27/05/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
- Identificar o adjetivo em diferentes gêneros textuais;
- Elaborar o conceito de adjetivo;
- Saber que o adjetivo flexiona em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere;
- Empregar adequadamente o adjetivo.
- Conhecer o contexto de uso do adjetivo pátrio.
Conceito de substantivo.
Professor, esta aula está concatenada com a aula sobre substantivo e artigo. É importante que o aluno já tenha aprendido qual é a função do substantivo e do artigo na construção do texto.
Atividade 1 – Atividade coletiva (2 aulas de 50 minutos)
Professor, peça aos alunos que observem a sala de aula: tamanho, cor das paredes, se há janelas, quantidade, tamanho, se são de madeira, onde se localizam, se a sala é limpa, arejada, espaçosa, confortável, enfim, características do espaço físico. Peça-lhes que observem características de outros objetos da sala de aula. Oriente-os para que, em grupos, listem as palavras que falaram.
A seguir, proponha a construção de um texto descritivo com os alunos, você conduzirá a produção e registrará no quadro focando o uso dos adjetivos e substantivos. Após isso, os alunos devem copiar o texto construído no caderno e relacionar, com a ajuda do professor, as palavras que caracterizam a sala de aula ao substantivo referente.
Atividade 2 - Atividade em duplas no Laboratório de Informática
A seguir, oriente os alunos para que leiam o poema Borboletas de Vinícius de Moraes, o qual está disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-vinicius-de-moraes/as-borboletas.php
Professor, como o poema é curto, você poderá passá-lo na lousa para que os alunos copiem. Peça a eles que o leiam, primeiro silenciosamente, para que conheçam o seu sentido global e, depois oralmente, para perceberem a sonoridade e o ritmo das palavras. Incentive-os a ler individualmente, em dupla ou em grupos maiores. O importantante é que assimilem a subjetividade e os aspectos estéticos da linguagem presentes no texto poético. Em seguida, organize-os em grupo de 4 alunos e peça que discutam e registrem no caderno o seguinte roteiro de leitura:
- Como o poeta descreve as borboletas? No caderno, escreva as palavras que caracterizam as borboletas do poema.
- Qual é a função destas palavras no poema?
- Que palavras sugerem alegria? sinceridade? claridade?
- Que borboleta foi comparada à noite?
- Essas palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino?
- Essas palavras podem variar em número?
Professor, reflita com os alunos as semelhanças e diferenças de uma borboleta para outra. O que as caracteriza, quais as palavras informam o jeito de cada uma; que relação pode ser estabelecida entre a cor e a borboleta descrita. É interessante discutir com os alunos o aspecto subjetivo da descrição neste texto poético e os efeitos de sentido provocado pela escolha do léxico para a descrição na poesia.
Atividade 3 - (Pesquisa em dupla no Laboratório de Informática)
Professor, exiba o seguinte vídeo para os alunos.
Em seguida, relacione-o com as atividades anteriores, retomando o conteúdo por meio das perguntas:
- Que palavras foram usadas na descrição da sala e das borboletas, no poema de Vinícius? Essas palavras são adjetivos?
Professor, registre no quadro negro os adjetivos, relacionando-os aos substantivos a que se referem.
Atividade 4 - Pesquisa no Laboratório de Informática
Proponha aos alunos que, em dupla, façam uma pesquisa online sobre a classe das palavras denominada pela gramática de adjetivo. Peça-os que registrem no caderno o significado desta palavra e sua função, usando suas próprias palavras. Disponível no site: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf32.php
Atividade 5 – Conceito de Adjetivos pátrios
Professor, no dia anterior a esta atividade, peça aos alunos que realizem uma pesquisa em casa para saberem onde nasceram amigos, pais, avós maternos, avós paternos e demais parentes.
Roteiro da pesquisa sobre a origem do nascimento
Nome do entrevistado:
Grau de parentesco:
Natural de:
Que nome recebe a pessoa que nasce neste lugar:
No dia seguinte, dispor os alunos em círculo permitindo que todos socializem os dados pesquisados; para isso organize a fala dos alunos, fazendo inscrições e delimitando o tempo de exposição de cada um. Professor, discuta as diferentes origens dos alunos da classe e como a população tem uma composição variada, o que a torna rica culturalmente.Nesta atividade, é possível o professor realizar um trabalho interdisciplinar com Geografia, levando para a sala de aula o mapa para que os alunos localizem as cidades de origem das pessoas pesquisadas.
