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SER SOLIDÁRIO: EIS A QUESTÃO

 

17/05/2010

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Entender o significado da palavra solidariedade

b) Exercitar situações em que o aluno se coloque no lugar do outro para agir de uma forma solidária.

c) Perceber a importância da solidariedade nas relações sociais para uma formação humana pautada na ética e no respeito ao próximo.

d) Aprender a cooperar na relação com colegas na escola.

e) Identificar situações em sala em que é necessário agir de forma solidária.

f) Respeitar o ponto de vista do outro e reconhecê-lo em suas especificidades.  

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.                                                                                                                                         

Estratégias e recursos da aula

Comentários ao/a professor/a:

Professor/a, estão cada vez mais freqüentes nas escolas situações em que os alunos demonstram intolerância com as diferenças e desrespeito na relação com colegas e professores. Fica explícita a dificuldade dos alunos em conviverem de uma forma harmoniosa e saudável, o que também pode ser identificado em outros espaços de convívio social. Para auxiliá-los nesse processo, faz-se necessário trabalhar virtudes como, respeito, justiça, coragem, solidariedade, dentre outras, fundamentais à experiência humana da convivência. Sabe-se que a solidariedade exige das pessoas que consigam sair de si mesmas e direcionem seu olhar ao outro. Segundo Tognetta (2003, p. 244): “Crianças que não experimentam ouvir o outro e não são ouvidas; crianças que não tomam decisões; que não fazem escolhas e que não resolvem por si seus problemas cotidianos estarão propensas a estagnarem, mesmo que por hora, seus julgamentos morais (...) Quando dizem o que estão sentindo num conflito entre pares, ou quando, na avaliação do dia podem avaliar as experiências escolares vividas, pelo prazer ou desprazer que causaram, quando são ouvidas por seus colegas e professores, essas crianças têm oportunidade de se auto-afirmarem, de se gostarem e, assim, o bem do outro não se torna oponente ao bem a si mesmo.” Nesse sentido, acreditamos que a construção da solidariedade é possível em ambientes onde haja respeito, liberdade de expressão das crianças, e a reciprocidade, ou seja, a possibilidade de se colocar no lugar do outro. Essa aula tem o propósito de auxiliar os/as alunos/as a (re) conhecer e refletir sobre a virtude solidariedade, bem como pensar sobre a importância do respeito mútuo e de um ambiente cooperativo para uma boa convivência social.  

 Atividade 1:   

1º Momento: Dividir o grupo em quatro sub-grupos para que procurem no dicionário o significado das palavras solidariedade e solidário. Discutir no grupo o significado das palavras e responder às seguintes questões:

1) O que vocês entenderam sobre solidariedade?

2) Será que todas as pessoas são naturalmente solidárias?

3) Existe solidariedade entre os/as colegas da sala de aula? Em que situações se observa isso?

4) Dê um exemplo de uma atitude solidária?

5) Qual é a vantagem em ser solidário?

2º Momento:

Registrar em um cartaz o significado da palavra supracitada, bem como as principais palavras-chaves contidas nas respostas e ilustrar com desenhos e/ou gravuras de revistas que demonstrem ações ou gestos solidários.  Para essa atividade serão necessários: cartolina, cola, tesoura, caneta hidrocor e revista para recorte.   

Atividade 2:   

1º Momento: Professor/a, escreva no quadro as palavras solidário e solitário na vertical:

S               S

O               O

L                L

I                 I

D               T

Á               Á

R               R

I                I

O              O

2º Momento:

Em seguida reflita com os/as alunos/as sobre o significado das mesmas, perguntando: Qual a diferença entre essas duas palavras? O que elas têm em comum? Qual o significado das duas palavras? Em que aspectos se diferenciam? Entregue aos/as alunos/as individualmente uma folha de papel sulfite constando as duas palavras registradas da forma anteriormente mencionada e solicite a eles/as que construam um acróstico com as mesmas. Professor/a,  esclareça aos/as alunos/  que acróstico é um tipo de texto em que as primeiras letras de cada linha ou parágrafo formam verticalmente uma ou mais palavras.Geralmente o texto ou palavra produzidos com cada letra da palavra escrita verticalmente estão relacionados com o significado dessa. No caso dessa atividade o/aluno/a deverá pensar em palavras que estão relacionadas com a palavra solidário como por exemplo: respeito, cooperação, cuidado, valor, dentre outras. Além disso, os/as alunos/as deverão pensar em palavras relacionadas com a palavra solitário, tais como: sozinho, exclusão, tristeza, dentre outras.

