Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As cabras de Jacó

 

17/06/2008

Autor y Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar as diferenças conceituais entre os conceitos de genótipo e de fenótipo.
Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Saberes sócio-culturais a respeito do tema. 2. Conceito do que é gene. 3. Meiose e haploidia.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos

 

A seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Professor, esta sugestão de aula visa discutir com os alunos alguns conceitos introdutórios sobre Genética. A proposta de atividade é permitir que os alunos resolvam o desafio lançado pelo objeto de aprendizagem “O caso do rebanho de Jacó”. Nele os alunos devem escolher qual é o cruzamento dentre cabras pretas que mais beneficiaria Jacó, de modo que, dentre as crias, seja maior o número de cabras malhadas.

 

 

Dica! Explore o objeto de aprendizagem antes dos alunos. Caso sua turma seja grande, divida-os em grupos. Para a resolução do problema nenhum conhecimento prévio é necessário, os alunos podem resolvê-lo pela tentativa e erro. Note que, dentre todos os cruzamentos, duas são as soluções possíveis: os cruzamentos Bila x Rúben e Bila x Levi. Fique atento e observe como os alunos tentam resolver o problema. Será que algum grupo tentará alguma estratégia diferente da tentativa e erro com todos os cruzamentos?

 

Dica! Quantos serão os cruzamentos possíveis? Peça aos alunos que resolvam este pequeno problema de análise combinatória e oriente-os, depois de resolverem o problema, a testarem todos os cruzamentos possíveis. Oriente-os também a tentarem responder ao questionamento proposto ao final da atividade: se todas as cabras são pretas e tão parecidas, como é possível a ocorrência de crias malhadas? Oriente-os a lhe entregarem a resposta por escrito.

 

Após a resolução do problema proposto discuta com seus alunos quais as possíveis soluções e verifique as hipóteses levantadas pelos alunos. Logo a seguir fica a sugestão de duas perguntas que podem auxiliá-lo nesta discussão. O que há de diferente entre as cabras pretas? Como a característica da cor da cabra é passada de uma geração à outra?

 

Que hipóteses os alunos formularam para responder os questionamentos? Aproveite as respostas como gancho para expor os conceitos de fenótipo e genótipo, assim como a diferença entre os mesmos. Sal iente aos alunos que uma característica estudada no problema (a cor das cabras) representa um caractere herdado, sendo sua transmissão possível por meio dos gametas parentais.

 

Atividade para casa – Oriente os alunos a trazerem para a próxima aula exemplos de outros caracteres que eles acham que tem o comportamento parecido com o da cor da cabra.

 

Material de aprofundamento para o professor:

Site:
http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/index.htm - Esta é a página da revista “Genética Na Escola”. Nela você encontra uma série de textos, roteiros de atividades e artigos sobre o ensino de Genética para o Ensino Médio.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):


Site:
http://www.sbg.org.br/GeneticaEscola2/web/index.htm. Página da revista “Genética Na Escola”.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O caso do rebanho de Jacó Animação/simulação
Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pelo método utilizado para a resolução do problema – Qual foi o método utilizado? Foi tentativa e erro? Os alunos simplesmente testaram todos os cruzamentos e escolheram os melhores ou alguma estratégia foi desenvolvida? Incentive seus alunos a tentarem desenvolver métodos alternativos para a resolução de um mesmo problema. 2. Pelas hipóteses elaboradas – As hipóteses faziam menção ao fato da característica cor estar relacionada ao material genético e que este apresenta características diferentes entre organismos aparentemente iguais? Foi mencionado o conceito de gene? 3. Pela atividade para casa – Os exemplos dos alunos são condizentes com o que foi trabalhado em sala?
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.