Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Localizando na reta numérica os números racionais na forma decimal.

 

15/09/2010

Autor y Coautor(es)
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •    Interpretar e produzir escritas numéricas, levando-se em conta as regras do sistema de numeração decimal, ampliando-as para a representação dos números racionais na forma decimal.
  •    Compreender a localização de uma reta numérica.
Duração das atividades
3 tempos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter noção de fração
  • Ter noção de número racional
  • Ter noção de número decimal
Estratégias e recursos da aula

Recursos

  •     cartões com fração e número decimal
  •     Quadro Valor de Lugar – QVL com  os décimos, centésimos e milésimos.
  •     caderno de anotações  
  •     fracionário   

Estratégias

A professora apresentará aos alunos 10 cartões com fração decimal cada.

Exemplo: 3/10,  5/100,  12/1000

Observando a reta construída pela professora no quadro os alunos, organizados em grupo, deverão colocar essas frações em uma reta numérica, na ordem crescente.   

Os próprios alunos farão a construção da reta numérica em papel cartão.

Marcarão a reta numérica lembrando que o zero fará a divisão entre  os números naturais e os números fracionários e decimais.                                                                    

A professora, novamente, procurará junto aos alunos, provocar uma indagação:

Como vocês  poderão  marcar a fração 3/10?

Lembre-se de que os alunos já tem a noção dos números decimais, por tanto é necessário desafiá-los a formar uma fração decimal em um número decimal.

Os 3/10 ocuparão as casas dos décimos,centésimos e milésimos igual ao QVL dos números inteiros.      

 A  professora perguntará:

Como será a representação de 1/10?

 Assim  discute-se a parte inteira e a parte decimal.   

O professor questionará os alunos sobre a necessidade da vírgula como forma de definir que ela separa a parte  inteira da  parte decimal, para que a turma descubra porque a fração decimal equivale ao número decimal.   

Os alunos deverão utilizar o QVL para entender a transformação escrita e convencional do número decimal e transformar cada fração em forma decimal, organizando- as em ordem crescente na reta numérica.     

Exemplo: 3/10 = 0,3                 5/10 = 0,5                 6/10 = 0,6            

   __________________________   0   ______/______/___/___________           

                                                                  0,3      0,5  0,6                   

Seguindo a proposta temática, a professora levantará a seguinte questão:

Como representar as frações 10/10  ou 4/4 ou  9/9 ?

 Deverão chegar a conclusão que elas correspondem a um inteiro manuseando  a parte fracionária que contem diversas formas já dividas em diferentes partes. Os alunos deverão chegar a conclusão de que estas frações correspondem a um inteiro.

Exemplo: 4/4

Assim, novamente, a professora poderá questionar: 1 unidade é igual a que fração? Os alunos deverão apresentar várias respostas. Neste momento, a professora  solicitará que cada um responda com uma fração.  Assim, os alunos verificarão que cada pedaço do inteiro dividido em quantas partes iguais  se desejar, corresponde a um pedaço da divisão estabelecida.

Num time de futebol com 11 jogadores, a fração correspondente será 11/11, porque cada jogador corresponde a 1/11. Desta forma, o todo é um inteiro que foi dividido em 11 partes iguais.  Peça ao grupo que dê exemplos de outras frações.

 A  professora alertará para o conceito da unidade, partes iguais num todo que é fundamental para conceitualização de  fração.          

Recursos Complementares

Site:

http://www.mathema.com.br 

Livro:

 Aritmética da Emília ,MONTEIRO LOBATO,ed. GLOBO. 

 

Avaliação

Avalie os alunos com o seguinte exercício:

 Construção da reta numérica por cada aluno do grupo, colocando  os números e fazendo as devidas relações oralmente.

Alunas e alunos pensem e respondam:

A)   Seus polegares são dois décimos dos dedos da mão, como representar?      

  Resposta:  0,2

B)   60 selos são três décimos de 200 selos, como representar?      

 Resposta:  0,3

A professora  pedirá para cinco alunos fazerem uma pergunta cada, de forma similar ao tema tratado,  numa folha de bloco. Depois ela fará as perguntas para a turma.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.