descobertas.

  A proposta a seguir é outro desafio, peça  às duplas que marquem nas palavras do jogo a letra R e RR . Atenção!! Escolha uma cor para a letra R (azul) e outra para RR (vermelha). Depois eles respondem ao roteiro de perguntas.

 1- Em que posição a letra R aparece? E a RR?

2- As palavras com R no início tem o mesmo som do R no meio da palavra?

3- Alguma palavra inicia com RR?

 4- Leia e compare o som do R no início da palavra e do RR no meio da palavra? 5- Alguma palavra termina com RR?

 6- Quais as letras que vêm antes e depois do RR?

 Ao final discuta com a turma suas descobertas e redija um texto sobre as conclusões a que chegaram. Nesta atividade, pretendemos fazer com que os alunos entendam o uso do R e RR através de suas observações, comparações e conclusões. Por isso o texto coletivo ajuda na fixação e apropriação das regras ortográficas.

 Exemplo de texto:

 Hoje, descobrimos que a letra R pode aparecer em qualquer lugar da palavra.

Quando a letra R é a primeira letra da palavra, depois dela sempre vem uma vogal e ela é pronunciada de modo forte. No meio da palavra para se ter o mesmo som forte devemos usar o RR. Não existem palavras iniciadas por RR.

 3ª atividade:

 Lance outro desafio! Agora, são detetives e devem descobrir o que mudou.

Para realizar a atividade agrupe os alunos em duplas e entregue  vários envelopes com charadas ou rimas em que haja o confronto entre o R e o RR nas palavras.    

 Ex: 1-  Comprei um lindo CARRO           

 E não foi nada _______________. *

        *Contrário de barato.(resposta: caro)

2- O palhaço adora fazer CARETA, mas não gostou

de ser atropelado por uma __________________________.*                   

  *Veículo de grande porte usado para carregar automóveis,tratores, etc. (resposta: car-

ta)

Após o jogo, pergunte se eles descobriram o mistério. Esperamos que digam sobre a escrita de algumas palavras com R e outras com RR. Caso não falem sobre a mudança de som ao pronunciar as palavras com R e RR, questione o grupo :

 - O que muda nas palavras ao tirar ou acrescentar R ou RR no meio das palavras?

 - Será que só existem palavras com RR entre vogais?

Vamos investigar mais um pouco. Procure em jornais, livros,revistas, enciclopédias. Escreva as conclusões do grupo sobre uso de R e RR numa cartolina e coloque exposto no mural da sala para que todos possam consultar. Seria interessante criar um caderno de anotações sobre cada descoberta feita pela turma.  

Recursos Complementares

Sites com jogos de caça-palavra, cruzadinha, adivinhas, forca.                                        

http://www.sol.eti.br/busca_palavras/caca_palavras_gratuito_para_impressao.html

 http://www.smartkids.com.br/ passatempos/         

Avaliação

O professor deve avaliar o envolvimento dos alunos na busca pela resolução dos desafios. Também observe as hipóteses elaboradas por cada aluno e sua participação na escrita do texto coletivo.

 Avalie se o aluno compreendeu e faz uso da regra do R e RR ao responder as atividades de escrita, como também na produção de suas histórias.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Luciana Moura, lucianamoura , Minas Gerais - dijo:
    lucianamoura.ll@hotmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    professora eu amei eese comentario, vou começar da aulas e vc me ajudou muito, msm! eu voltarei em breve para estudar com vc mais e mais q Jesus continue abençoando a sua vida bjss ate fica com Deus


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