Atividade 6 – Laboratório de Informática em duplas
Professor, oriente os alunos para que ouçam a canção “Paratodos” de Chico Buarque, disponível em:
http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45158/
Professor, disponibilize um tempo para que os alunos possam pesquisar sobre a vida do autor da música (por exemplo, onde e quando nasceu e quais foram seus maiores sucessos).
Disponível em:
http://www.e-biografias.net/biografias/chico_buarque.php
Em seguida, oriente-os para responderem no caderno individualmente o seguinte roteiro de leitura com base no trecho da letra da música:
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antônio Brasileiro (...)
Obs.: Professor, caso não tenha disponibilidade de usar a internet, poderá escrever a letra da música no quadro ou imprimi-la.
1) Como podemos interpretar o fato de que as pessoas que formam a família retratada na música pertencem a lugares diferentes?
2) O que você compreende do título "Paratodos"?
2) Escreva ao lado das palavras abaixo as características correspondentes:
Pai ___________________
Avô ___________________
Bisavô ___________________
Tataravô ___________________
3) A que classe gramatical pertencem as palavras da lª coluna?
4) As palavras da 2ª coluna caracterizam o local onde cada um nasceu. A que classe pertencem essas palavras?
5) Em “Foi Antônio Brasileiro”, a palavra Brasileiro é usada como adjetivo ou como substantivo? Por quê?
Atividade 7 - Correção e discussão das atividades a partir da música
Nome | Tipo |
---|---|
Adjetivo [Sua língua] | Vídeo |
Professor, para ampliar o estudo dos adjetivos você poderá também usar outros recursos como as tirinhas infanto-juvenis, por exemplo, a que segue abaixo. É interessante, a partir desse recurso, explorar tanto os aspectos físicos como os subjetivos, considerando o contexto da situação vivida pelo personagem.
Tirinha do Quino: http://lh5.ggpht.com/_hrlWKuzL5Mw/SqVm8UL-jLI/AAAAAAAADz0/MoG60EyxCIg/Quino17_thumb%5B1%5D.jpg
Professor, uma ótima maneira de avaliar é por meio de textos de propagandas, que utilizam os adjetivos como recurso para atrair o público consumidor. Pegue recortes de revistas e selecione propagandas de viagem, classificados, entre outros, e explore com os alunos. Depois, crie uma situação em que eles devam criar uma propaganda de um evento que vai acontecer na escola, como a festa junina, por exemplo. Para chamar a atenção os alunos deverão usar adjetivos.A partir desta atividade, você verifica se eles souberam empregar adequadamente os adjetivos.
Quatro estrelas 12 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/10/2015
Quatro estrelasÉ um ótimo recurso para ajudar o profesor a planejar melhor suas aulas. São sugestões maravilhosas que enriquece o trabalho do professor e auxilia na aprendizagem dos alunos.
03/09/2015
Cinco estrelasParabéns! Essa aula me ajudou bastante, pois estou terminando o curso de letras e pretendo ensinar meus alunos de modo diferenciado.
02/07/2015
Quatro estrelasAmei,você está de parabéns.Gosto de trabalhar de modo diversificado.
23/05/2015
Cinco estrelasExcelente. Sempre recorro aos planos de aula para melhorar a qualidade das aulas que levo aos alunos.
02/05/2015
Cinco estrelasMateriais como esse muito bem elaborado,de fácil aplicação,bem esclarecedor ,nos ajuda muito . Obrigado por ter essa preocupação,não só com os professores,mas também com os alunos.
08/06/2014
Cinco estrelasÓtima a atividade.Muito bem explicada. E mais perfeitamente viável. Gostei!
13/08/2013
Cinco estrelasotima
27/04/2013
Cinco estrelasÓtima ideia adorei! Vou implementar aos meus planos de aula e vai me ajudar bastante.
07/05/2012
Quatro estrelasOtimas dicas, me ajudaram muito.
14/07/2011
Cinco estrelasA credito que apartir dessa aula os alunos terão poucas ou nemhuma dúvida com estudo sobre adjetivo. tenho certeza que todos objetivos serão alcançados. Parabéns!
02/04/2011
Cinco estrelasAdorei!! Fora do método tradicional!! Com certeza será utilizado como referência para meus futuros planos de aula, pois ainda estou cursando Letras. Atenciosamente, Monique Sobral
02/07/2010
Cinco estrelasÓtimas sugestões de atividades, continuem postando para auxiliar o professor na sua prática diária.