04/05/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Aula 1
Atividade 1
Depois de trabalhado o funcionamento e constituição do gênero HQs com os alunos (ver aula “O que é história em quadrinhos”), esta aula, que deve ser realizada em um laboratório de informática, destina-se à produção de uma HQ. Para isso, a primeira atividade suscitará o desejo dos alunos para a composição da história. O professor dará um exemplo prático aos aprendizes: desenhará rapidamente uma HQ (ideia de Evelyn Heine em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html).
“1. Primeiro quadrinho: Desenho - Professora na frente da lousa Balão - Oi, classe! Quero que cada um faça uma história em quadrinhos!
2. Segundo quadrinho: Desenho - Todos os alunos sentados em suas carteiras com cara de assustados. Balão geral - OH, NÃÃÃO!
3. Terceiro quadrinho: Desenho - Close de um menino ou menina (você), cara preocupada. Balão - E agora?”
Depois do desenho, os alunos assistirão o vídeo sobre como criar a HQ: http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo
Atividade 2
Feito isso, o professor fará com os alunos um levantamento das personagens das HQs que eles conhecem, evidenciando suas características físicas e psicológicas (dentro do nível de ensino – fundamental inicial). Assim, os alunos, em duplas, responderão a um questionário padrão previamente elaborado sobre personagens de HQs. Poderão consultar a Internet para responder ao questionário. Essa atividade ajudará os alunos a criar seus próprios personagens e as especificidades físicas e comportamentais. Sugestão:
http://www.clipartsegifs.com.br/cliparts/super_herois/super_homem/super_homem_capa_vermelha.jpg
http://www.fashionbubbles.com/wp-content/uploads/2009/06/homem-aranha-marvel.jpg
http://www.monica.com.br/personag/turma/monica.htm
http://www.monica.com.br/personag/turma/cebolinh.htm
Atividade 3
Depois de buscar por personagens conhecidos nas HQs, os alunos elaborarão seus próprios personagens. Estes podem ser desenhados ou ainda criados no computador com a ajuda de programas como o Paint ou outros mais específicos (o professor, se quiser, poderá promover uma aula conjunta com o professor de artes ou informática).
Atividade 4
Criados os personagens, os alunos serão incitados a pensar em um enredo para a história; criarão um roteiro. Esse roteiro direcionará toda a criação, desde a escolha dos quadrinhos até a escolha dos cenários, cores.
Importante: o professor deve relembrar as características do gênero HQs com os alunos, a fim de que os roteiros adequem-se ao que é comum ou regular nas HQs. Sugestões de roteiro:
Para ver mais roteiros e buscar ideias os alunos podem acessar:
http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
http://www2.uol.com.br/ecokids/hq.htm
Aula 2
Atividade 1
Decidido o roteiro, chegou o momento de definir quantos quadrinhos a história terá. Veja:
Disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
Atividade 2
Em seguida, os alunos definirão os tipos de balões que comporão os quadrinhos e acrescentarão as onomatopeias.
Disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
Atividade 3
Chegou o momento de o aluno juntar tudo o que produziu e fazer uma primeira versão da HQ. Ele terá a oportunidade de corrigir problemas e adequar a história.
Atividade 4
Para ajudar o aluno a descobrir se falta alguma coisa, o professor indicará os links:
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
http://www.cacapavasite.com.br/Espa%E7o%20Galerinha/criandohq.htm
http://meninocaranguejo.com/blog/?cat=164 (neste site, os alunos verão as etapas da criação de uma HQ).
Nestes endereços, o aluno encontrará sugestões de como criar uma HQ. Assim, ele poderá refazer ou redimensionar a própria história criada.
Aula 3
Atividade
Nesta aula, os alunos darão o retoque final na HQ. Depois de terminadas as revisões, chegou o momento de publicá-la. O professor deve organizar, durante o recreio, o lançamento das HQs. Os alunos contarão aos colegas as etapas e processos pelos quais passou até a versão final da história produzida.
Aula 4
Atividade
Os alunos poderão exercitar-se novamente na elaboração de histórias. Mas de um jeito diferente: o professor levará os alunos para o laboratório e acessará o link:
Fará com cada aluno sua inscrição e ajudará a sala a produzir por intermédio da Turma da Mônica, uma HQ utilizando as ferramentas já disponíveis no site.
Para o professor:
http://ritatereza.blogspot.com/
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/quadrinhos.htm
http://www.brasilescola.com/artes/desenho-quadrinhos.htm
http://antigo.revistaescola.abril.com.br/multimidia/pag_animacao/gal_animacao_254479.shtml
http://gibitecacom.blogspot.com/2007/12/nova-escola-mostra-como-os-quadrinhos.html
http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem15/COLE_2893.pdf
Ao longo das aulas, o aluno será avaliado conforme sua dedicação e participação na proposta de criação de uma HQ. O importante é que ele consiga cumprir cada etapa: criação do personagem; do enredo; do roteiro; fazer as revisões e ajustes necessários. A avaliação final consistirá na produção da última versão da HQs. Se o aluno conseguiu produzir uma HQ, ele compreendeu o gênero, sua constituição e funcionamento.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/05/2011
Cinco estrelasAdorei! Estou trabalhando com o gênero e gostei de sua aula.
09/03/2011
Cinco estrelasMaravilhoso!!! Parabens, vou fazer adaptação para trabalhar em matematica com conteudos do sextos e setimos anos. Além disso vai ter voz, a propria voz dos alunos. Meus parabens!!!
01/07/2010
Cinco estrelasAdorei a aula,certamente vou colocar em prática.
16/05/2010
Cinco estrelasTodo o desensenvolvimento é organizado de modo que os alunos com certeza vão aprender a elaborar histórias em quadrinhos.