Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Adjetivo: estudo introdutório

 

27/05/2010

Autor y Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar o adjetivo em diferentes gêneros textuais;  

 - Elaborar o conceito de adjetivo;   

 - Saber que o adjetivo flexiona em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere;   

 - Empregar adequadamente o adjetivo.

 - Conhecer o contexto de uso do adjetivo pátrio.  

Duração das atividades
Aproximadamente 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de substantivo.

Professor, esta aula está concatenada com a aula sobre substantivo e artigo. É importante que o aluno já tenha aprendido qual é a função do substantivo e do artigo na construção do texto. 

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1 – Atividade coletiva (2 aulas de 50 minutos) 

Professor, peça aos alunos que observem a sala de aula: tamanho, cor das paredes, se há janelas, quantidade, tamanho, se são de madeira, onde se localizam, se a sala é limpa, arejada, espaçosa, confortável, enfim, características do espaço físico. Peça-lhes que observem características de  outros objetos da sala de aula. Oriente-os para que, em grupos, listem as palavras que falaram. 

A seguir, proponha a construção de  um texto descritivo com os alunos, você conduzirá a produção e registrará no quadro focando o uso dos adjetivos e substantivos. Após isso, os alunos devem copiar o texto construído no caderno e relacionar, com a ajuda do professor, as palavras que caracterizam a sala de aula ao substantivo referente.

Atividade 2  - Atividade em duplas no Laboratório de Informática

A seguir, oriente os alunos para que leiam o poema Borboletas de Vinícius de Moraes, o qual está disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-vinicius-de-moraes/as-borboletas.php 

  Professor, como o poema é curto, você poderá passá-lo na lousa para que os alunos copiem. Peça a eles que o leiam, primeiro silenciosamente, para que conheçam o seu sentido global e, depois oralmente, para perceberem a sonoridade e o ritmo das palavras. Incentive-os a ler individualmente, em dupla ou em grupos maiores. O importantante é que assimilem a subjetividade e os aspectos estéticos da linguagem presentes no texto poético. Em seguida, organize-os em grupo de 4 alunos e peça que discutam e registrem no caderno o seguinte roteiro de leitura:

 - Como o poeta descreve as borboletas? No caderno, escreva as palavras que caracterizam as borboletas do poema.

- Qual é a função destas palavras no poema?

- Que palavras sugerem alegria? sinceridade? claridade?

- Que borboleta foi comparada à noite?

- Essas palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino?

 - Essas palavras podem variar em número?

Professor, reflita com os alunos as semelhanças e diferenças de uma borboleta para outra. O que as caracteriza, quais as palavras informam o jeito de cada uma; que relação pode ser estabelecida entre a cor e a borboleta descrita. É interessante discutir com os alunos o aspecto subjetivo da descrição neste texto poético e os efeitos de sentido provocado pela escolha do léxico para a descrição na poesia.

Atividade 3 -  (Pesquisa em dupla no Laboratório de Informática)

 Professor, exiba o seguinte vídeo para os alunos.

Adjetivo [Sua língua] 

Em seguida, relacione-o com as atividades anteriores, retomando o conteúdo por meio das perguntas:

- Que palavras foram usadas na descrição da sala e das borboletas, no poema de Vinícius? Essas palavras são adjetivos?

Professor, registre no quadro negro os adjetivos, relacionando-os aos substantivos a que se referem.

Atividade 4 - Pesquisa no Laboratório de Informática

Proponha aos alunos que, em dupla, façam uma pesquisa online sobre a classe das palavras denominada pela gramática de adjetivo. Peça-os que registrem no caderno o significado desta palavra e sua função, usando suas próprias palavras. Disponível no site: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf32.php

Atividade 5 – Conceito de Adjetivos pátrios    

 Professor, no dia anterior a esta atividade, peça aos alunos que realizem uma pesquisa em casa para saberem onde nasceram amigos, pais, avós maternos, avós paternos e demais parentes.   

Roteiro da pesquisa sobre a origem do nascimento

Nome do entrevistado:

Grau de parentesco:

Natural de:

Que nome recebe a pessoa que nasce neste lugar:   

No dia seguinte, dispor os alunos em círculo permitindo que todos socializem os dados pesquisados; para isso organize a fala dos alunos, fazendo inscrições e delimitando o tempo de exposição de cada um. Professor, discuta as diferentes origens dos alunos da classe e como a população tem uma composição variada, o que a torna rica culturalmente.Nesta atividade, é possível o professor realizar um trabalho interdisciplinar com Geografia, levando para a sala de aula o mapa para que os alunos localizem as cidades de origem das pessoas pesquisadas.     

 Atividade 6 – Laboratório de Informática em duplas  

 Professor, oriente os alunos para que ouçam a canção “Paratodos” de Chico Buarque, disponível em:

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45158/ 

Professor, disponibilize um tempo para que os alunos possam pesquisar sobre a vida do autor da música (por exemplo, onde e quando nasceu e quais foram seus maiores sucessos).

Disponível em:

http://www.e-biografias.net/biografias/chico_buarque.php 

 Em seguida, oriente-os para responderem no caderno individualmente o seguinte roteiro de leitura com base no trecho da letra da música:

O meu pai era paulista

 Meu avô, pernambucano

O meu bisavô, mineiro

Meu tataravô, baiano

 Meu maestro soberano

Foi Antônio Brasileiro (...)  

Obs.: Professor, caso não tenha disponibilidade de usar a internet, poderá escrever a letra da música no quadro ou imprimi-la. 