3º Momento: 

Socialize o material produzido promovendo novamente uma discussão e reflexão sobre o tema. Reforce aos/as alunos/as a importância de serem solidários com os colegas em sala de aula, evitando que fiquem solitários. Leve-os a refletirem sobre situações em que colegas lhes pedem ajuda, ou precisam de apoio e nos benefícios da ajuda mútua para uma convivência saudável e solidária.    

Atividade 3:

1º Momento: Exibir o vídeo: “Isso não é problema meu!” disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=WptmkPe8AmU&feature=related   

2º Momento:

Após assistirem ao vídeo, divida o grupo em 4 sub-grupos e solicite aos mesmos que discutam o conteúdo do vídeo exibido e respondam às seguintes questões:

1)O que vocês acharam do comportamento dos personagens do vídeo?

2)Na sua percepção o que o cachorro tentou fazer?

3)Vocês acreditam que só devemos nos preocupar com os nossos problemas?

4)O que vocês entenderam sobre a frase: “Assumam a responsabilidade”?   

3º Momento:

Distribuir fichas em que os alunos deverão relatar episódios em que precisaram da ajuda do outro, seja da professora, seja dos colegas, seja da família e não foram atendidos. Nessa ficha, o/a aluno/a deverá mencionar os seus sentimentos mediante a situação de frustração. Ex: “Ontem eu estava com muita dificuldade na tarefa de matemática. Eu pedi auxílio ao meu amigo João porque ele já havia realizado sua tarefa corretamente. Ele não quis me ajudar. Eu fiquei muito triste e tive vontade até de chorar”. Sugerir aos/as alunos/as que não se identifiquem nas fichas.   

4º Momento:

Após a escrita, o/a professor/a irá recolher as fichas, embaralhá-las e redistribuí-las aos/as alunos/as, para que leiam e reflitam.   

5º Momento:

 Discutir com os/as alunos/as: Quais foram os sentimentos despertados nessa atividade? Como foi tomar conhecimento dos sentimentos vivenciados pelos/as colegas? Se vocês fossem seus /suas colegas e estivessem no lugar deles/as, o que fariam mediante as situações relatadas?   

Recursos Complementares

Artigo: “A construção da solidariedade na escola: as virtudes, a razão e a afetividade” (Luciene Regina P. Tognetta e Orly Zucatto M. de Assis)

Disponível em:

http://www.scielo.br/pdf/%0D/ep/v32n1/a04v32n1.pdf

Referência bibliográfica: 

TOGNETA, L. R. P. A Construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola: uma proposta de trabalho com as virtudes numa perspectiva construtivista. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo, FAPESP, 2003.

Avaliação

Pergunte aos/a alunos/as se eles/as já haviam pensado na importância da solidariedade para uma convivência harmoniosa em sociedade. Procure observar se houve uma evolução na disposição dos/as alunos/as para agirem de forma solidária. Analise a capacidade do/a aluno/a em expressar seus sentimentos durante a exibição do filme, e nas discussões propostas na aula. Procure identificar a partir do discurso dos/as alunos/as (escrito e oral) elementos que revelem se a experiência vivenciada nessa aula levou-os/as a refletir sobre a importância do respeito mútuo, da reciprocidade e da solidariedade na relação humana.

Professor, como a avaliação é processual, faz-se necessário manter um registro pessoal contendo suas percepções acerca dos avanços e dificuldades dos/as alunos/as em relação a atitudes solidárias no grupo. Uma boa estratégia é adotar um “diário de bordo”, de modo que possa favorecer o acompanhamento da evolução individual e coletiva de seus/suas alunos/as. Não se esqueça de registrar seus próprios sentimentos e de se auto-avaliar enquanto mediador desse processo!

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • ana elen eduardo oliveira, de cachorro , Espírito Santo - dijo:
    aninha@linda.com

    20/09/2011

    Cinco estrelas

    ADOREI essa aula e eu gosto muito de fazer acrostico com essa palavra que é solitario e solidario..estou fazendo um trabalho de projeto de pesquisa da professora elaine e ja achei um site bom .e é esse adorei sua aula "divertidissima" ...


  • lucinete, E. M P. MARIA DALVA GOMES BEZERRA , Rio Grande do Norte - dijo:
    lumaguga@hotmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Parab´ns à professora. São excelentes sugestões!


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