08/06/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
O aluno poderá rever sua aprendizagem sobre o estudo do sistema imunológico.
Mecanismos de defesa do organismo.
Instruções:
As atividades sugeridas têm como objetivo resgatar o aprendizado dos alunos sobre o estudo do tema. O professor poderá também detectar as dificuldades encontradas no estudo e redimensionar o processo de ensino.
ATIVIDADE N.I: BINGO IMUNOLÓGICO
1.Os alunos construirão uma tabela (15 cm x 12 cm) como a sugerida abaixo:
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx |
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx |
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
|
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxx |
Obs: Os espaços marcados poderão ser coloridos ou preenchidos a critério dos alunos.
2. O professor passará no quadro um banco de palavras (sugeridos abaixo) relacionadas ao Sistema Imunológico. Em seguida, solicitará aos alunos que escolham 10 destas palavras que deverão ser copiadas à caneta nos espaços em branco da tabela.
BANCO DE PALAVRAS:
INCUBAÇÃO |
IMUNIDADE |
PELE |
FAGOCITOSE |
FEBRE |
ALERGIA |
PATOGÊNICOS |
IMUNIDADE PASSIVA |
ANTÍGENOS |
IMUNIDADE ATIVA |
VACINA |
SORO |
SISTEMA IMUNOLÓGICO |
ANTICORPOS |
GLÓBULOS BRANCOS |
PSEUDÓPODES |
AÇÃO CURATIVA |
AÇÃO PREVENTIVA |
LEUCEMIA |
ANEMIA |
LEUCÓCITOS |
3. O professor elaborará um banco de frases numeradas (sugerido abaixo) que correspondam aos conceitos dos termos do banco de palavras. Este banco é material de consulta apenas para o professor.
BANCO DE FRASES:
1. Período que decorre desde a instalação do agente patogênico no organismo até a manifestação dos sintomas da doença.
2. Capacidade do organismo de não contrair doenças.
3. Compõe a primeira linha de defesa do organismo.
4. Processo pelo qual o glóbulo branco envolve e digere o agente invasor do organismo.
5. Sinal que o sistema imunológico está combatendo um agente patogênico.
6. Reação intensa do organismo aos antígenos.
7. São os agentes causadores de doenças.
8. Tipo de imunidade caracterizada pelo recebimento de anticorpos prontos.
9. Tipo de imunidade pela qual o organismo produz os anticorpos.
10. Contém toxinas atenuadas que, quando injetadas no organismo, provocam a produção de anticorpos.
11. Contém anticorpos prontos e constitui um tipo de imunidade passiva.
12. Prolongamentos no corpo dos glóbulos brancos.
13. Doença causada pelo aumento do número de glóbulos brancos.
14. São os glóbulos brancos.
15. Constituem a segunda linha de defesa do organismo.
16. Constituem a terceira linha de defesa do organismo.
17. Doença causada pela diminuição dos glóbulos vermelhos.
18. Seres ou substâncias estranhas ao organismo.
19. Ação do soro no organismo.
20. Ação da vacina no organismo.
21. Sistema cuja função é defender o organismo dos agentes externos.
4.O professor sorteia o número da frase que será lida, por ele, em voz alta.
5. Os alunos deverão dizer a palavra que corresponde ao c onceito lido. Caso não consigam o professor deverá auxiliá-los em suas dificuldades.
6. Os alunos que possuem a palavra na sua tabela deverão marcá-la. Isto será feito à lápis com um x ou circulando a palavra. (Sugere-se assim porque, uma vez apagadas as marcas, a cartela poderá ser reutilizada numa nova rodada). Este processo é repetido até que todas as palavras da tabela do aluno estejam assinaladas.
O primeiro aluno que assinalar todas as palavras deverá gritar BINGO e será o vencedor do jogo.
Sugestões:
1.O professor poderá realizar um trabalho em parceria com o professor de ARTES para motivar os alunos na construção da tabela.
2.O professor poderá entregar a cartela pronta aos alunos cujas palavras poderão ser marcadas com um grão de feijão.
3.O professor poderá presentear o vencedor ou os vencedores com brindes.
ATIVIDADE N. II:
Instruções:
1.Solicite aos alunos registrarem no caderno a atividade abaixo:
Com as letras abaixo procure formar o maior número possível de palavras relacionadas ao estudo do Sistema Imunológico.
F A S T I G L B C E U O V N R D |
2. Peça aos alunos que formem frases com as palavras encontradas. Os alunos que formaram os 6 maiores números de palavras ficarão isentos desta atividade.
ATIVIDADE N. III - MÍMICA:
Instruções:
1.Dividir a sala em 2 grupos.
2.Cada grupo elege alunos que farão mímicas.
3.O professor sorteia 6 palavras (podem ser as utilizadas no BANCO DE PALAVRAS ) para cada grupo, sem que os grupos saibam quais são as suas.
4.O representante do primeiro grupo aproxima-se do professor que lhe mostra a carta com a palavra.
5.Cabe ao aluno traduzi-la, por meio de mímica, aos membros do seu grupo.
6.Os demais colegas do seu grupo terão 2 minutos para descobrirem a palavra.
7.Se o grupo não conseguir O outro grupo terá a sua chance de descobrir e pontuar.
8.Encerrada a rodada iniciam-se os mesmos procedimentos para o segundo grupo. Os grupos participam alternadamente.
9.Vence o grupo que fizer maior número de pontos.
Vídeo demonstrando a fagocitose e os pseudópodes dos glóbulos brancos.
A avaliação se processa durante o desenvolvimento das atividades permitindo ao professor verificar a apropriação, pelos alunos, dos conceitos relativos ao estudo do sistema imunológico.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!