1) Como podemos interpretar o fato de que as pessoas que formam a família retratada na música pertencem a lugares diferentes?

2) O que você compreende do título "Paratodos"?

2) Escreva ao lado das palavras abaixo as características correspondentes:   

 Pai    ___________________                              

Avô    ___________________    

Bisavô  ___________________    

Tataravô  ___________________                                                              

 3) A que classe gramatical pertencem as palavras da lª coluna?

4) As palavras da 2ª coluna caracterizam o local onde cada um nasceu. A que classe pertencem essas palavras?

5) Em “Foi Antônio Brasileiro”, a palavra Brasileiro é usada como adjetivo ou como substantivo? Por quê?

Atividade 7 - Correção e discussão das atividades a partir da música

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Adjetivo [Sua língua] Vídeo
Recursos Complementares

Professor, para ampliar o estudo dos adjetivos você poderá também usar outros recursos como as tirinhas infanto-juvenis, por exemplo, a que segue abaixo. É interessante, a partir desse recurso, explorar tanto os aspectos físicos como os subjetivos, considerando o contexto da situação vivida pelo personagem.

Tirinha do Quino: http://lh5.ggpht.com/_hrlWKuzL5Mw/SqVm8UL-jLI/AAAAAAAADz0/MoG60EyxCIg/Quino17_thumb%5B1%5D.jpg  

Avaliação

Professor, uma ótima maneira de avaliar é por meio de textos de propagandas, que utilizam os adjetivos como recurso para atrair o público consumidor. Pegue recortes de revistas e selecione propagandas de viagem, classificados, entre outros, e explore com os alunos. Depois, crie uma situação em que eles devam criar uma propaganda de um evento que vai acontecer na escola, como a festa junina, por exemplo. Para chamar a atenção os alunos deverão usar adjetivos.A partir desta atividade, você verifica se eles souberam empregar adequadamente os adjetivos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 12 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/12 - 75%
  • Quatro estrelas 3/12 - 25%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Perpétua, Escola municipal professor pedro Calmon , Bahia - dijo:
    perpetuarodrigues109@hotmail.com

    25/10/2015

    Quatro estrelas

    É um ótimo recurso para ajudar o profesor a planejar melhor suas aulas. São sugestões maravilhosas que enriquece o trabalho do professor e auxilia na aprendizagem dos alunos.


  • Carleane Froes Silva, Faculdade de Macapá- FAMA , Amapá - dijo:
    carlafroes@outlook.com.br

    03/09/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns! Essa aula me ajudou bastante, pois estou terminando o curso de letras e pretendo ensinar meus alunos de modo diferenciado.


  • Luciene Azevedo, Colégio Municipal de Vera Cruz , Bahia - dijo:
    luciazevedo1@hotmail.com

    02/07/2015

    Quatro estrelas

    Amei,você está de parabéns.Gosto de trabalhar de modo diversificado.


  • Andreia Machado Reys , Escola em Tempo Integral Eneas Benedito dos Santos , Alagoas - dijo:
    andreiamreys@gmail.com

    23/05/2015

    Cinco estrelas

    Excelente. Sempre recorro aos planos de aula para melhorar a qualidade das aulas que levo aos alunos.


  • CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA, Fama.Faculdade Machado de Assis , Rio de Janeiro - dijo:
    carlinhosdeoliveira50@gmail.com

    02/05/2015

    Cinco estrelas

    Materiais como esse muito bem elaborado,de fácil aplicação,bem esclarecedor ,nos ajuda muito . Obrigado por ter essa preocupação,não só com os professores,mas também com os alunos.


  • Eduardo R.souza de Figueiredo, Escola M. de E. Fundamental Escritor Luis Augusto Crispim , Paraíba - dijo:
    eduardosouzafig@gmail.com

    08/06/2014

    Cinco estrelas

    Ótima a atividade.Muito bem explicada. E mais perfeitamente viável. Gostei!


  • Valeria de Oliveira Ferreira de Freitas, ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO CARLOS HUBNER , Minas Gerais - dijo:
    valeriaferreira1968@hotmail.comotima

    13/08/2013

    Cinco estrelas

    otima


  • Maria Amador de Sousa Abreu, E.E.E.F.M. Cel. Jacob Guilherme Frantz , Paraíba - dijo:
    amador.abreu@gmail.com

    27/04/2013

    Cinco estrelas

    Ótima ideia adorei! Vou implementar aos meus planos de aula e vai me ajudar bastante.


  • Isneir, Universidade Estacio de Sá , Rio de Janeiro - dijo:
    isneirresendebezerra@gmail.com

    07/05/2012

    Quatro estrelas

    Otimas dicas, me ajudaram muito.


  • eliene, E.M.E.F. Cassimira Leite Montenegro , Paraíba - dijo:
    eliene-gabriel1@hotmail.com

    14/07/2011

    Cinco estrelas

    A credito que apartir dessa aula os alunos terão poucas ou nemhuma dúvida com estudo sobre adjetivo. tenho certeza que todos objetivos serão alcançados. Parabéns!


  • Monique Sobral, FMU , São Paulo - dijo:
    moniquesobral@ricardoxavier.com.br

    02/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei!! Fora do método tradicional!! Com certeza será utilizado como referência para meus futuros planos de aula, pois ainda estou cursando Letras. Atenciosamente, Monique Sobral


  • Rachel, Col.Estadual Tancredo Neves , Paraná - dijo:
    rachel.delima@hotmail.com

    02/07/2010

    Cinco estrelas

    Ótimas sugestões de atividades, continuem postando para auxiliar o professor na sua prática diária.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.