Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Recital de poesias

 

14/05/2010

Autor y Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler e ouvir diferentes textos poéticos para ampliação de repertório.

 - Observar os recursos de construção da poesia, como os versos, as estrofes, o ritmo, a rima.

- Pesquisar e recitar poesias para os colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Material:

 - Livros de poesia:

A poesia é uma pulga, de Sylvia Orthof, editora Atual.

A arca de Noé, de Vinícius de Morais, Companhia das Letras.

 Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, Nova Fronteira.

 Dezenove poemas desengonçados, de Ricardo Azevedo, Ática.

Casa, de Roseana Murray, Formato.

 Lili inventa o mundo, de Mario Quintana, Global.

- Varal e textos poéticos

 - Folhas de papel ofício, canetinha, lápis de cor.

 - Almofadas, tapete e palquinho de madeira ( uma caixa de madeira pintada).

1ª atividade:

Selecione alguns poemas para serem distribuídos no pátio da escola ou outro local ao ar livre. A proposta é transformar o espaço livre num varal com as poesias penduradas. Faça um convite  e pendure na porta da sala.A idéia é que os alunos leiam o convite e se dirijam ao espaço preparado pelo professor.

Sugiro ao professor que se caracterize como um personagem da poesia, por exemplo: a bailarina, de Cecília Meireles. Recite o poema  e convide a turma para desfrutar da exposição. Estimule o grupo a ler em voz alta um poema e no decorrer da atividade recite ou lei outras poesias.

Ao final, diga para turma escolher um poema e sentarem na roda feita no pátio. Cada um fará um desenho sobre o que imaginou ao ler a poesia. Depois, um de cada vez, lê as informações sobre o poema: nome da poesia, poeta e título do livro a que pertence. Apresenta sua ilustração e explica o que imaginou. Aproveite para expor os trabalho no mural da sala.

 2ª atividade:

 Comece a aula apresentando os livros de onde foram tiradas as poesias e comente sobre os poetas, uma breve e curiosa biografia. Outra sugestão seria criar uma biblioteca de poesia e cada dia a criança levaria um livro de poesias para ser lido em casa.

Decida juntamente com a turma qual a poesia que vão trabalhar no dia, apresente 2 opções, como , por exemplo: Corujinha, de Vinícius de Moraes e  Gato Xadrez, de Maria Mazzetti. Leve as poesias impressas numa folha de papel e divida a classe em duplas ou trios.  Cada equipe irá trabalhar na solução de questões propostas pelo professor.

 Sugestões de questões:

 1-Repare que o modo de escrita do poema é diferente das histórias de fadas. Que diferenças você notou?

Ouça as observações dos alunos para poder introduzir a idéia de verso e estrofe.

2 – Cada linha do poema chama-se verso. Diga quantos versos tem o poema.

3-Pinte de cores diferentes cada estrofe. Fale lembrar que estrofe é o agrupamento dos versos.

 4- Você notou o espaço entre uma estrofe e outra? Quantas estrofes você pintou?

5 – Leia , oralmente, cada estrofe e observe como termina.  

  O que você descobriu chama-se rima. Copie as palavras que rimam.

 6- Você observou que algumas palavras e sons se repetem no poema. Por que será? Por último, peça a leitura das respostas de cada dupla, pergunte aos demais alunos se concordam ou se observaram outras coisas para no final anotarem tudo o que aprenderam em seus cadernos. Repita a atividade com outros poemas se achar necessário.

 3ª atividade:

 Peça aos alunos que procurem em casa ou na biblioteca do bairro ou da escola diferentes livros de poesia. A intenção é ampliar o repertório da turma, por isso não utilize os livros lidos até aqui. Eles devem escolher uma poesia,  copiar e treinar a leitura para apresentar no recital.

 Para que os poemas escolhidos pelas crianças sejam compartilhados e seus conhecimentos ampliados, sugiro que faça um recital de poesias. Escolha um espaço, pode ser a biblioteca da escola ou a própria sala de aula. Crie um ambiente acolhedor para leitura, coloque música instrumental ao fundo, um palquinho de madeira, almofadas e tapetes para a platéia e peça que façam desenhos para ilustrar a poesia escolhida e leiam-na em voz alta para os colegas e freqüentadores da biblioteca.

Recursos Complementares

Ouça Cd de poesias cantadas:

CD A Arca de Noé 1 e 2, de Vinícius de Moraes

Cd A casa de Brinquedos, de Toquinho.

DVD Aquarela, de Toquinho.

Avaliação

A avaliação deve ser feita através da participação dos alunos e das repostas apresentadas nas atividades escritas, como: o roteiro de observação e resposta, a cópia da poesia e a leitura em voz alta.

 Pontos a serem observados:

 Lê com ritmo, entonação e respeitando as características da poesia?

 Identifica as diferenças entre o texto poético e  o texto em prosa?

Relata as características da poesia como: rima ,verso e estrofe?

 Copia a poesia respeitando a forma e o espaço do texto poético?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Helena, Escola Municipal Edson Ferreira de Carvalho , Mato Grosso - dijo:
    lenacavichia_1972@hotmail.com

    15/10/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante e motivador, pois tornar a leitura mais prazerosa é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e inovador de nossos alunos. Parabéns...


  • conceição de Maria sá Jorge, E M E F PEDRO CAVALCANTE , Pará - dijo:
    ceissajorge@gmail.com

    18/05/2010

    Quatro estrelas

    observado o programa e analisando oprograma da aula achei interessante e proveitoso para o desenpenho da leitura e escrita dos alunos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.